Ir para conteúdo

Barracas: Qual comprar?


dpa

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Olá Otávio, como vai?

Estou buscando uma barraca boa. Li bastante aqui no site e vi que vc sempre comenta com pertinência.

Gostaria de saber na sua opinião qual barraca recomendaria para alta montanha (travessia Petro - Tere serra dos orgãos, Pico das agulhas negras Itatiaia). Sou de Angra dos Reis e tbm farei acampamentos em praias e matas pela região. Namorei bastante a AZTEQ Nepal e a Mini. Seria para mim e para minha mulher. Achei um pouco salgado o preço da AZTEQ. Se possível de uma clareada tbm em sacos de dormir. Muito brigado.

 

Recebi esta pergunta em MP, mas vou responder por aqui. Assim mais gente com a mesma dúvida pode participar.

 

Primeiro, não existe alta montanha no Brasil. Barraca pra uso em terras tupiniquins são as três estações. Até dá pra usar uma quatro estações, mas apenas no inverno e em montanhas mais altas (Mantiqueira, Caparaó) e sul do Brasil. Lembre-se que as quatro estações e barracas para alta montanha são mais pesadas, mais quentes, resistem a ventos fortes e por isso tem mais varetas, saia de neve, etc...

Pode ser que num dia de inverno, na Pedra da Mina, com ventos fortes, você queira uma estações, mas vai carregar o peso dela para outros lugares que não serão necessários. Sem contar que são mais caras e difíceis de achar no Brasil.

Isto posto, vamos ver as alternativas que temos por aqui. Na minha opinião , temos três barracas que servem para trekking e montanhismo no Brasil, vendidas em lojas brasileiras: as Azteq Nepal e Minipack e a Quechua Quickhiker ultralight. Elas tem um peso razoável, boa impermeabilidade e qualidade nos materiais. De ruim, todas não são auto-portante, não ficam em pé sozinhas, apenas com as cordinhas esticadas. Isso é ruim em lugares de muita pedra, aonde as vezes não dá pra espetar os espeques.

Também são piores em relação a aguentar ventos fortes. Neste quesito a Quechua se sai melhor que as Azteq. Sem contar o preço, são as mais caras vendidas por aqui, à exceção das importadas MSR, Camp, TNF, Marmot, etc... que algumas lojas tem a venda e são caríssimas.

Uma alternativa seria comprar uma barraca mais barata, de menor qualidade, e se virar com o que você tem. Falcon da Náutika, Arpenaz da Quechua, Everest da Guepardo são alguns modelos muito utilizados e que sabendo montar, escolhendo bem o lugar pra acampar, dá pra se virar com ela.

Claro, pegar uma tempestade no Castelo do Açu com uma Náutika não deve ser nada legal, mas se escolher um lugar bem protegido dos ventos até vai.

Outra coisa é que uma boa barraca, bem cuidada, vai durar vários anos, vale o investimento se você pretende usá-la muitas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ola.

Estou interessado em uma barraca. Estou muito em duvida entre super esquilo 2 , quechua quickhiker 3 ou azteq katmandu 2/3?

So q com as minhas pesquisas recentes, eu venho desanimando da SE2, muita gente reclamanda do baixa qualidade dos produtos atualmente.

O que me interessa é a qualidade do produto, junto com ventilacao e impermeabilidade.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A Quikhiker UL3 é uma barraca mais técnica que a Katmandu 2/3. Ela é um pouco mais baixa e se não me engano menor. Mas é mais leve, compacta quando desmontada, sendo melhor para trekking e montanhismo.

Já a Katmandu é maior, mais ventilada, sendo melhor para praia, campings estruturados.

As T&R realmente vem decepcionando, eu descartaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, pessoal.

 

Estou programando uma viagem à Islândia no próximo verão (deles). Meu roteiro envolve uma travessia de 4 -6 dias Laugavegur - Skogar e também um acampamento de 2-3 noites em Hornstrandir, uma região remota no Noroeste Islandês. (como se a Islândia não fosse remota o bastante). As duas situações podem envolver muito vento e chuva, além de condições de tempo que mudam rapidamente. O frio eu resolvo com roupas e saco de dormir. Mas a questão da barraca me preocupa, preciso de mobilidade, agilidade e confiança na barraca, pois é essencial me manter seco. Qual barraca encontro no Brasil que possa ser minha companheira lá na Islândia? Obs: Vou sozinho. Obrigado desde já, amigos foristas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, pessoal.

 

Estou programando uma viagem à Islândia no próximo verão (deles). Meu roteiro envolve uma travessia de 4 -6 dias Laugavegur - Skogar e também um acampamento de 2-3 noites em Hornstrandir, uma região remota no Noroeste Islandês. (como se a Islândia não fosse remota o bastante). As duas situações podem envolver muito vento e chuva, além de condições de tempo que mudam rapidamente. O frio eu resolvo com roupas e saco de dormir. Mas a questão da barraca me preocupa, preciso de mobilidade, agilidade e confiança na barraca, pois é essencial me manter seco. Qual barraca encontro no Brasil que possa ser minha companheira lá na Islândia? Obs: Vou sozinho. Obrigado desde já, amigos foristas.

Já cogitou alugar uma barraca ao invés de comprar?

Se for utilizar apenas para esse passeio, pode acabar com ela "empacada" depois. Caso já tenha pensado e descartado o aluguel, pegaria as sugestões do Otavio e compraria por lá mesmo. Mais opções, melhores preços, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Porque não compra por lá?

:arrow:http://www.vaude.com/en-BE/

:arrow:http://www.vango.co.uk/gb/

:arrow:http://www.terra-nova.co.uk/

:arrow:http://www.lightwave.uk.com/

Tem também as italianas Ferrino e Camp, a francesa Quechua (que é vendida no Brasil na Decathlon)...

 

Não cogito comprar lá, pois quero me ambientar bem com o equipamento antes de ir, as travessias e acampamentos podem ser perigosos dependendo do clima, que é imprevisível. Sobre alugar, não é apenas para este passeio, venho caminhando sozinho nos últimos tempos e agora desejo dar um Up nas aventuras acampando no local.

 

Hoje encontrei uma Azteq Nepal por R$760 em Curitiba, será que ela dá conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mas é só montar no hotel antes de ir pro mato, digo, gelo!!!

A qualidade e quantidade de barracas lá é muito maior que por aqui.

A Nepal é uma das melhores vendidas no Brasil (e uma das mais caras também), mas não é indicada para ventos fortes e muito frio.

Mas cuidado! Se comprar uma 4 estações na Europa dificilmente irá utilizá-la no Brasil em locais quentes.

Procure uma 3 estações gringa, auto-portante, e seja feliz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...