Ir para conteúdo

Alta do euro : alguém já cancelou viagem por causa do câmbio?


Posts Recomendados

  • Membros

Estou com viagem marcada pro fim de novembro, comprei a passagem em uma promoção e o euro estava a 3,50. Não comprei nenhuma quantidade da moeda e fiquei esperando abaixar e ficou pior: 4,15 hoje.

Alguém já pensou em cancelar a viagem por causa do câmbio? Minhas despesas irão subir demais com esse valor..e dificilmente o euro voltará aos 3,50 até o fim do ano..

Estou desesperada, alguém tem alguma dica???

Link para o comentário
  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

lu a passagem vc ganhou muito dinheiro veja o preço de hoje.

Agora o resto faz parte, imagine que o teu gasto seria E$ 1.000 aumentou o gasto E$160,00 isto não faz diferença.

seja positiva no caso corte na viagem um passeio. E compre já por que vai subir mais pode acreditar. ::otemo::

Quer me repassar a passagem eu fico ::dãã2::ãã2::'> pena que não da.

Link para o comentário
  • Membros

Olá, Lu.Maia!

 

Também estou com uma viagem marcada para a Europa entres os dias 12 e 27 de outubro deste ano e assim como você também não comprei o Euro ainda. Visitarei Portugal e a França durante 15 dias e também criei a expectativa de que a moeda européia baixasse já que fora anunciado no início do ano sobre a política econômica do Banco Central Europeu de injetar moeda na economia. Não cogito a mínima possibilidade de desmarcar a viagem, todavia vou ter que mudar um pouco o planejamento e cortar certas despesas para viabilizar a viagem. Vou levar algo próximo de Mil Euros mais o cartão de crédito e ficar atento para equilibrar as contas.

Link para o comentário
  • Membros

Eu comprei passagem para a Europa para mim, minha mãe e meu irmão, de 29/10/2015 a 16/11/2015, (Viena - Budapeste - Barcelona) naquela promoção da TAP que aconteceu em março deste ano, para emissão de passagens por metade das milhas necessárias. Eu tinha extamente as milhas necessárias para 3 passagens nesta promoção e como a TAP deixou de cobrar a taxa de combustível para passagens emitidas por milhas com início no Brasil, a emissão de cada passagem sairia por 85,00 Euros.

 

Veja só, uma passagem ida e volta para a Europa em cia. tradicional, incluindo os trechos internos, por um preço totalmete low cost.

 

Pelo valor do câmbio em março, eu paguei R$ 312,00 para a emissão de cada passagem. Não tinha como não aproveitar essa promoção, até porque quase metade das minhas milhas iriam vencer em junho sem uso ...

 

Só que de março até agora, eu tive umas 457 "intercorrências" e imprevistos, na casa, pessoais, etc, que me fizeram gastar a maior parte do valor que eu normalmente poupo por mês para viagens. Com isso, eu quase não consegui juntar meus Euros, ainda mais com a alta do câmbio.

 

Para piorar a situação, minha mãezinha é professora estadual da rede de ensino do Rio Grande do Sul, e está a três semanas de sua tão esperada aposentadoria, mas como devem ter visto nas notícias, o "glorioso" (des)governador do nosso estado está parcelando os salários dos servidores públicos. Por exemplo, a boataria que corre aqui é que agora no final de agosto, o infeliz do "gringo" só vai pagar a merreca de uma parcela de R$ 500,00 (veja, menos que um Salário Mínimo)!

 

Eu ainda não desisti da viagem. Por enquanto, vou comprando uma quantia menor de euros por mês do que eu compro normalmente quando planejo uma viagem. Sei que o Euro não vai baixar e, muito pelo contrário, só tende a subir, e isso pode explodir caso a situação política no Brasil se descontrole.

 

Eu não "posso" cancelar a viagem, porque a promoção da TAP tinha termos super restritos: até tem a possibilidade de alteração de data (por 50 Euros), mas a promoção só é válida para voos até a data que coincide exatamente com o dia da nossa volta planejada, ou seja, não posso alterar a viagem para daqui a uns 4, 5 meses, por exemplo. E em caso de cancelamento, os termos da promoção são que as milhas usadas não são devolvidas. Ou seja, se eu precisar cancelar, vou colocar no lixo 120 mil milhas, que eu demorei uns 5 anos para acumular .... Os 85,00 Euros para a emissão de cada passagem, a essas alturas, eu nem me importaria de perder, mas as 120 mil milhas me deixará muito chateada!

 

Então, meu plano B vai ser:

- economizar o máximo que conseguir até 29 de outubro, nem que eu tenha de ir a pé até o trabalho e levar marmita de pão e ovo, para poder completar meus euros e os de minha mãe;

- alterar reservas de hotéis, fazendo um "downgrade" para redes supereconômicas e me cadastrar em sites de reservas ou de redes hoteleiras para ver se consigo alguma promoção relãmpago;

- reduzir a cota de 100 euros por dia, como era o "plano A" (excluída a hospedagem) para 80 Euros ou mesmo 60 Euros por dia. Até é possível cogitar 50 Euros por dia, mas nesse caso, eu não viajaria tranquila (imigração, imprevistos no decorrer da viagem, etc).

- passar longe das compras, incluive compras "para a viagem" (excluir compras do tipo novas roupas, etc, vamos com o que temos mesmo);

- Aproveitar as férias mais para descansar mesmo e não fazer turismo "maratora", escolhendo bem as prioridades de passeios pagos, e fazer mais passeios gratuitos e a pé ...

- fazer refeições mais "espartanas", (não necessariamente fast food, mas aproveitar mais os supermercados, por exemplo.

 

Tem a remota possibilidade do meu irmão receber os "polpudos" honorários advocatícios devidos por uma cliente "displicente" dele, que está nessa lenga lenga desde maio ("semana que vem eu pago", "vou depositar dia tal", etc). ::quilpish::::quilpish::

 

Tem ainda a mais remota possibilidade de minha mãe receber os valores de três ações judiciais que ela já ganhou, e que já estão finalizadas, apenas aguardando pagamento programado para este ano (desde janeiro), mas são duas por precatório e uma por requisição de pequeno valor, ou seja, do Estado do RS, então, temos mesmo poucas esperanças com essas! :cry::cry:

 

Se pelo menos uma dessas hipóteses der certo e se eu conseguir "bater a meta e dobrar a meta" de economia para comprar meus euros, ok, tudo certo, vamos embarcar e viajar felizes! ::otemo::::otemo::

 

Se não conseguirmos nada disso até a mnhã do dia 29 de outubro, bem, vou ter de ligar para TAP e cancelar o embarque e cancelar todas as reservas de hotéis e perder 120 mil milhas e cancelar minhas férias no trabalho. Ficarei muito chateada, mas o que consegurmos economizar até lá, vai servir para uma próxima viagem em 2016, tendo mais tempo para juntar o valor necessário (pelo menos em 2016 eu terei 1/3 de ferias de 2016 e meu 13º salário para juntar, o que já quase completa o valor ::mmm: )

 

O ruim vai ser conseguir outra passagem com precinho camarada como essas da promoção, já que as milhas não teremos mais, e com o preço do dólar é um susto pesquisar passagens, mas se o dólar continuar subindo desse jeito, tenho certeza que as cias. aéreas vão fazer mais promoções mais interesantes, porque se não, vão ter prejuizos com voos saindo vazios do Brasil....

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, obrigada por terem respondio

Realmente é bem complicado. No meu caso, o problema é que meu namorado que vai comigo já estava achando um gasto muito grande desde o início..nem ligou pra passagem ter sido barata..e agora o euro aumentou bastante e o gasto que á era grande ficou maior.

Vou ver também onde posso reduzir os gastos e já tinha pensado nesse plano B como o seu criskeune..e mesmo que eu vá sozinha não quero cancelar..mas dá um frio na barriga, viajar sozinha é tenso rsrs

É minha primeira viagem pra Europa, não queria ter que desistir :(

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Não desista não, se o namorado não quer ir vá sozinha. Hoje é mais comum ver mulher viajando sozinha que homem. So tomar os cuidados devidos nunca sair a noite. Como mencionei acima a diferença não vai ser maior se vc cortar um passeio, isto em último caso. Pense em Euros.

 

Quanto as Cris. Espero que de tudo certo, mas perder as milhas. Cancelando antecipadamente as passagens, acho que não perde. Perde a taxa de embarque ou se não embarcar.

Link para o comentário
  • Membros

Mauro,

 

No caso específico desta promoção da TAP, não há o estorno das milhas utilizadas. Isso está expressamente escrito nas regras da promoção. Se fosse só a taxa de embarque, não haveria problemas, pois eu recuperaria as milhas para usar em outra oportunidade.

 

Se eu tivesse emitido a passagem somente para mim (e poderia ter feito isso até na classe executiva!!!), não haveria problema, porque eu consigo a minha parte, talvez com a redução de gastos, etc.

 

O problema é que eu quis presentear especialmente minha mãe, que vai se aposentar agora no início de setembro, e no momento é justamente ela que está tendo a dificuldade para conseguir juntar a parte dela para hospedagem e alimentação. Eu já paguei para ela o trecho de trem entre Viena e Budapeste e a low cost (WizzAir) entre Budapeste e Barcelona. Geralmente sou eu quem complementa a a patente dela quando viajamos juntas, mas com a alta do cambio, ficou mais complicado eu complementar

 

Eu também poderia ir sozinha, mas putz, eu planejei a viagem justamente como um presente pela aposentadoria merecida dela, para ela viajar comigo e com meu irmão! Seria uma baita sacanagem eu ir sozinha! E ela também não aceita ir sozinha ou só com um filho (no caso, eu cedendo minha parte e dizendo para ela ir com meu irmão apenas).

 

:( :( :(

Link para o comentário
  • Membros

Meu caso é um pouco parecido com o seu, Criskeune.

 

Também estou presenteado meus pais com essa viagem por Portugal, que é o sonho deles, e uma visita curta em Paris.

 

A princípio o objetivo era fazer o roteiro Lisboa, Madri e Paris, mas como a conjuntura econômica já não se mostrava favorável à essa despesa ainda no início do ano, preferi cortar Madri e ficar mais dias em Portugal à cancelar a viagem. Ao todo iremos eu, minha namorada, meus pais e minha sobrinha de 11 anos.

 

Ano passado fiz o roteiro Madri, Bordeaux e Paris pela CVC e percebi que é tranquilo, me sinto mais seguro pra voltar e proporcionar essa experiência incrível aos meus pais que nunca saíram do Brasil.

 

Meu plano é contar com E$ 50,00 por dia à disposição para custear despesas com locomoção, alimentação e lazer. Como ficarei 10 dias em Portugal e sei que lá é bem mais barato quando comparado com a França, acho que E$ 750,00 por pessoa mais o cartão de crédito para possíveis emergências está de boa.

 

Vou tentar comprar os Euros até o final de agosto.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Para quem faz turismo comercial esse é o pior momento de todos os tempos e não está compensando mais.

Agora, para quem faz viagens econômicas, aproveita as boas e belas promoções aéreas (algumas que custam menos da metade do preço da passagem cheia) até alguns centavos não faz tanta diferença. Eu estou evitando, mas com promoções aéreas estupidamente baratas, como da última semana (American Airlines) para o Tóquio e Bankok por 600 reais e Nova Iorque por 400 reais (ida e volta)... não dá para deixar passar! ehheheehe..

::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...