Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Oi Alyne,

 

Fiz o caminho de Frei Galvão em julho de 2008 e recomendo. O caminho começa na pousada do Luiz Zingra (SP) e a partir daí é só seguir as setas azuis que estão pelo caminho e servem para indicar a trilha certa, você caminha uma média de 30km por dia (..fiz em 5 dias de caminhada) até chegar em Guaratinguetá, na casa de Frei Galvão passando por algumas cidades de Minas Gerais. Quando fiz o caminho resolvi esticar até a cidade de Aparecida.

 

O lugar por onde se caminha é muito bonito e o que mais me chamou a atenção foi o contato com o pessoal lá do interior que em alguns casos lhe oferecem abrigo dentro das próprias casas.. não me lembro com exatidão a sequência dos locais de parada mas acho que foram São Bento do Sapucaí, Piranguçu, Wenceslau Braz, Bairro dos Pilões e, finalmente, Guaratinguetá.

O Luiz fornece uma espécie de passaporte que serve para te orientar na viagem e serve também como um comprovante de que se está fazendo o caminho, pois é necessário passar por dentro de algumas propriedades particulares.. e se vc estiver com o cartão não terá problemas, além disso, o pessoal que te oferece abrigo carimba o seu cartão ao longo do caminho... no final seu pasaporte estará completo

 

O caminho não é difícil de se fazer, quando fiz havia uma Romaria que também estava fazendo parte do caminho.. mas o penúltimo dia de caminhada é bem pesado.. há uma serra muito íngreme que se tem de descer, recomendo ir de botas porque eu fui de tênis e acabei perdendo algumas unhas dos pés. Não precisa levar mochila muito grande porque dá pra lavar as roupas e também jantar nos locais de parada.

 

Quando cheguei na casa de Frei Galvão e falei que estávamos completando o caminho fomos recebidos com atenção especial, o pessoal da administração tirou fotos com a gente e nos entregou um certificado de conclusão do caminho... lá existe um mural com fotos de quem completou o caminho.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Alyne,

 

Então, as paisagens que você vai encontrar pelo caminho são fantásticas.. depois desta viagem eu fiquei encantado com as belezas do sul de Minas. Quanto ao condicionamento físico, acho interessante fazer esta trip quem estiver acostumado com trekking ou que pratique alguma atividade física.. não precisa ser nenhum atleta, mas afinal são mais de 130km de caminhada. Lembro que eu saía para a caminhada bem cedo quando o sol tinha acabado de nascer e terminava o dia de caminhada por volta das 16:00h, às vezes mais tarde e outras vezes menos.

 

Achei no site do Luis um mapa (http://www.brasilcamaecafe.com.br/freigalvao/html/mapa01.htm) da trip, os ponto para almoço são (para quem pretende fazer em 5 dias) apenas o Chalé da Paz e a Fazenda Boa Esperança. Porém neste último ponto você vai chegar nele por volta das 11:00h(saindo de Wenceslau umas 6:00h) e pode não achar almoço.. aconteceu comigo.

 

Nos dias que não deu pra almoçar eu levei um lanche bem reforçado para fazer na hora do almoço..

 

No mapa você vai ver o local onde eu perdi as unhas dos pés.. são uns 1000 metros de desnível.

 

Qualquer dúvida é só falar.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Opa...passei pelo caminho agora em julho, estava tudo certo. Só precisa ficar atento com as condições meteorológicas ao descer a serra, pois outubro inicia o período chuvoso e pode ficar perigoso, de preferencia não vá sozinho.

 

Muito obrigado pelas informações e recomendações, Amigo!

Que o Divino Mestre sempre te proteja nas caminhadas!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Ola Ivan!

 

estou pensando em fazer o caminho do Frei Galvao nos proximos dias. procurei na internet e achei pouca informacao alem do site da Casa de Frei Galvao. Precisava saber onde posso conseguir informacoes, mapas, relacao de pousadas no caminho.

Pergunto porque tambem tentei ligar naquela pousada Brasil Cama e Cafe em Sao Bento do Sapucai e nao atende. a informacao que extrai do site da Casa do Frei Galvao dizia que la é onde se consegue a credencial e mapa. Como conseguiu estas informacoes?

 

tem alguma dica que poderia me dar? ha algum problema em fazer o caminho sozinho?

 

abs

Flavio

 

 

Opa...passei pelo caminho agora em julho, estava tudo certo. Só precisa ficar atento com as condições meteorológicas ao descer a serra, pois outubro inicia o período chuvoso e pode ficar perigoso, de preferencia não vá sozinho.

 

Muito obrigado pelas informações e recomendações, Amigo!

Que o Divino Mestre sempre te proteja nas caminhadas!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ola Ivan!

 

estou pensando em fazer o caminho do Frei Galvao nos proximos dias. procurei na internet e achei pouca informacao alem do site da Casa de Frei Galvao. Precisava saber onde posso conseguir informacoes, mapas, relacao de pousadas no caminho.

Pergunto porque tambem tentei ligar naquela pousada Brasil Cama e Cafe em Sao Bento do Sapucai e nao atende. a informacao que extrai do site da Casa do Frei Galvao dizia que la é onde se consegue a credencial e mapa. Como conseguiu estas informacoes?

 

tem alguma dica que poderia me dar? ha algum problema em fazer o caminho sozinho?

 

abs

Flavio

 

 

Opa...passei pelo caminho agora em julho, estava tudo certo. Só precisa ficar atento com as condições meteorológicas ao descer a serra, pois outubro inicia o período chuvoso e pode ficar perigoso, de preferencia não vá sozinho.

 

Muito obrigado pelas informações e recomendações, Amigo!

Que o Divino Mestre sempre te proteja nas caminhadas!

Abraços

 

Olá, estive em São bento sapucai a semana passada, a pousada cama e café não existe mais. procure por Brinco na ecovale, ele tem a credencial para carimbar, a relação das pousadas e o mapa a ser seguido. tive problemas p resolver em sp e voltei sem ter minar. Estou preocupada com a descida pois está chovendo muito. Boa caminhada, que Deus te acompanhe.alice

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Bom dia, Amigos!

Ontem estive em São Bento do Sapucaí/SP, para me orientar sobre o Caminho de Frei Galvão, pois quero fazê-lo e precisava saber como conseguir a credencial e como estão as marcações ao longo do trajeto.

Após ter buscado informações em diversos locais, chegando a casa "Arte do Quilombo" (12- 3971-2669) , consegui o que queria.

A credencial custa R$ 20,00.

Para obtê-la, bem como reservar pousada nas proximidades do início do caminho, no Bairro Quilombo, favor falar com Alexandra pelo celular (12)996002782.

Bom caminho a todos!

Abraços

i6.jpg.b7e50003073a52a8bc72ba4bf2317a62.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...