Ir para conteúdo

Bolívia + Chile + Peru (26 dias - abril/2015) TUDO por 1.600 dólares!


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Cara, você falou que a semana anterior a viagem é a mais punk. Daqui a exatos 7 dias estarei chegando em Sta Cruz de la Sierra ahahaha to pilhadão, tá foda! hahah dia inteiro só lendo dicas, relatos, vendo vídeos, etc.

 

É assim mesmo, Matheus kkkkk. Por mais que você se antecipe, surge muita coisa de última hora. Você nunca acha que estará pronto o suficiente. Mas relaxa que na hora dá tudo certo. Já no início da viagem você fica mais tranquilo.

 

Boa viagem, cara! Aproveite bastante e depois traga seu relato pra gente. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Capítulo 4: Vulcões, desertos e as Lagunas Altiplânicas.

04/04/15

 

Uyuni - 2º dia

 

Acordamos para o café da manhã, que foi servido por volta das 7h30. Tem sempre um pão-de-chola (uns pães redondos bem típicos), uma espécie de margarina, geleia de morango, saquinhos de chá, café solúvel e coisas desse tipo. Você perceberá que esse menu se repetirá muitas vezes nessa viagem.

 

Às 8h, partimos rumo ao 2º dia do tour. A expectativa era grande, já que seria o dia mais longo do passeio, e também o dia em que conheceríamos belas lagunas, vulcões, desertos e todas aquelas paisagens deslumbrantes.

 

A primeira parada foi num mirante onde pudemos observar o Volcán Ollague. É um vulcão ainda ativo, que fica o tempo todo fumegando, bem interessante de ver. A região é um tanto quanto desértica, e as paisagens são bem bonitas. Lembre-se que você está a mais de 4.000m de altitude antes de ficar querendo pular de pedra em pedra, como eu – é capaz de ficar tonto e sem ar. Vá devagar.

 

01_salar_mirador_del_volcan_ollague.jpg.8b3ce1d7ac0e70f84789ccb5b99852fc.jpg

 

02_salar_mirador_del_volcan_ollague.jpg.e952441c91d59887c149cf82e94caaf8.jpg

 

Depois do mirante, seguimos para as famosas Lagunas Altiplânicas, nome dado às lagoas que se localizam em planos de altitude elevada (dã, juuuura?). Essas lagunas são utilizadas pelos flamingos como pontos de alimentação e descanso durante os movimentos migratórios.

 

Sabe aqueles cenários tipo fundo de tela do Windows, que você acha que não existe, de tão bonitos? Pois é, eles existem. As paisagens aqui são espetaculares e diferentes de tudo o que estamos acostumados.

 

Seguimos nessa ordem: Laguna Cañapa, depois Laguna Hedionda (onde nos foi servido o almoço) e Laguna Honda, que na verdade não sei se chama Honda ou Ramadita, porque cada mochileiro/site/pessoa chama por um nome diferente.

 

03_salar_laguna_canapa.jpg.4093beb7e65bc7d5ae46c10b139b4ed1.jpg

 

04_salar_laguna_canapa.jpg.5bee6b481b446812570e2aa69c7f6b93.jpg

 

df8686adba49f57536b22e4024d3b50b

Laguna Cañapa.

 

07_salar_laguna_hedionda.jpg.b17b3f3e822e240dfcbc924ee2458c99.jpg

 

0087d815a0aa6cb4789f74ef44de5991

Laguna Hedionda - Tão linda que chega a ser um crime... Um crime hediondo. Hã, hã, entendeu o trocadilho?! ::hahaha::

 

dcfca0ef34c2297cb7c6c94335db3a2e

Flamingos na Laguna Hedionda.

 

f88d18a20a8bed708418cad394703448

Laguna Honda (ou Laguna Ramadita, vai saber).

 

c67157ca29a84c9e3a9f4818d996027e

Eu e a Laguna Honda. (aquelas legendas do Orkut)

 

O esquema de visita a essas lagunas é basicamente chegar, ficar uns minutos, partir pra outra, que costuma ficar a menos de uma hora de distância, ficar mais uns minutos, almoçar, partir pra outra, ficar mais uns minutos, e depois segue viagem.

 

Depois de curtir aquelas maravilhosas paisagens, seguimos viagem rumo à próxima parada: o Deserto de Siloli. Trata-se de um dos desertos mais áridos do mundo, conhecido por suas curiosas formações rochosas resultantes da ação do vento. Dentre essas formações, está a mais famosa, a Árbol de Piedra, que tem esse nome por se parecer com uma árvore de pedra (dã, juuuura de novo?).

 

0c4fbf1a88897d008c18caa4eb80def6

Deserto de Siloli.

 

ba69ee06fb38009e4fc461ff58ef11d5

El Árbol de Piedra - Deserto de Siloli

 

A essa altura, estamos praticamente na porta de entrada da Reserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Avaroa. É lá que pagamos a entrada de BS.150 (preço fixo para estrangeiros). Já de cara, avistamos a laguna mais linda de todas: a Laguna Colorada, lar daqueles trilhões de flamingos. E, ali mesmo, próximo à laguna, estava o hotel em que passaríamos nossa 2ª e última noite desse passeio.

 

Chegando lá, o motorista nos deixou no hotel e começou a retirar nossa bagagem. O jantar seria servido mais à noite, então teríamos tempo para conhecer os arredores, andar pelo lago e inclusive ir até um belo mirante que avistávamos mais a frente.

 

Aqui devo fazer uma observação. Muitos motoristas levam os viajantes até esse mirante e, depois de mais ou menos meia hora, vão para o hotel. Há os prós e os contras. O contra é que com isso você fica limitado à meia hora do motorista. A vantagem é que tem o conforto de ir e vir de carro. Já pra quem tem que ir andando, como nós, tem a vantagem de ficar lá o tempo que quiser e curtir mais o visual na caminhada. Em contrapartida, você tem que ANDAR até lá, e depois subir o mirante, e a distância é maior do que nossos olhos nos dão ideia, o vento é forte, o frio é cortante, e o cansaço é real.

 

Aí você me pergunta: se pudesse voltar lá e decidir por qual forma ir, escolheria o carro? Não, escolheria ir andando, mesmo. É mais cansativo, mas você vivencia melhor o lugar, e ainda fica o tempo que quiser no mirante, sem pressa. Mas isso vai de cada um.

 

93529c38d70d9f9c942de87f7744188f

O mirante na Laguna Colorada.

 

b77938966058786f51e942cceb4befed

Laguna Colorada - ao fundo, muitos Flamingos, mas era proibido se aproximar.

 

4da676fde8e8e8b24a8a9a34c5d866eb

Laguna Colorada.

 

30fb0d46bcb4d943a42a4c9c66f72e25

Laguna Colorada.

 

Depois, com o frio e o vento já consumindo nossa alma, voltamos para o hotel e fomos descansar um pouco, aguardando servirem o jantar. Esse hotel é mais simples que o da noite anterior, e cada quarto possui 6 camas, onde ficamos com nossos companheiros de viagem. Não há chuveiro para banho, e o banheiro é de uso coletivo. Mas não é nenhum fim do mundo, basta apenas desapegar de frescuras e ir se preparado para os perrengues comuns desse tipo de viagem. Assim você nunca se frustra.

 

E, convenhamos, quem quer luxo e vida boa que vá fazer um cruzeiro. ::lol4::

 

Dica: lenços umedecidos, no melhor estilo banho de gato. É ótimo pra dar aquela limpada na pele e ainda deixa com cheirinho de bunda de neném. Acaba que você usa bastante esses lenços durante viagem, porque higiene não é o forte dos estabelecimentos por essas bandas rs.

 

Mais tarde, decidimos brincar de adedonha, e as gargalhadas foram certas. Imaginem dois brasileiros, dois eslovenhos, um alemão e uma boliviana brincando de adedonha, em inglês. Hilário. Altas confusões do tipo fazer o jogo todo com a letra “e” quando na verdade era com a letra “i”, porque a Nina se confundiu na pronuncia da letra hahaha. Fala sério, deu até saudade desse povo. :lol:

 

Jantar servido, enchemos o bucho e fomos dormir cedo. Até arriscamos uma saidinha do hotel pra ver como estava a noite, mas não duramos mais que 5 minutos. O céu estava lindo, estrelado, mas o frio maltratava. Mal sabíamos nós o que nos aguardava no dia seguinte. Levantar de madrugada e enfrentar o pior frio que já senti na minha vida. ::Cold::

 

SALDO DO DIA:

BS.150 Entrada na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa

TOTAL: Bs.150 (US$ 21)

 

No próximo capítulo: ¡Adiós, Uyuni! A beleza dos Geisers e o sofrimento dos -10ºC.

Editado por Visitante
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parabéns pelo relato e pelas fotos, Rodrigo! Mandou mt bem! Moro na Serra- ES, e pretendo fazer meu mochilão p/ Bolívia e Peru em Abril/ 2016 (o Chile, infelizmente, ficará de fora). Estou na fase das pesquisas - muitas pesquisas, muitas dúvidas-, pensando no roteiro, acompanhando valores das passagens, enfim.. fase inicial. (Ah, eu como também moradora do litoral, estou preocupada com esse tal mal da altitude!) Aguardando próximos capítulos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, suas fotos estão fantásticas. Como amador de fotografia estou aqui babando.

 

Só aumenta mais minha ansiedade pra viajar. Estou aqui na expectativa de saber mais, pois seu relato é um dos mais recentes e vai me ajudar bastante, sobretudo em relação aos locais aonde se hospedou, agências, valores, transporte, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Quando vc começou a fazer as pastagens e avisou que seria extenso pensei em esperar o resumo ao qual vc disse que faria no final, mas o fato é que é impossível não ficar apaixonado pelo seu relato e ainda com essas imagens sensacionais. Parabéns e não demore com o próximo capítulo.

 

Obrigado pelas palavras, Vinicius. Esse feedback de vocês dá mais gás pra gente continuar o relato. Valeu! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...