Ir para conteúdo

Alguns dias em Salta (AR) 2011/set


Posts Recomendados

  • Membros

Acabo de chegar de uma viagem em que passei por Salta (AR) e resolvi escrever aqui o relato dos dias que passei a fim de incentivar outros mochileiros a irem a essa cidade que eu particularmente gostei muito e voltaria outra vez. Também porque tive bastante dificuldade de conseguir informações sobre lá e encontrei somente dois brasileiros no último dia, sinal de que é destino pouco conhecido por aqui.

 

O verdadeiro objetivo dessa viagem era ir para o Uyuni e Atacama, e, por questões logísticas e de tempo disponível, descobri Salta e a incluí no roteiro até porque lá tem um aeroporto que serve alguns voos internacionais.

 

Vou considerar aqui a minha saída do Atacama como o primeiro dia, pois o percurso é muito interessante. Em primeiro lugar, sabia que duas empresas de ônibus faziam o percurso entre San Pedro e Salta cada uma em três dias da semana e um dia (q não sabia qual) não tinha ônibus, restava torcer pra esse dia não coincidir com meu roteiro. Por sorte isso não ocorreu e aqui vai a informação importante: o único dia da semana que não tem ônibus é o sábado. As empresas que operam são a Andesmar e Pullman, tem tb a Geminis que acho que faz os mesmos dias que a Andesmar. A passagem custa acho que uns 200 AR.

 

Dia 1 - Saída de San Pedro de Atacama

O ônibus não parte de SPA mas sim chega lá pelas 9:30 e nesse caso ele atrasou foi um bocado e tivemos que esperar por ele no ponto (isso mesmo, não tem terminal de ônibus lá) nem banheiro nem venda de nada. Depois o ônibus passa na aduana chilena, uma recomendação é fazer o cambio antes tanto para ter AR quanto para acabar com os CHI, pois na aduana argentina não tem cambio nem nada e o cambio na aduana chilena nos deu prejuízo pq além de ser mais caro faltavam moedas e num dava troco de U$.

 

A viagem é longa (dura o dia inteiro) mas estrada é muito boa e as paisagens mudam drasticamente de forma que viram uma atração turística, desertos, planícies de sal, geleiras no lado da pista, vulcões e montanhas, florestas temperadas, pequenas vilas e belas fazendas sem falar na descida dos andes quando vc fica acima das nuvens. O gráfico a seguir mostra a variação de altitude da rota.

g1.gif

No meio do caminho há uma quebrada da qual não lembro mais o nome mas acho que é Salto de algo. Muito legal como depois de tanta área plana e estradas retas suge essa formação enorme nos lados da pista obrigando suas curvas.

algumas fotos:

 

20120524192617.JPG

Quebrada.

 

20120524193516.JPG

Nuvens abaixo da estrada

 

Depois de chegar na parte mais alta da estrada você consegue ver as nuvens abaixo e começa a descida em caracóis, são poucos veículos transitando, na maioria são carretas e elas tomam toda a pista da hora de fazer as curvas fechadas, que aliás são sinalizadas por uma seta bem mais fechada que a gente conhece das estradas brasileiras.

 

Na aduana, tem que passar as malas na máquina de raio-x, aí tinha um cara tirando as malas do ônibus e de lá a gente levava pra dentro da aduana. Depois da aduana devolvemos ela para o ônibus, aí quando entrei no busão o tal cara que tirou e botou as malas tava lá dentro pedindo gorjeta pros gringos da frente que pareciam se fazer de desentendidos. Também não dei dinheiro pra ele, afinal quem carregou mesmo a mala fui eu, além do mais, eu não tinha pedido pra ele fazer isso e a lógica diz que era alguém da viação q tava fazendo isso. Na rodoviária em Salta aconteceu coisa parecida, os caras que descarregavam a mala não pareciam ser da viação e também pediam propina. Estranho né, portanto, fiquem espertos!

 

Chegando na rodoviária, há muitas pessoas oferecendo hostals. Por coincidência fomos abordadas por um representante do hostal que fora recomendado por uma agente de passeios em San Pedro, "Hostal por siempre". A diária em quarto com baño privado era 70 AR com café da manhã, wi-fi, PCs e calefação. Tem uma área social e equipe muito agradável e solícita. O taxi da rodoviária para lá foi cortesia.

 

Era noite de domingo e não tinha muito movimento, então só jantamos numa galeria que fica na praça. A primeira impressão de Salta foi muito boa, um friozinho agradável, cafés, restaurantes e lojas atraentes.

Visitar Salta exige uma adaptação, porque o coméricio "abre" as 8:30 (na verdade um dia esperei até mais de 9:30 para abrirem uma loja) e de tarde tem um siesta de 13:00 as 17:00 (isso mesmo!) e depois tudo só fecha as 20:30. É impressionante o movimento que se vê pelas ruas perto das 19:00, parece o nosso meio dia ou uma da tarde. Depois que as lojas fecham os ambulantes e hippies começam a vender pelos calçadões tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Alice,

 

Já ouvi falar de Salta e planejo na minha proxima ida a Argentina conhecer esta provincia. Na sua passagem por lá, o que elegeria como imperdivel numa visita.

 

Valeu!

Regina

 

Não deixe de visitar o museu de arqueologia de alta montanha. Ele é impressionante e a exposição sobre as pesquisas nas demais montanhas da américa é muito interessante e convida a leitura de todos painéis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

O destino da minha primeira experiência como Mochileira, foi exatamente para Salta. Sem contar que fui acompanhada pela minha filha que na época (fev/2008) estava com 8 anos!!!! Fomos de Avião até o Paraguai e de lá segui de Taxi até Clorinda(cidade na divisa do Paragay c/ Argentina) lá pegamos um onibus (Empresa Flexa Bus) e viajamos 01 noite e um dia até Salta. Adoramos a cidade e fomos muito bem tratadas. Vale visitar o Teleférico para ter uma primeira impressão sensacional!!!!. Outra dica:

Da Quebrada de Humauaca em Purmamarca vale conhecer as Grandes Salinas e a estrada que leva até este lugar bucólico.

Em Jujuy, conhecer sua Ruínas é um passeio pela história de seus antepassados.....

Paisagens de perder o fôlego é o que aguardam os turista. ::otemo::

Realmente é um roteiro onde vc não encontra muitos brasileiros.....eu o descobri quando li um Artigo sobre o Nordeste da Argentina, aí procurei ajuda no Consulado onde me enviaram prospectos e mapas para que eu pudesse conhecer melhor os lugares. Indico para todos que querem fugir da mesmice de achar que Argentina é apenas Buenos Aires....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Oi Alice,

 

Realmente é muito difícil encontrar informações sobre Salta e San Salvador de Jujuy... Minha trip será agora em Maio/2013, e como terei aproximadamente 5 dias livres no meu roteiro (Bolivia/Chile/Peru - Clássico), pensei em dar essa esticada até Salta para incluir esse pedacinho da Argentina no meu roteiro. Tenho apenas 5 dias, estou pesquisando ainda sobre passeios nessa região.

Quantos dias você ficou por lá e que passeios você fez? Vale a pena e é possível em 5 dias dar essa "esticada"?

Você escreveu algum relato sobre essa trip completa? Se sim... manda o link!

A dica do Hostel e do busão já foram anotadas e serão muito úteis!

 

Desde já agradeço,

 

Grande Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Me perdoem a ausência. :oops: Passei esses dois anos perdida da essência mochileira, mas consegui retomá-la e estou muito feliz! ::otemo::

 

Eu já tinha inclusive um rascunho aqui no site e estou tentando encontrá-lo e prometo encerrar esse relato e abrir outro da viagem que fiz esse ano por algumas cidades mais alternativas do Peru.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 2 - City tour

 

De manhã, fui fazer o câmbio (se não me engano foi em casa de câmbio mesmo). O povo lá tem esse negócio de acompanhar a cotação e comprar dólar, fazem filas enormes pra fora da casa antes mesmo de abrir. Como no meu caso era pra vendê-los foi dada prioridade.

 

Depois circulei pela cidade visitando agências de passeios (comparando preços) e a procura de uma específica (MTB) de esportes de aventura cujo folder peguei no hostel. Por fim comprei o city tour para o mesmo dia passeio de mountain bike para o dia seguinte e o passeio do Cafayate para dois dias depois.

 

As lojinhas de souvenirs são muito lindas e os alfajores e doces artesanais nem se fale.

 

Há quem não goste de fazer esses city tours, mas como não tinha a intenção de passar muito tempo na cidade e o custo era razoável fiz. Esse programa na realidade não inclui visita aos pontos (e ter que pagar entradas) mas uma vista deles. Dá pra ter visão geral da cidade de forma que você depois possa escolher melhor o que quer ver. O tour termina no Cerro.

O lugar é muito bonito com jardins e fontes. Lá em cima reparei que tem guias que fazem a decida de mountain bike e acho q deve ser muito boa.

Ahhh depois faz uma típica parada num centro de artesanato para compras. Ate que são interessantes.

Depois coloco umas fotos desse tour.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Ola,

passarei por Salta para ir a San Pedro do Atacama.

Estou com muita dificuldade de encontrar passagem de onibus, gostaria de comprar pela internet antecipadamente.

Chego de buenos aires numa terca e logo quero partir para SPA mas tudo que encontro é para comprar na quinta ou sabado. Se alguem puder me ajudar agradeco

 

Um abraco

UBUNTU !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...