Ir para conteúdo

Primeira funicular - Paranapiacaba/Cubatão


Posts Recomendados

  • Membros
Haha, o video é legal!

 

Estamos pensando em fazer esse percurso no fds que vem.

 

Algumas perguntas:

 

1. Sem barraca, dá para dormir num túnel ou casa de maquinas? Com sacos de dormir bons, mas ao "ar livre"? Intentamos levar menos peso possivel.

 

R. Sim, é possível.

 

2. Como se faz a logistica de entrada e saida? Como chegar na entrada, e como voltar para o carro depois?

 

R. Se fizer descendo terá que arrumar um transporte no final da trilha conforme eu expliquei no relato. Se fizer subindo você pode pegar uma van no Jabaquara e pedir para te deixar na entrada da mesma!

 

3. Qual o melhor trajeto: descendo ou subindo? Parece que tanto o Augusto como o Luka fizeram descendo, mas com tanto reclamar das trilhas estar escorregadios, não é melhor fazer subindo? Em geral corre menos risco de escorregar ao subir que descer.

 

R. Descendo e subindo são muito interessantes. Sugiro fazer as duas, mas o risco existe independente se é subindo ou descendo!

 

4. Temos corda para segurança, mas tem lugares para poder montar reunião? Ou é tudo podre e enferrujado? Vale a pena levar corda?

 

R. Na minha opinião a corda não é necessária, mas ai vai ficar a seu critério! A corda pode te dar uma falsa sensação de segurança. Se você cair ancorado por ela pode sair batendo na estrutura. (Essa é minha opinião, não um conselho, pessoas podem concordar ou não)!

 

A aventura parece muito boa!

 

R. Sim é uma aventura muito boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 38
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

A Funicular como destino radical é fantástica, mas infelizmente nem todos entendem e respeitam o que é esse lugar!

 

A MRS (Logística) estuda fechar a Funicular. A antiga Funicular corre paralela a nova via Férrea com sistema de cremalheira. (Para permitir a operação, o sistema de tração da locomotiva é feito com uma roda dentada que incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via. Além disso, os vagões são ancorados por duas locomotivas, que garantem a segurança operacional e trabalham segurando a carga na descida ou empurrando a carga na subida o antigo sistema "Funicular" era feito por cabos).

Só a proibição não está sendo suficiente. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta passam pelos trilhos da MRS, que concentra, apesar da extensão relativamente curta de sua malha, um terço de toda a carga transportada por trens no país (em 2014, mais de 164 milhões de toneladas úteis de carga). (Dados site da MRS).

 

Existem aventureiros que frequentam o lugar por anos ou décadas sem interferir no local.

 

Todas as vezes que fiz essa travessia (3x) eu e meus amigos tomamos cuidado para não caminhar sobre os novos trilhos por onde passam os trens de carga!

 

Mas não é o que as pessoas vem fazendo nos ultimamente...

 

Talvez por medo de passar nas velhas pontes as pessoas estão utilizando as vias férreas novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...