Ir para conteúdo

Cinque Terre


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Mario,

 

De trem você não vê nada, entre as vilas você passa por túneis. As estações são pouco acima do nível do mar, para as melhores vistas você tem que subir.

 

O que você pode fazer é o seguinte. Em Riomaggiore (primeira vila), você pode caminhar na Via Dell'amore (cheque se já reabriu), é plana e bem fácil de caminhar, mesmo com um carrinho de bebê (talvez o problema aqui seja sol forte ou chuva). Só as vistas dela já valem a visita na minha opinião. EDIT: a Via Dell'amore em si é plana, mas não estou me lembrando se para chegar até ela e sair dela há escadas. É bom pesquisar.

 

Em Corniglia há uma van que te deixa lá em cima, tá inclusa no Cinque Terre Card (cartão que dá direito a ilimitadas viagens de trem nas terrinhas e acesso a algumas trilhas). Não curti muito as vistas de Corniglia, pra mim é a mais fraca das 5. Em Vernazza acho que há uma van, mas de todo modo há um pedaço que dá para caminhar pelo pequeno centrinho sem problemas. E Monterosso é bem plana, você consegue caminhar tranquilo e é um pouco maior que as demais.

 

Parece pouco, mas de todo modo você não terá muito tempo. O bate e volta a partir de Florença vai te tomar tempo, envolve uma ou duas conexões em cada perna, algumas apertadas, programe-se para perder no mínimo do mínimo 6 horas só em deslocamento. Se o seu roteiro envolver Milão e Pisa, você pode fazer 5T como stopover entre as duas, otimizando a viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Marcos,

 

Valeu pela ajuda, parece que a via de amore ainda está fechada, pelo menos de acordo com o site oficial. De Florença vou para Roma, então se escolher visitar 5T, vai ter que ser esquema bate e volta mesmo. Mais um, aliás, porque também quero fazer Lucca+Pisa em um dia e Sam Ginminiano+Siena em outro.

 

Parece que só posso contar de fato com um tempo em monterosso, vou ponderar bem se vale a pena, afinal tem muitas outras opções próximas a veneza e florença que também podem render um bom bate e volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Já que fará Pisa e Lucca, você pode fazer assim - tente deixar as malas no hotel de Florença e leve só uma mochila de ataque com o essencial. De manhã, vá de trem direto para Lucca. De lá, você vai para La Spezia e pernoita lá (primeira cidade antes das 5T, fica a 5 minutos delas, dá para curtir a tarde nelas, ver pôr do sol tomando um vinho, essas coisas). No dia seguinte, dá mais uma volta pelas 5T, retorna para la Spezia e pega o trem direto para Pisa, onde você precisará de no máximo umas 3h. De Pisa, segue para Florença, pega as malas, segue para Roma. Isso te pouparia tempo cortando alguns trechos de trem e as conexões se transformariam em stopover em lugares por onde você já planejou passar.

 

Já fiz algo parecido em outras viagens e deu certo, mas não estava com bebê. Basta anotar os horários dos trens diretos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Marcos,

 

A idéia é ousada e gosto de desafios, certamente pouparia um tempo nas conexões. Mas se convencer a mãe de um bebê a levar somente o essencial para um simples bate e volta já é bem difícil, pernoitar então com pouca bagagem é uma missão impossível. Todas as mães acham que precisam estar preparadas para qualquer eventualidade, vai que ocorre uma hecatombe nuclear justamente nesse dia né? ::ahhhh::

 

De qualquer forma, pesquisei que saindo de florença as 9:28 da pra chegar em la spezia as 11:37 . Acho que mesmo somente uma tarde na 5T pode valer a pena sim, especialmente se a via del amore estiver aberta em Maio, até porque mesmo se tivesse muito tempo não daria pra fazer a maioria das trilhas que tem por lá.

 

* Ps : li a parte da Itália do seu relato de viagem, muito boa a parte da 5t, só espero que eu goste mais de lucca que vocês ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Imagino. E não deve ser fácil mesmo.

 

Lucca é legal, só esteve abaixo das minhas expectativas. Do jeito que falavam, esperava uma cidade medieval, muralhas imponentes, essas coisas. É uma cidade bonitinha e foi muito legal pedalar por lá, é só ir com as expectativas corretas, o segredo de toda viagem :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Imagino. E não deve ser fácil mesmo.

 

Lucca é legal, só esteve abaixo das minhas expectativas. Do jeito que falavam, esperava uma cidade medieval, muralhas imponentes, essas coisas. É uma cidade bonitinha e foi muito legal pedalar por lá, é só ir com as expectativas corretas, o segredo de toda viagem :).

 

Estou travado aí tb, pois deixei 2 dias e já vi que é pouco para fazer todos bate voltas, pelo jeito vou cortar um dos 4 dias de roma e ficar 3 em firenze para fazer , san gimignano e siena e depois pisa e lucca, a 5T ficou na incógnita com a via dell´amore fechada.

 

Abcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Eu fiquei em Levanto, acho que valeu a pena. A cidade não tem nada de mais, mas tem a vantagem de ser plana e ter os preços mais em conta do que as 5T e LS. Fica a menos de 5 min de trem de Monterosso e está inclusa no 5T card.

 

Oi, Marcos! Estou pesquisando opções de hospedagem nas 5T e tô precisando de uma ajuda. Eu e meu noivo vamos de carro e devemos chegar lá no fim da tarde. A gente chegou a pensar em devolver o carro em La Spezia, mas depois vamos pra Toscana e teremos que pegar o carro novamente... Você sabe se dá pra ir até Levanto se carro e se é tranquilo de encontrar estacionamento por lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi, Vanici, bem-vinda ao fórum!

 

Acho que o seu plano original é melhor. Pela viamichelin.com , é possível ir de Florença a Levanto de carro. Porém, seu carro será inútil nesse tempo, pois terá pouca serventia nas 5T. Você não pode entrar de carro na parte histórica e o estacionamento costuma ser caro onde for permitido, além de provavelmente ser na parte mais alta das cidades, o que exige caminhadas morro acima. Em Levanto, que é fora das 5T, pelo que me lembre há estacionamento, mas não me lembro se é abundante.

 

Então você levará quase 3h por trecho para deixar seu carro paradão enquanto passeia pelas 5T de trem e a pé. Vai pagar a diária de um carro que não vai usar, além do estacionamento e o estresse de dirigir num lugar desconhecido. Acho que isso anula qualquer outro benefício que você pode ter de não precisar devolver o carro.

 

Outros pontos negativos, as estradas para chegar até lá são sinuosas, estreitas e cheias de curvas fechadas. Para não dizer que falei só de pontos negativos, provavelmente você verá vistas maravilhosas. Mas isso se estiver no carona. Creio que o motorista deverá ficar com a atenção toda no volante, pois são trechos complicados.

 

Recomendo a leitura, se você não tiver dificuldades com o inglês. Basicamente é o que eu falei, só que mais detalhado:

 

https://www.cinqueterreriviera.com/cinqueterre/where-to-park-cinque-terre-world-how-to-get-there/

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...