Ir para conteúdo

duvida sobre como começar (equipamentos)


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde pessoal do forum, meu nome é Fabio, e estou planejando fazer meu primeiro trekking em janeiro de 2017, mas quero fazer as compras de todo os equipamentos em 2016, pra poder pagar tudo e ficar livre pra viagem, o GRANDE problema, é que são tantos equipamentos e tantas marcas, que não sei por onde começar... estou planejando ir para o monte roraima, mas mesmo que lá não requeira mtos equipamentos como vi em alguns foruns, gostaria de comprar tudo o que preciso para fazer qualquer tipo de trekking de longa duração ( com + de 6 dias), pois essa será só a primeira viagem, e não quero ter que ficar comprando todo ano, 200 equipamentos especificos pra cada trekking, claro, sei que tem coisas que terei que comprar especificamente pra onde vou, mas coisas como mochila, saco de dormir, barraca, faca, canivete suiço, roupas, bota e coisas que se utilizam em todos os trekkings queria comprar 1x só.... vi que os melhores preços que se pode achar, é na decathlon, cheguei a ir em uma loja, mas fiquei com medo de comprar e não ser um boa mochila, saco de dormir e barraca, então acabei não comprando... na loja o cara me ofereceu essa mochila: http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/mochilas-38170/mochila-trekking-mochilao/mochila-forclaz-70l_164112?skuId=1809068

 

e a barraca, aquela barraca de 2 segundos: http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/camping-38138/barracas-e-gazebos/barraca-2-seconds-easy-3-pesso_183473?skuId=1805403

 

o que eu achei estranho é o formato da barraca de 2 segundos, pq sempre que vejo a barraca é tipo um espaguete, e essa fica um circulo quando está compactada, não sei se é ajustavel a mochila, então queria saber a opinião de vcs, sobre o que devo ou não comprar, e se a decathlon é um bom lugar pra comprar as coisas pra começar o trekking... ( incluindo na decathlon segunda pele, bota, bastão de apoio, etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então cara.. Cada equipamento vai gerar uma resenha gigantes, sugiro vc ir pesquisando no forum mesmo, masa para te dar uma força vou te ajudar com algo!

 

A Decathlon é uma loja que tem uns equipamentos bons e acessíveis, logico que eles não são tops e que para alguns é mais seguro investir em marcas mais especificas. Esse tipo de barraca é para quem vai acampar no quintal. Ela é pesada, volumosa, e desnecessariamente grande. Acho bem dificil você encaixar ela dentro de uma mochila. Eu sugiro vc dar uma olhada nas barracas individuais. Já tenho experiencia com uma Guepardo Everest e posso te relatar alguns pontos a observar em todas:

 

Impermeabilidade - Importantíssimo você ter certeza que não vai entrar água na barraca, é impossível recuperar a energia molhado e com frio, observe a referencia de coluna d'agua entre os modelos para ter noção, na duvida da um google e busca uns reviews. No litoral de Pernambuco com umas 13 horas de chuva a Guepardo não teve infiltração.

 

Ventilação - Vai depender de para onde vc vai e o seu nível de tolerância para calor. Semana passada estive na Chapada Dimantina, como estava sem nenhuma possibilidade de chuva e muito quente, tirei o sobre teto ( lona que faz a barraca ficar impermeavel) e dormi só com o mosqueteiro. Eu sinto bastante calor, acho a Guepardo um pouco quente, mas é melhor você passar um pouco de calor do que frio.

 

Fixação- Basicamente existem as que são auto portante e as que não são. As auto portante não precisa cravar os specs (espetinhos) na areia para a estrutra da barraca ficar firme, já as que não são você precisa sustentar a estrutura com os specs. Se você pretende acampar em cima da pedra vai precisar de uma auto portante.

 

Varetas - Geralmente são de alumínio (mais leves e caras) ou fibra (pesadas e mais baratas), vai ter que colocar na balança ($) e decidir.

 

Eu achava bobagem esse negocio de peso "a não tem diferença ir com 8 ou 12 Kg na mochila", FAZ TODA A DIFERENÇA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

legal ramon :wink: , fiz uma busca por cada item aqui no forum, e dei uma ligda para algumas lojas pra pegar mais referencias de produtos, ja ajudou bastante, a unica coisa que ta pesando MTO no que escolhi aqui é mochila (deuter air contact pro 70l ta saindo por volta de 1250,00), a barraca (azteq mini pack por 759,00) o saco de dormir ( deuter dream lite 500 por 270,00) não achei tãããããão caro, mas tb nao sei se é mto bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai Drako firmeza? sou iniciante e estou montando meu equip tb ! Fico buscando reviews aqui e ali, cxb. Por aqui tem muita info mesmo, mas gostaria de compartilhar as poucas coisas que eu vi.

Está estupidamente cara essa barraca da Azteq, no mercado livre vc encontra com preço muito melhor! N esqueça de separar uma grana tb pra investir legal nas botas e meias e n comprar as botas pela internet se possível, comprei uma a pouco e provei umas 3 marcas é incrível como mudam os shapes de uma marca pra outra. Cuidado com a impermeabilidade da bota isso é fundamental, comprei uma da vento e tive problemas com impermeabilidade que por sorte sai com a bota nos pés e peguei uma chuva absurda até o carro, a loja trocou por outra marca sem erro mas por sorte tomei muita chuva ! Encontrei um casal no Peru que fez Salkantay, disseram que a última coisa que vc vai querer são pés encharcados tanto de suor quanto de água, pegaram uma chuva que veio do nada a mais de 3000m, quem molhou os pés andou por muito tempo com um frio animal, segundo eles. No PETAR andei com uma bota bem porcaria de uns 70 conto na época hahha, escorreguei 3x a bota pesava horrores e encharcava com isso triplicava o peso, pesadelo, no dia seguinte bota molhada, a porcaria n secava nunca ! Pensei na época "farei só 3 trilhas de boa n vou gastar com isso" 1 escorregão em cada trilha de presente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vejo muitas pessoas que se encantam com o mundo outdoor, das montanhas e aventuras, e saem correndo pra comprar TODOS os equipamentos para sua primeira caminhada.

Aí eles descobrem que cansa, que a mochila pesa pra caramba e machuca as costas, que não tem banheiro, que tem MUITO inseto, que é desconfortável dormir em barraca, que comer miojo com sardinha pro quatro dias enjoa, etc... e acabam encostando os equipamentos e vendendo mais tarde pela metade do preço.

Porque estou falando isso? Porque acredito que o melhor é começar a se aventurar ANTES de comprar os equipamentos. Claro, bota & mochila são necessários, mas mesmo estes podem ser substituídos por um tênis e aquela mochila do sobrinho ir pra escola.

Barraca? Empreste de alguém, divida com o amigo, alugue.Saco de dormir também, isolante compre um EVA bem baratinho...

E depois de subir aquele morrinho perto da sua casa, de acampar com uma galera num pico próximo, fazer uma travessia conhecida no seu estado, vá comprando seus equipos aos poucos.

Assim você vai adquirir conhecimento sobre os equipamentos necessários, quais são bons e quais não são, o que VOCÊ vai precisar (bastão de caminhada é legal, mas nem todo mundo gosta).

Se comprar TUDO antes de começar a caminhar com certeza você irá comprar coisas desnecessárias e/ou que não te servirão, e mais tarde terá de comprar o mesmo equipamento melhor, ou de uso específico.

Vejo por exemplo a barraca 2 seconds da Quechua, ela serve para quem vai acampar de carro, prática pra montar, mas não cabe numa mochila, sendo totalmente inútil pra quem pretende praticar trekking e montanhismo.

Aqui no fórum tem muita informação sobre equipamentos, com tópicos sobre cada um deles, marcas específicas, etc... Pesquise, leia o máximo sobre cada equipamento. Leia os relatos das caminhadas que você pretende fazer e veja os equipamentos usados, os perrengues. Você vai aprender bastante com a experiência dos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

opa e ai bruno e otávio, blz e vcs? cara obrigado pelas dicas, então otávio, o que eu ja fiz cara e sempre gostei foi, subir o pico do jaraguá a pé pela mata, claro que nao se compara a trekking, pq o pico em uma tarde vc sobe e desce, mas sempre gostei mto de subir pela trilha la, e tenho certeza que vou gostar, mesmo pq eu sei dos perrengues que se passa longe da civilização kkkk... entendo bem oque vc fala sobre comprar tudo e depois acabar vendendo, mas espero que eu não seja um desses :lol: ... enfim, quero mto passar por essa experiencia, e os equipamentos realmente tenho medo de comprar mta coisa e acabar nao usando nem metade.... mas já tenho uma ideia basica do que é o primordial vendo os reviews daqui, e bruno, cara vlw mesmo pela dica com o tenis, eu ja tinha uma ideia disso, mas todos aqui no forum, e o vendedor de uma loja especializada tb reforçaram bastante isso, tanto da bota quanto da meia.... kkkk nisso não da pra errar né!! graças as dicas e aos reviews daqui ja estou começando a me familiarizar com os equipamentos necessários, e com o que é melhorzinho ou não pra comprar... tem algumas coisas que vou acabar optando em comprar ou no ml ou na decathlon pelo preço mesmo, mas acho que mochila, barraca e saco de dormir, vou preferir comprar alguma coisa melhorzinha, pelo menos pra durar alguns anos sem ter que pensar nisso.... :D

 

agradeço MESMO a dica de vcs, estão ajudando mto!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cada um tem um bolso, eu por exemplo, qndo comecei estava duro pra caramba (ainda estou rsrsrs) então tive que sacrificar algumas coisas... Obviamente passei uns perrengues por conta disso. Qndo botei o olho na Deuter Air eu me apaixonei por ela, infelizmente ela estava fora da minha realidade financeira, então tive que economizar e parti para uma Nord tb de 70L (Centauro), que me serviu para algumas idas a praia e tal, mas na terceira trilha que fiz tensionando as tiras a costura do fecho principal começou a rasgar. Por sorte qndo relaxei a tensão o rasgo não avançou. Eu tinha noção que pagar 300 R$ numa mochila e botar ela para ralar não ia durar muito e que estava sujeito a este tipo de incidente, certamente se eu fosse fazer a Salkantay teria investido mais na mochila ou alugado uma mais parruda.

 

Enfim, o que quero te dizer é que você precisa saber o que tem na mão, assim você encara os desafios que está pronto para lidar e evita surpresas como o teu exemplo do casal que ficou com os pés molhados pq achou que não dava nada usar kichute numa montanha de 3 mil metros hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É Otávio. Pura verdade.

Você me fez lembrar de minha primeira mochilada.

Eu, meu irmão e mais um camarada. Dezessete dias pelas praias de Paraná e Santa catarina. Era início de 1986.

Prá se ter uma idéia, Armação em Florianópolis só tinha umas dezenas de casas de pescadores.

A gente foi com umas mochilas bem fodidas, sacos de dormir que nem eram acolchoados, nem esquentavam porcaria nenhuma. O rango era Tang, miojo, etc.

E a barraca era uma canadense que não me lembro nem a marca, mas que devia pesar mais de 10 Kg e a gente ia revezando no carregamento dessa barraca.

 

Só que ao invés de desanimar, só serviu para deixar uma vontade sempre maior de acampar e de mochilar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Cada um tem um bolso, eu por exemplo, qndo comecei estava duro pra caramba (ainda estou rsrsrs) então tive que sacrificar algumas coisas... Obviamente passei uns perrengues por conta disso. Qndo botei o olho na Deuter Air eu me apaixonei por ela, infelizmente ela estava fora da minha realidade financeira, então tive que economizar e parti para uma Nord tb de 70L (Centauro), que me serviu para algumas idas a praia e tal, mas na terceira trilha que fiz tensionando as tiras a costura do fecho principal começou a rasgar. Por sorte qndo relaxei a tensão o rasgo não avançou. Eu tinha noção que pagar 300 R$ numa mochila e botar ela para ralar não ia durar muito e que estava sujeito a este tipo de incidente, certamente se eu fosse fazer a Salkantay teria investido mais na mochila ou alugado uma mais parruda.

 

Enfim, o que quero te dizer é que você precisa saber o que tem na mão, assim você encara os desafios que está pronto para lidar e evita surpresas como o teu exemplo do casal que ficou com os pés molhados pq achou que não dava nada usar kichute numa montanha de 3 mil metros hehehehe.

 

Tudo tem um jeito.

 

Salve o melhor amigo do caminhante, o Silver Tape !!!

 

Grande abraço !!!

 

Rodrigo Cavalcante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...