Ir para conteúdo

CANANEIA/SP – Uma das mais antigas cidades do Brasil . . .


Posts Recomendados

  • Membros

Relato na íntegra também publicado no meu blog: http://www.mochilandonasviagens.blogpost.com.br

 

PS: Não consegui inserir as imagens aqui no texto.

 

"Já tinha ouvido falar de Cananeia, mas nem sabia que ela ficava tão próxima da Ilha Comprida. Pesquisei a respeito desta pequena cidade e me encantei. Ainda mais sabendo que é de lá que saem os barcos para visitar a Ilha do Cardoso.

 

Mas falemos sobre esta cidade tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e apontada pela revista americana “Condé Nast Traveler” como o melhor roteiro ecológico do mundo. Cananeia está situada no extremo sul do Litoral Paulista e é avaliada sendo um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada na costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta.

 

O município é considerado o segundo mais antigo do Brasil, perdendo apenas para São Vicente, fundada poucos meses antes. Atualmente, o Centro Histórico de Cananéia ainda preserva os estilos arquitetônicos adotados pelas primeiras casas desde o período colonial até o final do século XIX.

 

Fui para esta bela cidade no dia 30 de dezembro de 2013. E da Ilha Comprida até lá foi uma maratona muito doida. Eu e mais 3 amigos (Mi, Re e Wagner) saímos bem cedo da Pousada Estrela Dalva e pegamos o ônibus perto do Posto do Corpo de Bombeiros na Avenida Beira Mar com destino a Praia do Pontal no Boqueirão Sul. Uma viagem louca, por uma estrada de terra que parecia não ter mais fim.

 

E quando você pensa que chegou no fim... outro ônibus e, agora com destino à Balsa. Mas este com um diferencial: o caminho é pela praia e torça para a maré não subir, rsrs.

 

Depois de mais de duas horas do ponto inicial chegamos. A Balsa é de graça para os pedestres e são somente 15 minutos de travessia da Ponta da Ilha até Cananeia, mas este último ônibus tem horário e até às 16 horas tínhamos que estar de volta, se não realmente corremos o risco da maré subir.

 

Por isso, na verdade, só passei por Cananeia, pois além de estarmos com pouca grana o tempo não era muito e sem muito e o objetivo maior era a Ilha do Cardoso. Mas o pouco que vi me cativou.

 

O centro é histórico e as construções ao redor seguem o estilo de vila. Fiquei morrendo de vontade de conhecer mais e descobrir seus encantos e aí descobri que a Intersul (empresa de ônibus) também tem bus executivo que sai da Barra Funda direto para lá. E te digo mais, se você gosta de sossego, quer conhecer um pouco de história, vale a pena. Sem contar com as várias opções de passeios ecológicos e a Ilha do Cardoso. :wink:"

 

http://mochilandonasviagens.blogspot.com.br/2014/02/cananeia-uma-das-mais-antigascidades-do.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...