Ir para conteúdo

Santiago - Atacama - Salar, sugestões?


Posts Recomendados

  • Membros

Caros,

 

decidi agora que vou passar o ano novo no Atacama.

Tenho pouco tempo pra planejar o roteiro, então queria pedir ajuda de vocês.

Terei no máximo 20 dias para viajar. Considerando os melhores preços de passagem, viajaria por 11 dias (28/12 a 12/01).

O que eu tenho em mente é:

- chegar em Santiago, e pegar um vôo até Calama (um dia depois ou no mesmo dia)

- passar o ano novo em SP (e aqui eu queria sugestões de vocês sobre quantos dias eu deveria reservar para SP)

- ir para o Salar e fazer o passeio de 3 ou 4 dias

- voltar para Santiago (também de avião saindo de Calama), conhecer a cidade e de lá voltar para o Brasil.

 

Além do roteiro:

- tranquilo só levar real e cambiar para pesos chilenos lá em Santiago ou eu TENHO que levar alguma coisa em dólar também?

- quanto vocês acham que eu devo planejar de despesa média por dia em pesos chilenos?

Grata desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ano passado fiz algo próximo...

Santiago vale a pena conhecer, mas é cosmópole, 2 dias você conhece tudo... E vc pode fazer isso na volta de SPA...

Passei o natal lá, como é uma cidade muito voltada ao eco-tur, a noite não tem agitação, mas os hostels dão conta se vc procurar algo mais animado.

SPA, aqui tem um tópico de ajuda, sugiro você olhar bem os passeios!

alguns são parecidos e questão de excepcionalidade de passeios varia de gosto pra gosto... e quanto mais tempo você ficar, mais da pra vc pechinchar!

Piedras Rojas e gêiseres del tatio e o tur astronômico são, na minha humilde opinião, imperdíveis!

O Tour de Uyuni ida e volta à SPA duram 4 dias, o padrão é q o de 3 dias você fica por Uyuni e segue viagem pela Bolívia, cheguei a ver de 3 dias voltando pra SPA, mas pulando lagunas...

 

Qnto a grana, levar só real da certo, não precisei de dóllar. O que vc tem q levar em conta é a questão cambial.

O custo básico que eu fiz de sobrevicência lá era 10K pro hostel/dia e 5~8k de alimentação por dia. Se você se antecipar ao valor das passagens já da pra adiantar seu provisionamento ( Ex: www.turbus.cl)

 

Quais os horários das passagens ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Catherine, estou em San Pedro de Atacama e de 06 a 08/nov fiz o Salar de Uyuni saindo de Uyuni, na Bolivia. Eu recomendo que você faça a sua trip começando da Bolivia. Se sair de SPA, o último dia será inteiro para a viagem de volta. Além disso, os tours saindo de Uyuni são um pouco mais baratos que os que saem de SPA, no Chile.

Pra você ter uma idéia de preços: paguei 750 bolivianos (aproximadamente 110 dólares) pelo tour de 3 dias saindo de Uyuni e chegando em San Pedro. Antes de vir eu havia cotado com uma agência de Uyuni por email (Quechua Connection) e me passaram o valor de 180 dólares. Chegando em Uyuni eu vi que a oferta é tours é infinita e pagar mais de 800 bolivianos pelo passeio é demais. Basicamente a outra agência cobrava mais caro por ter guia em ingles. Acabei cancelando a reserva com eles e fui com a Ripley Tours (que fica na Calle Arce) - tudo correu super bem, o guia (Armando) era muito gentil e dirigia muito bem. No passeio é preciso pagar as entradas dos parques (total 180 bolivianos). Leve um extra pra pagar por banheiros (de 2 a 5 bolivianos por uso, onde tem - e não espere nada limpo ou espetacular) e não esqueça de reservar 15 bolivianos pra pagar na fronteira, na saída da Bolivia.

Pra você ter uma idéia de custo: no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra, na Bolivia, cada Real comprava 1,60 bolivianos. No centro de Santa Cruz, no mesmo dia (03/11), um real comprava 1,87 bolivianos e um dólar comprava 6,93 bolivianos. Em Uyuni, um real era trocado por 1,50 bolivianos e um dólar por 6,90 em todos os lugares (no dia 06/11/15). Ou seja, em Uyuni valia mais a pena ter dólares em mãos.

Para chegar em Uyuni, você pode tomar um vôo pra La Paz e de lá tomar outro, com a Amaszonas (http://www.amaszonas.com), para Uyuni. Ou fazer como eu fiz, que foi voar para Santa Cruz de la Sierra, de lá tomar um vôo para Sucre (com a Amaszonas, 58 dólares); de Sucre pode tomar um ônibus noturno para Uyuni (acho que são umas 8 horas de viagem) ou quebrar a viagem indo de Sucre pra Potosí de ônibus (35 bolivianos comprando a passagem em agência, que já é mais caro), e de Potosí para Uyuni (30 bolivianos).

Em Uyuni recomendo o Hotel Avenida, que fica quase em frente à estação de trem. Um quarto individual com banheiro e água quente saiu 70 bolivianos (cerca de 40 reais).

San Pedro: está tudo bem carinho por aqui, e talvez no reveillon, quando você pretende vir, seja ainda pior. Pra você ter uma idéia, 1 real está comprando de 150 a 168 pesos chilenos (varia muito de uma casa de cambio pra outra, tem que dar uma chorada) e o dólar compra 685 pesos (no dólar não tem variação, todas as casas de cambio estão dando o mesmo preço).

Para comer: há menus completos (entrada, prato principal e sobremesa) variando de 4000 a 8000 pesos. Uma sugestão é ficar em algum lugar onde você possa usar a cozinha, assim compra ingredientes para cozinhar e economiza um pouco.

Os preços dos passeios em SPA variam, dependendo do lugar onde for, e alguns tem que pagar entrada. Seguem alguns preços, em pesos chilenos (eles são bem standard, mas as agências costumam praticar preços menores, com um descontinho)

Geyser del Tatio – 15.000, inclui café da manhã. Entrada: 3.500/5.000

Valle de la Luna – 9.000 + entrada 3.000

Lagunas Altiplanicas – 30.000 + entrada 5.500, inclui café da manhã

Laguna Cejar – 15.000 + entrada de 17.000

Valle del Arco Iris – 18.000 + 2.000 entrada, inclui café da manhã

Piedras Rojas + Lagunas Altiplanicas + Salar de Atacama = 35.000, com café da manhã e almoço incluidos, + 5.500 entradas

Salar de Tara – 40.000, com café da manhã e almoço incluídos

 

O tour astronômico sai 20.000 pesos e é sensacional! Certifique-se de sair com o original (Space), que fica na calle Caracoles 166.

 

Estou no hostal Casa de Mathilde e adorando. A dona (Mathilde) e seu marido José são simpaticíssimos, os quartos são bem limpos e espaçosos. Se tentar reservar entre em contato com o hostal diretamente - se fizer a reserva pelo Booking ou outro site acaba pagando um pouquinho mais caro.

 

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa lina! Obrigada! Poise, ouvi dizer que saindo da Bolívia é mais barato, mas fui pra lá ano passado e não queria passar novamente por Santa Cruz ou La Paz pra chegar lá. Sem falar que demora e a viagem é "sorte".

Por isso pensei em começar pelo Chile mesmo. Sem falar que aí não dependo do dólar. Na Bolívia ficamos milionários com dólares :)

Mas comprar deixa a gente muito probre no Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...