Ir para conteúdo

Livros de Aventuras.


Posts Recomendados

  • Membros

Um equipamento importante aos aventureiros são os livros da área. Afinal, nada como se informar bem e melhorar bastante a aventura...

 

Nesse sentido, quais são os LIVROS DE AVENTURA que vocês recomendam e que bagagem de informação eles acrescentam aos aventureiros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Olá!

 

Se quer ler e aprender sobre aventuras, na minha opinião, nada melhor que os livros e artigos do Sérgio Beck. Procure em lojas de livros usados (hoje há várias online, na internet). Os livros dele não são mais editados, o que é uma pena. Várias gerações de aventureiros "se formaram" lendo seus relatos e aventuras, bem como suas dicas, sempre pertinentes e úteis. Ele também editou por algum tempo uma revista, chamada "Aventura Já" que se tornou referência no segmento mas teve uma vida bem curta. Se tiver sorte e encontrar alguma num sebo não pense duas vezes.

 

Um artigo sobre isso: http://altamontanha.com/Noticia/3451/aventura-ja-historia-de-uma-autentica-revista-andarilha

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Sergio Beck ainda é vivo, possui 3 filhos e mora em Botucatu. Após o falecimento de sua esposa abandonou o esporte, não sei ao certo por que motivo. Preside uma associação de produtores de mel nessa cidade e é fácil encontrá-lo lá, caso queira visitá-lo. Algumas lojas ainda possuem seus livros à venda, sendo a mais fácil de comprar a loja equinox:

 

http://lojaequinox.multibits.com.br/catalogsearch/result/?q=beck&x=0&y=0

 

Sergio Beck foi e ainda continua sendo uma grande influência na minha vida, junto com Cristiano Requião, tendo sido inclusive incentivado por este para escrever seu primeiro livro em 1989, o "A Aventura de Caminhar". É de lamentar que ele tenha sofrido tamanha perda, pois parou definitivamente de escrever após esse episódio, sendo que na época estava escrevendo um livro de roteiros sobre a Chapada Diamantina. Defasado ou não, serve como registro de uma época. Sua postura humilde perante sua própria importância também colabora para seu próprio esquecimento, do seu papel na divulgação e orientação quanto às boas práticas no esporte. É uma lenda viva, queiram ou não.

 

Os Livros que mais me influenciaram foram o "Convite à Aventura" do Sergio Beck e o "Manual do Excursionista" do Cristiano Requião. Os dois juntos se completam. E o mesmo pode ser dito do "Livro de cozinha do excursionista faminto" e o "Cozinhando ao ar livre". São leituras ótimas, excelentes livros que se não houver quem os proteja e divulgue na internet, ficarão esquecidos para sempre.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Comecei lendo (e fazendo um curso) com Guilherme Cavallari de Gonçalves - MG, dono e escritor da Kalapalo Editora (http://www.kalapalo.com.br/novo/loja/livraria), ele possui um guia de Trekking mto pequeno e prático que me ajudou um bocado no início com meus equips.

 

Mas o foco dele é mais trilhas de bike, mas fica ae a recomendação! ::cool:::'>

 

Um outro que tem me ajudado é o "Guia Criativo para o Viajante Independe - América do Sul", pois vou mochilar no nosso continente. É bem simples e de fácil linguagem!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...