Ir para conteúdo

A FAMOSA HUARAZ - Laguna 69, Mirante e Trekking Sta. Cruz JULHO/2014 (7 dias) (Muitas FOTOS)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Salve Salve amigos e amigas do seu, do meu, do nosso BRASIL VARONIL E MUNDO.

 

Pra quem não me conhece, sou mochileiro de berço e criador, editor e barman do blog De Mochila e Bota e um mundo para desbravar.

 

Bom, fiz um mochilão pela Bolívia, Chile e Peru de novo esse ano, só que em Julho. Falo de novo porque fiz quase o mesmo roteiro em janeiro de 2013, e dessa vez repeti a dose com muita coisa a mais. Dessa vez passei 37 dias viajando de ônibus e avião e fui para a tão esperada cidade de Huaraz, localizada a uns 400 km de Lima no Peru.

 

Eu fiquei sabendo da existência desse lugar por um amigo meu chamado Adriano Elisei e suas fotos. Só de olhar as fotos você fica maluco de ir. Então, como bom trilheiro que sou, não poderia deixar Huaraz para fora dessa viagem.

 

 

1º Dia - De Lima a Huaraz, encontrando o Scheler e me preparando para a Laguna 69

 

Resumindo a história, dia 22 cheguei em lima as 22hrs sem hostel, sem dinheiro trocado e sem saber para onde ir. Desci no terminal de bus da Cruz del Sur(acho) ou outra empresa que não me lembro agora, fiquei meio perdidão. E é claro, aquela clara de perdido :? , acaba de descer do busão com mochila, é alvo certeiro para os taxistas do terminal. Claro que eu não caio na lábia desses caras, pois sei que são mais caros e tal, mas sei também que são confiáveis, por isso, na situação que estava, decidi pegar um, e ele me levou para o hostel mais barato que encontrou em Miraflores, ou seja, as 23 hrs da noite consegui o hostel por 25 soles. Tá bom né?

 

Fui para o hostel por precisar de um banho urgentemente(não vou contar o porque, pois faz parte do relato que estou escrevendo que vocês podem encontrar no BLOG). Tomei aquele banho e fui dormir, para tentar no outro dia pegar o bûs cedo para Huaraz, pois não havia no horário que cheguei.

Acordo cedo, barari bararu consigo trocar dinheiro e parto para o terminal da Cruz del Sur, pois era a única que sabia que fazia o trajeto Lima > Huaraz.

Peguei um taxi por 10 soles. e lá chegando, para minha surpresa, não havia mais passagens para o bus das 07:00. :lol: . Só alegria. Logo perguntei para a moça se havia mais alguma empresa que fazia, ai ela me disse que na MovilTours podia ter, então, #partiuMovilTours.

 

Só para vocês entenderem, lá no Peru e Chile, em algumas cidades não existe uma rodoviária propriamente dita, e sim o ônibus saem das próprias empresas. Em lima era desse jeito, por isso, se tu vai pegar um bus de tal companhia, tem que ir até loja dela, e lá fica a rodoviária só de ônibus dela. Entendeu ?

 

Beleza, seguindo em frente, paguei mais 10 soles :( e fui para a MovilTours. Quando chego lá, para minha felicidade, havia um bus saindo de lá as 11hrs direto a Huaraz, sendo umas 9 horas de viagem e por incríveis 35 soles. Sim, 35 soles ou 30 reais mais ou menos. MANO, amo o PERU !!! Hahahah

Sinceramente eu fiquei com medo do busão, mas graças a Deus estava enganado.

 

Bom, eram 08:00 da "madrugada" de uma Quarta Feira e eu estava no centro, em frente ao estádio de futebol de lima, sem nada para fazer. Despachei minha mochila, o tempo estava chuvoso(como sempre em lima) e fui andar um pouco. Tentei saber sobre algum shopping ou coisa do tipo perto, mas não havia muita coisa, só uma feirinha que abria as 10 hrs mais ou menos.

Comecei a andar pela rua, sem absolutamente nada para fazer. Vi o movimento, muito grande, muitas businas e tal. Aquela caos de cidade grande. O tempo passou devagar, pois a ansiedade pesou e o tempo se arrastou.

 

As 11:00 da manha embarquei no busão panorâmico(sempre curto ir na frente) com meu banco sendo o primeiro da fila, a direita, com visão privilegiada da estrada, pois eu li por aqui que a estrada de Lima até Huaraz é fantástica, e foi até mesmo por isso que decidi pegar o bus de manha, pois sempre prefiro viajar de noite para economizar tempo e hospedagem.

 

Bom, a estrada é FODAAAAAAA. Sério, fantástica. FANTÁSTICA. Vá de dia, se puder. Não vai se arrepender. Olha um pouco do que tirei fotos.

20140723_181824.jpg.c812eda60c870116961305aef164357a.jpg

 

Bom, cheguei lá de noite e encontrei o Scheler. Ele tem uma empresa de turismo lá e é um ótimo guia de alta montanha. Achei ele através de indicações aqui no fórum da Carla, que fez o circuito Huayhuash e indicou muito bem ele, além de vários outros relatos aqui no fórum falando bem dele(só digitar Scheler que tu vai ver). O Scheler é baixinho como todos os peruanos(A título de informação, tenho 1,90m de altura) e um dos peruanos mais bacanas e que passou confiança da viagem. O cara é super simples, sincero e parceiro, vocês não tem idéia.

20140723_194840.jpg.c26418a0c60268ab09c8542145e6b318.jpg

Tinha adicionado ele no e-mail e ele me encontrou na rodoviária de Huaraz. Ele ficou de me levar a um hostel lá em huaraz bem barato, e foi isso que aconteceu. O nome era Alkipo e paguei somente 15 soles na estadia. Não tinha café da manha mas era um preço junto por um quarto compartilhado bacaninha.

 

Quando estava tudo certo, combinei com o Scheler que iria fazer a laguna 69 no outro dia. Ele combinou com o dono do hostel e para a minha sorte um grupo do hostel iria ir pra lá no outro dia. Foi cobrado 45 soles que paguei só depois.

Feito o Check in, o Scheler disse que iria voltar no outro dia de noite para ver como eu iria estar e ver as coisas do trekking sta. Cruz também. Ah, esqueci de dizer que o SCHELER fez a coisa mais fantástica que um guia fez pra mim em todas as minhas viagens. E por isso, ganhou minha confiança e minha simpatia no ato. Vou explicar.

 

Comecei a conversar com ele uns 2 meses antes, através do facebook, sobre o trekking, qual fazer, o que iria precisar e tal. Ele me passou o orçamento e me disse, de começo, que iria ser entre U$ 220 a U$ 250 dólares o trekking Sta. Cruz. Ok, até ai tava mais ou menos o valor que pesquisei.

Bom, no dia que cheguei, ele me disse que por sorte, o próximo final de semana e segunda e terça seriam comemoradas as festas pátrias e um grupo de peruanos iria vir pra fazer o trekking sta. cruz, começando no sábado, e por ter um grupo maior, o preço cairia de U$ 240 para U$ 150 dólares. ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Tu não tem noção como é lindo economizar 90 dólares, tu não tem ideia mesmo.

Por isso ele me conquistou(do modo não homoafetivo). hahaha !!!

 

Nisso, já paguei pra ele os U$ 150 dolares, naquela mesma coisa, sem nenhuma garantia, só a boa e velha confiança.

Ele foi embora, eu me ajeitei no hostel e sai direto pro mercado pra comprar comida para o trekking no outro dia.

Esse Alkipo Hostel fica muito bem localizado, tanto que chegamos com 15 minutos de caminhada tranquila da rodoviária até o hostel, e até o mercado era mais 2 quadras. Muito prático.

Comprei suco, pão, queijo branco, bolachas, miojo e atum, claro, e a alimentação do outro dia.

Voltei ao hostel, estava bem cansado. Tomei aquele banho maroto, como sempre brigando com o chuveiro(em todos os países eu brigo com o chuveiro e suas válvulas quente e frio), dei um tempo e fui dormir. Estava sozinho, sem amigos(por enquanto) e cansadão.

20140723_212425.jpg.16bddaae3accc7debb429e582db79494.jpg

 

É Jovens, no próximo relato tem mais.

20140723_172818.jpg.687b5c0cb002486429667d71ec2409c7.jpg

20140723_172844.jpg.92f533dce1befef7af63aee97ac0d2ca.jpg

20140723_173213.jpg.8ee41f439b48c7aa522ce71c4ea4ddd7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

2º Dia - Laguna 69

 

O dia começa bem cedo, bem cedo mesmo, mas não lembro que horas que acordei. Ainda estava escuro.

 

Como havia deixado tudo arrumado, sai do meu quarto em direção a cozinha que ficava subindo as escadas perto da recepção. Quando passo por lá já havia uma galerinha esperando, eles também iriam pra laguna 69 :D:D .

Pego minhas coisas, como o que já havia preparado e vou pra recepção. Logo em seguida já descemos para o micro-ônibus. Mais um tempinho e partimos.

 

Quando o dia começou a amanhecer consegui ver como era Huaraz. É uma cidade típica Peruana, porém, ela é cercada por picos nevados, aqueles com pontas brancas. É fantástico a sensação. Descemos e pegamos a estrada e eu embasbacado com as paisagens da estrada. Lembro de ter visto alguns campings e hostels no caminho, descendo. Passamos por umas cidades pequenas e entramos em outra bem pequena, após isso pegamos uma estrada bem estreita e sinuosa e começamos a subir.

 

Sério, vou repetir, que estrada é aquela. A paisagens é fantástica.

20140724_082937.jpg.6431401bb5ea6ba26b903787aa927db7.jpg

Subimos, subimos e subimos mais. Depois de mais de uma hora paramos na entrada do parque. Lá tem que ser pago uma taxa para entrada no parque. O bilhete do dia custa 10 Soles, já o bilhete que tem duração de 22 dias custa 65 Soles. Esse último é usado para quem vai fazer algum trekking lá, como o Circuito HuayHuash ou outros trekkings. Eu iria começar o Trekking Santa Cruz no sábado(era quinta), por isso comprei o de 65 soles. O pessoal que só iria visitar a laguna no dia pagou 10. Quando fui pagar o meu, vi um condor enorme empalhado. Pensa numa ave grande !!!

 

20140724_083725.jpg.57811139aafb8f3e3bbfe4ec2b395e64.jpg

20140724_084208.jpg.0bdd8004ee96bda20ee2a4de381f074d.jpg

Seguimos mais a frente, quando, de repente, se abre aquele lago, enorme, com aquela água azul que nunca tinha visto da minha vida. ::hahaha::

Coisa de loco !

O motorista parou um pouco pra galera tirar fotos, e e claro que eu aproveitei.

20140724_090649.jpg.1b49789b7cc6e41f2e47671c996446a6.jpg

20140724_092142.jpg.ef3d5b9b206c558b9199b6a0ba52f210.jpg

G0170596.JPG.3e71a02165a40addcc0af6241502a399.JPG

G0170609.JPG.d0edb171f925c8ea647b3790871377ad.JPG

Voltamos ao micro e seguimos em frente, mais uns minutos e o micro para novamente. O guia nos explica que ali começava a trilha, que cada um deveria ir de acordo com seu ritmo e que estávamos a quase 4.000 metros acima do nível do mar, e a laguna ficava a 4.200 metros, se não me engano.

 

Então começamos...

 

Como estava sozinho, fui indo na boa, e sem querer querendo comecei a conversar com um irlandês, um americano e uma inglesa. E fomos seguindo.

 

A Trilha

 

A trilha começa tranquila, mole mole fácil fácil com uma leve inclinação. Como havia acabado de chegar em Huaraz, fiquei meio tenso por causa da altura e também por estar me recuperando de uma quase pneumonia que peguei nos -25º C do Salar de Uyuni. Mas vamos que vamos, trilheiro que é trilheiro não se da por vencido.

20140724_092937.jpg.1722eaa58fe3c6eb50fe944bc6e774f3.jpg

GOPR0610.JPG.a6155fdfcae2e3f27c4202bf086b3740.JPG

Passamos por um acampamento, mais a frente por umas cabanas abandonas, naquele estilo maroto INCA. Depois, entramos em um planalto rodeado por montanhas onde não havia opção, lá começaria a subida. Comecei a sentir uma leve dor no corpo e vi que estava com uma febre bem fraca. ::putz:: Merda. Mas vamos.

20140724_102543.jpg.5c8b1a400e5e08ca75db2cf8d33f2a8e.jpg

E a subida começa naquele esquema Zigue-Zague. Os primeiros passos são fáceis, mas depois de 2 minutos comecei a sentir uma falta de ar insana. Sério. Não conseguia respirar. Mas fui indo.

E fomos naquele esquema, eu atrás e os 3 na frente. Quando parecia que eles sumiam, logo apareciam em uma curva. E fui subindo. Esse foi o primeiro "Lance" de subida. Quando acabei, me senti o hércules. Mal sabia.....

Depois da subida existe um lago muito bonito, uma espécie de recompensa.

 

20140724_112817.jpg.dda31194db3d35b423e7bf3c88da6515.jpg

GOPR0632.JPG.8f89ee5217370a0b537caa2661fe5102.JPG

Seguimos um pouco mais em frente e vejo que aquela subida que tinha acabado de subir era tipo um bebê anão perto da que a gente tinha acabado de subir. Olhei pra subida, olhei pro pessoal, olhei pra subida, pessoal, subida, pessoal. Por dentro eu estava assim :cry::cry: , mas mesmo sim insisti.

 

Essa subida quase tirou minha alma. Foi fodaaa !!! Principalmente pelo fato da febre ter aumentado um pouco. Tomei um analgésico e parava a cada 10 passos. E fui aos poucos. O pessoal foi bem parceiro nessa parte.

A subida estava quase acabando, o terreno totalmente acidentado, íngreme e eu quase morrendo. De repente, o terreno fica plano :shock: .

 

- Será?

GOPR0637.JPG.9f8433a94b21d6d4de3a6d702614b7ab.JPG

Pensei comigo. Ando mais um pouco, estava sozinho, o pessoal havia ido na frente. Ando mais um pouco e vejo a pontinha azul brilhante. ::hahaha::::hahaha::

 

Parece que injetaram nitroglicerina em mim. Vinha um casal no sentindo contrário, voltando, e perguntei se era lá a laguna, eles disseram:

 

- 5 minutes man !!!!!

 

Caraleeeeooo !!! Ai animei.

É meus amigos, finalmente cheguei na Laguna FUCKING 69 !!!!!

 

20140724_123323.jpg.1c292fa3e6f4b8316578c60a017f74c2.jpg

20140724_134428.jpg.a0d2156a9e4f4bf5725fccc3f9c2a74e.jpg

GOPR0642.JPG.d9a9ceaa7e776fd9b840bbd4aebe1415.JPG

GOPR0643.JPG.ff7d8da2a8a5652894a1447d5ccaca0a.JPG

GOPR0649.JPG.ce859bf6a3f203632dd37bf7c57fa4fc.JPG

GOPR0782.JPG.ded3a02ed245bf8d016b0fc005a479b8.JPG

Essa foi uma daquelas vezes que você sente orgulho de você mesmo, sabe ? Foi demais !

Incrível. O Lugar é lindo, o sol forte e a água congelante. Devia estar uns 15 a 20 graus por causa do sol. Ficamos lá umas 2 horas. Volte e meia o pessoal ia chegando e indo embora. Muitas pessoas e mesmo assim um silêncio notável. Dormi.

 

Acordei, o sol estava forte e era mais ou menos umas 15 ou 16 horas. Levamos umas 3 a 4 horas para subir. O guia do nosso grupo nos convocou para voltarmos, ai começamos a descida. Graças a Deus a altitude não interfere na descida.

Andamos, andamos e andamos, bem tranquilamente.

 

GOPR0783.JPG.f55e9d289e445ca8a0832678ccbca799.JPG

GOPR0785.JPG.c1212ae977a42fb15861718d9da86658.JPG

Chegamos, esperamos a nossa van e voltamos a Huaraz. Eu estava quase morto, sério.

 

Chegamos ao hostel, fui direto tomar um banho quente e deitar.

No banho fiquei pensando que a laguna 69 foi difícil de fazer por dois fatores:

 

1º A Altitude de 4.200 mts( eu fiz para me aclimatar, pois faria o trekking sta. cruz.)

2º Por estar em recuperação de uma pseudo pneumonia.

 

Avaliando a situação, decidi cancelar com o Scheler a Laguna Churup que havia combinado de fazer no outro dia. Eu ainda estava fraco e precisava descansar, pois enfrentaria 4 dias de trekking. Falei com ele pelo FaceBook e ele entendeu bem. Eu fiquei meio chateado com isso, mas preferi me recuperar bem do que ficar daquele jeito no trekking Sta. Cruz, que chega a 4725 mts acima do nível do mar.

Fui na geladeira do hostel e comi Miojo e Atum com pão e queijo, dei uma relaxada, tomei meu antibiótico( receitado por um médico Brasileiro subindo o Cânyon del Colca e viu minha deplorável situação) e fui dormir. No outro dia iria ficar absolutamente de boa, me preparando pro tão esperado Trekking Santa Cruz na famosa Cordilheira Blanca, Huaraz, Peru !

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Fala Jaque, Beleza?

 

Olha, eu gastei:

 

Hostel: 15 Soles

Lavanderia: 6 Soles

Média Refeição: 6 - 12 Soles

Transporte na Cidade: Fiz quase tudo a Pé

 

Trekking Sta. Cruz: U$ 150 ( Ficou barato pois levei sorte de ter um grupo grande vindo de lima pra fazer, e o Scheler me colocou no Meio, mas o valor que ele me passou foi U$ 240.

Laguna 69: 40 Soles sem a entrada no parque. Para entrar no parque existem 2 bilhetes. O do dia é 10 Soles, e o que vale 22 Dias são 60 soles.

Esse de 22 dias é pra quem vai fazer trekkings grande como o Sta. Cruz, Circuito Huayhuash e afins, não daytrips.

 

Mais ou menos isso !

A temporada começa mem Julho, e a melhor época é agosto. Eu cheguei lá no final de Julho, dia 27 ou 26 , não lembro direito.

Mas é bom sim, fazer em julho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Fala Nathy,

 

A alimentação estava sim, porém a barraca, saco de dormir e manta térmica não. Isso ai tu tem que alugar lá. São valores baixos, mas tem que alugar. Ou levar daqui !!! Da pra levar a manta térmica, mas barraca e saco é bom alugar lá, porque também são coisas caras, e se tu não costuma enfrentar esse tipo de clima sempre, melhor alugar !!

 

::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...