Ir para conteúdo

Pedra Grande de Atibaia - Outubro de 2012 (2 in 1)


Posts Recomendados

  • Membros

Vou contar aqui uma trip um pouco diferente pelas entranhas da famosa Pedra Grande (enorme) de Atibaia.

 

Grupo formado!

Eu (Daniel), Érica, Ronan, Carol, Thiago, Thamires e Jack. Agora batizados como Equipe Bravo!

Saída: dia 12 de outubro de 2012, 07:00 a.m.

Todos na rodoviária de Campinas, ou melhor, quase todos, pois eu estava acordando a Érica para irmos até a rodoviária!

 

Enfim acabamos perdendo o ônibis que nos levaria até Atibaia, até ai tudo bem poderíamos pegar o próximo, mas ninguém contava que o próximo bus só sairia as 12:00h !!!

Fazer o que...

Passagens compradas para garantir nossos lugares e fomos os 7 mochileiros para minha casa aguardar o tempo passar. Já eu aproveitei para tirar merecidas 2 horas de sono, pois não havia dormido nada até então.

 

Atrasos a parte, chegamos à rodoviária de Atibaia por volta das 13:30h, comemos alguns salgados iguarias oleaginosas de rodoviária e rumamos ao mercado mais próximo para comprar nossa alimentação de acampamento.

Esperamos um taxi... e esperamos... esperamos... esperamos... ::grr::

Até que, enfim, conseguimos dois taxis para nos deixar no inicio da trilha (final do bairro Arco-Iris) isso já por volta das 16:00h.

 

Pé na trilha lama, o tempo não ajudava e uma garoa quase que imperceptível começara a nos acompanhar.

A placa que aparece em muitas fotos indicando o inicio das trilhas não esta mais lá então pegamos a trilha da direita, pois parecia ser a mais fácil, até percebermos que estávamos na Trilha dos Monges ::putz:: , ok mais um contra-tempo... voltamos ao inicio agora para subir pela trila do meio: Minha Deusa. Ufa!

Nosso plano de percurso era subir pela trilha Minha Deusa, conquistar o topo e descer pela estrada de terra que liga a Pedra Grande a Rod. Dom Pedro I por 4km até o Camping/Pousada Pedra Grande onde passaríamos o nosso feriado.

 

geral.jpg.357aed324fd2355111ece235a53f38ac.jpg

 

Tava todo mundo pesado, pois carregávamos equips de camping e alimentos para 3 dias e 2 noites. Mesmo com a culpa da Érica atraso acreditávamos em chegar no tempo estimado da trilha que é de 2 horas, ou seja, antes do anoitecer.

 

Diga-se de passagem, a trilha não é assim tão fácil como dizem, juntando com os elementos terreno molhado e mochila carregada, ela da um trabalho e tanto.

 

Num tal de sobe pessoa e sobe mochila fomos avançando e encontramos com um grupo descendo, perguntamos se faltava muito para atingir o topo da Pedra.

Eles disseram:

-Vishhh! Vocês ainda pretendem descer hoje!?!?

Informamos o plano e agradecemos pela informação.

Retomamos a trilha e percebemos que ainda faltava um bom pedaço ::quilpish::

 

Eis que pouco tempo depois a noite começa a dar o ar de sua graça e precisamos acender nossas lanternas.

Naquele momento compensava irmos até o fim, pois descer seria mais arriscado, juntamos o grupo e unidos continuamos a trilha.

Pedras e mais pedras pelo caminho e um pouco de mata fechada...

-Mata fechada?

-Ué, a trilha não era bem aberta!?

Ok, passamos... mas de repente fomos tomados por uma nevoa/nuvem sei lá eu, a lanterna já não iluminava 2 metros a minha frente devido a esse nevoeiro, quando estava prestes a armar acampamento por ali mesmo saímos da trilha e adentramos numa estrada de terra batida, onde pegamos a direita, subimos... subimos e subimos pelo caminho sem fim e sem visão de mais de 2 metros a frente, até que encontramos a nossa direita uma clareira quase que milagrosamente protegida do vento por uma enorme pedra e por unanimidade montamos nosso acampamento por lá, iluminados apenas pelas luzes de nossas lanternas.

Já estávamos a mais de 5 horas na trilha, após armarmos a barraca não demorou muito para todos caírem no sono mesmo com o incessante barulho do vento cortando as rochas. ::Cold::

 

10.jpg.3455e57026ea0b058a22a316f52cd83a.jpg

12.jpg.5fe558d4e8c9f917711db7bfae3d3282.jpg

 

Amanheceu e então nos demos conta de onde estávamos e de que haviamos praticamente aberto uma nova trillha!

Saímos da trilha Minha Deusa em uma bifurcação e seguimos reto.

 

598da1af7221b_acampspedra.jpg.2eb420db319e5f73e8686bb2bee3d5fe.jpg

598da1af88271_133.jpg.0e4c6f281bf622ee850644a488c45ba4.jpg

 

Desmontamos o nosso acampamento, recolhemos o lixo e rumamos para Pedra Grande, que já podia ser avistada a poucos metros dali!

 

19.jpg.5c3fa8c6d294e99d3fbffd5119f1432b.jpg

 

Missão I (Cumprida)

Cume da Pedra Grande conquistado pela Equipe Bravo!

Contemplamos a paisagem e tiramos algumas fotos por lá.

 

22.jpg.e256998b942fc422f3c2ecfaff797478.jpg

24.jpg.c8b4b5d69a9c83ff32398a059c9d6015.jpg

27.jpg.72742dd6a4aaf488f2346cddc2db87d1.jpg

31.jpg.9f2725529edeebc002674d9279284d48.jpg

 

Agora restava descer até o Camping pela estrada que sai a sudeste da Pedra.

Bom, essa parte foi infinitamente mais fácil, encontramos uma nascente nos primeiros metros onde aproveitamos para nos abastecer, já que consumimos toda nossa água durante a noite. Em pouco tempo estávamos no Camping, nem acreditamos direito de tão rápido que foi!

Missão II (Facilmente Cumprida)

A Pousada/Camping oferece uma estrutura bacana com piscina, tirolesa, ponte de três cordas, caiaque, sauna, sala de jogos, etc.

A área de camping fica um pouco afastada da área social, mas vale a pena pelo custo benefício que é muito bom.

Aproveitamos bem, pois foi merecido haha

 

Curiosidade: Quando chegamos, ficamos conhecidos entre os campistas por termos passado a noite acampados na Pedra Grande. Ficamos populares por lá!

Ainda mais quando um dos guias da Pousada disse que em uma dessas noites um outro guia foi fazer uma trilha nas proximidades da Pedra e deu de cara com uma onça parda :shock:

 

598da1b088a83_342.jpg.268d03071b1d01778fbe9bce3c917ce3.jpg

39.jpg.d168e08391ca6bd4c63c6cf761762c9a.jpg

43.jpg.207cebefbd579fb11ea0b89fd6e291ee.jpg

45.jpg.60a9166fc51844968f56c55929d7ad66.jpg

598da1b0ca057_501.jpg.a31d189b58209b18538e79ab1bfa1cfc.jpg

598da1b0cfdf3_500.jpg.84c9f667280e789693217b7bd0d154ea.jpg

 

Seguem os gastos da aventura (por pessoa):

 

PEDRA GRANDE (ATIBAIA)

Ônibus Campinas-Atibaia R$ 14,00

Taxi até inicio da trilha R$ 7,14

Camping Pedra Grande R$ 30,00

Taxi Camping Rodoviária R$ 14,29

Ônibus Atibaia-Campinas R$ 16,00

TOTAL R$ 81,43

 

Gastos Extras

Compras Mercado R$ 10,00

Lanche Rodoviária (gasto aproximado) R$ 20,00

Chopp R$ 5,00

TOTAL COM EXTRAS R$ 116,43

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá galera!

 

Pretendo fazer essa trilha nas próximas semanas. Irei de ônibus e pretendo fazer o mesmo trajeto do relato, descendo depois para o Camping Pedra Grande.

 

No caso da volta do camping para a rodoviária, é fácil conseguir um taxi ou vocês tinham um contato de algum taxista de atibaia? Quanto sai aproximadamente essa corrida?

 

Desde já agradeço pela atenção!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • Membros

Parabéns pela aventura e pelo completo relatório de viagem.

Fiz esta trilha em 2010, com minha namorada (hoje minha esposa) e a prima dela e o namorado.

Estávamos muito acostumadosacostumados a percorrer terrenos acidentados, com chuva, sol forte, mas esta trilha foi cansativa. Parte dela subimos pela erosão da chuva... A prima dela passou mal, parecia uma escada para o céu, mas no final chegamos na Pedra.. Temporal... Descemos pelo mesmo caminho... Erosão. .. 2 horas de descida... tombos. .. Risadas... Pegamos o carro no Condomínio Flamboyant e voltamos pra Fernão Dias, e de lá para o meu sítio, próximo do Bairro do Portão, ali em Atibaia mesmo.

Recomendo a trilha, mas é bom estar bem munido de água, um mapa realista e um preparo físico médio ou bom.

Sobre onças, tem mesmo. Além da suçuarana, há jaguatiricas, gato mourisco, etc. São todos predadores naturais daquela região. Eles evitam os humanos, mas encontros nas trilhas podem ocorrer.

O ideal nestes casos é deixar o animal prosseguir seu caminho, não gritar e nem encarar, olhando nos olhos. Seja parte do ambiente e o animal ao perceber q vc não oferece perigo tende a prosseguir numa boa.

O visual? Bem, o visual compensa todo e qualquer esforço!

Grande abraço! Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Caramba, FINALMENTE descobri o nome da trilha que eu fiz, trilha dos Bravos, como você descobriu esse nome?

 

Eu havia ido à Atibaia para fazer a trilha dos Monges, e depois de uma boa caminhada, descobrimos que ela está fechada, com mato MUITO alto (uns 2 metros), então optamos pela Minha Deusa.

 

Porém, a caminhada já tinha passado de 2 horas de duração, e comecei a desconfiar que não estávamos na trilha correta.

Tive a certeza absoluta quando chegamos no cume e vimos a Pedra Grande há uns 500 metros de distância, hahahaha, estou dando risada mas isso foi ruim, pois eu prometi uma trilha de 1:30h pra galera (inexperiente) e acabamos levando 2:30h, além de esgotar a água que tinham levado.

 

Chegando na pedra, conversamos com um pessoal que nos informou como voltar pela Minha Deusa.

Eu não sei dizer onde houve a bifurcação para esta trilha dos Bravos, mas talvez seja num ponto em que havia 2 mochileiros parados e eles nos disseram "Tá no caminho certo", hahaha.

 

Não gostei de descer pela Minha Deusa, ela é mais curta, mas está muito erodida e é muito aberta, o sol judia e a vista não é melhor do que a da "Trilha dos Bravos", porém, nós estávamos sem água e sabíamos que na Minha Deusa havia um ponto para re-abastecer, além da infeliz pressa do grupo (que ficou meio puto com a duração inesperada da primeira trilha).

 

Mas eu posso dizer seguramente, que essa Trilha dos Bravos é mais legal, só tenha em conta que ela é BEM mais longa e nós não achamos nenhum ponto de água nela (você achou?), não recomendo para quem não estiver em forma, haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...