Ir para conteúdo

Uruguai 5 Dias - Planilha de Custos e Video (Montevideo, Punta del Este e Colonia de Sacramento)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fiz essa trip em maio desse ano.

Como temos ótimos relatos aqui no fórum, eu vou focar meu relato apenas nos erros e acertos (dessa vez mais erros) que cometi pra ajudar quem pretende fazer o mesmo. Vai ser um relato mais enxuto rs

Tbm não pode faltar a planilha de custos sagrada, que eu acredito ser o item que mais ajuda dos meus relatos

Planilha:

http://www.4shared.com/file/A5hCBohpba/uruguai.html

OBS: Em celular pode ser que não role o download!! Façam por um desktop/notebook

 

Pra quem quiser ler um relato mais completinho eu recomendo fortemente esse aqui ó:

viagem-ao-uruguai-por-8-dias-montevideo-colonia-del-sacramento-y-punta-del-este-t100592.html

 

Fiz um vídeo dessa viagem, infelizmente devido a direitos autorais da musica ele não rola em celulares e alguns dispositivos:

 

Maioria das pessoas que faz essa viagem ou:

1- Está aproveitando que está na Argentina e dá uma esticadinha lá

2- Mora no Sul do pais, e de lá desce de carro mesmo

 

Ambas as opções acima seriam as ideais, ótima economia com deslocamentos... porem eu moro em SP; a Argentina já conhecemos em outra oportunidade, então ambas as opções estavam fora de questão, a alternativa foi tomar um voo (o que encarece bastante o custo final em relação a outras trips)

 

Intro:

Pra vcs entenderem as condições em que se deram o mochilão e algumas escolhas vale entender que: Maio são minhas férias, eu passo o ano planejando as viagens pra essa época... e nesse mesmo ano fomos para o Japão (no mesmo mês, Maio)... os dias restantes decidi ir pro Uruguai. Ao contrario do Japão que eu pesquisei por quase 1 ano, o Uruguai foi mais no “foda-se, não vou pesquisar”.

A trip do Japão foi bem hard, acordando cedo, dormindo tarde, andando pacas, dormindo em lugares extremamente econômicos, dividindo hostel com os brothers... enfim, foi mochileiro true (mochilao-pelo-japao-2015-planilha-de-custos-e-video-t117009.html)

 

Então no Uruguai eu optei por desacelerar e ter um pouco mais de conforto e curtir só com a esposa de boa, tipo “segunda lua de mel” rs

Entendido a questão sócio econômica vamos começar rs

 

Hospedagem e Bairro Cuidad Vieja

Ficamos no hotel Puerto Mercado, fica no bairro de Cuidad Vieja

Foge bastante do que estamos acostumados, sempre ficamos em hostels e albergues... mais como disse antes, optamos por um pouquinho de conforto.

O hotel fica bem próximo dos principais pontos turísticos da cidade, mas tem um fator que torna esse hotel uma escolha ruim: Ele fica de frente com uma casa de assistência de moradores de rua e tal, então sempre ali no entorno fica uma galera beeeem esquisita. Dá uma puta impressão que vc está em um lugar perigoso.

Eu não gostei de ter ficado hospedado nesse bairro, ele tem uma pegada “centro velho de São Paulo”, quando começa a anoitecer o comercio fecha e fica mo clima ruim na rua. Pra piorar a sensação, enquanto estávamos conhecendo o bairro, duas vezes fomos abordados por pessoas que disseram pra tomar cuidado pq ali era um lugar perigoso... nós não ficamos ostentando com câmera, nem chamando a atenção com roupas ou com qualquer outra coisa, e mesmo assim sempre tinha alguém encarando por ali.... definitivamente não foi legal.

 

 

Horários e Passeios

A dica de ouro no Uruguai: Deixe seus passeios todos organizados no dia anterior. Se tiver que alugar bicicletas para andar em um dia, já reserve no outro... se for alugar um carro pra fazer passeio na terça, já deixe acertado na locadora de veículos na segunda.

Pq? Pq no Uruguai o comercio abre mega tarde, vc vai em um lugar pra alugar bikes, é 10h e o lugar ainda ta fechado... quando finalmente vc consegue falar com os caras, ai que eles vão começar a recolher as bikes dos clientes do dia anterior pra poder te entregar... e porai vai... resumidamente: tudo funciona num ritmo lento, numa pegada de cidade de interior, bem sem pressa.

Nós deixávamos tudo pra alugar no dia, e isso fez com que a gente perdesse um bom tempo... Só pra dar uma ideia, no dia que decidimos pedalar, começamos a correr atrás de bike umas 8, tínhamos telefone das locadoras, uma ficava a uns 200 metros do hotel... e mesmo assim só conseguimos pegar as bikes quase as 11h (e não foi por falta de pró-atividade).

Não chegou a comprometer a viagem, mais pra quem tem poucos dias pra conhecer o pais é foda.

 

Valores gerais, dicas de aeroporto e aluguel de carro

Sobre hospedagem minha viagem não serve como referencia, não busquei a opção mais econômica, então vamos ignora-la.

Fomos em Maio quando o dólar estava beirando 3,50. Optei por fazer saques em ATMs direto na moeda local.

Achei o Uruguai um pais bem caro... isso comparando com outros países da américa do sul ou mesmo com o Japão... basicamente nossa moeda está desvalorizada e os pesos uruguaios seguem firmes... fazer uma refeição simples, como um fast-food não sai um valor convidativo... não comemos em nenhum lugar chique, e fácil fácil vc gasta 40 reais numa refeição safada.

Não se esqueçam que no Uruguai quando se trata de refeições o esquema é pagar com cartão de credito, o reembolso é de 18,5% referentes ao IVA (o ICMs deles) e vale pra todas as despesas feitas com cartão de crédito ou débito internacional em serviços turísticos: restaurantes, bares, passeios.

O credito vem na fatura, e o reembolso é tão valido que cobre o IOF e ainda sobra.

O que eu achei barato é aluguel de carro, isso realmente eles tem ótimos valores. Porem minha dica é já alugar logo ao sair do aeroporto, acabei usando taxi do aeroporto pro hotel e morreu uma grana. Com essa grana praticamente pagava um dia de aluguel... tem aquelas vans que ligam o aeroporto a cidade, porem elas tem uns horários ruins, elas não saem o tempo todo. No meu caso quando desembarcamos teríamos que esperar quase 2h pela próxima van... por isso optamos por taxi...

Detalhe que não tinha lido em lugar nenhum: normalmente quando o voo chega já tem um numero de vans para aquele voo... se vc enrolar muito no aeroporto e perder as vans, elas só voltam quando chega o próximo voo... no nosso caso o próximo voo só chegaria 2h mais tarde.

 

 

Roteiro

Dia 1 – Montevideo

Como comentei ficamos refém dos taxis e só conseguimos fazer check-in no hotel por volta das 14:00. Aproveitamos o resto do dia pra conhecer a região de Cuidad Vieja.

Interessante que mesmo nos horários de pico a cidade não ganha ares frenéticos, continua com um clima tranquilo, apesar de ser um dia de semana a cidade tem mo clima de feriado/fds... tudo tranquilo, pacato. Comemos um chivito em um restaurante popular... foi ai meu primeiro choque com a moeda local, apesar do lugar simples o valor fico salgado.

Por volta das 18 – 19h o comercio todo fecha, e o bairro ganha contornos nada convidativos pra passeios noturnos. Isso foi bem chato. Reforço loucamente pra procurarem outro bairro de hospedagem que não seja Cuidad Vieja.

PhotoGrid_1445901891750?async&rand=0.9197152750566602

PhotoGrid_1445911064210?async&rand=0.1207162335049361

 

 

Dia 2 – Montevideo

Acordamos bem cedo, a ideia era cruzar a cidade inteira pedalando pelas ramblas.

Ramblas são avenidas à beira-mar com grandes calçadões que são passagem obrigatória num passeio que proporciona belas paisagens... é perfeito pra andar de bike.

Nosso problema foi que, apesar de ser uma quinta feira as lojas de aluguel de bike (assim como todas as outras), demoram muito pra abrir, e depois de abrir ainda levou um bom tempo pra entregarem as bikes (pq estavam recolhendo as alugadas do dia anterior).

Uma opção é alugar as bikes publicas, são bem mais baratas, porem elas são bem mais simples, sem marchas e mais zuadinhas, mais rola... eu optei por alugar de uma loja de bikes mesmo.

Nesse dia Rodamos quase 40km de bikes xD

Pra alguém como eu que sou sedentário é uma boa distancia!! As ramblas são bem planas então é bem tranquilo. Fomos até os bairros mais distantes, deu pra conhecer muita coisa.

Foi um ótimo passeio gostei bastante. Ainda aproveitamos pra conhecer o que não deu tempo do primeiro dia.

PhotoGrid_1445911823704?async&rand=0.7409441075287759

PhotoGrid_1445909276991?async&rand=0.40394340571947396

 

 

Dia 3- Punta del Este

Acordamos cedo e cometemos o mesmo erro do dia anterior... ao invés de já fechar o que iriamos precisar no dia anterior deixamos pra ver o aluguel de carro pela manha... e rolou a mesma coisa das bikes... o lugar do aluguel de carros abre tarde (não só ele, todos os outros >__<), e até ele trazer o carro nós perdemos um tempo valioso.

O modelo do carro se chama Spark, seria o equivalente a um Celta. Atendeu bem nossas necessidades, não tenho do que reclamar. Aluguei o carro e pedi pra adicionar um GPS. Rasguei dinheiro, pq era um gps antigo que mesmo com carregador não tava segurando carga, pior besteira que fiz. Extremamente fácil dirigir no Uruguai, então o GPS nem é necessário. Fui pra Punta sem ele tranquilamente. Mais se vc tiver um celular com internet ou outra opção de gps próprio é melhor, pq dai vc não fica na mão caso fique confuso.

A Estrada até a Punta é ótima, foi uma viagem bem legal, nunca havia dirigido em outro pais, nem alugado carro e etc, então foi tudo bem divertido.

A cidade estava beeeem tranquila, acredito que isso se deve por ser baixa temporada. Muitos comércios fechados, pouca gente nas ruas... dizem que no verão a cidade é um fervo, mais tava beeeeem pacato. Apesar do sol tava bem frio, sem condições de ficar sem blusa.

Justamente por esse clima de tranquilidade conseguimos visitar todas as atrações que queríamos sem nenhum problema, foi um ótimo passeio e gostamos bastante da cidade.

OBS: Lugares que visitamos e outros detalhes tbm estão na planilha!

PhotoGrid_1445903918045?async&rand=0.8372937180101871

PhotoGrid_1445911629434?async&rand=0.908398452680558

PhotoGrid_1445910853652?async&rand=0.8427366495598108

 

 

Dia 4- Colonia de Sacramento

Como fechamos o carro até o dia da partida, já tava tudo certo pra irmos pra Colonia de Sacramento.

O deslocamento é mais longo do que pra Punta, mais tbm é tranquilo, pois as estradas são muito boas.

Resumindo Colonia em poucas palavras, é basicamente uma Parati do Uruguai. Finalmente encontramos um fluxo grande de turistas, a cidade é bem agradável.

Tem diversas opções de restaurantes bacanas... infelizmente os valores não ajudam.

Conhecemos a cidade de boa, sem pressa, curtindo bastante. No final da tarde já estávamos rumando de volta para Montevideo.

PhotoGrid_1445908762380?async&rand=0.775396587792784

PhotoGrid_1445903336132?async&rand=0.4737112307921052

PhotoGrid_1445902724563?async&rand=0.5640668049454689

PhotoGrid_1445902192134?async&rand=0.36329642101190984

 

 

Dia 5 – Montevideo

Acordamos tarde, fomos comprar mas lembrancinhas e no horário previsto fomos pro aeroporto com o carro alugado. Optamos por devolver ele no aeroporto, pois ai economizaríamos com transporte pra lá... e FIM ^^

 

Como comentei, tem outros relatos detalhando os passeios e etc. Eu queria mesmo era dar as pequenas dicas que listei lá em cima, pois se tivéssemos essa informação antes o role teria sido ainda melhor.

 

Qualquer duvida estamos a disposição!!

Abraços

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Olá!!! Como funciona a devoluçao do IVA? Onde é?

A devolução é em pesos?

 

Obrigada

 

Olá ^^

Então, como esse é um imposto que só é valido mediante uso de cartão de crédito, o reembolso do IVA vem na fatura seguinte do seu cartão de credito.

18,5% em cima do valor da despesa que vc teve.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Alguém já comprou um chip da movistar pré pago no Uruguai? Pega Bem o sinal? Pois queria andar lá pelo waze é Internet pra mim é essencial.

 

Olá ^^

Infelizmente fiquei sem internet movel por lá, e o gps do carro não funcionou... alias esse lance de gps velho e em mal estado parece padrão.

Alem da Movistar vc consegue esses chips em lojas da Claro, em Montevideo tem varias, tu vai gastar algo em torno a R$ 15 reais no Chip com os créditos para uma semana de Internet. Infelizmente o serviço é bem ruim, pois a velocidade é reduzida quando utilizava uma determinada quantidade de dados.

 

Tanaguchi, em qual agência vc alugou carro, se lembra?

 

Então aluguei com a Hertz. Ligamos e eles levaram o carro pra gente no hotel e depois devolvemos no aeroporto.

Telefone: 2712-5000... eles estão localizados no Punta Carretas Shopping.

Link para o comentário
  • Membros
Alguém já comprou um chip da movistar pré pago no Uruguai? Pega Bem o sinal? Pois queria andar lá pelo waze é Internet pra mim é essencial.

 

Olá ^^

Infelizmente fiquei sem internet movel por lá, e o gps do carro não funcionou... alias esse lance de gps velho e em mal estado parece padrão.

Alem da Movistar vc consegue esses chips em lojas da Claro, em Montevideo tem varias, tu vai gastar algo em torno a R$ 15 reais no Chip com os créditos para uma semana de Internet. Infelizmente o serviço é bem ruim, pois a velocidade é reduzida quando utilizava uma determinada quantidade de dados.

 

Tanaguchi, em qual agência vc alugou carro, se lembra?

 

Então aluguei com a Hertz. Ligamos e eles levaram o carro pra gente no hotel e depois devolvemos no aeroporto.

Telefone: 2712-5000... eles estão localizados no Punta Carretas Shopping.

 

 

Obrigado pela dica

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...