Ir para conteúdo

Itália e Malta (talvez Suíça) em 25 dias - agosto ou setembro de 2015


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Amigos, farei uma viagem no segundo semestre de 2015 para Itália e Malta, aproximadamente 25 dias. Tenho um esboço de roteiro pronto após muita pesquisa, mas sabendo que a Itália é um destino muito popular entre os mochileiros do site, acho que é sempre válido pegar dicas e opiniões de quem já foi.

 

A viagem será feita com a minha mãe, priorizaremos sempre o dia e usaremos a noite para descansar. Hospedagem será principalmente hostels (quarto privado) e hotéis baratos. Minha mãe viajará por 25 dias comigo e depois retornará ao Brasil, e eu estou pensando em usar 6 dias para ir à Suíca, país que não conheço e que tenho bastante curiosidade. Sei dos preços abusivos e por isso não ficarei muitos dias, mas queria ao menos experienciar o país por um tempo e ver suas belas paisagens naturais.

 

Nosso objetivo é visitar os locais com calma, e portanto a viagem será num ritmo lento. Quando mochilei sozinho pela Europa no ano passado a viagem foi bem mais corrida e ainda por cima eu aproveitava tanto o dia quanto a noite, então o perfil dessa próxima viagem será totalmente diferente.

 

O roteiro base ficou assim:

 

DIA 1 - VOO FLORIANÓPOLIS/ROMA

DIA 2 - CHEGADA EM ROMA

DIA 3 - ROMA

DIA 4 - ROMA

DIA 5 - ROMA

DIA 6 - ROMA

DIA 7 - VOO ROMA/MALTA

DIA 8 - MALTA

DIA 9 - MALTA

DIA 10 - MALTA

DIA 11 - MALTA

DIA 12 - VOO MALTA/TREVISO/VENEZA

DIA 13 - VENEZA

DIA 14 - VENEZA

DIA 15 - TREM VENEZA/FLORENÇA

DIA 16 - FLORENÇA

DIA 17 - FLORENÇA

DIA 18 - FLORENÇA/SIENA/FLORENÇA

DIA 19 - TREM FLORENÇA/NÁPOLES/AMALFI COAST

DIA 20 - AMALFI COAST

DIA 21 - AMALFI COAST

DIA 22 - VOO NÁPOLES/PALERMO/SAN VITO LO CAPO (SICÍLIA)

DIA 22 - SAN VITO LO CAPO

DIA 23 - SAN VITO LO CAPO/ERICE

DIA 24 - ERICE

DIA 25 - ERICE/PALERMO

DIA 26 - VOO PALERMO/ROMA/VOLTA

 

Aqui termina a viagem para a minha mãe, e eu tenho vontade de pegar um voo para a Suíca (há três voos diretos desde Palermo, para Zurich pela Swiss, e para Basel ou Genebra pela EasyJet). Meu tempo na Suíça seria para completar os 31 dias que tenho disponíveis para a viagem. Seriam 5 dias na Suíça (e nem pretendia ficar mais devido aos valores altos do país) e confesso que meu planejamento aqui é zero, até porque não tenho certeza se farei isso ainda.

 

Enfim, está aqui meu roteiro, opiniões são bem vindas!

 

Grande abraço.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

E aí Adriano, valeu pelas dicas!

 

Então, realmente não havia cogitado ir à Pompéia, mas sei sim que é um lugar extremamente interessante. A bem verdade é que a Itália é um país simplesmente enorme em termos de atrações turísticas, e vc acaba percebendo que 20 dias não é nada, nada mesmo. Não temos como estender esse período e queremos de qualquer jeito ir para Malta, então tivemos que nos contentar com 20 dias na Itália.

 

Mas fica muito fácil encaixar Pompéia no nosso roteiro, do lado de Nápoles. Nosso objetivo com a cidade era realmente ir para a Costa Amalfitana, talvez o lugar que mais temos vontade de visitar dentre todo esse roteiro. Vc sabe se Pompéia pode ser visitada em meio dia? Se sim ficaria muito fácil, nem precisaríamos alterar o roteiro, apenas usar um dos dias na região para fazer um tour de meio dia para lá.

 

Depois de nos esbarrarmos tantas vezes nos tópicos de roteiros pela Europa, muito obrigado por estar me ajudando dessa vez!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

João,

 

O roteiro parece legal. Concordo com o Adriano sobre Pompeia. Acho que dá para roubar um dia de algum lugar e encaixar a cidade. A título de comparação, achei as ruínas de lá bem mais interessantes do que o Fórum Romano. Talvez você possa tirar um dia da Costa Amalfitana se alugar carro. As cidades são muito pequenas e não acho tão necessário ver todas. Em certo grau são parecidas. Positano, Amalfi e/ou Ravello, é o principal. Dois dias seria ótimo para conhecer com calma, explorar bem, mas, de fato, eu pelo menos optaria por conhecer um lugar único como é Pompeia. Outro lugar perto de Nápoles que acho foda é Capri, gostei mais do que da Costa Amalfitana, mas aí o roteiro só vai inchando, hehe.

 

Não sei da Sicília, nem sobre Malta, parecem ser dois lugares muito interessantes. Sobre a Suiça, com 5 dias eu sugeriria a Berner Oberland. Pegue um voo para Zurique, de lá vá para uma base, como Lauterbrunnen, Wengen, Murren, Gimmelwald, Grindelwald, à sua escolha. Aí você faz day trips para um monte de lugares - lagos Thun e Brienz, Jungfraujoch ou Schiethorn, Berna, as trilhas, etc. De Interlaken a Lucerna você fará um pedaço do Golden Pass, que é uma rota de trens bem famosa e bonita. Aí dá para ter o que se diz ser o melhor da Suiça - montanhas, lagos, vilas bonitas com belas vistas, viagens espetaculares de trem, tudo sem precisar atravessar todo o país, sempre com deslocamentos relativamente curtos. Isso também vai baratear o custo com trens.

 

Abs.

Link para o comentário
  • Colaboradores
João,

 

O roteiro parece legal. Concordo com o Adriano sobre Pompeia. Acho que dá para roubar um dia de algum lugar e encaixar a cidade. A título de comparação, achei as ruínas de lá bem mais interessantes do que o Fórum Romano. Talvez você possa tirar um dia da Costa Amalfitana se alugar carro. As cidades são muito pequenas e não acho tão necessário ver todas. Em certo grau são parecidas. Positano, Amalfi e/ou Ravello, é o principal. Dois dias seria ótimo para conhecer com calma, explorar bem, mas, de fato, eu pelo menos optaria por conhecer um lugar único como é Pompeia. Outro lugar perto de Nápoles que acho foda é Capri, gostei mais do que da Costa Amalfitana, mas aí o roteiro só vai inchando, hehe.

 

Não sei da Sicília, nem sobre Malta, parecem ser dois lugares muito interessantes. Sobre a Suiça, com 5 dias eu sugeriria a Berner Oberland. Pegue um voo para Zurique, de lá vá para uma base, como Lauterbrunnen, Wengen, Murren, Gimmelwald, Grindelwald, à sua escolha. Aí você faz day trips para um monte de lugares - lagos Thun e Brienz, Jungfraujoch ou Schiethorn, Berna, as trilhas, etc. De Interlaken a Lucerna você fará um pedaço do Golden Pass, que é uma rota de trens bem famosa e bonita. Aí dá para ter o que se diz ser o melhor da Suiça - montanhas, lagos, vilas bonitas com belas vistas, viagens espetaculares de trem, tudo sem precisar atravessar todo o país, sempre com deslocamentos relativamente curtos. Isso também vai baratear o custo com trens.

 

Abs.

 

Fala Marcos!

 

Realmente Capri foi um dos lugares mais doídos para sacar do nosso roteiro, priorizamos algumas coisas em detrimento de outras igualmente fantásticas. A parte da Itália que será dedicada à praia e um mergulho no mediterrâneo foi a da Sicília (se não ouviu falar de San Vito lo Capo, sugiro olhar no google imagens, é sem palavras), e por isso deixamos Capri de fora. Como já falei, 20 dias na Itália é simplesmente nada, muitos locais que eu queria ver foram deixados de lado.

 

E excelente tuas dicas da Suíça, eu admito que inicialmente tinha pensado em me deslocar e dormir em umas 2 ou 3 cidades, mas essa sugestão de day-trips é muito boa, evita cansaço e reduz gastos. Vou pesquisar bem a cidade que se adequa mais no que busco e definir uma base. Penso em ficar em Zurich apenas no dia da chegada do avião e no dia seguinte já partir pra minha cidade base.

 

Valeu!

 

Quando visitei, cheguei em Pompeia de meio dia, comi um pedaço de pizza e e fui visitar as ruínas, lá pelas 3 da tarde eu tinha terminado e estava voltando para a estação de trem...

 

Mas eu estava sozinho neste dia, e como você bem sabe, estando sozinho, a gente faz as coisas bem mais rápido... Mas se conseguir um mapinha das ruínas e ir direto aos pontos de interesse e não ficar rodando perdido pelas ruínas que são bem grandes, como eu fiquei uma parte do tempo até conseguir um mapa, acredito que mesmo com a sua mãe acompanhando, em umas 3 horas você visite os principais pontos sem correria.

 

Excelente, farei isso sim. Com certeza será mais demorado com a minha mãe, mas se ocupar metade de um dia inteiro ainda assim está muito tranquilo, principalmente com o Marcos falando agora que 2 dias é mais do que suficiente pra visitar os principais locais da Costa Amalfitana.

 

Obrigado novamente.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Já tinha ouvido falar de San Vito, mas só isso, sem ver as imagens. Realmente, muito bonita a praia. Mas o que eu mais gostei de Capri foi o visual, a arquitetura é bonita e as vistas são de tirar o fôlego. Mas não se pode ter tudo, o que você tá priorizando creio que te deixará bem satisfeito.

 

Se você chegar à Suiça pela manhã, aí sugeriria já ir para outro lugar, como Lucerna ou alguma das cidades que eu falei. Pois Zurique em si perde importância frente a essas outras cidades e você ganharia tempo.

 

Quanto a Pompeia, dá para fazer em meio dia, sim. O Adriano fez em 3 horas, mas acho que isso depende demais da pessoa. Se você pesquisar no Google, verá que há roteiros oficiais de até 6 horas. Quando eu visitei, acho que também gastei menos de 3 horas. O sol forte e a imensidão do lugar te cansam muito rapidamente. Hoje, como meu interesse em fotografia é maior, acho que eu teria gastado mais tempo e feito tudo mais devagar, pois paro mais para observar.

 

Mas também tem que somar o tempo do deslocamento. Dependendo de onde você estiver, mais meia a 1h por trecho, sem falar na possibilidade de espera. Aí dá meio dia. Sobra pouco o que fazer com a outra metade - me parece inviável gastá-la na Costa Amalfitana ou em Capri, pois ficam em direções opostas a de Pompeia. Sobraria uma tarde em Nápoles ou Sorrento. Sorrento tem um pôr do sol bem bonito.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Pois é, minha vontade na Suíça é justamente pegar uma cidade bem pequena e simplesmente relaxar e usá-la como base para outros pontos de interesse. Olhei Lucerna e me parecer até grande demais para o que quero, acho que locais como Lauterbrunnen, Gimmelwald se encaixam bem mais no meu perfil.

 

Sobre Pompéia, dependendo de como for o trem desde Florença posso tentar ir no dia da chegada mesmo, não me importaria de dormir uma noite em Nápoles e ir para Amalfi só no dia seguinte. Enfim, acho que está muito fácil encaixar Pompéia aí no roteiro desde que eu me programe e tenha tudo organizado. Não será nenhum quebra-cabeça.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Dessas, Lauterbrunnen e Grindelwald (e não Gimmelwald) são as melhores bases do ponto de vista logístico. Gimmelwald dizem que é mais bonita do que as outras duas, mas envolveria deslocamentos um pouco mais complicados, como pegar gôndola, etc. Eu planejei ficar em Lauterbrunnen, cheguei até a reservar, mas já vi que minha viagem esse ano vai melar, infelizmente.

 

Se seu trem de Florença sair bem cedo, talvez dê tempo de conhecer Pompeia no mesmo dia. Pois de Nápoles você ainda tem que pegar outro trem até Pompeia. Em vez de dormir em Nápoles, durma em Sorrento. É mais perto da Costa e é uma cidade mais agradável. Outra opção são as cidades próximas de Sorrento e que possuem linhas de trem. Eu dormi em Sant'agnello e gostei.

Link para o comentário
  • Membros

Olá, João.

 

Eu lembro que peguei o trem em Roma as 07:30 h e por volta das 10:30 h estava em Pompéia. Lembrando que chegando em Napoles é necessário pegar outro trem com direção a Sorrento e descer na estação Pompei Scavi. Dá estação até a entrada de Pompéia deve ser uns 500 metros. O local é imenso e andar por lá é bem cansativo, pois o piso é irregular e parece um labirinto. Uma mapa é de grande ajuda, mas mesmo assim ainda é possível se confundir. Como falado pelo Marcos e pelo Adriano, é um lugar interessante por toda a história e observar as construções ainda de pé, os afrescos, depois de tantos anos, é fascinante.

Quando sai de Pompéia, voltei a Napoles, peguei o metrô e fui até o Museu de Napoles onde estão expostos os objetos achados nas escavações em Pompéia. Foi muito legal. No meu relato tem algumas fotos....algumas até proibidas para maiores...rsrsrs...Aquele pessoal era estranho.... ::lol4::

Link para o comentário
  • Colaboradores
Dessas, Lauterbrunnen e Grindelwald (e não Gimmelwald) são as melhores bases do ponto de vista logístico. Gimmelwald dizem que é mais bonita do que as outras duas, mas envolveria deslocamentos um pouco mais complicados, como pegar gôndola, etc. Eu planejei ficar em Lauterbrunnen, cheguei até a reservar, mas já vi que minha viagem esse ano vai melar, infelizmente.

 

Se seu trem de Florença sair bem cedo, talvez dê tempo de conhecer Pompeia no mesmo dia. Pois de Nápoles você ainda tem que pegar outro trem até Pompeia. Em vez de dormir em Nápoles, durma em Sorrento. É mais perto da Costa e é uma cidade mais agradável. Outra opção são as cidades próximas de Sorrento e que possuem linhas de trem. Eu dormi em Sant'agnello e gostei.

 

Acho que optarei por Lauterbrunnen caso confirme minha ida à Suíça, curti muito o estilo da cidade e a facilidade da logística.

 

E vou ver as opções para passar a noite depois de ir à Pompéia, li o seu relato (excelente por sinal) e a opção de dormir em Sorrento me pareceu interessante, por-do-sol é algo que gosto muito. Vou pesquisar bem isso.

 

Só por curiosidade, qual seria o roteiro dessa sua próxima viagem à Europa? Pode falar resumidamente.

 

Olá, João.

 

Eu lembro que peguei o trem em Roma as 07:30 h e por volta das 10:30 h estava em Pompéia. Lembrando que chegando em Napoles é necessário pegar outro trem com direção a Sorrento e descer na estação Pompei Scavi. Dá estação até a entrada de Pompéia deve ser uns 500 metros. O local é imenso e andar por lá é bem cansativo, pois o piso é irregular e parece um labirinto. Uma mapa é de grande ajuda, mas mesmo assim ainda é possível se confundir. Como falado pelo Marcos e pelo Adriano, é um lugar interessante por toda a história e observar as construções ainda de pé, os afrescos, depois de tantos anos, é fascinante.

Quando sai de Pompéia, voltei a Napoles, peguei o metrô e fui até o Museu de Napoles onde estão expostos os objetos achados nas escavações em Pompéia. Foi muito legal. No meu relato tem algumas fotos....algumas até proibidas para maiores...rsrsrs...Aquele pessoal era estranho.... ::lol4::

 

Oi Marthinha!

 

Muito bom o seu relato, nunca tinha visto ele, vai me ajudar e muito!

 

Valeu mesmo ::otemo::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...