Ir para conteúdo

Mergulho em Paraty / RJ


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera do Mochileiros!

 

Comecei esse ano com o autônomo (devia ter começado antes! rs) e agora estou programando uma viagem rapidinha para Paraty/RJ. Gostaria de saber se alguem ja mergulhou por lá, tem dicas dos lugares e agências. Vale a pena mergulhar la? Eu fui ha mto tempo para la mas so fiz snorkel nos passeios de escuna.

 

Abraços

Mauricio

Link para o comentário
  • Membros

Fala parceiro , Paraty é um excelente pico para mergulho , perfeito para autonomos iniciantes, se eu fosse voce e tivesse uma grana guardada fazia o live aboard ANTARES com o nosso querido Armando, é excelente !! vale muito a pena

Já se for ficar em pousadas e fazer mergulhos com operadoras eu sugiro aciduamente a operadora ADRENALINA e a UNA DIVER ( Operadora do ANTARES LIVE ABOARD ). Qualquer dúvida é nóis

Link para o comentário
  • Membros

Salve mochileiros! Acabei de chegar de Paraty e quero deixar o meu post... pelo que consegui contar são em torno de 5-6 operadoras de mergulho por lá. Umas com estruturas maiores como a Una e Adrenalina e outras menores. Fui nessas 2 e o atendimento na loja foi péssimo! Ai andando encontrei fora do centro historico mas na propria avenida principal, a Kyrie Dive. Com uma estrutura bem mais simples o atendimento foi direto com o dono, Marcos "Kyrie". Foi super simpatico, atencioso e sincero, dizendo as condições do mar e o que possívelmente encontrariamos (pelas outras operadoras pareceria que iriamos mergulhar no caribe!). Ele tem uma escuna para uns 15 mergulhadores. Saimos 2 dias com 4 imersões (R$ 250,00):

1º dia:

- Ilha dos Meros: profunidade 10m - visibilidade 10m - lugar razoável com alguma vida marinha, nada surpreendente. Tem uma estatua do Cristo Redentor uns 2m de altura que foi afundada pelos nativos.

- Ilha dos Cocos: profunidade 6m - visibilidade 8m - lugar tranquilo e lindo (por cima). Lugar bom para quem ta começando a mergulhar. Sem muita vida marinha.

 

2º dia

- Ilha dos Cocos

- Ilha dos Ratos: profundidade 12m - visbilidade 2m - não deu para ver muita coisa, mas o pouco que deu é que esse lugar com melhores condições deve ser o que tem mais vida com relação aos outros acima. Havia muitos peixes inclusive uns de 5kg.

 

Bom é isso aí valeu pelas experiencias!

 

Abraços

Mauricio.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá Mary, vou responder por aqui porque talvez alguem mais tenha a mesma dúvida que vc...

 

Sim, é possível mergulhar lá mesmo quem nunca mergulhou. Existe o chamado mergulho "discovery" que todas as agencias de mergulho fazem. Resumidamente é assim que funciona: eles te dão uma parte teórica em terra, geralmente em vídeo explicando o que e como fazer, o que pode e não pode fazer... como se portar dentro da água... etc, e depois tem uma imersão acompanhada de um instrutor. E se depois desse mergulho se apaixonar (que é o que geralmente acontece rs), a próxima etapa é fazer o curso basico ou open water. Mas nada impede de vc fazer varios mergulhos tipo "discovery" sem o curso basico, o problema é que se vc tiver a certificação o valor do mergulho é muitissimo mais barato, e sem contar que no discovery geralmente é um cilindro (uma imersão) po saida somente, enquanto com certificação geralmente são 2 cilindros.

 

Eu estou indo amanha para Paraty mas já conversei com o dono da agencia que sempre mergulho e o mar não está muito bom devido a fortes chuvas nessa semana e um ciclone extra tropical que virou o mar, to esperando que até sabado melhore um pouco. Caso vc va a Paraty somente para mergulhar sugiro ligar antes para lá e perguntar como está o mar, senao vc corre um serio risco de chegar lá e nao ter mergulho ou entao de pegar um mar com uma visibilidade muito ruim (por volta de 4m), o que é pessimo para quem está começando.

 

Sempre mergulho com o "Kyrie", ele é o dono, a agencia fica a rua principal que termina na entrada do centro historico e uns 2 quarteiroes antes de chegar na parte fechada para os carros.

 

http://www.kyriedive.com.br/

Se vc tiver nextel: 55*88*12361

 

Ele é super gente boa, otimo mergulhador, super atencioso, preços honestos (não tô ganhando nada com a propaganda rsrs) Fale que o Mauricio de SP que indicou...

 

Segue umas fotinhos dos nossos ultimos mergulhos em Paraty para te dar mais vontade de ir para lá rsrs a ultima é do barco dele e nesse dia a visibilidade não estava muito boa, por volta de no máximo 10m (o que ainda é ruim), geralmente lá tem-se por volta de 15m.

 

 

20110317122519.JPG

20110317122642.JPG

20110317122738.JPG

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Olá!

 

Em Paraty eu recomendo ainda a Ilha Deserta e o Parcel dos Meros. Ambos são longe do portinho. A Ilha Deserta não é tão boa de visibilidade por ser próxima da costa, mas tem uma vida marinha mais numerosa e pedras. Já no Parcel dos Meros (pouco ao norte da Ilha dos Meros), como na laje próxima, homônima, a visibilidade costuma ser acima da média dos demais pontos das redondezas de Paraty quando as condições do mar estão boas, chegando a 30m ou mais e é também o local onde encontrei a maior quantidade e os maiores peixes da região.

 

Quem quiser visitar um naufrágio, em Paraty há um, bem pouco divulgado: o naufrágio do pequeno vapor "Paulista", a nordeste da Ilha Deserta, quase duas horas de barco do portinho. A visibilidade nos destroços, a 28m de profundidade não é boa, cerca de 5m, mas tem uma colônia de anêmonas que compensa e dá para ver a carga de madeira transportada pelo navio, que naufragou em 1913. Há o risco adicional de várias redes de pesca enroscadas na proa e popa do navio, portanto deve-se ter atenção.

 

Em Trindade, nas encostas de fora, na Praia do Cachadaço, também há alguns pontos de mergulho livre e autônomo, com visibilidade até razoável pela proximidade da costa (10-12m em dias bons), acessíveis por terra, porém pouco divulgados, legais se quiser economizar com as saídas de barco.

 

Outra dica é que, se estiver em grupo e com equipamentos próprios, sabendo onde quer ir, dá para alugar um barco com mestre no portinho por R$ 50,00 a 100,00 o dia, dependendo dos lugares desejados. Já fiz isso e recomendo, é bem mais econômico que as saídas das operadoras locais.

 

Abraço,

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros de Honra

Rodrigo,

 

 

Faz algum tempo que não mergulho lá, mas de qualquer forma não é algo que se possa responder com precisão, mesmo por quem esteve lá no último FDS... As condições do mar influenciam muito, tanto a visibilidade quanto a quantidade de fauna marinha. Sugiro ligar numa das agências de mergulho da cidade e verificar isso direto com eles.

 

O problema é que, geralmente, para mergulhos tipo "discovery" os pontos são limitados, geralmente as operadoras de lá só te levarão nos mais fáceis e próximos, como nas Ilhas dos Ratos, Catimbau, Ilha Comprida ou dos Ganchos. Com sorte e condições de mar favoráveis são excelentes pontos para fazer uma iniciação.

 

Saudações!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Paraty é um ótimo lugar para quem quer fazer o mergulho pela primeira vez, o chamado batismo ou discovery. A visibilidade costuma ser média, em torno de 10 metros, nada muito uau, mas os principais pontos de mergulho são bem protegidos, com isso as águas são calmas e a quantidade de vida marinha é bem legal também.

 

Quem quiser se informar melhor: http://desviantes.com.br/mergulho/RJ/paraty/batismo-de-mergulho-em-paraty-una-dive/

 

Para os mergulhadores de batismo, o principal ponto de mergulho é a Ilha Comprida. Para os certificados é a Ilha dos Meros, onde existe um naufrágio de um avião, que é muito interessante!

 

Vou a Paraty pelo menos 1 vez ao ano. Além de ótimo para mergulhar, é um baita destino para conhecer cachoeiras, fazer um passeio de caiaque, trilhas (incríveis como a do Pico do Mamanguá). Recomendo e espero ter ajudado! ::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...