Ir para conteúdo

Cota 2 T&R ou BARRACA 2 PESSOAS ARPENAZ 2 QUECHUA


Posts Recomendados

  • Membros

Salve thurma

 

Vou reproduzir aqui minha resposta no post: quechua-arpenaz-xl-2-ou-coleman-lx-2-t110853-15.html

 

Salve thurma

 

Guilherme! diferente de você optei pela simples (Arpenaz 2) principalmente devido à diferença de peso, 2.400 da simples contra 3.800 da XL. Como costumo carregar tudo na mochila peso faz bastante diferença. Preço também foi importante hehe.

No feriado de páscoa acampei por 2 dias e tomei um chuvão no sábado à tarde, a barraca manteve o interior seco. O piso também se manteve seco mesmo com a grama bem encharcada.

Como acampei sozinho espaço interno não foi problema. Ela cabe dois adultos mas, sem folgas e sem espaço para mochilas. Para um casal é perfeito principalmente se estiver frio he he. Como só entro na barraca praticamente para dormir o calor não incomodou mas, acredito que uma "cochilada" durante o dia é impraticável em qualquer barraca. Montei a rede e dei meu cochilo agradavelmente.

As varetas é um item que considero "nulo" e se fossem de alumínio, ou fibra de carbono, seriam perfeitas. A barraca, de uma forma geral, é ótima, poderia ser mais leve mas, para mim está perfeita.

No próximo feriado espero acampar novamente e se notar alguma nova informação, que seja pertinente, escreverei novamente.

 

Abraço a todos

 

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Galera, tenho uma Cota 2 já faz uns dois anos. Costumo dormir só. Usei em lugares frios (-2C), quentes (+35C), chuvosos (o mais intenso foram 3 dias de chuva com uns 80mm por dia, ou seja, chuva moderada contínua) e muito ensolarados (cerrado sem árvores nem nuvens...). Notem o seguinte: existem dois modelos da Cota2, sendo uma com varetas de fibra de vidro ocas e revestidas com PVC e outra de alumínio. A peso entre elas difere em pouco mais de 1kg, sendo a de alumínio a mais leve e muito cara. Bem, a minha é de fibra. Ela é pesadinha para uma trilha (3,5kg), mas tem um espaço interno e externo adequados e uma boa porta. Deve ser bem montada, pois o teto forma um certo plano ao centro do cume dela, pois ela não é um iglu já que os arcos se cruzam duas vezes (bom para resistir a ventos fortes). Aliás, este plano do teto interno foi usado, certa vez, por um gato bem cara de pau pra tirar uma soneca durante o dia... O forro interior da minha é um tipo de filó com boa ventilação e resistente (o gato subiu duas vezes sem o estragar, mas deixou marcas). A impermeabilização deu conta e até que é fresca no calor. A selagem das costuras da lona externa são boas e o tecido também.

A montagem é muito simples e rápida, pois a base das varetas encaixam facilmente no ilhós da fita do piso e os engates da cobertura interna são peças de nylon que encaixam nas varetas. Raramente uso todos os esticadores da lona externa; só em vento muito forte ou chuva com vento.

Se fosse mais leve seria quase perfeita, pois, a largura de 1,3 m (igual à Falcon2 da Nautika) é mais pra casal do que dois homens adultos grandes. Para usar sozinho é ótima para estadia, mas pesadinha para mochilar.

Vejam novamente a Arpenaz2, pois eles lançaram uma modelo XL com 1,55m de largura e quase o mesmo peso da Cota2, que merece um review. Alguém?

Se fosse o preço de hoje (14/12/15) do site da T&R (Cota2 R$ 656,00!!!) eu provavelmente compraria outra (como a Falcon3, que tenho visto por R$ 300,00), mas a Cota2 é um boa barraca, bem melhor do que a Falcon3 no quesito impermeabilidade, um pouco melhor no espaço e pior no peso.

Agora, com todo o respeito que cabe aos importadores (tudo isso é feito na Ásia, certo?) , mas por esse preço e peso da Cota2, quase vale a pena comprar duas Falcon2, pois a Falcon2 pesa metade (1,8kg) e custa menos da metade do preço. Resta a chuva e o vento... o vento não tem solução se for muito muito forte pois a Falcon2 é iglu, mas da chuva, com o resto do dinheiro você compra um tubo de impermeabilizante em spray e terá duas barracas com o mesmo peso e preço. Daí a sua bagagem vai ficar feliz... e os amigos poderão ter uma para te pedir emprestado, sem crise.

Fico devendo um comentário da Arpenaz2. Mas, pela descrição a Arpenaz XL2 me pareceu mais espaçosa do que a Cota2 e uns 300g mais pesada, mas o preço atual está bem mais interessante (R$ 380,00)...

Lembrem que o peso de cada coisa é importante não só para ter mais conforto e rendimento em cada viajem, mas, após mais de 20 anos como montanhista, digo que vale a pena pra desgastar menos as articulações (joelhos e lombar, mais usualmente detonados) e poder curtir por mais tempo ao longo da vida. ::otemo::

E, digo mais, lembrem que em certas situações abandonar os equipos é questão de sobrevivência e não um opção. Resgatar uma pessoa ou se autorresgatar faz muito bem pro corpo, alma e comunidade, mas é barra... Daí, gastar rios de dinheiro para ter uma barraca levíssima (BigAnes de menos de 1kg e mais de R$2.000,00) é um tanto inútil se não estiver no Aconcágua, pois ela provavelmente ficará para trás. Dimensione o orçamento conforme o uso, pois ao longo da vida um montanhista compra pelos menos umas três ou quatro barracas, se cuidar bem (limpe antes de guardar) e não ocorrer acidentes (muito cuidado com brasas, chamas, lâminas, raízes e pedras). Bom mesmo é conhecer bem os limites do seu equipamento e saber contornar as diversas situações que surgirem. E um lobo-guará ou cachorro-do-mato rasgará qualquer barraca pra comer aquele seu panetone de natal...

 

Da Cota2:

Prós

Resistência a vento

Resistência a chuva

Espaço interno e externo

 

Contras

Peso

Preço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...