Ir para conteúdo

Viagem a Alagoas - Maceió, Piranhas e Penedo (Relato)


Posts Recomendados

  • Membros

A primeira coisa a se considerar para uma viagem a Alagoas é que lá estação das chuvas funciona bem. Ela começa com as águas de março e vai até o fim do inverno. E não são chuvas de dez minutos. Algumas duram a manhã ou tarde toda, ou te pegam de surpresa durante a noite em um passeio pela orla. Então, por experiência própria, digo que a melhor época para conhecer Alagoas, em especial o litoral, é no verão e primavera.

 

Maceió

Maceió tem suas belas praias, mas como a maioria das praias urbanas, são impróprias para o banho. Na orla da praia de Pajuçara há um mercado de artesanatos, com grande variedade e preços justos. Indo da Pajuçara para o centro há uma calçada por onde você pode observar o mar, mas quase não há quiosques e pouquíssimos restaurantes. Da Pajuçara para a Ponta Verde já vemos mais movimentação e lugares onde se pode comer e beber.

Mas são fora de Maceió que estão as praias mais bonitas. O ideal é alugar um carro, pois há lugares lindos que as agências não vão. Com uma agência, você conhece pouco, vai num ônibus com um guia feliz que não para de falar, às oito da manhã e tem que sair de lá por volta das três da tarde, quando você está feliz e pronto para esticar mais um pouco.

Indo para o sul de Maceió, estão as conhecidas Praia do Francês, Barra de São Miguel e Gunga. São muito bonitas, com águas verdes e calmas.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120725162632.JPG 500 375 Legenda da Foto]Praia do Gunga.[/picturethis]

As Dunas de Marapé são dunas fixas pela vegetação, e por isso, é proibido andar de buggy por lá. Mas vale a vista de uma paisagem quase deserta. Há pouquíssimos quiosques por lá, mas há tanto a opção para quem gosta de curtir um axé na beira da praia quanto caminhar um pouco e chegar a algum ponto em que não se ouve barulhos além do mar. Outra coisa interessante dessa praia é o passeio pelo rio que leva ao mangue e sua vegetação exótica. Pra quem tem coragem, é interessante entrar na lama!

Indo para o norte de Maceió está a belíssima Maragogi e suas piscinas naturais. Devido às chuvas (fui em julho), quando cheguei lá o mar estava escuro e barrento. Após o barco entrar no mar, as águas mudaram de cor, e já nem parecia a mesma área. E de fato não era! O barco entra no mar por cerca de 40 minutos, até chegar em águas calmas e cristalinas… Há peixinhos por ali e é possível até fazer um pequeno mergulho. Maragogi é linda. Mas atenção! Só vale ir à Maragogi se fizer o passeio até as piscinas naturais (R$50,00 no barco). Se não for, vale muito mais conhecer outras praias…

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120725163014.JPG 500 375 Legenda da Foto]Maragogi[/picturethis]

 

Piranhas

Entre uma praia e outra, passamos por diversas lagoas e lagunas, que deram o nome do Estado. É interessante observar toda essa água que há por lá. Mas chega a ser estranho quando vamos em direção ao interior e nos deparamos com os rios sazonais. No caminho para Piranhas (cerca de 270 km da capital), vimos muitos rios secos, que me davam um misto de curiosidade e pavor. Imagine que aquele rio passa a metade do ano seco!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120725163234.JPG 500 375 Legenda da Foto]Rio seco. A neblina da manhã dificultava um pouco a visualização.[/picturethis]

Piranhas é uma cidadezinha no oeste do Estado. Sua principal atração é o Rio São Francisco, que banha a cidade. Antigamente, o rio tinha apenas um metro de profundidade naquela área. Hoje, represado, chega a 50 metros. Ficamos hospedados na Pousada Trilha do Velho Chico (R$120,00 a diária do casal), à beira do rio. À noite, levamos um vinho (e repelente) para umas espreguiçadeiras, enquanto contemplávamos o rio e as estrelas. Simplesmente fantástico.

Pela manhã, pegando um barco (R$35,00), passamos pelo rio e chegamos a uma base, onde dá para tomar banho em uma prainha deliciosamente límpida. Dalí, é possível fazer uma trilha simples (R$4,00) que passa pelo meio da caatinga e vai até a Grota do Angico, o local onde Lampião foi assassinado. Tive a sorte de fazer a trilha com um grupo de estudantes de uma universidade de Petrolina (PE), dos cursos de História, Geografia e Biologia. Quando o guia acabou o relato sobre a história do Lampião, os pesquisadores praticamente começaram um debate. Foi realmente bacana, palavra de historiadora rs.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120725163430.JPG 500 375 Legenda da Foto]Prainha próxima à Grota do Angico.[/picturethis]

O outro passeio imperdível é a visita ao cânion do Xingó. Na verdade, o barco sai da cidade de Canindé de São Francisco (SE). Adentra-se no rio, enquanto observamos a paisagem dos paredões da caatinga. É incrível como há tanta água no rio e a vegetação tão seca lá em cima. Os paredões vão se estreitando até chegar ao cânion. É uma beleza indizível. E, claro, nadar por ali é fantástico, no meio daquela paisagem rústica e diferente. Uma base permite que os banhistas aproveitem a água com profundidade de 25 m. Para os que não sabem nadar, há os coletes salva-vidas e uma “piscina” montada, com apenas um metro. Foi ali que eu fiquei rs.

Um pequeno barquinho (R$5,00) te leva até uma parte mais estreita entre os paredões. O passeio é curto, mas vale a pena. Dali, observamos uma pequena trilha e perguntei ao mocinho do barco como chegar até lá. E ele me falou que deveríamos procurar o Mirante do Talhado, onde é possível observar o cânion de cima.

Após o passeio no cânion, fomos em busca do Mirante. É necessário voltar à base em Canindé de São Francisco, pegar a estrada rumo a Delmiro Gouveia e mais cerca de 10 km de estrada de terra. O Mirante do Talhado é uma pousada com restaurante, construído por um simpático senhor de 73 anos, seu Zé Francisco. Ele toca tudo com a esposa, que cozinha MA-RA-VI-LHO-AS-MENTE e cuida dos três chalés. Seu Zé Francisco diz que seu sonho é construir mais sete chalés, o que faz com as próprias mãos, assim como a piscina que está em construção e outras melhorias para a área.

É seu Zé Francisco também que nos leva pela trilha de até 2,5 km (R$15,00) pelo meio da caatinga, contando como aquela vegetação foi e ainda é útil ao homem da região. Fala sobre sua família, história e meio ambiente, numa desenvoltura que nos deixa espantados quando ele diz que é analfabeto. Com parceiros, é possível fazer rapel, tirolesa e andar de barco também. Nas noites de lua cheia, o pessoal da pousada faz um lual ali, iluminado pela lua com vista para o rio. E de lá de cima, observamos a imensidão do rio. De lá foram gravadas cenas da novela Cordel Encantado, da qual Seu Zé guarda com carinho a carroça utilizada. No alto, o silêncio e a formação nos faz ouvir o eco de animais e o barulho da Terra. Seu Zé Francisco se diz apaixonado pelo rio. E como não poderia ser.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120725163601.JPG 500 375 Legenda da Foto]O cânion, visto lá de cima...[/picturethis]

No meio do passeio, uma fina garoa nos presenteou. Seu Zé Francisco nos disse que há dias não chovia e muitos agricultores haviam perdido suas plantações. Torcemos para que não seja uma seca como a de 1932, pela qual seus pais passaram.

Outro local interessante é o bar Show da Natureza. Também fica no sentido de Delmiro Gouveia, mais cerca de 8 km de estrada de terra. De frente para o rio em outro ponto, a gente pode almoçar uma comida local, com peixe, galinha capoeira ou carne de bode. Como toda vegetariana persistente, a gente sempre dá um jeito!

Há outros passeios possíveis pela região, como conhecer a hidrelétrica de Xingó, Delmiro Gouveia, a primeira hidrelétrica do país – Angiquinho e as trilhas da Fazenda Novo Mundo. O único problema para as trilhas é que e isso ainda é pouco explorado e por isso há poucos guias pela região, e talvez você não consiga fazê-las.

 

Penedo

Voltando em direção ao sul do litoral de Alagoas está Penedo, que foi o primeiro povoado do Estado. Com suas igrejas barrocas, casas coloniais e em art déco, a simpática cidade também é banhada pelo rio. Além de ter sido base para D. Pedro se hospedar, é base para quem quer conhecer a Foz do Rio São Francisco.

A saída é pela cidade de Piaçabuçu, a 25 km de Penedo. É possível fazer o passeio de barco (R$35,00) ou de buggy (R$40,00), sendo que nessa opção, os guias dão informações sobre história e meio ambiente. O passeio passa por praias desertas e protegidas até chegar à Foz. À primeira vista, é lindo. O rio claro, calmo e convidativo é encantador. Aos poucos vamos nos dando conta – com a ajuda do guia – de tudo o que ocorreu com o Velho Chico, que foi represado. Anos atrás, o rio era forte e até mesmo petroleiros entravam por ali. Hoje, apenas pequenos barcos. Turvo, era possível ver onde o rio de cor marrom entrava no mar claro. Hoje, o mar entra por baixo do rio e está salgando a água doce. Muitos peixes já não se reproduzem, já que não é possível subir até a nascente. Também os homens não podem subi-lo, já que o rio não tem eclusas. É um misto de maravilhamento e tristeza.

Por tudo, digo apenas que as águas de Alagoas encantam. E posso dizer que foi uma das melhores viagens que já fiz… Daquelas que você sai já fazendo planos para voltar… Até mesmo para uma pessoa com fobia de nadar, como eu.

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Sandra, tudo bem?

 

Gostei muito do seu relato. Encontrei umas passagens baratas para Aracaju em dezembro e estou querendo passar uns 12 dias na região. A ideia é chegar em Aracajú, ficar um dia e partir para o sertão..rsrsr.. Também vou a Mangue Seco, que já é na Bahia, mas está bem perto. Com relação aos lugares que vc foi, uma dúvida: vc estava de carro? Vou fazer tudo de onibus mesmo, é possível chegar no mirante que vc disse? Até pensei que seria uma boa se hospedar no chalé do Seu Zé Francisco. Ele falou alguma coisa sobre valores e deixou telefone? O passeio do Canyon do xingu vc fez saindo de Piranhas ou teve que ir para Canindé? E para a foz do São Francisco, tem que ir até Penedo? Estou te enchendo de perguntas né? Mas é que não há muitas informações sobre esses lugares..rsrss

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola, Rosiane! Deu super certo, com certeza é um lugar pra voltar!!

Bárbara, para ir a Piranhas fui de carro, pelo curto tempo que eu tinha...

Dá pra chegar na cidade de ônibus, mas o seu Zé falou também que pode buscar, e fica bem mais em conta do que alugar um carro. O único problema é que a pousada dele fica afastada da cidade e de outros lugares, então pra qualquer lugar que você vá, dependerá do serviço dele. Mas vá sem dó, porque o lugar é lindo e não faltam coisas a se fazer por lá, e até mesmo perto da pousada!!

Ele falou que a diária para casal era R$160,00, incluindo café da manhã, almoço e janta. Ou seja, muito barato perto das outras!!! E sem falar que a esposa dele cozinha muito bem rsrsrs O link da pousada: http://www.mirantedotalhado.com.br/

Pro Canion tem que ir até Canindé de São Francisco, que é o passeio mais comum, e tem uma viagem de uns 40 min de barco. Mas também dá pra ir pela pousada do seu Zé, saindo da trilha da casa dele e pegando uma canoa que não dá nem uns 5 minutos rs.

Pra Foz, você deve ir até Piaçabuçu, que é perto de Penedo. Também tem passeios que saem de Sergipe, mas não sei qual a cidade mais próxima.

Espero que ajude ;)

 

Ah! E fique tranquila pra perguntar... Fiz o relato pra ajudar mesmo, tb me foi bem difícil mim descobrir tudo isso rsrs

bjo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá, Sandra!

 

Achei seu relato muito detalhado e esclarecedor. Estou me programando para viajar com o meu marido no feriado de outubro e gosto de já deixar tudo bem amarradinho. Pretendemos sair de Recife para Piranhas de carro e para evitar viajar à noite, estamos organizando nossa programação.

 

Na resposta a Rosiane, você citou que o passeio de barco para o Cânion do São Francisco dura 40 minutos. Mas são 40 minutos só de trajeto? Quanto tempo dura mais ou menos, incluindo banho no rio, passeio no barquinho menor? E qual foi o valor desse passeio?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Cecília!

Essa agência faz os passeios do Cânion http://www.mturxingo.com.br/index.asp

No site tem os horários, mas acredito que não sejam todos os dias que têm esses horários – vale a pena você ligar para se informar. Os passeios da manhã são mais vazios e os mais tarde lotam. As embarcações saem do restaurante Carrancas e o valor é R$60,00 por pessoa.

Reserve umas três horas para o passeio! A viagem, só de ida, leva em média 40 minutos. Ficamos no rio cerca de uma hora. E ai você decide se vai só nadar, tomar sol, tomar uma cerveja e talvez pegar o barco pequeno para ir mais perto dos paredões. O passeio com o barquinho leva só uns 5 minutos. É ir até o paredão, ver um pouquinho e voltar. Eu achei muito bonito, pois adoro chegar mais perto dos paredões, ver as coisas de perto... mas tem gente acha que não vale a pena. Vai do seu gosto. [Não dá pra ir até lá nadando, é proibido].

Se tiver tempo de ir à Grota do Angico, vá! Lá é lindo, e você tem duas opções: ir na trilha pela caatinga até o local onde Lampião foi assassinado ou ficar na prainha, linda e praticamente vazia.

Espero que tenha ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá! estou querendo ir pra Maceió em maio, passar uns 10 dias... estou buscando dicas de passeios e dicas em geral

 

nesse post aqui viagem-para-maceio-t88239.html, o Gabriel Mattedi diz que não é uma boa alugar um carro la devido a varios problemas de segurança e de buracos nas ruas, etc...

 

Como você vê isso? Eu quero explorar bem a região, de norte a sul.. mas tenho medo de pegar algumas estradas inviaveis para carros pequenos...

 

Agradeço desde já!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Você não aconselha ir no mês de Maio para Alagoas? Pegou dias de muita chuva durante o dia? Conseguiu pegar maré baixa?

Estou me programando para ir no ano que vem, mais ando lendo muitos comentários que chove por lá, mais muitos lugares do Brasil chove nessa mesma epoca também :(

 

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...