Ir para conteúdo

Minha viagem à Bruxelas - 2 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Atualmente moro em Dublin, então por quê aproveitar para viajar? Justo! A cidade escolhida, por ser perto, acessível e não precisar de muitos dias para conhecê-la, foi Bruxelas, na Bélgica. E percebi que foi uma ótima decisão!

 

Quando? Junho/2015

Temperatura? Calor, em torno de 23oC

Custo? Cerca de €250

Hostel? BRXXL5 e Meininger

Dias? 2

 

Eu sempre começo uma viagem muito antes dela realmente acontecer, com todas as pesquisas sobre o local e as pessoas de lá. Mas dessa vez eu me perdi nos dias e tarefas e não consegui pesquisar NADA. No caminho pro aeroporto mandei mensagem à dois amigos (obrigada Ricardo Sato e Ceci!), pedindo o maior número de informações que ele podia dar, até mesmo como ir do aeroporto para o centro da cidade.

 

DIA 01

 

O voo foi tranquilo. Cheguei lá um pouco perdida e ao tentar comprar o ticket do ônibus para o centro da cidade, e não conseguir, me lembrei que lá não se falava em inglês, e sim em francês (grande maioria). Não conseguia entender o guichê automático de compra, e não sabia nem mesmo que ônibus eu tinha de pegar. DICA*Não cometam meu erro. Sempre pesquisem!! Ok..na fila da imigração ouvi alguns brasileiros, achei eles em alguma fila de ônibus e resolve ir lá pedir ajuda. Claro, que todo bom brasileiro ajuda o outro brasileiro, não tive problemas. Eles me disseram o ônibus que eu devia pegar. Acabei fuçando na máquina de bilhetes e conseguir comprar o de 1 dia, que custa cerca de €7.50, onde você pode pegar qualquer ônibus e metrô por 24 horas.

 

Peguei o ônibus, e para me certificar que estava indo pro lugar certo resolve perguntar ao motorista em inglês. É claro que não adiantou muito, mas fui na fé. Azá! Eu não consigo lembrar o número do ônibus que peguei, e outra que não sei se era certo. Pesquisando depois vi que os ônibus de números 272 e 471 fazem a ligação entre o aeroporto e a estação de trem de Bruxelas Norte (Noordstation / Gare du Nord), em cerca de uma hora. E depois você tem de pegar o trêm para o centro.

 

Minha primeira impressão da cidade, olhando de dentro do ônibus foi: cadê as pessoas desse lugar? Eram meio dia de um sábado e eu só via alguns gatos pingados pela rua, tudo muito vazio.

 

Continuando… Eu senti que aquele ônibus não ia me levar ao lugar certo, então desci no primeiro ponto que possuía um trem próximo. Os ônibus, muito modernos, possuem telas digitais descrevendo cada ponto. (y) Juro que não lembro a estação que desci, queria lembrar, mas fui até o guichê da estação de trem (totalmente perdida) e perguntei para o cara qual estação eu tinha que ir pra chegar ao centro, na Grand Place (que é o lugar mais famoso de Bruxelas e o centro de tudo). Com palavras chaves eu entendi que eu devia ir até a estação De Brouckére. Se acostumem com os estranhos nomes, um mais complicado que o outro.

 

O trem de Bruxelas é bem precário e bem deserto, mas o lado bom é que tem linhas que cruzam com o metro, então facilita. Ao chegar no centro percebi que todas as pessoas da cidade estavam lá. \o/ Fui andando e curtindo o centro, mas precisava ir até o hostel deixar minhas coisas. E adivinha? Eu também não fazia idéia de onde era, só sabia o nome da rua (realmente muito bem informada). No wifi, no google maps! Perguntei à algumas pessoas na rua mas ninguém sabia, então fui até um posto de informação na Grand Place, comprei um mapa e perguntei ao funcionário, que soube me indicar onde ir.

 

Rumo ao hostel [BRXXL5]. Do centro até lá demorou cerca de 15 minutos andando. Uma boa localização, que me pareceu segura. Hostel limpo e organizado, gostei muito. Ainda não podia fazer o check-in, tive que esperar até as 3pm. Então deixei minhas malas guardadas numa sala e parti para turistar. Neste dia andei mais pelo centro e ao redor. Visitei lugares como o Grand Place (principal praça); Manneken Pis (famosa estátua do menino fazendo pipi); Catedral de St- Michel e St-Gudole (lindo por dentro e por fora); Galeries Royales St Hubert, comi o waffle com chocolate belga, e morango, e chantility; um salgado específico de lá chamado Hellos (bem bom, veja foto). Dei uma boa andada e antes de anoitecer (10pm) resolvi voltar para o hostel.

 

[Vou colocar fotos]

 

Check-in feito, cama escolhida, banho tomado. Resolvi fazer o pub-craw, já que não tinha tido tempo de fazer amizade no hostel. Resumindo: conheci algumas pessoas, alguns bares, algumas cervejas belgas e DICA*Se puder, vá ao estacionamento chamado “Parking 58” e suba até a cobertura. São uns 30 andares ou mais. De lá você verá a cidade inteira, e quando eu fui estava rolando uma festinha top. E pra melhorar consegui ver o final do pôr do sol.

 

DIA 02

 

Check-out, pois tinha reserva em outro hostel. A primeira coisa foi achar o próximo hostel [Meininger], que era um pouco mais longe que o BRXXL5, e após o canal. Dizem que depois do canal não é muito seguro e eles aconselham a tomar um certo cuidado. Chegando lá, também não pude fazer o check-in, somente depois das 3pm. Deixei minhas coisas na salinha e parti para turistar novamente.

 

Primeira parada: Atomium. Um dos pontos famosos em Bruxelas, esse átomo gigante é como se fosse a Torre Eiffel deles. Resolvi comprar o ingresso do Mini-Europe junto, que saia mais barato (os dois juntos cerca de €21). E o melhor é o fato de ser um do lado do outro, literalmente. Para chegar lá, peguei o metrô e desci na estação Heysel (linha azul).

 

Atomium: Incrível por fora. Dentro é uma exposição explicativa sobre a construção e tudo mais, você sobe escadas (rolantes, por favor) que não acabam mais. Você sobe uns 5 andares, e no final desce tudo de novo, para se quiser, subir de elevador até o último andar com vista panorâmica. DICA*Eu esperei mais de 1 hora na fila, não achei que valeu tanto a pena, fiquei cerca de 10 minutos lá em cima. Então veja se vale a pena gastar esse tempinho caso a fila estiver muito grande.

 

Mini-Europe: É realmente como o nome diz, é uma cidade onde possui as principais atrações de cada país em miniatura. Achei muito bem feito e diferente. As miniaturas são perfeitas. (y) Você gasta cerca de uns 45 minutos lá dentro.

 

Comi na lanchonete que tem ao lado do Atomium, e fui dar uma andada. Indo e voltando do Mini-Europe, você passa por um lugar cheio de restaurantes e um parquinho, bem bonitinho lá.

 

[Vou colocar fotos]

 

Próxima parada, Parc de Bruxelles. Peguei o metrô novamente e fui até a estação Park/Parc, que é praticamente dentro do parque, sai de cara com uma das entradas. O parque é sossegado, não muito grande, nem super lindo, mas foi ótimo pra deitar na grama e tirar um cochilo ao sol. Em uma das saídas do parque você encontra o Palácio Real, bem de frente.

 

Logo depois voltei ao hostel para o check-in. Cama escolhida, banho tomado. É realmente bom quando o dia dura muito tempo, dá pra aproveitar muito. Eram 8pm e ainda tinham mais 2 horas de luz. Maravilha, fui comer as maravilhosas batatas-fritas que todos falam, e é boa mesmo, indico. Fui num bar perto da Grand Place, onde você pode provar 6 diferentes tipos de cerveja belgas: La Trappe, Waterloo, Brugge, Karmeliet, Kwak e Delirium. O preço é meio salgado, €20. Mas se você tiver disposto, vale a pena, a Kwak é muito boa. Se puder, beba ela em um copo que parece uma ampulheta de areia. E depois foi a vez do famoso bar chamado Delirium.

 

Delirium: todos falam (mas todos mesmo!) desse bar, que tem variados tipos de cervejas e que sempre está cheio de gente. Fui no domingo, às 11pm e estava vazio. É bem legalzinho, mas minhas expectativas estavam muito altas, então não achei tudo isso o que falaram, talvez por ser domingo? As ruas que cercam o bar são demais, todas estreitas e cheias de restaurantes e bares, bem arrumadinho, gostei.

 

[Vou colocar fotos]

 

De volta ao hostel, pra dormir, acordar e ir direto ao aeroporto.

 

Aeroporto Zaventem: o método mais rápido para chegar à ele é de metrô e trem (foi a dica da recepcionista do hostel). Da estação Graaf Van Vlaanderen (que é perto do hostel), fui até a estação Gare Centrale e de lá comprei o ticket na bilheteria e peguei o trem que vai direto pro aeroporto. Custou cerca de €8. O trem demora cerca de 20 minutos para chegar.

 

DICAS:

 

• Se for andar bastante de ônibus ou metrô, compre o bilhete de 1 dia, que custa €7, se não me engano.

• Coma batata-frita, waffle e chocolates. Valem a pena.

• Eu não fui em nenhum Museu, mas se tiver tempo, dizem que são bem legais.

 

Sobre o inglês: no centro da cidade a grande maioria fala inglês, mas quanto mais você se afasta pior é, se você quiser testar seu francês (caso tiver) essa é a hora. :) Lembre-se que as duas línguas faladas são o francês e neerlandês.

 

Resumindo eu gostei muito de Bruxelas, a arquitetura do centro é bela, o cheiro de chocolate ao andar pelas ruas é fantástico, as pessoas são educadas, e o sol ajudou muito eu adorar ainda mais. É uma cidade encantadora e acolhedora!

 

Ps.: Desculpem por ter esquecido algumas informações, eu não tinha planejado escrever sobre a viagem antes, então foi tudo de cabeça. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Sarah, tudo sim e você?

 

Fiquei em dois por cause do preço. Ficar no mesmo dois dias estava mais caro, estão decidi pegar o dia mais barato de cada um. Os dois hostels são ótimos, excelentes, tudo muito limpo e organizado, nada a reclamar. E o Brxxls fica numa localização boa (uns 15 minutos da praça central, andando).

 

Fiz um Pubcrawl que vi no Google (o primeiro que aparece, não lembro o nome), mas se você perguntar no hostel eles vão saber te dizer o melhor ou o mais procurado. Acho que é melhor de sexta-feira.

 

Não é das mais seguras, mas não tive problema algum, e eu viajei sozinha, então não fique preocupada. Só tome os cuidados que você tomaria se estivesse no Brasil. Dizem que depois do canal é mais perigoso, mas nada comparado ao que estamos acostumadas, é só não dar bobeira com bolsa e etc. No centro é tranquilo.

 

Espero ter ajudado! :)

 

Boa viagem!! Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...