Ir para conteúdo

Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas


Visitante gabrielfg

Posts Recomendados

  • Colaboradores

ate agora tenho usado meu Visa Banco do Brasil sem problemas aqui na Inglaterra. ele tem as funções débito e credito, chip e nome impresso...

já usei na função débito e crédito, e no fim das contas não vi diferença nenhuma... cai tudo na fatura do cartão, nada foi debitado "na hora" da minha conta corrente.

o valor do cambio, pelo que percebi, é o do dia da compra, mas tem variado muito pouquinho... nem to esquentando a cabeça.

sobre saques, realizei somente 1 no aeroporto de Manchester e me cobraram R$ 12 de taxa. achei razoável.

sobre as cotações que aparecem na internet e o que realmente é cobrado de nós mortais, o valor que pagamos é cerca de 10% a mais do que a cotação comercial, por conta do IOF, conversão pra Dólares, malandragem do banco, etc..

 

resolvi, trazer o cartão normal mesmo porque com o IOF (6,3%) alto do VTM, ta dando na mesma...

 

bom, trouxe um pouco de dinheiro (R$) na mão e quando fui trocar, a cotação ta pior do que no cartão visa ou master...

na minha opinião, ta valendo mais a pena o cartão visa ou mastercard.

Link para o comentário
  • Respostas 449
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Exato, toda operação com moeda estrangeira paga o novo IOF. Mas eu não consigo fazer operação de débito num cartão debito/crédito. Só no exclusivo de débito

 

 

Acho que terminal BBRASIL não tem, mas os terminais são múltiplos, atendem VISA e MasterCard. Tem o desenho dos cartões na máquina. O dinheiro sai sempre em moeda local.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Exatamente este é um dos problemas do cartão Visa Múltiplo do BB, quando ele passa, é cobrado tudo na fatura do cartão de crédito, com a cotação da data de fechamento da fatura do cartão, se a cotação da Libra/Dólar continuar subindo do jeito que está, no fechamento/pagamento da fatura você vai ter uma bela surpresa, o valor pode ter subido uns 5 ou 10% só por causa da variação cambial até lá, e sobre tudo isto, mais 6,38% de IOF...

 

Já usando a função débito dos cartões Mastercard, o valor da compra/saque é convertido e debitado na hora da sua conta, ou seja, o valor é este e ponto final, não muda mais até o fechamento da fatura do cartão de crédito

 

entendi a jogada Adriano, valeu pela dica. ::cool:::'>

fiz uma "auditoria" na fatura do meu Visa e percebi o seguinte:

a conversão de Libras para Dólares é a do dia da compra... no meu caso, variou 0,25% da menor até a maior taxa de cambio.

por exemplo, fiz compras nos dias abaixo e olha só como foi a conversão:

 

dia 15/02 - GPB para USS = 1,557 (sem IOF)

dia 16/02 - GPB para USS = 1,558

dia 19/02 - GPB para USS = 1,561

dia 22/02 - GPB para USS = 1,558

dia 23/02 - GPB para USS = 1,562

 

ja a conversão de Dólares para Reais, foi a da Data do fechamento da Fatura (dia 24/03). USS para R$ = 2,967

 

Eu trouxe um cartão Mastercard para emergências.. vou usá-lo no débito e ver como vai ser a cotação...

acho que com esse valor de cambio, estamos naquela situação: "ficar no espeto ou cair na brasa".

Não está nada barato viajar para o exterior!

Link para o comentário
  • Membros

Pelo que tenho percebido, não há uma regra, vai depender muito do lugar que vc for viajar, aí não tem jeito, tem que pesquisar. Por que se vc levar em Real, vai perder muito na conversão, se levar dólar, apesar de ser bem aceito, acaba perdendo na compra, pois as casas de cambio sempre cobram um valor relativamente maior que a cotação oficial. Nesses casos, dependendo do valor gasto, se vc usar o cartão acaba não saindo tão mais caro assim. Quanto ao VTM, creio que seja interessante levar apenas com a carga minima, para uma eventual emergência.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Desconsiderando IOF, taxa de saque e a porr* toda e usando somente o dólar comercial nos cálculos a fim de ver o valor de uma moeda em cima das outras cheguei na situação:

 

1 USD = 3,04 BRL

1 BOB = 0,44 BRL

1 BOB = 0,14 USD

 

Sendo assim:

Para comprar 500 BOB usando BRL = 220 BRL

Para comprar 500 BOB usando USD = 70 USD

Para comprar 70 USD usando BRL= 212,80 BRL

 

Então concluímos que na situação de hoje(10/04/15), mesmo com a alta do dólar, o mesmo continua sendo mais vantajoso, pois na compra de 500 BOLIVIANOS utilizando DOLAR ao invés de REAIS, temos a economia de 7,80 BRL.

 

Espero ter ajudado... Se tiver algo errado, podem me corrigir, minha intenção é só ajudar... ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros
No papel a sua conta até pode parecer certa, mas na prática não serve para nada.

 

Primeiro ponto, esqueça o dólar comercial, não vai lhe ser útil em absolutamente nada, uma vez que você sempre paga a cotação do dólar turismo.

 

Segundo ponto, cada vez que você faz uma operação de câmbio você perde no mínimo uns 5% do valor do seu dinheiro devido ao ágio da casa de câmbio, ou seja, fazendo 2 operações de câmbio, na melhor das hipóteses você perde uns 10% podendo passar dos 15% dependendo das cotações que você conseguir, e no caso 10% sobre 200 BRL são 20 BRL, mais do que a suposta economia que você faria com esta triangulação...

 

Comprando direto Pesos Bolivianos sem passar pelo dólar, você costuma pagar um ágio um pouco maior, na faixa dos 10% a 15% pois pesos bolivianos são uma moeda com pouca demanda, então no final das contas dá tudo na mesma...

 

Ou seja, não tem muito sentido ficar fazendo este tipo de conta, pois não vai ajudar em nada... Para ver se vale a pena comprar Pesos Bolivianos ou dólares a conta que você tem que fazer é um pouco diferente, é a seguinte:

 

Comparar a cotação efetiva que você conseguir trocando diretamente Reais por Pesos Bolivianos, como é uma moeda de pouca demanda, o preço pode estar alto, então se a cotação for mais de 15% superior ao câmbio comercial dos Pesos Bolivianos, provavelmente vai valer a pena pegar dólares e depois trocar por Pesos lá na Bolívia...

 

Muito obrigado Adriano, irei fazer bom uso dessas informações... Vou refazer meus cálculos basenado nisso que vc me falou...

Me equivoquei, quase que ja fecho o cambio hoje mesmo, sem ao menos fazer os calculos certos ::lol3::::lol3::

 

Valeuu ::otemo::

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Boa tarde galera! Estou comprando uns euros em espécie, aproveitando essa baixa que deu da semana passada para cá.... Vou levar 2000,00 euros em espécie para 20 dias junto com minha namorada na europa... Vou levar mais uns R$2000,00 no debito e uns R$12000,00 em cartão de credito...

 

Minha dúvida é.... Vi que é cilada levar notas de 500,00 euros... ja comprei 500,00 euros em nota de 50,00 e hoje comprei mais 800,00 euros... Nota de 100,00 é tranquilo? Ainda não peguei as cédulas, e pensei nas de 100,00 pois diminuiria o volume...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...