Ir para conteúdo

Estrada Real a pé - Perguntas e Respostas - 2013 a 2015


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Refizemos o caminho Sabarabuçu e parte do Caminho Velho em junho/julho de 2.014.

Algumas informações importantes:

 

.a ponte sobre o rio das velhas, entre Glaura e Acurui já está totalmente reformada;

 

.Desta vez fizemos o caminho certo: atravesse a ponte do rio das velhas, chega na estrada de asfalto, não suba aa direita.....continue a esquerda no asfalto a uns 2 kms, antes da ponte, vire a direita e siga em frente. No final subida fortíssima.

 

.outra pessoa está recebendo turistas em Glaura, ligue para Ailza(fone no início do relato) que, se ela não puder receber, indicará pra vcs;

 

.O hotel flor de jacaranda em entre rios de Minas não está recebendo hóspedes, o mesmo foi alugado a uma empresa mineradora;

 

.o hostel de passa quatro está funcionando.Se por acaso a porta estiver fechada, procure a loja de equipamento esportivo abaixo dele para obter informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

mais algumas dicas:

 

.perto da pinguela da trilha depois de Lagoa Dourada estava com um foco de carrapatos, moradores me orientaram a não passar por lah, fomos pelo asfalto, depois da primeira ponte, vire aa esquerda, logo a frente os marcos;

 

.a pousada que ficamos em Congonhas(ver início relato) não está recebendo hóspedes, pois foi alugada para uma construtora;

 

.o trecho da descida da serra após Passa Quatro-Mg, foi modificado, ficando assim: depois do mirante, entre na estrada de terra seguindo até árvore grande do lado esquerdo, ali vire a direita, chegando nos antigos trilhos da estrada de ferro, atravesse os trilhos e vire a esquerda contornando a cerca de arame farpado. Esse trecho não passa na boca do túnel da ferrovia;

 

.Segundo os moradores, a ponte antes de cachoeira Paulista já foi concluída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Depois de longos 33 dias terminamos a Estrada Real, desta vez resolvemos complicar um pouco mais o percurso, fizemos invertido: Paraty -RJ x Diamantina-MG, foram aproximadamente 1.100 kms, pegamos sol, chuva, frio......mas valeu a pena. Em breve postarei relato atualizado.

Algumas considerações:

 

.fomos orientados a não fazer as trilhas em função dos focos de carrapatos nas regiões; mas não resistimos e fizemos algumas, inclusive na chegada de ouro preto;

 

.a pinguela na estrada região de São João Del Rey não existe mais, construíram uma imponente ponte de cimento;

.realmente terminaram a ponte antes da vila do embau;

 

Até breve.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

.a pinguela na estrada região de São João Del Rey não existe mais, construíram uma imponente ponte de cimento;

Até breve.

 

Corrigindo...

 

Essa ponte refeita nao fica na região de S.J del Rey, mas na região de GUARATINGUETA-SP.

 

Essa ponte fica depois de Guaratingueta sentido Villa do Embau, após o marco 1266.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Pontes refeitas na estrada real:

 

Ponte entre Passa Quatro-MG x Villa Embaú-SP(foto de fev/2015) - caminho velho

304_zps0212338c.jpg

 

Ponte entre Villa Embaú-SP x Guaratinguetá-SP(foto de fev/2015) - caminho velho

DSC00235_zpstvcs8hnp.jpg

 

Ponte sobre rio da velhas entre Glaura-MG x Acuruí-MG - caminho Sabarabuçu

DSC00238_zpse8osbn5m.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Obrigado amigo pela admiração por nossa gente de Minas.. e eu como um bom Mineiro ..aprovo tudo que vem dizendo...você em Minas sempre terá um Amigo Irmão...e em Maio de 2016 estarei fazendo o Caminho Velho de Bicicleta...gr abraço e estou curtindo demais a vossa historia..Deus o abençoe;;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amei casal 100 sua historia esta sendo de muito valia para mim e meu amigo..que faremos a Estrada Real em 2016.. agora uma Lembrança vcs já fizeram o Caminho Novo passaram por Petrópolis e a Estrada passa perto de minha casa já teriam pousada tranquila do amigo cicloturista...mas não nos conhecíamos não e mesmo.. abraços ao casal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá João,

 

Que bacana que vai fazer a estrada real de bike....aproveitará muito!

 

O povo mineiro e tremendamente hospitaleiro. Tivemos momentos incríveis por lá.

 

Estive fazendo o circuito vale europeu em Santa Catarina e alguns outros trechos no sul do Brasil. O tratamento foi o mesmo!

 

Nosso país é tudo de bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal!! Bom natal!!

Sou irlandesa e adoro caminhar..ja fiz o caminho de santiago varias vezes....

Estou querendo fazer a estrada real a pe tbm.....pode ser a partir de 18 de janeiro desde Diamantina..... nao acho muito seguro andar sozinha..... alguem esta interessado/a em acompanhar-me? Tenho de 2 a 4 semanas para fazer-la..... Nao quero acampar.....

Obrigada por qq info!!!:wink:

Martina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá, Martina

Eu e um amigo estamos planejando fazer a pé o caminho velho da Estrada Real em março ou abril. Temos 30 dias de férias. Se puder nessa data, quem sabe podemos combinar.

 

Abraço

 

 

Oi pessoal!! Bom natal!!

Sou irlandesa e adoro caminhar..ja fiz o caminho de santiago varias vezes....

Estou querendo fazer a estrada real a pe tbm.....pode ser a partir de 18 de janeiro desde Diamantina..... nao acho muito seguro andar sozinha..... alguem esta interessado/a em acompanhar-me? Tenho de 2 a 4 semanas para fazer-la..... Nao quero acampar.....

Obrigada por qq info!!!:wink:

Martina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...