Ir para conteúdo

Huerquehue – Caburgua: A beleza dos bosques e lagos andinos


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Na língua Mapuche, Huerquehue significa lugar de mensageiros. É um dos parques nacionais mais antigos do Chile e da América do Sul, sua história data de 1912, com a criação do Parque Nacional Vicuña Mackena, que englobava a área atual do parque e posteriormente, em 1967 foi criado oficialmente o Parque Nacional Huerquehue.

O Parque Nacional Huerquehue foi uma grata surpresa! Inicialmente a ideia era fazer a Villarrica Traverse, mas devido à erupção do vulcão Villarrica, parte dessa travessia foi fechada e como não queria fazer só a metade dessa trilha, tive que partir para o plano B, e deixar a Villarrica Traverse para outra oportunidade. No hostel em Pucón, conheci o Bruno, brasileiro que estava no mesmo dormitório que eu. Ao mostrar meu trajeto em Huerquehue, ele disse que iria fazer uma parte das trilhas também e combinamos de irmos juntos no outro dia. O acesso ao parque é bem simples. A partir de Pucón, há ônibus diários pela Buses Caburgua, que saem da garagem dessa empresa, em frente à garagem da JAC Buses. Fomos no ônibus de 08:30 e levamos uma hora para percorrer os cerca de 35 quilômetros até o Parque Nacional Huerquehue. Assim que chegamos ao parque fomos nos identificar, indicar as trilhas que faríamos e pagar a taxa. Eu faria o Cerro San Sebastian mais a trilha das Termas Rio Blanco, pelo acampamento Renahue. O Bruno faria o Cerro San Sebastian. Informaram-nos que somente o Camping Olga estava aberto às margens do Lago Tinquilco. A guarda que nos atendeu ainda nos disse que com o clima daquele jeito não era bom irmos ao San Sebastian, pois estava muito nublado e não teríamos vista nenhuma. O Bruno disse a ela que a previsão indicava que o tempo abriria, e que mesmo com nuvens, subiríamos.

Os guardas não nos deixaram subir o Cerro San Sebastian com as cargueiras, alegando que era perigoso e tivemos que deixá-las na guarderia. Eles nem imaginavam que a insistência em subirmos com as cargueiras era porque nossa intenção era subir com toda a tralha, pois se encontrássemos um lugar legal no topo, pretendíamos acampar lá.

Mas como não conseguimos dissuadir os guardas, deixamos as cargueiras e subimos apenas com as mochilas de ataque com água e um lanche. Toda a trilha até o topo do San Sebastian é uma subida só, não há nenhum trecho plano, mas é relativamente tranquila, a maior parte por bosques de coigues, lengas e araucárias. O trecho final é por uma crista exposta, que às vezes fica estreita e com algumas pedras, exigindo um pouquinho de atenção, mas nada demais. A vista lá do alto é fantástica. Visualiza-se vários lagos, o Caburgua, o Tinquilco, o Chico, o Verde, o Toro e a linda Laguna San Manuel, com seu azul intenso. Além dos inúmeros vulcões. Ao norte os vulcões Sollipulli, Llaima, Sierra Nevada, Tolhuaca e Lonquimay, que eu tinha acabado de circundar. Ao sul o Lanin, Quinquilil, Quetrupillan, Mocho-Choshuenco e Villarrica. Depois de um bom tempo no topo, descemos tranquilamente, fazendo várias paradas para saborear as amoras silvestres. Pegamos nossas mochilas na guarderia e fomos até o Camping Olga, dois quilômetros à frente, no final do Lago Tinquilco.

 

Huerquehue.jpg.9f16857dc1aff5a15babf163268a7539.jpg

 

Huerquehue01.jpg.009423639fa1a5bce6a6de1677cd5c19.jpg

 

Huerquehue02.jpg.9161ce112fd221c9e71eeb99cf9dbb2a.jpg

 

Huerquehue03.jpg.d5e1e0a95067b5722859e05451c24c1f.jpg

 

Huerquehue04.jpg.cb6cfaef41076af1eb7b843d32f29b4b.jpg

 

Huerquehue05.jpg.44d2c35253567db0d2b3723a123e5a1f.jpg

 

Huerquehue06.jpg.98dd2c3d89112f27d246b57bc2808d6c.jpg

 

Huerquehue07.jpg.05f03bd35dd9f99f3daf1a463f3e1a3a.jpg

 

Huerquehue08.jpg.a53704e5f1894cc477fe778186c7b0f3.jpg

 

No camping havia um lugar para ascender uma fogueira e depois de jantar resolvemos fazer um foguinho pra aplacar um pouco do frio que começava a aumentar. Uma galera que estava acampada foi curtir o fogo, além de nós dois, duas alemãs e um grupo de chilenos que fizeram um churrasco ao lado da fogueira e ofereceram comida e cerveja pra todos nós. Ficamos até tarde comendo, bebendo e jogando conversa fora. Essa foi a noite mais fria em Huerquehue. Nas primeiras horas da manhã já estávamos com as mochilas nas costas e iniciando a trilha em direção aos lagos que havíamos visto do alto do Cerro San Sebastian.

 

DSC03234.JPG.634c767d988d3e8373f4d050171451ac.JPG

 

Huerquehue09.jpg.1a0a6849ddd481c629b31b6456c4f2b0.jpg

 

Huerquehue10.jpg.13e1815a16550fa433906994247a463e.jpg

 

A tilha segue num bonito bosque, por uma subida longa, mas leve. Sempre em zig e zag e antes de chegar aos lagos, passa por um posto de controle dos guarda parques, e depois por duas cachoeiras que estavam quase secas nessa época do ano. Dali continua subindo até chegar ao primeiro lago, o Lago Chico, margeia esse lago e mais à frente chega à bifurcação que à esquerda vai para o lago Verde e á direita para o lago Toro. Fomos até o Toro e encontramos um francês, o Arthur, descansando às margens desse bonito lago. Aproveitei que o sol estava forte e dei um mergulho nas águas geladas do lago. Bruno e Arthur me acompanharam e também caíram na água. Depois do impacto inicial da água gelada, o banho ficou uma delícia. Devo ter ficado quase uma hora ali e depois de um lanche, voltei à trilha. Ali despedi-me de meu companheiro de trilha Bruno, que voltaria pra Pucón enquanto eu seguiria pro Renahue. A trilha segue margeando o Lago Toro e proporciona bonitas vistas tanto do lago, quanto das montanhas atrás dele. Alguns quilômetros à frente há a placa que sinaliza o caminho para a Laguna Huerquehue, bem menor e menos bonita que os outros lagos. Aqui também é o último trecho quem faz o Circuito Los Lagos, retornando pela Laguna Huerquehue, Laguna Los Patos e Lago Verde. A partir desse trecho a trilha é bem menos batida, o que mostra que a grande maioria faz apenas o circuito dos lagos, mas a trilha continua bem sinalizada. Uns vinte minutos à frente, logo após a Laguna Avutardas, alcancei o mirador Renahue, que dá uma bonita vista do vale do Estero Renahue até o Lago Caburgua à oeste e do cerro Araucano à leste e diversos morros ao norte. Identifiquei o domo que fica no Renahue e desse ponto em diante é só descida até o local de camping. Como cheguei muito cedo, armei minha tenda e tirei o resto da tarde pra curtir o lugar e preparar minha comida. O local de acampamento é bem bonito, mas havia bastante lixo em alguns cantos e o “banheiro” estava fechado por algum motivo. Vi que minha bota estava começando a abrir o bico e fiz uns remendos com silver tape pra bichinha aguentar o restante da pernada.

Logo depois que armei a tenda, mais um trekker chegou ao acampamento, um alemão chamado Stephan, um cara de conversa tranquila e bem solícito, disse-me que era a 17ª vez que passava as férias no Chile e a 4ª vez que visitava Huerquehue. Conversamos bastante (com meu péssimo portunhol) sobre trilhas e ele me deu bastante dicas e informações sobre os trekkings que havia feito no Chile. Ainda recebemos a visita de cavalos e vacas. Dormi cedo e não acordei nenhuma vez. O vale é bem abrigado e nem ventou, nem fez tanto frio durante a noite.

 

Huerquehue11.jpg.962b8cf0acf4888a4ea474070c3b3604.jpg

 

Huerquehue12.jpg.32e319af6a6ec717a33fcde5e79de92e.jpg

 

Huerquehue13.jpg.015bb6c4dd3e51b1b9a6962fd90b2b62.jpg

 

DSC03264.JPG.567dfc20ca4f8c6a89249cc576f1a036.JPG

 

Huerquehue15.jpg.f456b507ce501b3baa0c83f4bd66ee48.jpg

 

Huerquehue16.jpg.9d7f8d4bda28266fcf08b5426f77df4b.jpg

 

Huerquehue17.jpg.b0b3be7196f886f29e0a4c8927f84ca5.jpg

 

Huerquehue18.jpg.1883eef4b7c9afcad9947239618d55e2.jpg

 

Huerquehue19.jpg.576bc40413247946d1f556f81bd9d32c.jpg

 

Huerquehue20.jpg.8912c7224bd57c7e0c911b5a2b00dbd9.jpg

 

Após o café, decidi deixar a tenda armada e ir até as termas sem mochila. Conversei mais um pouco com Stephan e saí antes dele arrumar as coisas em direção ás termas. Existem dois caminhos até as termas a partir do Renahue, fui pela direita, passando próximo à Laguna Pehuen e voltei pelo outro lado. O caminho que passa pela Laguna Pehuen é um pouquinho maior e bem mais íngreme. As termas são legais, mas longe de toda a beleza que algumas pessoas me falaram lá em Pucón. O Stephan chegou bem depois de mim e ainda conversamos um pouco mais. Ele acamparia ali, eu voltaria pro acampamento da noite anterior, e depois de curtir o lugar por umas 3 horas, voltei pro Renahue. Durante o retorno, tive que refazer o remendo na bota. Outra tarde com direito a visita de cavalos e vacas e mais uma noite bastante tranquila, dessa vez só eu estava acampado ali. No dia seguinte, acordei e após arrumar minhas coisas segui em direção ao Lago Caburgua. Inicialmente a sinalização continua até uma casa onde vende alguns suprimentos, mas estava fechada. Após essa casa, a trilha não é mais sinalizada e pode ser confundida por inúmeras trilhas de animais que às vezes cruzam, outras vezes seguem em paralelo à trilha certa. Para não cometerem erros como cometi, tem uma dica importante. Logo após essa casa, há uma porteira e a trilha cruza o Estero Renahue para a margem esquerda verdadeira. A partir dessa travessia a trilha segue sempre pela margem esquerda verdadeira do Renahue, qualquer outra trilha que cruze o estero está errada. Passei por alguns pomares antigos, onde apanhei maçãs e ameixas pra comer no caminho, além de parar várias vezes pra comer amoras. Nessa parte da trilha é onde há mais amoras. Após uma longa cerca de madeira, há uma bifurcação onde errei o caminho. A trilha à direita é muito mais marcada, e tem inclusive uma pequena ponte pra cruzarmos o riacho, mas leva somente até uma casa, uns 2 ou 3 quilômetros à frente. À esquerda, ela sobe em direção sul e depois faz uma curva de 90º entrando num bosque e indo até o Lago Caburgua. Nas margens do Lago há uma pequenina estação energética e a partir daí são 13 quilômetros margeando o lago por uma estradinha de terra até a cidade de Caburgua. Só encontrei dois locais que davam acesso ao lago e suas águas limpíssimas, de um azul intenso. O restante é propriedade privada, algumas só o terreno, outras com bonitas casas de veraneio. Durante o trajeto tive que remendar a bota mais uma vez, e não sei se por estar pisando um pouco diferente do habitual, acabei ganhando uma enorme bolha de sangue na lateral do calcanhar do pé esquerdo. Assim que alcancei o asfalto, um carro se aproximava, levantei o dedo e o rapaz parou e me deu uma carona até Pucón. Era um topógrafo que disse estar medindo lotes nas margens do lago. Cheguei em Pucón cansado, fui até o Hostel onde tinha deixado boa parte das minhas coisas, tomei um banho e fui tomar uma cerveja gelada pra relaxar as pernas dessa magnífica caminhada.

 

Huerquehue21.jpg.953df47e84ca6e4ff7252b0e4a50522c.jpg

 

Huerquehue23.jpg.54311eed744d068b524e841e13299d56.jpg

 

Huerquehue24.jpg.64516c08873386127c6fe7f810122ba9.jpg

 

Huerquehue25.jpg.0b62074c8726bce0b7369f05e55b2201.jpg

 

DSC03314.JPG.154e02766f5b0f2b507c1ad9205d34ea.JPG

 

DSC03316.JPG.10140d7ad2a3631a03149fe70a0306ba.JPG

 

DSC03317.JPG.de63cd825b3de2085732d985c10ff222.JPG

 

DSC03330.JPG.c82ea37362ecffad8686e1beb9573444.JPG

 

DSC03335.JPG.c2ecb8080745b3083b2773e62c883ba4.JPG

 

Huerquehue26.jpg.2c42f8ac73c0c72458feb47c906a9d3e.jpg

 

Huerquehue29.jpg.b7fad0efecbde421a2dfb4b8d2021509.jpg

 

Huerquehue30.jpg.3f8344c697a89e11b2f05ef2715a5e9b.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Parabéns Renato!

 

Lindas fotos! Lugar lindíssimo! E só pegou tempo bom. Que beleza ter amoras e ameixas a beira da trilha.

 

Parece que o trekking não é difícil. Vc só se bateu para encontrar a trilha uma vez por falta de sinalização.

 

A primeira foto é do vulcão Lanin? E dentro da água tomando banho é um boto cor-de-rosa?

 

Já tá no caderninho. Da próxima vez que for para Púcon é roteiro imperdível.

 

Abraços, peter

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Grande, Peter!

Huerquehue é lindo! Lagos de variadas tonalidades, bosques fantásticos e bonitas montanhas. Mas quem vai até lá não pode deixar de subir o Cerro San Sebastian, de onde se tem as melhores vistas do parque. A descrição do trekking no Lonet Planet não faz referência a essa subida. Também não menciona essa saída alternativa pelo Lago Caburgua.

A foto é do Lanin sim.

Realmente o trekking não é difícil. A subida para o Cerro San Sebastian tem trechos íngremes, mas como a maior parte é feita por um bosque, fica sempre fresco e agradável. O resto é bastante tranquilo. As trilhas dentro do parque são muito bem sinalizadas. Como decidi sair do parque por um caminho alternativo, a partir do acampamento Renahue tive que caminhar por uma trilha utilizada por moradores e animais e nessa trilha não há nenhuma sinalização. As vezes há algumas bifurcações que confundem um pouco, mas também é um caminho relativamente fácil.

Dentro da água não era um boto, era um hipopótamo. Fiquei surpreso ao ver esse bicho na Patagônia. hehehehe

Abração!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...