Ir para conteúdo

Travessia Cataratas dos Couros - Cachoeira do Segredo, Chapada dos Veadeiros


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Sandro:

 

Imaginei isto ao cair naquela água fria do poção da cachoeira. Baixa insolação, a corrente de vento, o efeito spray da água que cai de grande altura!

 

Foi Renato que me avisou que aquele arbusto era uma conífera, é a única espécie no cerrado. Aparece nas áreas mais elevadas do cerrado. Quem deu esta informação ao Renato foi o Fabio do ICMBio. Quando ele voltar de férias perguntamos a ele porque não sei as respostas.

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Bom dia Renato. Parabéns pelo passeio.

Sou de Goiânia e estou indo para a chapada próxima semana.

Estou pensando em fazer essa travessia.

 

Queria te perguntar o seguinte:

 

Esse trajeto marcado pelo GPS que disponibilizou, foi exatamente o que vc fez na trilha relatada ?

 

Esse preço da entrada da cachoeira 25$,talvez seja "pãoduragem" minha, mas considero um valor alto.

 

A média de preço das entradas de cachoeiras por lá é esse ?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Valeu, Helton!

 

Sandro, também não sei se a planta tem algum uso, foi o Fábio que mostrou ela pra gente e disse que era a única espécie de conífera do cerrado.

 

Beleza, Marcelo!

O trajeto é exatamente esse. O que a gente fez foi um pouquinho diferente na parte final, mas é desnecessário, pois descemos a encosta contornando um morro por uma mata fechada numa trilha antiga, não utilizada mais, foi erro mesmo. Esse que está marcado é o correto e o mais fácil.

Também achei o valor abusivo, mas sem dúvida é uma das cachus mais bonitas da Chapada dos Veadeiros. Agora deixe eu te assustar com valores, tem uma área de camping há uns dois km da cachu do Segredo, num lugar bem legal às margens de uma linda piscina natural, mas cobram R$ 180,00 pra vc acampar lá.

Há uns 5 anos que não pagava pra entrar numa cachu, então estou desatualizado. Pra visitar almécegas custava R$ 15,00, Vale da Lua 10,00, Loquinhas R$ 15,00, mas acho que todos esses valores estão defasados, pois como disse visitei-os há algum tempo atrás. Dentro do PARNA não há cobrança, Couros e Sertão Zen tbm tem entrada livre.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Linda travessia! Excelente relato e fotos. Estão todos de parabéns. Certamente farei essa travessia em breve!

A propósito, a "conífera" da foto me parece uma arniqueira (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnica-brasileira). E sim, faz-se muita coisa dela (vide link).

Abraços e muitas trilhas para todos em 2014!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Kdusandes, se vc sair bem cedo dá pra fazer sim. Nós saímos das Cataratas dos Couros por volta das 11:00 da manhã, gastamos umas 4 horas até o lugar no qual acampamos. Mais umas 4 horas de caminhada vc chega num local de camping às margens do Rio Segredo. No mapa que postei está como "ponto de água (local de camping). Se vc sair dos Couros entre 08:00 e 09:00 horas da manhã, vc chegará ainda com luz nesse local. De lá a pernada até o Segredo é baba. Só descida e um pedaço de estrada.

Se precisar de companhia, é só chamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 6 meses depois...
  • Membros

Olá! Amei a ideia da travessia!!!

Estou indo pra Chapada no início de fevereiro, época de chuvas! Estou pesquisando pra montar o roteiro, quero muito trekking e quanto mais roots melhor.

Preciso saber se é possível fazer essa travessia nesse período. A das Sete Quedas, por exemplo, não estará aberta devido às cheias.

Valeuuuu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Taci Neves, é possível e acredito ser até mais fácil pela disponibilidade de água. O único rio mais caudaloso e que pode ficar um pouco mais difícil de atravessar é o Rio dos Couros, mas nada que atrapalhe, pois ele tem muitos trechos bem rasos. Não há risco dessa travessia ou dessa parte da chapada fechar, pois fica fora do parque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...