Ir para conteúdo

25 dias de Manaus à Fortaleza (Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará)


Posts Recomendados

  • Membros

Mochilão de 25 dias: Manaus - Alter do Chão - Belém - Ilha de Marajó - Algodoal - São Luís - Alcântara - Lençóis Maranhenses (Barreirinhas e Atins) - Delta do Parnaíba - Jericoacoara - Fortaleza - Canoa Quebrada.

 

Viagem maravilhosa que fiz com minha namorada entre 09 de julho e 02 de agosto de 2015. Abaixo o resumo do nosso roteiro e entre parênteses as principais atrações de cada dia. Na sequência, alguns comentários úteis para quem pretende fazer um mochilão parecido

 

598dcd4caf452_RoteiroMochiloManaus-Fortaleza.png.620d207668474dbec9e586fdff6e9e83.png

 

 

Manaus

Quase todos que querem conhecer a amazônia planejam sair de Manaus (como eu). Isso enche a cidade de turistas estrangeiros, o que aumenta o preço das atrações. Além disso, como é uma cidade grande, os melhores passeios estão distantes. Logo, se você não tem dinheiro para pagar por cruzeiros ou hotéis de selva, fique pouco tempo e opte por conhecer melhor a amazônia a partir de cidades alternativas, mais próximas da natureza e baratas, como Alter do Chão. Não deixe de visitar o Teatro Amazonas e, de noite, o boêmio Bar Caldeira.

 

Barco ou avião?

Quando planejamos o mochilão, a ideia era fazer ao menos um trecho de barco (Manaus/Santarém ou Santarém/Belém). Porém, vimos pela internet que as datas de saídas não se encaixavam direito nas nossas necessidades. Por fim, fizemos ambos os trechos de avião. Sim, perdemos de fazer uma viagem que parece enriquecedora, mas ganhamos muito tempo (cada trecho de barco leva pelo menos duas noites) e - acredite - dinheiro (as passagens de avião, compradas antecipadamente, custam o mesmo das passagens de barco, com a vantagem que você não tem que gastar 3 dias de alimentação). Se optar pelo barco, cheque as datas e horários com sua pousada/hotel, pois as informações na internet estão muito desatualizadas.

 

Alter do Chão

Visitamos Alter do Chão em meados de Julho, quando as águas ainda estão altas a ponto de cobrirem quase completamente os famosos quiosques da Ilha do Amor. Pouco importa! De verdade, a cidade é maravilhosa até embaixo d'água (literalmente?). Sem falar que é possível aproveitar praias (com menos areia mas o mesmo encanto) tanto na Ilha do Amor, quanto no Cajueiro ou no Pindobal. De Alter do Chão é possível fazer passeios fantásticos de todos os tipos, para todos os gostos. Ficamos fascinados com os igarapés do Lago Verde. Se quiser ter um gostinho de selva amazônica, basta ir à Floresta Nacional do Tapajós. Há também opões de passeios mais longos, para passar dias.

Alter do Chão com certeza foi um dos pontos mais altos da viagem e é triste que muitos brasileiro nunca sequer ouviram falar desse paraíso.

 

Belém

Em Belém, os moradores te alertam o tempo todo de como é perigoso andar pelas ruas. Isso não é legal. Você não precisa mais do que um dia para ver as atrações turísticas principais.

 

Ilha de Marajó

Peça para a sua pousada reservar um lugar na Van do Edigar, que faz o trajeto do Porto de Camará até Joanes ou Soure. Confesso que a ilha me decepcionou um pouco. Esperava mais contato com a natureza e tranquilidade, mas Soure se mostrou muito barulhenta (Julho é o "veraneio" deles, com muitas festas regadas a tecnobrega). Mesmo a Fazenda São Jerônimo (uma das mais visitadas) estava suja devido à atividade de extração de coco.

 

Algodoal

O povo do Pará é muito hospitaleiro. Bastou alguns minutos de conversa com uma belenense que conhecemos em Alter do Chão para ela nos convidar para um viagem até Algodoal. Aceitamos e pegamos carona com ela. Fiquei menos de 24 horas na ilha, mas valeu a pena.

 

São Luís / Alcântara

Destaque para o centro histórico de São Luís, que transborda cultura. Além disso, não deixe de ir a Alcântara, lugar que parou no tempo e parece uma cidade cenográfica.

 

Lençóis Maranhenses

Não tivemos tempo de passar por Santo Amaro, que muitos dizem ser o acesso mais preservado aos Lençóis. Por outro lado, eu li muitas críticas sobre Barreirinhas que não se confirmaram. De fato, a cidade não é das mais belas, mas a Lagoa Bonita foi o ponto mais impressionante de todos que visitei nos Lençóis. Depois, descemos o Rio Preguiças de voadeira até Atins, que tem um perfil bem diferente. Atins é relativamente isolada (portanto, mais calma e cara) e, além de lagoas mais exclusivas, tem um espetáculo à parte proporcionado pelos incontáveis praticantes de kitesurf. Surreal.

 

Parnaíba

Foi um longo dia para chegar de Atins até Parnaíba. O trajeto foi feito de voadeira (Caburé), bugue pela beira do mar (Paulino Neves), carro fretado (Tutóia) e ônibus (Parnaíba, finalmente). Na manhã seguinte, fizemos o passeio pelo Delta do Parnaíba num barco com umas 50 pessoas. É um programa barato, popular e engraçado. Depois fiquei sabendo que é possível fazer um passeio de lancha desde Tutóia até Parnaíba, passando por todo o Delta, mas tem que ser planejado com certa antecedência.

 

Jericoacoara

Saindo cedo de Parnaíba, chegamos em Jijoca na hora do almoço e pegamos uma Jardineira de 45 minutos até Jericoacoara. Não deixe os motoristas de jardineira te enganarem. Eles recebem subsídio e devem cobrar um preço tabelado dos turistas, que quando fui era R$12,50. O mesmo valor também para ir de Jericoacoara até a Lagoa do Paraíso. Aliás, recebemos uma dica bacana de uma moradora. Quando for à Lagoa do Paraíso, peça para o motorista não te deixar no primeiro ponto, que é um lugar super caro. Um pouco mais adiante existem outros pontos tão bonitos quanto e com preços honestos (não se preocupe, todos têm as famosas redes na beira da lagoa). Enfim, Jeri (para os íntimos) é imperdível, mas acho que você já cansou de escutar isso.

 

Fortaleza

Cometemos o erro de ficar hospedados na Praia do Futuro. Ok, é a praia mais bela de Fortaleza, mas é isolada de tudo e com poucas opções à noite. Prefira ficar na região central e explorar eventualmente as praias que ficam fora da cidade, muito mais interessantes. Vale a pena fazer tour guiado no Teatro José de Alencar e no Forte Nossa Sra da Assunção. O Mercado Central é realmente impressionante pelo tamanho e pelas centenas de lojinhas humildes e organizadas. A feirinha da beira-mar também é ótima (se precisa comprar souvenir, Fortaleza tem muita opção e bons preços). No último dia ainda tivemos tempo de fazer um bate-volta de van até Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. Mas, se quiser fazer um bate-volta, prefira o que vai somente a Canoa Quebrada e aproveite o dia nessa praia exuberante.

 

Gastronomia

Essa viagem proporciona experiências gastronômicas incríveis, principalmente na amazônia. O primeiro destaque vai para a variedade de frutas. Não vá embora sem experimentar o tacacá, pato no tucupi e maniçoba (meu prato preferido da viagem). Procure também o açaí batido na hora, que é muito diferente do vendido brasil a fora. Ah, o pirarucu preparado por lá é o peixe mais delicioso que eu já comi e é facilmente encontrado.

 

 

Espero ter ajudado. Se quiser mais informações, terei prazer em responder aqui no tópico ou pelo e-mail filipeandretta@gmail.com

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Fernanda.

A viagem custou cerca de R$5.000,00 por pessoa (incluindo passagens de ida e volta para Curitiba). Mas te garanto que dá pra fazer por menos, economizando principalmente com hospedagem. Como eu viajei com a namorada, nós ficamos sempre em quartos de casal (alguns com banheiro compartilhado) em pousadas reservadas com dias de antecedência (geralmente através do Booking ou HostelWorld). Optei por essa segurança para evitar chegar em um lugar e ter que ir atrás de hospedagem - o que toma tempo e pode ser perigoso, especialmente em cidades grandes - e porque viajamos em alta temporada. Porém, há um universo enorme de pousadas simples e baratas que não trabalha com esses sistemas "moderninhos" de reserva online.

E o dólar nas alturas é só mais um motivo para explorar esse Brasil lindo que é tão esnobado pelos próprios brasileiros.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Felipe, obrigada pela info. O preço tá super válido levando em consideração que vc passou por mais de 10 lugares!!! E percorreu uma distãncia considerável. Vou me programar e seguir seu roteiro. Quanto aos que despeitam o Brasil, temos mais é que lamentar né? Isso aqui é belezura sem fim... Conheci um espanhol em Moçambique que afirmou categoricamente que Alter do Chão é o lugar mais lindo do Brasil! Só cheguei até Belém e achei incrível e quero memso é fazer um dos trechos de barco! Valeu, abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...