Ir para conteúdo

Coletânea de relatos sobre travessias na Serra do Mar fluminense


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

travessias+serra+fluminense+no+GE.jpg

 

Pessoal, escrevi e publiquei uma série de relatos sobre travessias de um dia na Serra do Mar fluminense, com subidas e descidas entre Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. A maior parte das informações para essas caminhadas peguei no próprio local, com moradores, já que há pouca informação na internet sobre elas.

 

O grau de dificuldade delas varia bastante, desde trilhas bem fáceis como a Canoas-Areal até as de orientação bem difícil como a Estreito-Vargem Grande.

 

As travessias são:

 

1. Travessia Canoas-Areal (Teresópolis/Cachoeiras de Macacu-RJ) - travessia-canoas-areal-teresopolis-cachoeiras-de-macacu-rj-jun-14-t100065.html

 

2. Travessia São Lourenço-Castália (Nova Friburgo/Cachoeiras de Macacu-RJ) - travessia-sao-lourenco-castalia-nova-friburgo-cachoeiras-de-macacu-rj-jul-14-t99879.html

 

3. Travessia Campestre-Guapiaçu (Nova Friburgo/Cachoeiras de Macacu-RJ) - travessia-campestre-guapiacu-nova-friburgo-cachoeiras-de-macacu-rj-jul-14-t99743.html

 

4. Travessia Estreito-Vargem Grande (Cachoeiras de Macacu/Teresópolis-RJ) - travessia-estreito-vargem-grande-cachoeiras-de-macacu-teresopolis-rj-jul-14-t99576.html

 

5. Travessia Theodoro de Oliveira-Boca do Mato (Nova Friburgo-Cachoeiras de Macacu-RJ) - travessia-theodoro-de-oliveira-boca-do-mato-nova-friburgo-cachoeiras-de-macacu-rj-mai-2014-t99220.html

 

6. Pedra do Faraó com travessia Theodoro-Macaé de Cima-Cachoeiras de Macacu (RJ) - pedra-do-farao-com-travessia-theodoro-macae-de-cima-cachoeiras-de-macacu-rj-mai-14-t96148.html

 

Espero que aproveitem as informações e boas trilhas!

Rafael Santiago

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Bom dia, Rafael.

 

Muito obrigada por compartilhar seus relatos - estão ótimos, como sempre!

 

Tenho algumas perguntas e agradeço se você puder ajudar.

 

Pretendo fazer uma caminhada com duas crianças (10 e 12 anos) no próximo feriado e a intenção é acampar pelo menos uma noite. Minha filha já fez algumas caminhadas conosco, mas a outra menina nunca caminhou, nem acampou. Então queria algo leve... um passeio. ;-]

 

Pensei em fazer a travessia Theodoro de Oliveira - Boca do Mato, ou em subir e descer a Serra Queimada pelo mesmo caminho (passando pela Indiana Jones). As perguntas são:

 

Você acha que o primeiro trecho da travessia vale a pena? Pensei em cortar essa primeira parte e começar a caminhada no segundo trecho, na RJ 116. Você lembra de algum bom lugar para acampar no caminho? (Com criança, sempre é bom saber onde você vai parar. Rss.)

 

E como é o topo da Serra Queimada? Tem água? Quanta água? Tem espaço para duas barracas?

 

Vou enviar meu e-mail por MP e agradeço se você puder compartilhar o tracklog da travessia.

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi, Lia, tudo bem?

 

Quanto tempo, hein! Desde a época que eu fui para o Roraima que a gente não se falava. Obrigado pelo incentivo!

 

Vamos às suas dúvidas.

 

A travessia Theodoro de Oliveira-Boca do Mato é uma caminhada muito fácil, uma ótima idéia para levar as crianças pois é um contato bem próximo com uma natureza exuberante e ao mesmo tempo sem dificuldade nenhuma. Eu acho que o primeiro trecho, apesar de curtinho, vale a pena sim pois você passa por bonitos riachos no meio da mata. Aliás, água é o que não falta nas trilhas dessa região.

Agora lugar para acampar ali não tem, a caminhada é muito curta e toda em declive, sem área de acampamento. Ao lado da estação Pena há um gramado mas não recomendo acampar ali, acho que nem é permitido.

 

Um passeio muito próximo dali que vale a pena é visitar o jequitibá gigante da sede do Parque Estadual dos Três Picos. A entrada do parque fica a poucos metros do final da travessia (uns 200m). O Waldyr Neto escreveu sobre o passeio que ele fez lá com os sobrinhos. Dá uma olhada: http://waldyrneto.blogspot.com.br/2011/09/na-trilha-do-jequitiba.html.

 

Sobre a outra caminhada que você perguntou, da Serra Queimada, sei que fica pros lados de Lumiar mas ainda não conheço. Até conheço a Cachoeira Indiana Jones mas nunca passei dali. Num dos relatos dessa minha coletânea eu cito a Serra do Morro Queimado, mas não é o mesmo lugar. Não sei te dizer nada sobre a Serra Queimada, infelizmente.

 

As caminhadas de Serra do Mar que estão nessa coletânea não têm bom lugar para acampar. Eu acampei em algumas por necessidade. A dificuldade do caminho acabou me levando a dormir no meio do percurso, mas não conseguiria te indicar um lugar legal para acampar nelas.

 

Você conhece os Três Picos de Salinas? É um lugar muito bonito e dá para subir a Pedra Cabeça do Dragão com as crianças, é uma caminhada sem risco. Há alguns abrigos de montanha lá, talvez possa acampar também.

 

Não sei se consegui te ajudar, Lia. Qualquer dúvida é só falar.

 

Um abraço!

 

PS. Vou te mandar o tracklog da Theodoro-Boca do Mato

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Rafael.

 

Muito obrigada pela resposta. Ajudou muito, sim!

 

Eu estava decidida pela Theodoro de Oliveira - Boca do Mato, mas, como a intenção era acampar, desisiti. Acabamos indo pra Serra Queimada. Descobri com o pessoal da Lumiar Aventura que não tem água lá no topo, mas que a última fonte da trilha é próxima. Então fomos!

 

Bom.. o lugar é excepcional! Um dos mais bonitos em que já acampei. (Dificilmente basta você abrir a porta da barraca para ver um nascer do sol de cair o queixo!) Mas nos perdemos no pasto do sítio antes da entrada da trilha e gastamos quase duas horas nisso. Chegamos na Serra já noite fechada, com duas crianças parte em pânico por causa da escuridão, parte encantadas com os vaga-lumes. E a água não era assim tão perto. Foi puxado! Mas recomendo!! Tanto para adultos escolados, quanto para crianças maiorzinhas, que encarem bem três horas de caminhada (ou que possam ser carregadas, se preciso). Os (33) minúsculos sapinhos pingo-de-ouro que encontramos na descida encantaram as meninas!

 

Para não se perder: as orientações desse post são boas http://friburgotrekking.blogspot.com.br/2012/05/boa-esperanca-de-cima-x-sana.html, mas o traçado da estradinha dentro do sítio, depois da primeira porteira, foi alterado. Uma curva de nível acima da casa, pegue a bifurcação à direita, antiga, coberta de capim. A porteira pro início da trilha fica entre a fileira de eucaliptos nos limites da propriedade à direita. Não suba seguindo a estrada nova até o fim do pasto, como nós fizemos, acreditando que o caminho era pelo vale à esquerda.

 

Tem uma espécie de charco lá em cima da Serra, na segunda área de camping, que fica um pouco abaixo da primeira área. A água é bem parada, mas limpa, e serve bem para a higiene. Esse charco deve sumir nos meses mais secos. A última água de nascente fica uns 15 a 20 minutos antes do topo da Serra e não corta a trilha - é preciso entrar um pouco no mato para encontrá-la.

 

Na próxima, vamos tentar a Theodoro - Boca do Mato. Já fomos ao parque dos Três Picos, mas ainda não conheço o jequitibá. Preciso só achar um bom lugar pra acampar nessa região, mesmo que seja num desses refúgios. ; -) Se você tiver dicas, agradeço!

 

Grande abraço!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...