Ir para conteúdo

Vai viajar? Veja que equipamento fotográfico levar


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Nas escaladas em rocha é complicado esse negócio de equipamento fotográfico... acho q depende do estilo de escalada, do tamanho da via e do grau de dificuldade:

 

Primeiro, a máquina tem que estar devidamente presa à cadeirinha ou à pochete por um cordelete ou algo parecido... já pensou que desastre, ela escapar e cair no vazio, à 100mts de altura?? :-(

 

Pelo mesmo motivo, não sou muito de lidar com as pilhas qdo estou escalando, levo as pilhas devidamente recarregadas, e se acabar, só troco se estiver numa parada em que não tenha o risco de deixá-las cair, e depois de pensar muito. :-) A mesma coisa com filtros, e especialmente, objetivas... muito complicado, na minha opinião.

 

Geralmente eu uso uma fita passada tranversalmente no peito, amarro a camera com um cordelete e coloco dentro da mochila mesmo, passando o cordelete cima do ombro e colocando na parte superior da mochila - deixo o ziper um pouco aberto e qdo preciso, é só puxar o cordelete que a camera está na mão.

 

Essa idéia da pochete (palavrinha feia, hein: pochete... estranha!) tranversal é uma boa, vou testar da próxima vez. Mas tbm não rola se vc já estiver subindo com uma mochila nas costas e mais a pochete... fica embolado de novo!

 

Deixo a camera na pochete (argh!) na cintura nas escaladas mais curtas, mas com a cadeirinha acho q fica tudo embolado, corda, costura, magnésio, pochete... uma zona. Às vezes, deixo no bolso lateral da calça, sempre amarrada por um cordelete à cadeirinha.

 

Isso td pq minha maquina é compacta (P32-Sony)... se fosse uma reflex, ou uma digital maior, aí não tinha jeito, era dentro da mochila mesmo. Tem q lembrar tbm que, numa eventual "vaca" a máquina tem que estar bem protegida.

 

[]´s e boas escaladas (e fotos!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Fala Povo da Montanha !!!

 

Beleza Alan ???

 

Creio que minha dúvida foi mal formulada, ou escrita de forma dúbia[:D].

 

Vou refazê-la :

 

Como você consegue carregar sua pochete, estando equipado com baudrier, mais todos os equipamentos que, porventura, estão pendurados nas alças do baudrier (mosquetões, costuras, nuts, friends, stoppers, etc) incluindo fitas e cordeletes diversos (que muitas vezes estão "atravessados" no peito do escalador), portando, ainda, mochila ?[xx(]

 

Tudo isso, mais a parafernália de material fotográfico (câmera, lentes, filtros, baterias e + a vasilha - tupperware) que você mencionou.

 

Continuo imaginando o tamanho da sua pochete Enduro 2001 e, agora, minha dúvida aumentou : Como você consegue carregá-la sem comprometer movimentos e segurança [?][?][?]

 

[ ]s

 

JC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Virtu, existem algumas mochilas próprias para máquinas, não sei qual é o tipo da sua máquina mas são extremamente seguras e possuem vários tipos de alça. Seja horizontal, transversal e que cabem filmes, pilhas, etc. A marca é Lowepro. Tenho uma que levo sempre que vou escalar, prendo como pochete horizontal na lateral para não atrapalhar o acesso ao magnésio nem os movimentos básicos. fica mais fácil que prendê-la atrás via pochete transversal. Por óbvio isso depende do tamanho da máquina.

 

Espero ter ajudado.

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E ai luiznicolas...

Eu sei de que mochilas vc está falando, até tenho uma porém esta minha não é pratica o suficiente... como eu tenho que comprar um pochete para portar documentos enquanto viajo tentarei pegar um que me auxilie tambem durante a escalada.

 

Obrigado

Carlos Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí Jcouto.

Agora sim entendi sua dúvida.

Vamos por partes.

A mochila é usada para transporte de todo equipamento (tanto fotográfico quanto de escalada) até a base.

Na pochete fica somente o equipo fotográfico (dentro do tuperware).

A pochete sobe através de uma retinida, basta vc imaginar por exemplo o transporte de equipamentos durante uma conquista.

Esclarecido agora???

[]´s e boas escaladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Pessoal

 

Vou dizer como eu faço, não que seja uma dica, pois eu não acho que é a melhor maneira para se transportar uma camera numa via na rocha.

Tenho uma Nikon F50, com lente de 28-110, ou seja, uma camera grande e frágil.

Ela não cabe em uma pochete, por isso eu não guio com ela. Quando uma via é grande, com várias enfiadas, eu deixo meu equipamento junto com quem está fazendo a seg. Quando chego na parada ou na cabeça de via, eu pesso para meu colega amarrar a corda e subo com a camera dentro da bolsa dela, uma excelente Lowe pro nova1. Aí sim que eu fotografo.

Mas cuidado, quando se está fazendo seg, não é recomendado fotografar, pois se seu colega cai, ele e vc está fo.... ou seja, sempre se possíel deixe para um terceiro bater a foto.

Fotografar escalada em rocha é mesmo complicado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O segredo é ter paciência. Nem sempre aquele momento ou aquela visão vão ser fotografadas daquele ângulo. A maneira correta e segura quando está guiando a via é fica em auto, certificar-se que você está seguro para pegar o equipamento e aí sim bater as fotos. O detalhe fica em avisar o colega de baixo para reter a corda tb e sempre ter comunicação um com o outro e quando terminar a via, ancorar e dar segurança para quem vem escalando e neste momento esquecer a camera até seu companheiro chegar a salvo.

 

É o que acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Bom topico!

Gostaria de extender as reflexoes de todos a um outro aspecto da fotografia na natureza que vem me dando motivos pra cocar a cabeca.

Sempre fotografei com uma velha (e otima!) Pentax Sportimatic II, e a pouco tempo comprei uma Nikon CoolPix 5700, pra me iniciar na fotografia digital. Levei-a a pouco para um viagem pela Europa e so' tive alegrias com a qualidade das imagens e a versatilidade da camera... ...so' que ha' um porem... ...baterias!

Enquanto estou em ambientes urbanos esse nao chega a ser um problema, pois carrego sempre duas baterias extras, alem e' claro de cartoes de memoria razoaveis (ao menos 256Mb)... ...mas no mato...

Para saidas de um final de semana nao vejo grande dificuldade, mas por exemplo uma trip de 20 dias como a que estou planejando fazer... ...o que voces sugerem?

Algumas dicas sao otimas para poupar a energia:

- Desligar o LCD (no meu caso, faz uma grande diferenca!)

- Minimizar o uso do zoom ao estritamente necessario.

 

Li alguns relatos otimos de solucoes criadas para o caso, mas na maior parte das vezes sao expedicoes de escalada, e nesse caso, pelo "porte" das solucoes, imagino que contem com carregadores, mulas, yaks...rsrs

 

Outro drama e' descarregar as imagens. Alguem conheco solucoes com custo razoavel (e leves!) que possam ser usadas para queimar CDs ou outros dispositivos de armazenagem para um periodo como este?

 

Pra ilustrar melhor o meu "drama". Quero fazer a trilha pro EBC em outubro/novembro, e devo ir so'. Ou seja peso faz muita diferenca.

Me conheco, e sei que nao sossego com a camera na mao, so' nessa ultima trip foram mais de 150 fotos por dia... ou seja estas questoes estao realmente me dando pano pra manga.

 

Todas as dicas sao muito bem vindas!

 

Abracos,

 

Vinicius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...