Ir para conteúdo

Travessia Petrópolis - Teresópolis... 10 Dicas


Posts Recomendados

  • Membros
Fizemos a travessia e tivemos tempo espectaculuar. Um pouco de nevoeira na tarde da sexta e um pouco no domingo, mas pela maioria foi bom. E a travessia mesma é realmente espectacular! Recomendado para tudo mundo!

 

Vou adicionar as dicas que é importante levar corda. Ajuda no cavalinho, mas ainda mais na descida 5 minutos antes do cavalinho. Poder fazer rapel (ainda que seja sem cadeirinha: são uns 4 metros) para descer as pedras na última descida do segundo dia é realmente muito melhor e mais seguro do que ter que descer elas escalando.

 

Muito maneiro saber que a travessia já ta aberta de novo!

Acrofales, tu lembra se dava pra ver influência do incêndio do ano passado na trilha da travessia? Ou não houve nenhuma mudança? (digo até a nível estético mesmo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 74
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Pessoal, vamos em um grupo de 15 pessoas agora no feriado de 1º de Maio. Tenho preparo físico mediano, e já fiz algumas trilhas: Tilha Inca (Machu Pichu), Torres del Paine (Chile), Fitz Roy (Argentina), todas com bastante dificuldade. Estou com muito medo de fazer essa trilha depois de todos os relatos que eu li a respeito na internet. O pessoal não quer contratar Guia, e nem levar GPS com o track log, confiando no instinto de 1 casal que já fez a trilha, o que me deixa mais insegura. Sei que há possibilidades de chuva, frio e nevoeiro e que irá dificultar a travessia. Gostaria de saber se comparado as trilhas que fiz acima, minhas preocupações são válidas, ou irei conseguir fazer de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não conheço as trilhas indicadas, mas conheço a Petro-Tere. Ela é exigente, mas não impossível.

Saia cedo pra poder fazer com calma e chegar de dia aos abrigos, tanto no primeiro como no segundo dia. O primeiro dia será o pior, de maior altimetria. O segundo é um sobe e desce, cansa mas o visual compensa. O terceiro é só descida.

Se o casal que já fez a trilha tem um bom conhecimento do local dá pra ir na boa. O problema é se baixar (ou melhor, subir :mrgreen: ) o nevoeiro na parte alta da travessia, aí dificulta bastante e o GPS faz diferença. Mas a subida do Açu e descida do Sino é bem tranquilo em termos de navegação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se vocês fizeram o circuito no Torres del Paine e o caminho das Incas, fisicamente Petro-Tere não vai dar muito problema não. Mas ainda assim a navegação pode ser bem desafiador. Nos fizemos num dia soleado e a navegação era simples, mas ficou já muito claro que se fazer a trilha com nevoeiro, a navegação (sobretudo do segundo dia) estaria foda (e se perder a trilha, pode ser bem perigoso). Acho que se aquele casal fez a trilha uma vez, ajuda, mas tem muitos trechos onde isso não é suficiente para achar a trilha em nevoeiro não. Leva GPS com tracklog.

 

Outra coisa: no segundo dia tem uma descida por uma pedra onde uma corda é super recomendado (para rappel). No "Cavalinho" ajuda para subir mochilas e se tem alguém nervoso, pode ajudar na subida também.

 

Aparte disso, a trilha é muito gostosa de fazer e o visual é realmente espetacular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Pessoal, blz?

 

É exatamente o que Otávio disse, a travessia é pesada, às vezes bem íngreme, mas dá pra fazer e sempre saindo cedo do abrigo.

Fiz essa trilha junto com o amigo Rafael que abriu este tópico, e um grupo em torno de 10 pessoas.

Na época também fizemos sem guia, mas tínhamos um amigo com GPS. Sempre é útil, mas não foi determinante no sucesso da aventura.

Foi um feriado de corpus christi, mas quer saber, o parque estava cheio e não acredito que será diferente agora.

Isso quer dizer que em alguns momentos de dúvida, no segundo dia, eu me guiava pelas pessoas que estavam na minha frente.

Tentei fazer essa travessia ano passado, em julho, com GPS e tracklog da primeira travessia que esse amigo no grupo gravou na época.

Foi tranquilo, mas só fui até o Açu e retornei no dia seguinte por causa do joelho, estava mais pesado, mas agora estou em forma.

O tracklog funcionou direitinho, mas sempre tem uns totens de pedra no caminho ou mesmo marcas de desgaste nas rochas para nos guiarmos.

Mesmo com céu azul pegamos neblina na subida da Isabeloca, não víamos 3 metros a frente, mas nada desesperador. Depois passou.

Estou pesquisando algum passeio para o feriado, em dúvida ainda, Ibitipoca, Agulhas Negras ou TerêxPetró. Todos já fiz, mas ficar em casa não rola. rs

Não desanimem, pois o visual vale a pena. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fizemos a travessia e tivemos tempo espectaculuar. Um pouco de nevoeira na tarde da sexta e um pouco no domingo, mas pela maioria foi bom. E a travessia mesma é realmente espectacular! Recomendado para tudo mundo!

 

Vou adicionar as dicas que é importante levar corda. Ajuda no cavalinho, mas ainda mais na descida 5 minutos antes do cavalinho. Poder fazer rapel (ainda que seja sem cadeirinha: são uns 4 metros) para descer as pedras na última descida do segundo dia é realmente muito melhor e mais seguro do que ter que descer elas escalando.

 

Muito maneiro saber que a travessia já ta aberta de novo!

Acrofales, tu lembra se dava pra ver influência do incêndio do ano passado na trilha da travessia? Ou não houve nenhuma mudança? (digo até a nível estético mesmo)

Foi a primeira vez que fiz a travessia, entao nao posso comparar, mas o caipim ja esta bem alto e nao se ve evidencias de incendio na trilha. Adoramos a abundancia de flores na parte alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...