Ir para conteúdo

19 dias entre Perú e Bolívia - outubro 2015


Posts Recomendados

  • Membros

Olá queridos amigos mochileiros!

 

Acabamos de voltar, eu e uma amiga, da nossa trip para Perú e Bolívia e vou dividir com vocês a saga!

De já peço desculpas pq as informações não vão estar muito organizadas, pois não tive mto tempo para colocar as idéias no lugar, mas, como estamos entrando na época que mta gente faz essa viagem, resolvi já ir relatando pra poder ajudar a galera! Ah, TB não anotei todos os gastos, desculpaaaa!!:cry:

 

Organização e dicas pré viagem:

 

Comecei a planejar a mochilada com 10 meses de antecedência e isso me ajudou d++++, pois consegui pegar muita promoção de equipamento na Decathlon e as passagens saíram muito em conta.

 

#ficadica assim que definirem a data de ida, que vai influenciar no tipo de equipamento você vai ter que levar, já fiquem de olho no site da Decathlon. Lá sempre tem produtos em liquidação e se economiza muito! No meu caso, paguei as promoções de fim de inverno, então comprei as coisas pela metade do preço.

 

Roteiro:

 

- Limpa

- Cusco

- La Paz

- Copacabana/ilha do Sol

- La Paz

- Uyuni (Salar)

- Sucre

- Santa Cruz de la Sierra

 

Passagens de ida e volta

 

Peguei minhas passagens de ida e volta com milhas da gol, foram vôos de corno(muita escala), mas tudo pela economia.

 

Ida - 10.000 milhas smile mais taxa de embarque, aproximadamente R$260. Trajetos: BH - SP, SP - Buenos Aires :?:shock:, Buenos Aires - Lima (trecho operado pelas Aerolíneas Argentinas)

 

Volta - 10.000 milhas smile mais taxa de embarque, aproximadamente R$260. Trajetos: Santa Cruz de la Sierra - SP, SP - RJ, RJ - BH.

 

Arriquei deixar a passagem de Lima para Cusco pra comprar lá, pq estava morrendo de medo de comprar aqui em dólar, já que ele estava subindo de foguete!

As passagens aéreas lá, Peru e Bolívia, são bastante estáveis, então não tem muito erro deixar pra comprar lá na hora.

 

Época e clima

 

Fui no mês de outubro e essa época é troca de estação. Achei uma excelente época, pois não pegamos o frio extremo e só pegamos uma neblina fraca em Machu Picchu. A capa de chuva nem foi usada.

 

Na mochila

 

Fiz um vídeo falando sobre todo o equipamento que levei, mas como ainda não consegui editar, vou colocar aqui o q levei de roupa e dp posto o vídeo:

- 4 blusas dryfit

- 2 blusas 2°pele

- 1 blusa fleece

- 1 corta vento (o meu era pra neve, o que dispensou o uso do fleece a maioria das vezes)

- 2 blusas leves para sair (baladinhas e tals...)

- 1 calça 2° pele (levaria mais uma)

- 1 calça fleece (usei mais pra dormir)

- 1 calça trekking

- 1 calça jeans

- 5 calcinhas

- 1 sutiã e 1 top

- 2 meia de trekking (opte sempre por meias sintéticas, secam mais rápido! Fujam do algodão!?

- 1 meia de cano alta(esqueci o nome)(usei mais pra dormir)

- 1 meia cano baixo (usei mais para sair, mas como estava só de calça, nem precisava dessa meia...:| )

Calçados:

- 1 bota de trekking

- 1 tênis

- 1 chinelo havaiana

 

#ficadica leiam sobre o sistema de 3 camadas para roupas de frio, isso vai te salvar

#ficafica invista um pouco, se puder, em equipamentos. Eles podem te tirar de muito aperto

 

Minha mochila cargueira é uma Forclaz 50lt, da Quechua (comprei na Decathlon por R$279). Ela tem uma abertura frontal que dá acesso a todo o conteúdo da mochila e isso é magnífico, jamais, na minha humilde existência, comprarei uma mochila sem essa abertura.

Eu vinha de uma mochila de 60lt e resolvi abaixar a litragem para a nova mochila e foi uma excelente opção, pois a de 50lt foi o tamanho ideal, sobrou espaço na ida e veio cheia na volta.

A minha mochila cheia pesou 9,300Kg.

Também levei uma mochila de ataque, Quechua 20lt (Decathlon, R$69,90 eu acho). Passei a viagem toda com ela nas costas! Pesou 2,700kg.

 

#ficadica não é recomendado que a cargueira (mochilão) pese mais que 30% do seu peso.

 

#ficadica levei sacos plásticos, daqueles grandões transparentes que vende em casa de embalagem, para colocar a mochila dentro para despachar e fechava a boca do saco com fita adesiva daquela larga. Preservou a mochila limpa e, se alguém tentasse abrir para roubar, ficaria evidente. Super recomendo.

 

#ficadica faça seguro viagem!!!! Nem pense em sair do Brasil sem isso, será a economia mais porca de toda sua vida!!!! Assistência a saúde e medicamentos lá são muito caros. Lembre-se que vc está indo para uma trip em lugares extremos, fazer atividades de aventura e o risco de dar uma merda é grande (e deu)!!! Fiz o seguro com a Mondial(no blog Matraqueando vc consegue um código promocional c 15% de desconto). O meu ficou por R$179. Imprima o comprovante e leve sempre com você!

 

Moeda:

 

Quando fui o dólar estava pela hora da morte, vendido a R$4,51 :shock: aí resolvi apostar na sorte e levei Real mesmo e não me arrependo.

O Novo Sol(Soles) estava, em Lima, R$1 a 0,74 Soles e em Cusco R$1 a 0,80 Soles.

O Boliviano estava, em La Paz, R$1 a 1,80 bolivianos. É preciso pesquisar para achar um bom preço. Esse que citei foi em uma galeria, na esquina do lado direito da praça de São Francisco, subindo a Calle Sagarnagi.

 

Levei 500 Soles (troquei no aeroporto de BH, que a taxa era de R$10. Olhei no Safra no RJ e a taxa era de U$$18, absurdo). Fiz o câmbio pq, como ia chegar em Lima tarde, tinha que comprar vôo p Cusco e pegar táxi, fiquei c medo de deixar p fazer câmbio lá. Não façam essa mesma besteira!!!! Lá no aeroporto de Lima tem várias casas de câmbio, deixe pra trocar lá q o câmbio é melhor que aqui, mas só troque o necessário no aeroporto, pq na cidade a cotação é sempre melhor.

 

#ficadica tanto no Peru quanto na Bolívia não é cobrada taxa de câmbio.

 

Idioma

 

O idioma foi uma barreira muito menor do que eu imaginava!

 

As pessoas tem muito boa vontade para ajudar, mas é mais fácil para nós entendermos o espanhol que eles entenderem português, pois o contato que temos com o idioma deles é bem maior que o contrário. Fale sempre devagar e tente incluir no seu vocabulário as palavras que for aprendendo.

 

#ficadica - idioma: Rua = Calle, Quarto(hostel) = anotación

 

#ficadica - idioma: quando a pessoa estiver falando muito rápido e você não entender, peça para ela falar mais devagar - más despacio por favor.

 

#ficadica - as palavrinhas mágicas também devem ser usadas lá!!! Seja cordial, seja amigável, nós estamos na casa deles! Por favor, gracias...são indispensáveis!!!

 

Por hoje é só pessoal!

Vou escrevendo os capítulos por cidade. Vou tentar não me demorar muito.

Caso tenham dúvidas ou precisem de alguma informação que não dê tempo de esperar o restante do relato, é só deixar um comentário aê q vou respondendo!

 

Hasta luego!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eita, massa!

Minha maior preocupação, no momento, está nas roupas.

Vou no mÊs de maio, to com medo de passar muito frio.

Acho que vou me basear um pouco nessas suas roupas, aí.

 

Oi Vanessa!

Então, acho q maio vai estar mais frio, aí recomendo q vc leve, pelo menos, mais uma blusa fleece e uma calça 2°pele.

Ah, e o.meu corta vento é pra neve, então é muuuito quentinho! Quando você for comprar observe bem, pois tem mtos corta ventos que são bem fininhos, não tem a função de esquentar, só de impedir o vento de entrar em contato com o corpo e roubar calor.

Bjo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

 

"Última" pergunta: Qual a gramatura do teu casaco fleece?

Sabes? Se foi 100, 200, 300, etcc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...