Ir para conteúdo

Vale da Morte - Paranapiacaba


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, sou novo no mochileiros e estou planejando me aventurar pelo vale da morte, já pesquisei sobre a rota aqui mesmo e consegui absorver bastante informação, a questão é,que, será minha primeira jornada, escolhi o local por ser "desafiador" e próximo a são paulo, porém não tenho equipamentos, não sei com o que me alimentar, nem tenho companheiros para a trilha.

Ainda estou passeando bastante pelo fórum para colher informações mas a medida que vou lendo os posts absorvo muita informação e acabo ficando confuso com tudo, pretendo fazer a trilha em 11/12/15, por isso criei esse tópico para filtrar melhor as opiniões, então lá vai:

 

1) O que levar para me alimentar?

2) Posso encarar a trilha sozinho?

3) Para primeira trilha, quais equipamentos básicos devo ter? Lembrando que estou visando também custo beneficio.

4) Como não deixar dejetos no ambiente?

5) Tem algo mais que eu deva me perguntar antes de partir?

 

Conto com a ajuda de vocês. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi, Rubens!

 

Primeiramente, recomendo que leia meu relato:

 

travessia-do-vale-da-morte-t108366.html

 

Segundo, pelas indagações que fizeste, recomendo que não vá. Se vc pretende enfrentar o vale, esse tipo de indagação não pode existir. Vc tem que estar muito preparado e acostumado a se deslocar em ambiente extremamente acidentado, com fortes correntezas e com alto risco de acidente envolvendo queda, deslizamento e animais peçonhentos.

 

O que eu recomendo é começar pelo Rio Mogi ou a trilha da Ferradura. Essas possuem trilha demarcada e bastante fluxo de trilheiros, fazendo delas um pouco mais seguras.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha cara, a primeira trilha de perigo real na minha vida foi essa travessia. A primeiro momento, eu não saiba que estava fazendo ela, pois estava com uma galera (incluindo um morador da vila) e iríamos acampar na mata, a umas 2/3h de cubatão, só depois que me foi informado que era a famosa travessia do vale da morte.

A trilha é MUITO difícil, sendo alguns trechos em mata fechada e com muitas urtigas; muitas cobras, aranhas peçonhentas, e até encaramos um rastro de onça (a famosa onça). Existem também algumas bifurcações confusas, muitas ladeiras e desmoronamentos. Até o cara mais experiente da nossa galera caiu ladeira abaixo e só não morreu porque caiu num trecho consideravelmente arborizado e as plantas seguraram ele, mas foi uma queda de 3/4 metros. SE VOCÊ NÃO CONHECE O PERCURSO, NÃO VÁ SOZINHO, existe grandes chances de você se perder ou se machucar gravemente.

 

Agora se você for devidamente acompanhado, principalmente com quem ja é veterano na travessia, ou nas intempéries de paranapiacaba, equipamentos consideráveis:

- facão (não use se não souber manusear a lâmina)

- BOTA DE TRILHA (não confie no seu tênis, ele vai acabar fazendo você escorregar)

- repelente, de preferencia o Exposis extreme, na serra, principalmente proximo às cachoeiras e trechos de água, existem MUITAS muriçocas

- kit de primeiros socorros (anti septico, band aid, anti-inflamatórios, analgesicos, antialérgicos, soro fisiologico, gazes...)

- calça comprida e meia alta (por cima da calça, isso evita eventuais picadas na canela)

- blusa de manga comprida, de preferencia clara (mesmo com o sol, não se preocupe tanto com o calor, a serra tem um clima agradável. Só depois de um trecho, chegando em cubatão, que o clima vai esquentando gradativamente.)

OBS: eu costumo usar luvas quando sei que no percurso tem urtiga, para evitar eventuais contatos.

 

Dependendo de até onde você decide ir, e de quantos dias irá durar a trip, sua alimentação pode ir de barras proteicas, até carne seca, paio e arroz.

 

LEMBRETE: em tempos de chuva, conte com uma trilha lamacenta e escorregadia.

 

Qualquer duvida, estou à disposição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rubens, os conselhos melhor do que esses, citados caixas, não há. Creio que é o suficiente que vc deve saber sobre aquele lugar.

 

Obs.: o Rio Mogi (Q o Vinicius citou), é o mais bonito rio da região, e com trilha demarcada. É uma boa pedida... não vai se arrepender.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...