Ir para conteúdo

[Reviews] Companhias Aéreas Internacionais - Avaliação


Posts Recomendados

  • Membros

Fiquei muito bem impressionada ao voar pela primeira vez pela KLM em agosto de 2012. No voo de ida para Amsterdam, peguei um 777 novinho em folha (a viagem inaugural havia sido um mês antes).

 

image.jpg

 

Achei o assento relativamente confortável e os serviços a bordo também bastante satisfatórios. Dentre eles, destaco a tela individual com central de entretenimento com uma programação bastante variada e também as refeições saborosas sem aquele gosto de comida borrachuda recém-descongelada de avião.

 

image_2.jpg

 

Para quem desejar um assento mais confortável sem ter que pagar duas ou três vezes mais pela passagem de classe executiva, a KLM oferece uma área intermediária no avião, com assentos "comfort". Eles são um pouco mais largos e possuem maior reclinação e mais espaço à frente para as pernas. Por eles, você paga cerca de R$ 300 reais adicionais por trecho. Eu não paguei essa diferença e tive a sorte de pegar o voo relativamente vazio na ida. Mas, na volta, como não queríamos viajar na fileira do meio nem com uma pessoa desconhecida ao nosso lado na fileira lateral, pagamos mais R$ 70,00 para viajar em uma fileira de dois bancos, que se localizam no final da aeronave. Achei que valeu a pena, embora ache estranho pagar a mais só por isso.

 

image_1.jpg

 

Aliás, assim como a Air France, a KLM oferece lanchinhos na parte traseira da aeronave nos intervalos das refeições. Se pintar aquela fome de repente, você pode ir até lá fazer uma boquinha. Biscoitos, aperitivos e bebidas ficam a sua disposição, sem que você tenha que solicitá-los aos comissários.

 

A simpatia da tripulação é um dos destaques e parece ser uma marca registrada da companhia aérea holandesa. Todos os comissários são muito solícitos e educados, desde o início até o fim do voo - até mesmo com aquelas pessoas mais inconvenientes que sempre aparecem querendo desrespeitar as regras e dar uma de espertos.

 

Enfim, já voei para por várias companhias aéreas europeias (Iberia, TAP, Air France, Alitália....) e elegi a KLM como a melhor até o momento ao lado da portuguesa TAP.

 

O único "porém" ficou por conta da escala em São Paulo... Apesar de meu voo sair só à noite, tive que embarcar pela manhã no Rio de Janeiro e ficar o dia inteiro fazendo hora em Guarulhos. Ruim não foi, mas poderia ter sido menos cansativo se o voo saísse direto do Rio. De qualquer maneira, já sabia desse intervalo grande desde o momento em que comprei a passagem, mas na empolgação de aproveitar uma oferta imperdível, acabei comprando meu tíquete sem levar muito isso em consideração.

 

Mas, de forma geral, recomendo a empresa e espero muito em breve voltar a viajar pela companhia.

Link para o comentário
  • Respostas 80
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

IMG_4111.jpg

 

Em fevereiro de 2013, no período do Carnaval, fui conhecer a Polônia. E para chegar até Varsóvia, comprei as passagens em uma promoção da Lufthansa, em outubro do ano anterior. O voo saiu do Rio de Janeiro e foi até Frankfurt. De lá, pegamos outro voo para Varsóvia.

 

A seguir, listo as minhas impressões a respeito da Lufthansa. Optei por separar o meu relato em cinco tópicos: Atendimento, Serviço de bordo, Conforto, Pontualidade, Entretenimento a bordo e Gerenciamento de imprevistos, como vocês verão logo abaixo.

 

Atendimento

 

Este foi um dos pontos que me impressionou bastante. No balcão do check-in do Rio de Janeiro, a funcionária da companhia aérea nos tratou muito bem, esbanjando gentileza e simpatia - ela inclusive nos perguntou se já conhecíamos o nosso destino, adiantando que faríamos uma viagem muito bonita. Dentro da aeronave, a tripulação também se demonstrou muito solícita e sorridente. Nunca vi comissários tão risonhos e felizes. Eles se mantiveram assim até mesmo ao servir o café-da-manhã, após uma noite inteira atravessando o Atlântico. Por isso, a minha nota não pode ser diferente de 10 para esse quesito.

 

Serviço de bordo

 

Para a viagem entre o Rio de Janeiro e Frankfurt, foram servidas duas refeições e também um aperitivo (biscoitinhos) logo após a decolagem. A comida do jantar estava bastante saborosa (havia duas opções, entre massa e frango) e o café-da-manhã não foi o melhor da minha vida de viajante, mas, com certeza, deu pro gasto. O que me incomodou durante as refeições foi o fato de o prato quente vir sempre em uma embalagem de alumínio fervendo, capaz de realmente queimar suas mãos. Tanto na ida quanto na volta para o Brasil, era necessário esperar algum tempo até a "quentinha" esfriar para conseguir comer sem se machucar.Nota 8,5!

 

IMG_4098.jpg

 

IMG_4100.jpg

 

IMG_4102.jpg

 

Conforto

 

A viagem de ida foi feita em um A340. Sentei na fileira lateral, ao lado de meu marido. Logo ao entrar na aeronave, percebemos que a largura do assento era realmente bem pequena, assim como a distância para os assentos da fileira à nossa frente. Para dormir à noite foi um tanto quanto desconfortável, assim como nos horários das refeições, quando precisávamos baixar as mesinhas. Além disso, achei o estofamento do assento meio duro. Um ponto positivo foi a temperatura da aeronave: não estava congelante e apenas o cobertor e um casaquinho foram suficientes para me sentir bem, sem ficar tremendo de frio. Minha nota neste quesito é 7!

 

Pontualidade

 

Apesar da movimentação do aeroporto em pleno Carnaval, o voo saiu no horário do Rio de Janeiro e chegou um pouco antes do previsto em Frankfurt. Não tem como não dar 10, não é?

 

Entretenimento a bordo

 

Cada assento da aeronave possui um monitor individual com programação variada (filmes, músicas, séries...). Pessoalmente, os programas não eram os meus favoritos, assim como as músicas, que eram minhas ilustres desconhecidas. Então, na maior parte do tempo, fiquei mesmo apreciando a imagem globo terrestre indicando onde nos encontrávamos a cada instante. Por isso a minha nota é 7!

 

IMG_4096.jpg

 

Gerenciamento de imprevistos

 

Na hora de retornar ao Brasil, fizemos o check-in em Varsóvia e fomos até o portão de embarque indicado. O voo para Frankfurt estava atrasado e ficamos aguardando um bom tempo até termos autorização para embarcar - o que, de fato, acabou não acontecendo. Fomos informados de que o voo tinha sio cancelado por problemas técnicos, e, consequentemente, perdemos o nosso voo para o Brasil, que sairia no mesmo dia de Frankfurt, com apenas algumas horas de diferença.

 

Pegamos as nossas malas de volta, e junto com todos os demais passageiros, fomos para o balcão da Lufthansa para saber como o imprevisto seria solucionado. Após cerca de 3 horas de fila, chegou a nossa vez! O atendimento era demorado, porque era necessário realocar cada passageiro em um voo ou mais voos no dia seguinte, e nem sempre havia lugar disponível, como foi o nosso caso.

 

A atendente da Lufthansa avisou que não poderíamos voltar para casa no dia seguinte, porque todos os voos estavam lotados, já que era a volta do Carnaval. Dissemos que não abriríamos mão disso e ela deu um jeito. Beleza! Fomos acomodados no Hotel Marriot Courtyard, em frente ao aeroporto Frederic Chopin, com as refeições pagas pela companhia.

 

No dia seguinte, voltamos para pegar o voo para Frankfurt, e, desta vez, conseguimos embarcar. Mas, na hora de voltar para o Rio de Janeiro, uma notícia: o voo estava com overbooking e os passageiros excedentes e voluntários ganhariam uma indenização atrativa dinheiro, hospedagem e refeições por conta da Lufthansa e só retornariam ao Brasil no dia seguinte. De novo, não voltamos para casa e ficamos mais um dia inteiro em Frankfurt para finalmente embarcar para o Brasil. Por alguns instantes, me senti o Tom Hanks no filme "O Terminal". Mas a Lufthansa demonstrou jogo de cintura para resolver o problema de maneira serena e amigável e cumpriu com tudo o que foi prometido. Para este quesito, a minha nota é 9!

 

Em resumo: Minha nota média para a companhia ficou em 8,5.  De maneira geral, gostei de voar pela Lufthansa, mas, se pudesse escolher outra companhia aérea em uma próxima viagem cruzando  o Atlântico, optaria pela KLM ou pela TAP buscando um pouco mais de conforto na classe econômica - que, por enquanto, é a única que cabe no meu bolso.

 

IMG_4107.jpg

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • Membros

Dica para quem fizer conexão com a Ethiopian Airlines por mais de 6 horas (postei esse mesmo texto no tópico sobre a Etiópia)

 

 

Fiz conexão em Adis Ababa por 6h05min e como foi por mais de 6 horas, a companhia aérea ofereceu um serviço de "Refreshment & Breakfast". Estava com alguns amigos e fomos encaminhados para um hotel (Friendship International Hotel), onde tomamos banho e comemos um belo café-da-manhã. Então, pedimos para o motorista, funcionário do hotel, para fazer um tour com a gente pela cidade, conhecendo alguns pontos principais. Fomos ao Museu Nacional da Etiópia, onde está a Lucy, a fóssil. Foi incrível! E também fizemos um tour pelo Merkato, o maior mercado a céu aberto da África. Valeu muito a pena. Ao fim, ele nos deixou no aeroporto. Cobrou 16 dólares/hora o tour para todo o grupo! Valeu a pena.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Sobre o amigo acima que falou que a LAN é a melhor companhia da América do Sul, concordo em partes. Realmente o serviço deles dentro do avião é ótimo, impecável até. Porém, em todas as viagens que fiz com eles (foram 2 internacionais já, uma indo para Buenos Aires e voltando por Lima, outra ida e volta para San Francisco) tive complicações no check-in, sendo que em Lima inclusive fomos barrados e não pudemos embarcar devido ao overbooking. Depois compensaram o "erro" e no fim nos demos muito bem, mas é uma tremenda irresponsabilidade da companhia. Mas concordo que a partir do momento que vc põe os pés no avião, o serviço deles é excelente.

 

Dica para quem fizer conexão com a Ethiopian Airlines por mais de 6 horas (postei esse mesmo texto no tópico sobre a Etiópia)

 

 

Fiz conexão em Adis Ababa por 6h05min e como foi por mais de 6 horas, a companhia aérea ofereceu um serviço de "Refreshment & Breakfast". Estava com alguns amigos e fomos encaminhados para um hotel (Friendship International Hotel), onde tomamos banho e comemos um belo café-da-manhã. Então, pedimos para o motorista, funcionário do hotel, para fazer um tour com a gente pela cidade, conhecendo alguns pontos principais. Fomos ao Museu Nacional da Etiópia, onde está a Lucy, a fóssil. Foi incrível! E também fizemos um tour pelo Merkato, o maior mercado a céu aberto da África. Valeu muito a pena. Ao fim, ele nos deixou no aeroporto. Cobrou 16 dólares/hora o tour para todo o grupo! Valeu a pena.

 

Mariane, qual a sua opinião sobre a Ethiopian? Pretendo ir à Tailândia ano que vem e os preços deles para lá estão entre os melhores. De repente uma pausa de uns dias na Etiópia seria interessante inclusive.

Link para o comentário
  • Membros

João, eu não tenho tanta experiência de cias aéreas para fazer comparações, só viajei com a AirFrance, LAN e Ethiopian, fora as nacionais. Dessas três, acho que a Ehtiopian fica em terceiro lugar. Eu achei as comissárias do voo de ida mais simpáticas do que o voo da volta. O serviço na ida também foi mais atencioso. O voo da volta foi super cansativo. Eu estava voltando de Tel Aviv e, além da parada em Adis Ababa, paramos em Lomé (Togo), no Rio e depois em São Paulo (meu destino). Os meus colegas reclamaram da comida, que muitas vezes acabava uma das opções e só sobrava outra. Como eu optei por alimentação especial, não tive esse problema, gostei da comida. De resto, acho que foi normal. Programação de entretenimento variada e acessórios básicos disponíveis (travesseiro, cobertor e fone de ouvido). Nem eu e nem meus outros 7 amigos, tivemos problemas com a bagagem. Tudo chegou certo e inteiro. Mas, o que mais gostei mesmo foi o serviço de "Refreshment & Breakfast" que falei no outro post.

 

De qualquer forma, reproduzo aqui o relato de uma amiga que pegou esse mesmo voo de volta uns 5 dias depois que eu:

 

"Destaques:

 

1) Ter uma garrafa de um litro Jack Daniel´s confiscada no aeroporto de Israel e, com isso, perder 25 euros;

2) Ficar 6 horas na Etiópia e ter a oportunidade de dar uma volta por Adis Abeba;

3) O avião quebrar no Togo (onde tem voo uma vez por semana), ter que esperar por muitas horas até que consertassem o defeito e quase ser presa por desacato à autoridade por brigar com os policiais que queriam cobrar 5 dólares por pessoa que quisesse fumar no banheiro (e a mesma classe média racista estava pagando... precisei falar que depois não queria escutar "ai, mimimi mensalão, mimimi José Dirceu".

4) Cruzar o Oceano Atlântico em um avião com defeito. (Nada como remédios que dão sono. Obrigada, indústria farmacêutica!)

5) Chegar ao Rio de Janeiro com 7 horas de atraso e o avião quebrar novamente. Aguardar por mais algumas horas até nos realocarem em um novo voo e, enquanto isso não acontecia, ter que escutar "imagina isso aqui na Copa".

6) Ser finalmente colocada em um voo da Gol para São Paulo e, na hora do check-in, a esteira das malas PEGAR FOGO!!! Mesmo....mesmo!!!

7) Entrar no avião e, após mais meia hora de atraso, escutar o seguinte comunicado do comandante: "senhores passageiros, como vocês devem ter notado, estamos atrasados. Alguns passageiros a bordo estavam sendo procurados pela Polícia Federal, mas já desembarcaram acompanhados pelas autoridades. Estamos aguardando a retirada de suas malas para decolagem."

 

 

Sobre o amigo acima que falou que a LAN é a melhor companhia da América do Sul, concordo em partes. Realmente o serviço deles dentro do avião é ótimo, impecável até. Porém, em todas as viagens que fiz com eles (foram 2 internacionais já, uma indo para Buenos Aires e voltando por Lima, outra ida e volta para San Francisco) tive complicações no check-in, sendo que em Lima inclusive fomos barrados e não pudemos embarcar devido ao overbooking. Depois compensaram o "erro" e no fim nos demos muito bem, mas é uma tremenda irresponsabilidade da companhia. Mas concordo que a partir do momento que vc põe os pés no avião, o serviço deles é excelente.

 

Dica para quem fizer conexão com a Ethiopian Airlines por mais de 6 horas (postei esse mesmo texto no tópico sobre a Etiópia)

 

 

Fiz conexão em Adis Ababa por 6h05min e como foi por mais de 6 horas, a companhia aérea ofereceu um serviço de "Refreshment & Breakfast". Estava com alguns amigos e fomos encaminhados para um hotel (Friendship International Hotel), onde tomamos banho e comemos um belo café-da-manhã. Então, pedimos para o motorista, funcionário do hotel, para fazer um tour com a gente pela cidade, conhecendo alguns pontos principais. Fomos ao Museu Nacional da Etiópia, onde está a Lucy, a fóssil. Foi incrível! E também fizemos um tour pelo Merkato, o maior mercado a céu aberto da África. Valeu muito a pena. Ao fim, ele nos deixou no aeroporto. Cobrou 16 dólares/hora o tour para todo o grupo! Valeu a pena.

 

Mariane, qual a sua opinião sobre a Ethiopian? Pretendo ir à Tailândia ano que vem e os preços deles para lá estão entre os melhores. De repente uma pausa de uns dias na Etiópia seria interessante inclusive.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Obrigado, mais uma vez, Adriano!

Já viajei para a Europa com a Lufthansa e achei TOP! Ela seria minha preferida para voar novamente, mas os preços mais vantajosos até agora são da TAP, KLM e SWISS. Estou pendendo mais pela SWISS mesmo, por esta conexão em Zurique e por ela pertencer ao Grupo Lufthansa. Meu roteiro seria:

 

SP>Londres(6 diárias)>Barcelona(6 diárias)>Valencia(3 diárias)>SP.

Faria com a SWISS os trechos SP>Londres e Valencia>SP. De Londres a Barcelona faria de Ryanair e Barcelona a Valencia de trem. Mas estou a espera de uma barateamento dos vôos que encaixe 'Londres > Barcelona' no pacote por um preço acessível sem precisar recorrer a low cost.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...