Ir para conteúdo

FERNANDO DE NORONHA - Dicas para economizar no Paraíso


Posts Recomendados

  • Membros

Prezados , retorno ao mochileiros para minha contribuição pelas informações que recebi e que fizeram mais fácil minha passagem pelo paraíso de Fernando de Noronha. Fiquei o período de 9 a 12 de Julho 2015 . Já existe muita informação no site , então a idéia e ratificar e sugerir dicas para o visitante que pretende gastar menos além atualizar preços ; se você quer ficar em uma pousada de R$ 1.000,00/dia este não é o post ideal...

Então esse guia é para turistas que não abrem mão de um certo conforto mas pretendem viajar economizando.

Passagens : Aqui está boa parte dos gastos , pois se você não vive em Natal ou Recife terá este custo a mais com esses deslocamentos .Estados como São Paulo muitas vezes apresentam promoções que valem á pena , incluindo passagem /hospedagem . Com a economia da Dilma em recessão , acontece o excepcional : Nem sempre compensa comprar com muita antecedência para os trechos Recife/Natal / Fernando de Noronha. Vejam meu exemplo : comprei pela Azul , o trecho Natal- FN em dezembro de 2014 para viajar em Julho de 2015 , e paguei R$ 1069,00 ( com taxas) ; pensei que tinha feito um bom negócio baseado no histórico de preços dos últimos anos , onde se pagava até R$1.200,00. Três meses antes da viagem o preço baixou para R$800,00 , e conversando com um passageiro de última hora fiquei sabendo que ele havia pago R$600,00 , dois dias antes do embarque. Então a dica é monitorar o preço , se encontrar a R$ 800,00 é um ótimo valor para este disputado trecho , considerando que as as aeronaves da Azul são de apenas 48 lugares.

Com relação às companhias exista ainda a opção da GOL , saindo de Recife.

Em minha viagem aconteceu o cancelamento do voo por motivos "operacionais " , com remarcação para o dia seguinte . A companhia disponibilizou um excelente hotel de frente para o mar + refeição para o pernoite . Mas atenção : fiquei sabendo que não são raros estes cancelamentos , caso isso ocorra solicite ainda no aeroporto a remarcação de seu voo de retorno de FN . Como eu havia reservado uma pousada , solicitei o estorno de uma diária para compensar .Neste caso solicite que 0 gerente ou supervisor da companhia envie um comunicado via email para a agência de FN informando o ocorrido- é a sua garantia!

Táxi do aeroporto : Média ? R$ 24,00 a R$ 25 ,00 , não pague mais.

Dica : se você comprou algum pacote antecipadamente solicite que a agência faça seus translado até a pousada ( ida e retorno ); é praxe e grátis , mas você tem que solicitar e assim economizar R$ 50,00 em táxi.

Taxas de manutenção /preservação :

Aqui reside boa parte dos elevados gastos com uma visita á ilha e não há como fugir desta despesa . São cobradas duas taxas :

 

1ª) Taxa de Preservação ambiental , paga ao Governo de Pernambuco , no valor de R$ 51,40 por dia de permanência . Faça o pagamento on line antes da viagem e fuja de filas no aeroporto de Noronha . No site http://www.noronha.pe.gov.br/ , você faz a simulação e pagamento da taxa que é calculada como uma diária de hotel ( 4 dias são cobradas 3 taxas ).

2ª) Taxa de manutenção : paga ao Instituto Chico Mendes para manutenção da infraestrutura de trilhas e dos Pontos de Apoio ao turista nas diversas praias. Valor : R$ 81,00 para um prazo de até 10 dias. Esta taxa pode ser paga já na Ilha em um quiosque no Parque Flamboyant , onde você recebe o cartão de acesso ; então mesmo que faça o pagamento antecipado terá que retirar o cartão . Me informaram o site http://www.parnanoronha.com.br para o pagamento antecipado , mas não consegui acessá-lo.

Então , fazendo as contas, se você vai passar por exemplo 4 dias em FN vai desembolsar só em taxas R$ 234,60 .

Pousadas : Aqui existe para todos os Bolsos : Se você estiver esbanjando dinheiro pode ficar em uma pousada luxuosa por R$ 3.400,00 /pessoa/dia . Mas se o seu caso for economizar também neste quesito, aqui ficam as dicas :

1) Pousada da Iris – Opção super- econômica . Bem localizada na Vila dos Remédios ; simples mas o suficiente se você pensar que ficará mais tempo explorando a Ilhas . Quarto duplo ou triplo ( pode até virar um quáduplo ) com frigobar, banheiro, central de ar, mobília , uma assadeira para pão, Tv a cabo e WIFI. Não serve café da manhã mas você pode utilizar a cozinha para fazer seu café . Também não disponibilizam toalhas . Mas o que você quer pagando apenas R$ 70,00 a 80,00 /pessoa/dia ? E um achado em se tratando de FN . Fiquei alguns dias por recomendação de relatos neste site e achei uma ótima opção principalmente porque fica próximo de tudo e a apenas 15 minutos de caminhada ao centro histórico e ás praias do Cachorro, Meio e Conceição . Tem um face onde você pode ver as fotos dos quartos : https://www.facebook.com/people/Iris-Sobrinho/100003784513012

O telefone da proprietária , a simpática Iris Sobrinho é : (81) 3619-1824 e 9801-4035.

 

2) Pousada Corrente Marítima - Nova, por isso pouco conhecida . É outra opção econômica , coisa rara em FN. Reserve pelos fones : (081) 3619-1252 ,(081) 98894-1508 e (084) 98748-1328 . Os proprietários são a Sra Carla e o Sr Eufrásio , ambos muito atenciosos . O Sr Eufrásio é funcionário da AZUL e me ajudou a recuperar uma mala que eu havia esquecido no aeroporto .

A pousada é simples mas com bons quartos com ar, frigobar, banheiro , tv a cabo , sem WIFI mas com um bom café da manhã incluído na diária . Paguei em um quarto triplo R$ 280,00/dia.

Ao lado existe um pequeno restaurante, mas fuja dele como quem foge do diabo.. lembra do Bife acebolado a R$ 93,00???

 

Existe um site que agrega as principais pousadas da Ilha com venda de pacotes e passeios , nele você poderá ter uma idéia dos preços e opções. As pousadas que eu sugeri não aparecem neste site : https://vendas.ilhadenoronha.com.br/pousadasNoronha.php

Do mesmo modo ao fazer o preenchimento do cadastro de pagamento da taxa de preservação ambiental você deverá ter atenção , pois essas pousadas independentes não estão relacionadas , escolha a opção “OUTROS “ . Ao entrar no aeroporto você informar o nome da pousada .

 

Passeios : Considero que pelo menos 3 são imperdíveis :

ILHA TOUR – passeio que dura o dia todo e termina com o por do sol . Ótima relação de custo benefício, pois você conhecerá 90% das praias e terá uma visão geral da Ilha , podendo se programar para roteiros nos próximos dias. Em média custa R$ 120,00

PASSEIO DE BARCO - Aqui você fará uma passeio pela costa da Ilha vislumbrando paisagens fantásticas e um brinde surreal : a companhia de golfinhos que estão a 2 metros de sua mão.. imperdível !! Em média custa R$110,00

MERGULHO DE BATISMO - Em média é vendido entre R$ 420,00 e R$ 455,00 , o que afugenta muitos pretendentes.

Dica : Existe uma alternativa econômica que não está escrito em nenhum roteiro de agências : vá á Praia do Porto e procure o BODÃO e faça o batismo por R$ 250,00 !!!! existem outros mergulhadores autônomos que você pode procurar nesta praia.

Não recomendo a compra antecipada pelo site , principalmente se estiver em grupo pois estes preços são negociáveis . Éramos seis e pagamos R$100,00 pelo Ilha tour e R$ 90,00 pelo passeio de barcos .. negocie !

Dica : Na maioria das agência se você fizer um passeio você tem o translado de ida e volta do aeroporto , economize R$ 50,00... mas um detalhe : solicite o serviço pois eles não te oferecerão essa vantagem...

Fiz todos os passeios pela COSTA BLUE ( http://www.costabluenoronha.com.br) , fone (081) 3619.1661 / 3619-1134/3619-0039 e recomendo esta agência que é uma das maiores e melhores da Ilha.

Mergulho com Snorkel : praticamente em todas as praias você poderá mergulhar com ótima visibilidade , por isso compre pelo menos um conjunto máscara/snorkel para economizar e seja feliz ,ou terá que alugar a cada saída . Os preços : kit ( máscara/snorkel/colete/nadadeira ) a R$ 20,00 / dia ; Máscara com snorkel : R$ 10,00 / dia ; Colete : R$ 5,00 / dia . A menos que você não saiba nadar o colete só é necessário e obrigatório na Praia do Sueste , então se alugar peça somente a máscara e snorkel.

 

Alimentação : outro custo elevado em FN, que tal um Bife acebolado por R$ 93 ,00 ???? Mas mesmo neste item é possível encontrar lugares a preços camaradas , mas são poucas opções .. as dicas :

1- Restaurante do JACARÉ , na Vila dos remédios , cobra R$ 25,00 pelo self service

 

2- Lojinha da Mãezinha – sim você leu certo, é um estabelecimento que vende de tudo inclusive refeições . Pratos a R$ 20,00 , caldos variando de R$13 a 18,00 . Sugestão : Peça um PF frango guisado – delicioso e com porções generosas além de farto acompanhamento. Localizado na Vila dos remédios .

 

3- Existe a opção de pequenos restaurantes que vendem pizzas a preços camaradas ; paguei uma deliciosa pizza a R$ 49,00 para três pessoas , um achado..

 

4- Restaurante DU MAR – Preços iniciando em R$ 29,00 . Se você quer comer bem pelo menos um vez em FN este é o lugar .Excelente restaurante com piscina e boa infraestrutura .Você pode ligar para (81) 3619-0432 que eles irão apanhar você em qualquer lugar da Ilha para o almoço ou jantar sem custo adicional.

Dica : O restaurante fica próximo ao Projeto Tamar ( preservação de tartarugas marinhas ) com interessantes palestras audiovisuais diárias sobre a vida marinha de FN com uma hora de duração, iniciando às 20:00hs . Programe um jantar para um horário antes ou depois da palestra , solicite o traslado do restaurante e economize o táxi além de conhecer o Projeto Tamar ( exposições , loja temática e palestra).

 

Outras dicas para economizar :

Alimentação e água ; Compre água e lanches e despache como bagagem . Um litro custa R$ 7,00 em FR ; comprei 10 litros a R$1,49 a unidade e foi uma opção acertada , pois na maioria das praias não existe venda ou é muito caro. Um suco não fica por menos de R$ 9,00 , por isso abuse de caixinhas de sucos , chocolates etc...

Snorkel na Praia do Sueste : Ao chegar é oferecido um serviço onde o(s) turista(s) em grupo de 3 são rebocados por um guia para visualizar a vida marinha em especial as tartarugas ... a menos que você não saiba nadar ou tenha alguma dificuldade isso é completamente dispensável. Faça o seguinte : fique próximo a algum grupo que está sendo rebocado e seja feliz com as tartarugas ...

Alguns passeios são esquecidos mas são importantes e o melhor – Grátis :

Visite o Museu do Memorial Noronhense , com uma exposição que conta a história da Ilha de FN com fotos e objetos . Vocá ainda terá um guia explicando os detalhes.

Em seguida vá á fortaleza de Nsa Senhora dos Remédios , que fica ao lado , e tenha uma vista deslumbrante da Ilha

Bem, espero ter contribuído com aqueles que sonham em conhecer este paraíso encravado em pleno Oceano Atlântico ; conheço quase todo o Brasil e uma dezena de países , inclusive o Caribe do México, mas devo dizer que Fernando de Noronha é uma experiência única , talvez pelo alto grau de preservação de suas belezas naturais.

Não são muitos lugares no mundo onde você pode interagir com golfinhos , tartarugas e a vida marinha em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Geraldo!

 

Gostei muito das suas dicas!

Irei com mais 4 amigas em fevereiro ficaremos 7 dias. Já reservamos a pousada, mas não compramos passagem.

Sou do Rio e pela comodidade em compatibilizar os horários dos voos estamos pensando em comprar direto o trecho Rio x Noronha - Noronha x Rio.

Está caríssimo!!!! R$2300,00

Acha que vale a pena esperar a véspera?

Vi o preço como se eu fosse daqui a 2 dias e está uma média de R$2500,00.

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Prezada , saindo do Rio direto eu acho difícil este preço ser menor à véspera da viagem .Normalmente essas variações pra menos ocorrem nas saídas de Recife e Natal. Este realmente é o trecho mais caro do Brasil . Ano passado quando viajei para Noronha , as viagens internacionais estavam em alta com o dólar mais baixo. Hoje houve uma redução de 40% nas viagens para fora , logo os destinos nacionais se valorizam e as companhias jogam com isso.

uma braço , qualquer dúvida retorne

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Oi Geraldo!

 

Gostei muito das suas dicas!

Irei com mais 4 amigas em fevereiro ficaremos 7 dias. Já reservamos a pousada, mas não compramos passagem.

Sou do Rio e pela comodidade em compatibilizar os horários dos voos estamos pensando em comprar direto o trecho Rio x Noronha - Noronha x Rio.

Está caríssimo!!!! R$2300,00

Acha que vale a pena esperar a véspera?

Vi o preço como se eu fosse daqui a 2 dias e está uma média de R$2500,00.

Obrigada!

 

Quando eu fui eu comprei o trecho ida e volta Rio x Recife e Recife x Noronha.

Muito mais em conta.

Paguei 1200 com todas as taxas.

E isso que paguei caro, porque tinha visto antes e estava mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...