Ir para conteúdo

Missões, Posadas e San Ignacio - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Ok! Minha saída está marcada pra dia 02/01/05, então...dicas finais!!!!!

1) Alguma boa dica de mapa rodoviario que envolva Argentina,Uruguai e Paraguai???

 

2) Outra dúvida crucial. Vou dar uma esticadinha em Foz....vou primeiro pra Foz via Brasil e depois Missões via Foz-Posadas ( logico que depois atravessar a fronteira de volta e passar por São Miguel)e aí então voltar pra SC?!?!?

 

3) Ou....primeiro Missoes e depois Foz via Posadas????

P.S: Ao contrario do que foi postado aqui, meu pai fez esse trajeto há uns dois anos e comentou que a estrada em que fez o trajeto Posadas-Foz é muito ruim, não há acostamento e pouca sinalização. Ainda está assim, existe mais de uma opção Posadas-Foz....alguem pode comentar????

 

4) Qualquer outra dica será MUITO BEM VINDA!!!

Já providenciei a carta verde, o cabo de aço de 3 metros, os dois triângulos ,um kit hiper-ultra-super completo pra não ser subornada pela policia rodoviária,mas....há uns tópicos passados, alguem comentou de um tal "saco pra morto"...levei meio que na brincadeira mas sei lá! Numa dessas....não duvido mais de nada!

 

5) Ah!!!!! E a questão do dinheiro.....como envolve Argentina,Uruguai e Paraguai....que moeda levo???? Levo dolares e faço cambio em cada país?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 244
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Junia, a estrada que liga Posadas a Foz, e a ruta 12, ela e pedagiada, nao tem buraco, tem bom acostamento e lugares com area de escape de mais de 50 metros.

Quanto ao dinheiro eu troquei dolares por pesos para usar na Argentina, e no Paraguai so paguei com moeda local na entrada das ruinas, em Encarnacion, na zona franca, usei dolares.

Serjao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Sergio..vc citou a ruta 12 de Posadas a Foz....pensei em algo parecido com o nosso Guia 4 Rodas ( que vai me ajudar na parte Brasileira)...pode ser neurose minha...provavelmente as rodovias devam ser bem sinalizadas com as indicações de destinos....mas se tiver algum guia rodoviario que envolva a Argentina e Paraguai ( San Ignacio Mini, Trinidad del Paraná...essas rotas...). Imprimi muita coisa na net... mas nada que realmente preste...pode ser suficiente e quebrar o galho, mas sabe quando vc quer um pouco mais de segurança???

 

Se houver alguma coisa, tudo bem..se não...vou assim mesmo...

 

Abraços.Junia.[:)]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Junia, nao fique neurotica nao......

Ano passado eu usei o Atlas Rodoviario 2002 da Quatro Rodas, mas, nao e la uma BRASTEMP.

O melhor seria o HOJA DE ZONA MISSIONES, e feito pelo Altomovil Club Argentino:

http://www.aca.org.ar/servicios/cartografia/atlas/a10.html

http://www.aca.org.ar/servicios/cartografia/provincias/misiones/index.htm

Caso nao consiga, nao deixe de olhar as dicas que te enviei na pagina 1 deste topico.

Abracos

Serjao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros de Honra

Topic author: Altermind

 

OI!!

 

Alguém poderia me passar informações sobre trens que saem de Posadas (Misiones) para Buenos Aires como preço horário ou então algum link.

 

Flw

 

 

Reply author: nelsons

 

Também queria saber isso... a passagem de busão sai a 50,00 em média.

 

 

Reply author: Mihaelo

 

Altermind: não existem trens de passageiros na Argentina.Terás que viajar de ônibus ou de avião.

 

 

Reply author: c2silva

 

existem sim, olha só: http://www.gobiernoelectronico.ar/sitio/nuestro_pais/transporte.html

 

especificamente, o quê o Altermind tá procurando é esse aqui:

http://www.trenesdellitoral.com.ar/

 

 

Reply author: mikeweiss

 

Tem que ter muito interesse em andar de trem...

o trecho entre Posadas e BsAs é inóspito... não há nada demais para ver, a viagem é longa demais desconfortável e o preço não é tão atrativo assim. Se está buscando aventura e quer conhecer os nativos, vá para a beira da estrada e estenda o dedo que será muito mais vantagem...

 

Hitchhiking forever!

Mike Weiss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Topic author: jaqueline.rhoden

 

Olá Pessoal!

 

Gostaria de saber se alguém conhece as Missões e se fez o Caminho das Missões, estive pesquisando na web e não achei muita coisa. Queria algumas dicas sobre onde ficar, quanto tempo ficar e principalmente o que fazer na região.

 

um abraço a todos

 

 

Reply author: AdrianoFloripa

 

De uma olhada nos tópicos da américa do sul, tem alguma informação por lá...

 

 

Reply author: virtu

 

Olá Jaqueline

 

Estou aqui postando alguma coisa já lhe enviei por e-mail.

O Caminho das Missões possui um site na internet que não "mostra" o produto como ele é, infelizmente.

 

http://www.caminhodasmissoes.com.br/'>http://www.caminhodasmissoes.com.br/

 

A trilha pelo que sei você já tem locais pré-definidos para estadia e repouso mas o que sei não passa de vagas informações colhidas de jornais locais há algum tempo já.

 

O que a faz além de ser um ponto histórico na cidade é que é nesta estação que a Coluna Prestes iniciou seus trabalhos... é o Marco da viagem de Prestes e de sua história. No seu interior possui um museu em sua homenagem para quem quer ver fotos antigas e conhecer melhor sua historia.

 

 

Reply author: Mihaelo

 

Jaqueline: nas Missões o que mais há para fazer é a visita as ruínas,assistir aos espetáculos de Som e Luz em São Miguel e San Ignácio Mini e museus.Em São Miguel das Missões há um albergue da Juventude bem em frente das ruínas.O endereço tu achas em http://www.albergues.com.br no ícone Rio Grande do Sul.No ícone Argentina tu encontras os endereços dos albergues do lado argentino. Uma semana é o suficiente para visitar os principais sítios históricos nos 3 países.

 

 

Reply author: Júnia Pimenta

 

Dê uma olhada do site

 

http://missoesturismo.com.br

 

Como o Mihaelo, também estarei indo para as Missões essa semana. Se puder ajudar mais.

 

Ah! Compre alguns Pesos Argentinos ainda no Brasil para os primeiros gastos nas Missões do lado Argentino.Algumas localidades são muito pequenas e há dificuldade de se fazer câmbio. Na Argentina Posadas pode ser sua cidade base, pois é a que melhor infraestrutura tem.

 

 

Reply author: Mihaelo

 

Olá Júnia: agora estou em Misiones e amanhã irei a San Ignácio Mini. O hostal de aqui é super longe do centro da cidade e muito caro,48 pesos para quem não tem a carteira da HI. Desisti de ir à Trinidad en el Paraguai, pois o taxista e o funcionário do hostal disseram que é muito perigoso por lá e teria que pegar três ônibus, asi que me quedaré por acá mismo y despues me dirigiré para Resistencia.

 

Estou na capital da provincia,Posadas. Estou misturando os idiomas,o que sempre me ocorre quando tenho que trocar de idiomas. Estou me comunicando também em esperanto e assim me atrapalho no uso dos três ao mesmo tempo.

 

 

Reply author: Júnia Pimenta

 

Quanto ir a Trinidad...tbem estava meio receosa com o carro...havia pensado em deixar o carro em Posadas e ir pra Trinidad de Remi, mas se a situação está assim assustadora....sei não. Agora, 48 pesos....que roubo......agora estou em um cyber e não tenho anotado o nome do hotel que ficarei, mas vou até dar uma ligada pra lá amanhã pra conferir o preço...lí algo em torno de $14,00 ( dólares) apto casal.....

 

Saio daqui dia 02...me mantenha informada....e um ótimo passeio!!! Ah!!! e a temperatura....já está beirando os 40°C ????

 

Abraços. Junia Pimenta.

 

 

Reply author: Mihaelo

 

Olà Júnia: a temperatura aqui está insuportável. Um calorão de se suar em bicas. Em San Ignacio eu fiquei no residencial Doka na calle Alberdi,518 que custa apenas 20 pesos o quarto com ventilador ou 25 com ar condicionado e banheiro privativo.Sem café da manha.O albergue la Aventura de Posadas alem de caro nao tem café nem banheiro privativo.Na verdade ele é mais um clube, que tem piscinas e canchas de jogos alem de salao de festas.Os quartos sao em cabanas e tem apenas o beliche e um ventilador.É isso aí Junia,feliz Ano Novo e boa viagem.Miguel

 

 

Reply author: Júnia Pimenta

 

Ola!!!!!!!! Já estou em Posadas... tá quente pra burro, mas nada que umas Quilmes, aliás, muitas Quilmes nao resolvam. Adorei San Igacio Mini... amei de paixao... depois conto mais... amanha estarei indo pra Puerto Iguazú.

 

Em Sao Miguel fiquei no albergue filiado ao HI (otimo...BBB...bom, bonitinho e barato)...e até ganhei desconto pois estava com a camiseta do Mochileiros e o dono do albergue e o presidente nacional dos HI. Ele comentou que visita nosso site sempre.

Bacana né?????

 

Abracos. Junia Pimenta

 

 

Reply author: Mihaelo

 

Olá Júnia: estou voltando para casa.Hoje sigo para Santo Tomé e de là para Sao Borja e desta cidade para Porto.O onibus direto só tem as sextas,que dificuldade viajar sem carro para as Missoes.

 

Infelizmente não foi possivel contatar-te.O cibercafé da hospedaria estava sem acesso a internet as 8h e quando fui ao centro comercial que só abre as 9h e pude ler a tua mensagem lá por volta das 9h50 tu já tinhas saído.Agora quanto aos demais colegas mochileiros se não tiver carro,esqueça as Missões!!!!!!!!!!!!!!!!! Pois é uma tortura chinesa ficar pegando um montão de onibus que tem pouquissimas frequencias e que param por todas as rodoviarias e estrada para embarcar e desembarcar passageiros.Ontem eu saí as 11h30min de Posadas e cheguei as 14h15 em Santo Tomé.O onibus urbano de Santo Tomé a São Borja só chegaria as 17h!!!! Sorte que eu tinha comprado 2 livros baratérrissimos no super do Centro Comercial de Posadas.Cheguei em Sao Borja as 19h e por sorte o onibus para Porto sairia as 20h.Cheguei hoje as 6h.A infraestrutura para turismo no norte argentino é muito precário e a região é extremamente pobre.É exatamente igual ao norte brasileiro.Há muitos descendentes indigenas pedintes e as ruas e avenidas das cidades fora do centro em geral são de terra.Em Presidencia Roque Saenz Peña na provincia do Chaco, onde cheguei no sabado com uma chuvarada,as ruas estavam completamente alagadas.No dia seguinte as ruas do centro estavam cobertas de lama vindas dos trechos onde não há calçamento nas ruas.É um choque para quem vive em Porto Alegre onde há asfalto em todos os bairros e em todas as vilas.Os onibus urbanos são veículos antiquíssimos caindo aos pedaços,um horror total!!!!!Depois posto mais curiosidades e observações sobre a minha viagem,pois o meu tempo aqui no laboratorio da faculdade já acabou.

 

Em São Miguel há desconto de 50% para estudantes na entrada das ruinas,desde que se apresente a carteira estudantil.O preço normal é 5 reais.O espetaculo a noite tambem custa este mesmo valor.Na Argentina o ingresso dá direito a visitar as 4 missões que foram transformadas em parques históricos.O preço para cidadãos estrangeiros do Mercosul é 9 pesos.Não há desconto para estudantes.Há descontos somente para idosos(acima de 70 anos)e crianças(0 a 11 anos).A internet na Argentina é superbaraterrissima. Apenas 1 peso a hora e até mesmo 90 centavos.As estradas na Argentina estão em muito ótimo estado pois foram todas privatizadas. Nunca vi tanto posto de pedágio em minha vida,a cada 100km no máximo tem um. Já no lado brasileiro é um deus nos acuda.Na estrada que vai de São borja a Santa Maria,ela se transformou em uma estrada de terra com manchas de asfalto,o onibus pula e chacoalha o tempo inteiro.Isso é o estado mínimo.Minimo para prestar serviços ao povo e máximo para mandar dinheiro ao exterior e para presentear as multinacionais com isenção de impostos, o povo que se dane!É assim que funciona o imperialismo. Ah, e o livro que comprei em Posadas é o "Piratas e imperadores" de Noam Chomsky que trata dos crimes de guerra e contra a humanidade praticados por um país terrorista e ilegal que todos vocês sabem qual é.Tem que ter estômago forte para ler,pois é muito violentíssimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

Reply author: nelsons

 

Mihaelo,

Vou visitar as Missões paraguaias e argentinas no meio do ano.

Você pode dar dicas de cidades e atrações interessantes na provincia de Misiones?

 

Abraço

 

 

Reply author: Mihaelo

 

Nelsons: as atrações de Misiones são as ruínas jesuíticas de San Ignácio Mini,Loreto,Santa Ana,Santa María,as cataratas de Puerto Iguazú que são imperdíveis e os Saltos de Moconá(Yucumã no Rio Grande do Sul)sobre o rio Uruguai e que são o maior do mundo em extensão com cerca de 22km.Visitar as Missões no inverno é bem melhor,pois não enfrentarás o calor insuportável do verão e com o friozinho agradável fica muito melhor de caminhar.

 

 

Reply author: virtu

 

Pessoal melhor época para visitar as missões é sem dúvida na primavera, no início dela, pois, não é tão quente e a noite é muito agradável.

 

O salto do Yucumã no inverno fica cheio de mais e topa quase toda a extenção da queda e por isso não é a melhor estação para ir vê-lo.

 

Voltei de Santo Ângelo ontem e a seca ta castigando bastante. O calor muito forte e infelizmente vai ter quebra na safra de Milho e Soja o que praticamente quebra com a economia local.

 

 

Reply author: thaineregina

 

Olá Virtu..

também fiquei sabendo dessa seca que vem castigando os agricultores daquela região. Uma perda para Santo Angelo e o Estado.

Gostei muito de Santo angelo quando estive lá, fiquei hospedada em um seminário desativado.

E as missões são muito interessantes..aquelas ruinas possuem algo inesplicável, parece que transmitem uma enrgia diferente, sem falar no show de luzes que também é muito bonito.

Abraços

 

 

Reply author: nelsons

 

Estou planejando ir em Maio, acho que já está mais fresquinho...

Pessoal, uma dúvida: o show de luzes em San Ignacio vale a pena? e depois, dá p/ pernoitar na cidade na boa?

 

Valeu!

 

 

Reply author: Júnia Pimenta

 

Nossa.....tô a milhão.....cheguei hoje e qdo voltar pra casa vou abrir um tópico com tudo que puder....mas por hora.....

 

Não fiquei pra assistir o espetáculo em San Ignácio, mas das ruínas achei a mais bacana. Para dormir, melhor deixar Posadas como cidade base tanto para Santa Ana, Loreto e San Ignácio Mini....as três cidades são minúsculas e as hospedagem super precárias. De Posadas a San Ignácio são 68 Km , e San Ignácio é a mais distante, as demais ficam no caminho. O show de luzes das ruínas de São Miguel é espetacular....fim de noite...aquelas luzes e a música de fundo no meio do NADA, só com aquela fachada alucinante na sua frente mata a pau.

 

Depois escrevo contando mais fofocas.

 

Abraços. Junia Pimenta

 

P.S: Milhaelo....fiquei triste pois nos desencontramos....teria sido otimo te encontrar lá.

 

 

Reply author: Mihaelo

 

Olá Nelsons:em San Ignacio o residencial Doka é ótimo e barato,como eu já expliquei,mas há vários outras pousadas por lá.O espetaculo de San Ignácio é mais didático e mais caro e não tem desconto de 50% para estudantes como em São Miguel.Para pagar bem barato ´só se casando com uma misionera,aí o preço da entrada para as ruínas de dia e para o espetaculo a noite fica em 3 pesos, que este é o preço para cidadãos da província.Até que algumas misioneras são bem interesantes, muy exquisitas!!!!!He,he,he!

 

Olá Júnia: realmente é uma lástima que os contratempos de nossa América Latina tenham immpedido de nos encontrarmos,mas quem sabe no Carnaval se fores a praia,eu estarei em Laguna,mas farei uma visita a Floripa por um dia com a minha hóspede italiana que vem para o FSM.

 

 

Reply author: nelsons

 

Mihaelo,

acho melhor pagar os pesos mesmo.. rssss

Quanto custa a passagem de ônibus de Posadas p/ San Ignacio?

Valeu!

 

 

Reply author: Mihaelo

 

Nelsons: a passagem custa apenas 4 pesos.

 

 

Reply author: jgmiguel

 

Olá moçada, fiz o "Caminho das Missões" em outubro-2004.

Mochilei entre São Nicolau à Sto Angelo, com o pessoal que organiza a caminhada de 7 dias, e 180 quilometros.

Vai um guia com a gente, e as pousadas, tipo albergue peregrino, comida, e visitação aos sitios arqueologicos, está tudo incluso.

Adorei !!!!

 

 

Reply author: t-adri

 

Oi Jurema, vi tuas fotos das missões, ficaram super bonitas!

Gostei principalmente da foto da balsa, trouxe boas recordações (também foi tirada no caminho das missões?)

 

Gostaria de saber se tem como fazer o caminho (ou parte) sem guia? Está bem sinalizado? Não gosto de caminhar em grupos, prefiro caminhar no meu próprio ritmo.

Abraços.

 

 

Reply author: jgmiguel

 

Olá T, a foto da balsa, é do caminho sim !!!

Não dá pra fazer sem guia, não....

Não é sinalizado, e não tem onde dormir, a não ser com um grupo já pré determinado.

Tbm pensei que seria ruim caminhar com outras pessoas, pois fiz Santiago de Compostela, sozinha.

Mas na verdade, a gente pode caminhar sozinha, mesmo estando em grupo.

Vá um pouco na frente, assim estará no seu ritmo, e só.

Só não pode distanciar mto, né?

Porque ninguem caminha na mesma velocidade, e é isso que nos faz diferentes !!!

Pergunte o que desejar, ok ?

 

Lembre-se, estar sozinha, é mais um estado de espirito, do que fisico !!!

 

 

Reply author: Júnia Pimenta

 

Oi Shênia ( até que enfim vc se cadastrou)!!!

 

Acredito que vc já deva ter lido os posts anteriores( aqui mesmo nesse tópico), onde há dicas ótimas!

 

Mas...lá vai!

 

Pra quem sai do sul, acredito que o melhor caminho seja descer a BR 101 e seguir até Vacaria ( RS)...lá...á direita, vc verá indicações da BR 285 com destino a São Miguel das Missoes, São Borja ....

 

Saindo de manhã ( o que aconselho), vc chegará perto das 4 da tarde em São Miguel das Missões. Aconselho a ficar no Albergue Missões, bem ao lado das Ruínas. O show de luzes acontece assim que escureçe...então...dá tempo de vc chegar...deixar as coisas no albergue e seguir pras ruínas até o anoitecer. O show de luzes é lindo!!! E o preço do albergue ( Filiado ao HI), justo. O lugar é limpíssimo e aconchegante, porém, fora as ruínas, não há mais nada pra se fazer nessa cidade.

 

A entrada nas Ruínas( se não me engano!), custou R$5,00 e mais R$3,00 o Show de luzes.

 

Depois de São Miguel das Missões, as outras Ruinas interessantes ficam na Argentina e no Paraguai ( San Ignácio Mini, Loreto, Sant'ana e trinidad del Paraná).

 

CUIDADO! Pra atravessar a aduana de São Borja a pisar em solo argentino de carro, vc deve OBRIGATORIAMENTE pagar o famoso "seguro carta verde"...um seguro de responsabilidade civil. A forma mais fácil de consegui-lo é ligando pro seu corretor de seguros ( ou pra Sudamérica) e solicitá-lo. Paguei R$ 88,00 por 15 dias em solo Argentino, Uruguaio e Paraguaio. Caso contrário...problemas com a policia caminera argentina!

 

Passada a Aduana de São Borja, vc segue pela Ruta 6 até a cidade de Posadas ( AR). Aliás...acho a melhor icade pra servir como base pra visitar todas as Missões. A ruína mais distânte de Posadas fica a 68 km, então...dá pra ir e voltar no mesmo dia...na boa. Falo isso pois achei Posadas a cidade com a melhor estrutura para acomodação, transporte e alimentação ( e a mais LIMPA tbem!).

 

Dica: Compre alguns pesos argentinos ( e peça notas pequenas) ainda no Brasil. Vc pagará uma infinidade de pedágios no caminho ( tanto no Brasil como na Argentina), mas vale o preço. As vias são excelentes.

 

Sobre combustíveis, só posso dizer o preço da gasolina ( foi a que usei! rrsss)...$1,18 pesos que é mais ou menos R$1,18.. ( nossa..dá vontade de rodar 20.ooo km com esse preço!).

 

Em Posadas, fiquei no Hotel Posadas, esquina da Calle Bolivar com a Calle Cólon. Bem central!

 

Caso vc vá no verão...se prepare para temperaturas na faixa dos 40°C....é muito quente!

 

Sobre as Reduções de Sant'ana, Loretto e San Ignácio...TODAS VALEM A PENA, poie em cada uma restou uma parte distinta da anitiga cidade. Em uma restou a fachada de Igreja, da outra a Escola , hospitais , da outra restou somente o cemitério e a casa de armas....e juntando TUDo, dá um belissimo espetáculo.

 

CRITICA!!!! Esse é um tipo de viagem onde vc ( ou qquer outro que queira fazer tal passeio) deva estudar um pouquinho de história. Não adianta vc conheçer as Reduções sem saber pelo menos o básico do que se passou alí. Quem eram os Jesuitas, o porque migravam, quem eram os Guaranis, pq eram catequisados...e coisas assim. Ficar olhando Ruínas sem saber o pq...olha pedra na frente de casa!

 

p.s: Essa critica não é direcionada a vc...pois sei que vc já sabe sobre o assunto pois já falamos dele várias vezes! E não é critica..é dica! ( sou sincera e acho justo comentar!)

 

No mais...coloque mais alguma duvida aqui. Se eu não souber...nossos colegas ( principalmente meu amigo Mihaelo)saberá, pois estavamos lá nos mesmos dias.

 

Abração e seja bem vinda!

 

 

Reply author: carla.dias

 

Entre no seguinte site : http://www.caminhodasmissoes.com.br

e se possível caminhe com o guia chamado Romaldo , vc irá rir muito , e andar sozinha pode acopntecer inclusive com o grupo.

 

 

Reply author: jgmiguel

 

Ae, Carla, seu guia foi o Romaldo !!!!!

Ele é mto legal !!!

Explica td direitinho e tb se emocionada a cada chegada !!!

Fui em outubro !!

Mto legal !!

 

abço / Jurema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...