Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

A South Kaibab Trail não é nada fácil, mas retribui com panoramas incríveis cada passo da caminhada

20090729124348.jpg

 

Rio Colorado ajudou a esculpir as rochas, num local onde já foi um oceano GRAND CANYON - O movimento no Yaki Point começa antes das 8 horas. O vento é gelado, a névoa ainda esconde as cores do Grand Canyon. Pouco a pouco chegam jovens falantes, famílias completas e senhoras com preparo físico aparentemente incompatível com a aventura que terão pela frente. A South Kaibab Trail não é fácil.

 

A guia do parque vem em seguida. Ela vai acompanhar o grupo cânion abaixo. Começa dizendo que 4,5 milhões de pessoas visitam o santuário todos os anos, mas só 5% se arriscam a encarar o trekking. Ou seja, experiência para poucos. Isso faz você se sentir vitorioso antes mesmo do início da caminhada.

 

Todos olham o cânion de cima pela última vez, respiram fundo e se preparam para o desafio. O sol ameaça furar o bloqueio das nuvens.

 

O grupo desce o penhasco em zigue-zague. Poucos passos são suficientes para mudar completamente o panorama: estamos agora dentro do Grand Canyon. Quanto mais avançamos pela enorme cratera, mais a paisagem se espalha diante de nossos olhos.

 

Dá para sentir o cheiro da terra, tocar nas pedras, ver detalhes das formações geológicas, das plantas, das flores. "Tudo isso já foi oceano", explica a guia. O choque de placas tectônicas fez erguer o cânion e, por capricho, manteve os platôs todos no mesmo nível. O Rio Colorado ajudou a esculpir as rochas e a formar esse cenário de cartão-postal.

 

A diversidade de ecossistemas tem a ver com a altitude, o clima, a presença de água. O parque é o refúgio de raras espécies animais e vegetais. "São 1.500 tipos de plantas, 355 de pássaros, 89 de mamíferos, 47 de répteis, 17 de peixes..."

 

Nesse ponto você já não ouve tudo. Estamos sobre um mirante natural, diante de um cânion com cores vivas. Faz calor, muito. Um gole de água para refrescar e renovar o fôlego. O visual muda com o vaivém do sol.

 

O grupo já perdeu o ritmo e cada um desce como pode. Dá para percorrer a South Kaibab sozinho, como qualquer outra trilha do parque. Mas ter uma guia por perto representa segurança e algumas informações adicionais pelo caminho.

 

:idea:UM PASSO ALÉM

Quase duas horas depois - e 2,5 quilômetros de caminhada -, alcançamos o Cedar Ridge, parada obrigatória para quem precisa se refazer do esforço. A guia se despede aqui, o resto é por sua conta. Você pode descer mais 2,5 quilômetros até o Skeleton Point, de onde se vê, pela primeira vez, o Rio Colorado. Mas como fica a volta?

 

Na dúvida, passe mais tempo por ali. Aproveite para deitar na borda do desfiladeiro. Com a câmera nas mãos, claro. Em qualquer direção há uma foto indispensável, ainda mais se o sol estiver brincando de se esconder nas nuvens. Condores californianos empurram o ar, produzindo um som grave. No mais, só os passos e a respiração ofegante dos outros aventureiros.

 

Mas a terra exerce uma força inexplicável. Você quer ir além. Avança mais alguns metros, para em outro mirante, cruza com pessoas ímpares. Como os dois homens que tentam ensinar meditação aos turistas. "Deite de barriga para cima, coloque a palma das mãos no chão, sinta a vibração da terra", dizem. Faça uma tentativa. Ou não.

 

A vontade de ver um fiapo que seja do Rio Colorado não vence o cansaço. Com o sol a pino, muitos preferem voltar. A subida é cruel: 350 metros. É melhor ir parando vez ou outra. Ao olhar para trás, a certeza de que cada passo valeu a pena.

 

:idea:CHECK-LIST

Planejamento: conheça a rota, leve mapa, lanterna, casaco e capa de chuva. O tempo muda muito ao longo do dia. No verão, as temperaturas variam de 4 a 30 graus. O inverno é rigoroso: a máxima não passa dos 9 graus e costuma nevar à noite

 

Conforto: no calor, diminua o ritmo e escolha caminhar nos horários de sol mais ameno. Molhe a camiseta e o chapéu para refrescar. No frio, vista-se em camadas e não esqueça o gorro

 

Ritmo: se você conseguir conversar durante o percurso, está no ritmo certo. Se estiver sem fôlego, descanse alguns minutos. E lembre-se de que a subida leva o dobro de tempo da descida

 

Paradas: sente, estique as pernas e respire por 10 minutos pelo menos uma vez a cada hora

Lanche: na trilha, coma frutas, salgados e beba água ou isotônico

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Em julho de 2010 desci a South Kaibab com minha esposa e duas filhas (5 e 7 anos). Nos preparamos bem para o hiking, especialmente para a subida (que fizemos pela Bright Angel Trail). Dormimos num acampamento junto ao Rio Colorado. Sao 11 km pra descer e 14 pra voltar. O grande problema eh que a diference "vertical" eh de mais ou menos 1300 metros. Eh tudo MUITO ingreme.

 

Nao somos experientes na trilha; pra gente, fazer essa trilha foi o ponto alto da viagem de um mes pelo Oeste americano.

 

Importante saber:

 

- na South Kaibab nao tem agua: vc precisa levar uma base de uns 4 litros para a descida toda. Lah embaixo vc encontra agua novamente. A Bright Angel jah tem agua em 3 pontos da trilha.

- vc precisa pegar uma autorizacao, no "Backcountry Office" pra acampar lah embaixo. Tem um camping demarcado, mas os lugares sao limitados.

- em qualquer hiking no Grand Canyon ou em outros desses parques nacionais no Oeste, o melhor investimento da sua vida eh um par de botas (cano alto) decentes.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Queria descer até o Rio Colorado a partir do Lodge Yavapai. É possivel fazer essa descida e subida num mesmo, das 06.00 as 14.00, dia, pois volto para Las Vegas as 15.00horas, ou devo ir até a metado do caminho ? Tenho um bom preparo, equipamento e faço treking relularmente. Se alguém puder me dar uma dica, agradeço

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Pessoal, belas informações!

Estou me programando para ir em novembro. Não me importo muito com frio, suporto bem.

Mas como meu objetivo é fotografar, quero saber se o tempo fica aberto, com sol. Chuvas e tempo fechado não me animam muito não!!

 

abraços

Márcio

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Bom dia galera !

Estou indo agora em Outubro para Los Angeles e conhecerei o Grand Canyon. Gostaria de saber mais sobre a trilha, se e bem sinalizada e se possui guia. Escalo, malho e faco trilha regularmente mas estou indo com dois amigos que somente um malha e o outro e sedentário, rsrs. A trilha e muito pesada? Como consigo mapas e quanto tempo de trilha?

 

Grande abraco

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ezequiel, as trilhas são bem sinalizadas, além disso, muito batidas e com muitos turistas trilhando.

Mesmo seu amigo sendo sedentário, acredito que não terão problemas. Apenas não arriscaria descer até o rio Colorado, finalizando a trilha no mirante. Ir até o rio seria um bate e volta muito forte, mesmo pros preparados.

 

Mapas vc encontra facilmente na internet e no site do Grand Canyon National Park. Além do trajeto, tem altimetria e mais informações diversas. Pode baixar para planejamento seu, e se quiser, comprará facilmente os mapas nas lojinhas lá no parque mesmo.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Ola pessoal

 

Vi que tem pouquíssimas informações sobre essa trilha e fiquei feliz de encontrar esse tópico. Minha ideia era faze-la em fevereiro. Minha dúvida é de onde ela parte? Do sul do parque? E se tem ônibus saindo de Vegas até essa entrada que não seja os turísticos bate e volta?

 

Desde já muito obrigado pela ajuda

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...