Ir para conteúdo

Botas impermeáveis-respiráveis - cumprem o que prometem?


Posts Recomendados

  • Membros

Tomei este tempo para compartilhar com vocês minha impressão sobre botas com membrana impermeável.

Tudo começou em 2007, quando adquiri uma Nômade Cronos (de couro interiço, sem costuras, mas não é impermeável) para fazer um passeio pela Chapada Diamantina. Naquela ocasião minha esposa comprou uma Snake Alpinist (ou algo assim...) com membrana impermeável/respirável. Só para curtir o período pré-viagem, coloquei ambas as botas dentro de uma bacia com água, respeitando o nível de água máximo na Snake. No caso da Cronos, que não tem membrana, mas que é feita numa única peça de couro quase inteira, usei o mesmo nível de água. Surpresa, minha Cronos não entrou água, mas a Snake encharcou por dentro! Ressalto que havia passado um produto repelente à água na Cronos (que deve ter ajudado). A Crono fez o que não prometia e a Snake não fez o que prometia!

Enfim, muito feliz com a Cronos (que também era e é um conforto só), que tenho até hoje e uso de vez em quando (principalmente na cidade poque gosto do estilo rústico), adquiri uma Nômade/Vento Finisterre em julho de 2012 (na Orientista). Estava ansioso, mas para minha frustração, estava apertando levemente no pé esquerdo (que no meu caso é perceptivelmente maior que o direito). Visualmente amei a bota, mas nunca cheguei a grandes caminhadas por causa do aperto nos três dedos da esquerda do pé esquerdo. Sinto ao calçar que a bota é muito bem pensada, mas por três dedos.... Resultado, guardei na caixa (com muito carinho).

Ocorre que comecei a sonhar em fazer o trekking de 8 dias em Torres del Paine e pensei: puxa, bem que minha Finisterre podia servir, já que não pega no meu dedo mais comprido, que é o dedão. Calcei a bota e fiz pela segunda vez na vida o teste da bacia (respeitando o limite de 12,5cm). Fiquei frustrado quando começou a entrar água no peito do pé, dos dois lados! Pouca coisa, mas entrou! Fiquei uns 2 minutos dentro da bacia. Brochado, fiquei nervoso e comprei uma Salomon (Salomon X Ultra Mid Gtx Masc Impermeável), fui lavar só com água, escovinha macia, e acreditam que entrou água na língua! Pergunto: essas membranas são efetivas mesmo? São só para chuva, não para bacia de água, nem torneira? Não é possível que sejamos tão azarados que deu problema em três das quatro únicas botas que já compramos na vida!

E Torres del Paine? Se chover por lá? Naquele frio! Como confiar nessas botas.

É isso! Por favor, comentem.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Funcionam sim, infelizmente nem todas.

Peguei muita água, mas muita mesmo, com minha La Sportiva e fiquei com o pé seco.

Quando digo muita água, era uma trilha com muita lama, atoleiros de enfiar o pé inteiro, a trilha toda. Entramos num túnel que tinha trechos alagados de aprox. 20m, com um palmo de água, e não entrou água.

Link para o comentário
  • Membros

Pelo visto, praticamente nenhuma bota nacional aguenta o tranco. Eu ouvi falar muito bem das Snake Zodiac II e da Nômade Finisterre, porém, ambas possuem reclamações a respeito da impermeabilidade, se procurar mais a fundo.

 

Até mesmo botas de marcas internacionais, renomadas, como as The North Face e as Salomon (inclusa a top de linha deles - 4D GTX) possuem MUITAS reclamações a respeito. E isso é um troço sério, já imaginou pagar 1000 conto por uma bota e ela encharcar teu pé?

 

Eu me guio muito pela opinião de quem pagou e usou os modelos de botas, sempre olho reviews nos mais diversos sites de compra e nos sites gringos e nacionais que abordam os equipamentos. A voz do povo é a voz de deus, né? :mrgreen:

 

Infelizmente, poucas marcas me inspiram confiança, todas internacionais, pra variar: Vasque, La Sportiva, Bestard e Arc'teryx. Praticamente todas fora de circulação no mercado nacional ou com preços exorbitantes por aqui, é rir pra não chorar. Se não tiver acesso a estas, é mais fácil comprar uma bota de borracha e guardar no canto da mochila! :(

Link para o comentário
  • Membros

Aqui no Brasil é assim. Praticamente em todos os segmentos a coisa é tipo: "se não tem tu vai tu mesmo."

Mas tem que olhar pelo lado positivo: Já pensou morar nos EUA, Canadá, na Europa e ter mais de 40 marcas TOP pra escolher uma bota? ::essa::::hahaha::

E isso vale para barracas, roupas, equipamentos e acessórios em geral.

Sentiu a dificuldade que eles tem para escolher o que comprar? ::lol4::

Link para o comentário
  • Membros
Aqui no Brasil é assim. Praticamente em todos os segmentos a coisa é tipo: "se não tem tu vai tu mesmo."

Mas tem que olhar pelo lado positivo: Já pensou morar nos EUA, Canadá, na Europa e ter mais de 40 marcas TOP pra escolher uma bota? ::essa::::hahaha::

E isso vale para barracas, roupas, equipamentos e acessórios em geral.

Sentiu a dificuldade que eles tem para escolher o que comprar? ::lol4::

 

 

E já pensou comprar sem a carga absurda de impostos que nos é enfiada guela abaixo? É, esses gringos sofrem pra caramba mesmo. ::lol4::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Essa história dos impostos é confusa e muito mal contada, parece médico diagnosticando tudo como virose.

Se tiram o imposto dos importados, os nacionais disparam a gritar que assim não da pra competir. Ao mesmo tempo, os nacionais cobram quase tão caro quanto os importados com

Se vc compra on-line, paga o frete e o imposto de importação custa mais barato em algumas marcas e modelos do que se vc comprar do representante no Brasil. Tanto este como o fabricante vão mentir que é "a carga absurda de impostos" ou o "custo Brasil" quando na verdade é uma espécie de cartel "lucro Brasil" do setor de artigos de aventura.

Link para o comentário
  • Membros

Esse "cartel" não existe apenas nos equipamentos de aventura, mas em praticamente todos os outros setores do comércio. A questão ao meu ver é ainda mais complicada:

 

O país fabrica, em sua maior parte, produtos de segunda mão, visando baratear o custo de produção e obter mais lucro se equiparando a preços de produtos de qualidade do exterior, por haver extrema dificuldade desses produtos chegarem ao nosso mercado, por causa das nossas absurdas taxas alfandegárias e extravios de mercadoria no caminho da importação. Acredito que a atmosfera de pilantragem faz com que marcas conceituadas recusem a distribuição oficial por aqui e até mesmo o envio internacional do produto, se tu é gringo e vende teu produto no exterior por 200 dólares, é meio difícil de tu aceitar que teu produto valha 700 dólares em outro lugar, muito menos ter que ficar pagando reembolso para o consumidor internacional, sem culpa ou motivo aparente para isso.

 

A cobrança dos impostos por produtos importados, por sua vez, virou um modo cômodo de arrecadar verba para o governo, tanto é que praticamente nada vindo do exterior é isento de ser taxado. E, ao mesmo tempo, isso favorece o abuso dos preços nacionais (no qual o governo embolsa o imposto sobre produção nacional, nada barato também).

 

Posso ter falado alguma besteira acima, esse é o modo que eu acho que funciona parte do esquema por aqui. O governo ganha de qualquer forma e nós sempre nos ferramos, seja com produtos de segunda linha, seja com preços astronômicos ::grr::

 

Repito: não quebrem a cabeça com isso, bora aproveitar que a bota de borracha não é importada e ainda está barata ::lol3::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O que eu disse é que por a culpa em "impostos absurdos" virou a desculpa de todo empresário que quer justificar seus preços absurdos e muitos consumidores cairam nessa da mesma forma que caem no diagnóstico da "virose" do médico preguiçoso.

 

O "lucro Brasil" existe e foi admitido pelas montadoras e bem noticiado, virou verbete da wikipedia

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucro_Brasil

 

Ele se resume ao seguinte modo de pensar dos empresários "por que eu vou vender mais barato se os brasileiros estão dispostos a pagar um absurdo pelo meu produto e põe a culpa nos impostos pelo meu lucro absurdo?"

 

Não é só o mercado automotor que descobriu o lucro Brasil. O de aventura também e a gente vê preços absurdos sendo praticados em diversos produtos pelo mesmo motivo, sejam nacionais ou importados.

 

Quanto à qualidade dos calçados importados, basta comparar os relatos trágicos de sola descolando, vazamento de membrana, etc com os reviews em muito maior número dos usuários do mercado norte-americano pra, pelo menos, desconfiar que grande parte dos importados que se vende aqui tem problemas que ninguém relata lá fora porque tem alguma coisa diferente entre os lotes vendidos aqui e os vendidos nos EUA . E também da garantia das lojas e dos representantes.

Link para o comentário
  • Membros

Faz muito sentido teu modo de enxergar, parte disso tudo deve ser desculpa por existir um mercado que sequer questiona o preço do que paga, ou que se propõe a pagar o que quiserem cobrar.

 

Já os impostos absurdos aos quais eu me referia eram, por exemplo, os que se pagam para importar uma bota Scarpa pelo ebay, hehe. A importação não é facilitada de modo algum, seja pelas altas taxas de importação ou ainda pela demora gigante para receber o produto, isto se não for extraviado pela alfândega né.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu comprei dois pares de botas, um tênis e uma papete pelo EBay, todos de vendedores dos EUA. Quando paguei imposto, era 60% sobre preço mais US $25 de frete. Alguns passaram sem pagar nada. Atualmente eu incluo no custo isso aí mais o R$12 que os Correios cobram.

Mesmo assim pode valer a pena pelo simples motivo que você pode achar uma super oferta e receber um produto novo, recém saído da fábrica, de um vendedor que faz ofertas para competir com outros vendedores e não um cartel como aqui.

 

Eu acho que tem muito estoque velho no mercado brasileiro, requentado de saldos de estoque do hemisfério norte sendo vendidos como novos. Anos atrás, o mochileiro gaúcho Thiago Korb escreveu sobre a defasagem da linha Salomon da Orientista de Santa Maria - RS em relação aos vendedores Salomon de Rivera, era coisa de um ano ou mais. Rivera vendia o mesmo modelo que EUA/Europa, aqui só o do ano anterior. Vai saber pode onde andou o estoque da Orientista antes de chegar ao Brasil e ser vendido a ela...

Sobre preços aqui e la fora. Só por curiosidade eu peguei a bota Salomon Men's Discovery GTX e olhei o preço dela na Amazon EUA, Amazon France e Amazon Italia e comparei com os preços daqui:

 

Amazon EUA Price: US $111.33 - US $242.1

Amazon France: EUR 119,00 - 203,36

Amazon Italia: EUR 115,00 - 159,00

 

e comparei com aqui (usando 1 dolar = R$ 3,00, 1 Eur = R$ 3,20)

 

Orientista R$ 599 (US $ 199)

Kanui R$ 749 (US $ 249)

Arco e Flecha R$ 543 (US $ 181)

 

Pegando os preços mais baixos aqui (arco e flecha) e lá (EUA), da 69% de diferença, muito parecido com a taxa esperada. Já a kanui preferiu o lucro Brasil

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...