Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Membros

pelo acesso à trilha não.

Você vai pagar se for de carro e deixar o carro na fazenda PP. Mas sinceramente, acho que os 10 reais são baratos para você deixar o carro lá, por 1 ou dois dias.

 

Com relação à água, vou falar pela minha experiência. Da fazenda até a bica d água cimentada não precisa mais de 500 ml de água. Na bica d água encha o que tiver de espaço. Se tiver espaço para 4 litros encha os 4 litros. Não confie na mina perto da casa de pedra. Se o tempo estiver seco demais ela também seca, principalmente na parte da tarde. Quando estive por lá, depois de um período longo de estiagem, ela estava seca quando cheguei à tarde e eu fiquei quase sem água até o outro dia pela manhã.

 

Se você tiver levando clorin, pode pegar menos água na bica cimentada e deixar para pegar mais no riozinho antes do A1. Eu bebi água desse riozinho, um pouco acima da trilha e me pareceu segura, mas levar o clorin deixa a coisa mais garantida.

 

Procure no site de previsão de tempo por uma janela de 5 dias sem chuva. Fica mais bonito e menos penoso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É bom perguntar na fazenda se tem água no A2, local de acampamento mais próximo do cume.

As fontes seguras de água são a bica cimentada, que fica a umas 2 horas da fazenda, após a bifurcação do Caratuva, o rio perto do A1, 1 hora depois da bica cimentada (são três rios próximos, mas podem secar no inverno) e a bica no A2, 1 hora depois do A1.

Na estiagem só a bica cimentada é perene.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Tô com dúvidas sobre o melhor jeito de planejar uma subida. Nem sei se devemos fazer isso, ou melhor pensar fazer alguma trilha na mata atlantica e esquecer do pico até ano que vem.

 

A gente mora em Campinas, e temos dois feriados ainda até natal. 20-22 de Novembro, e 5-8 de Dezembro. Já que são 6 horas de carro, estive pensando de fazer no próximo jeito para feriado de Novembro:

 

Sair cedo de casa no dia 20, dirigir para Pico Paraná, e subir até A1.

21: bate volta, ataque ao cume e dormir de novo em A1 (é seguro deixar a barraca montada? Ou melhor levar tudo ao cume e voltar?)

22: descer e voltar a casa.

Parece ter certas problemas logísticas, sobretudo o risco da falta de agua no A1. Pode ser que requer descer até o bico para pegar agua no dia 21. Teremos tempo para isso, mas não é ideal. Vantagem é que não precisa subir ao cume com muito agua.

 

No outro feriado temos mais tempo, e podemos sair já na tarde da sexta. Chegando na fazenda, montar barraca aí e fazer o ataque mais tradicional em dois dias, dormindo no cume mesmo. Aí estão sobrando um dia e meio do feriado: tem mais uma trilha no parque do pico para fazer? Tal vez a gente aproveita e consegue subir o Olimpo no Parque Marumbi (ultima vez que a gente estava lá, choveu demais para fazer o ataque). Problema com esse plano, é que é ainda mais fora da temporada e se supõe que o risco de tempestades só aumenta.

 

Alguém que conhece a montanha bem tem alguma dica do melhor jeito para nós fazer o ataque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sua logística está boa, só não sei quanto a segurança em deixar as coisas no A1. Mas nunca ouvi falar em roubos por lá. Não custa também levar na mochila as coisas de valor e deixar o resto...

Água no A1 vai ter, tem chovido bastante por aqui.

Outras trilhas: Itapiroca, bem fácil, no caminho do PP, bifurcação sinalizada. Caratuva, média, bifurcação sinalizada antes da bica cimentada.

Saindo do Itapiroca dá pra ir pra outras montanhas também, mas daí é mais técnica as trilhas, menos óbvias e mais longe: Cerro Verde, Tucum...

Saindo da trilha pro Caratuva, sem subi-lo tem a trilha pro Taipabuçu, também menos usada e mais fechada.

Itapiroca, Caratuva, dá pra fazer voltando do A1, tem um lugar bem legal de acampar um pouco antes da bifurcação do Caratuva, água pega na bica cimentada. Na subida você já vai ver o local pra acampar, fica ao lado da trilha. Você desarma o acampamento, sobe o Itapiroca, volta pra trilha, sobe o Caratuva (esconde a cargueira pra subir, né!) e acampa no final de tarde neste lugar, dia seguinte você estará perto da fazenda, uma a duas horas de caminhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...