Ir para conteúdo

Ibitipoca (Feriado de Tiradentes) - Gastos e fotos


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde!!!!!!

Antes do relato vou disponibilizar os valores como de praxe:

 

Lugares visitados:

  • Circuito Pico do Pião
  • Cachoeira do Sossego (Lima Duarte)
  • Circuito Janela do Céu

 

Hospedagem:

Ficamos no Chalé do Abraão, mas não recomendo principalmente pois é BEM longe do centro. Dá uns 5/10min de carro ou uns 20/30min a pé. Porém o valor foi bastante barato considerando que decidimos na mesma semana que iríamos e que foi feriado. Mas mesmo assim acho que não vale, a não ser que vá de carro.

O café da manhã é básico. Até comi todos os dias, mas de vez em quando complementava com a padaria. Tem vários tipos de bolo e todos muito gostosos (apesar de não ser muito fã de bolo provei todos), o tradicional pão de canela (muitoo bom também!! aprovado) de ibitipoca, pão francês e requeijão. O que eu achei estranho é que não tinha queijo (nem presunto). Estávamos em MG, a terra do queijo e não tinha queijo no café!!! Hehehe

Para beber tinha nescau em pó, leite, café, água e as vezes suco (teve um dia q não teve suco).

 

Gastos (para 1):

  • Aluguel do carro (RJ) = R$150 (o cartão de crédito do felippe cobria os seguros)
  • Hospedagem = R$240
  • Alimentação = R$254,4
  • Combustível = R$182/2 = R$91
  • Pedagios = 3xR$9 (ida) + 3xR$9 (volta) = R$54/2 = R$27
  • Lavagem = R$14/2 = R$7

 

GASTO TOTAL = R$824,4 + R$88 (compras de cervejas artesanais)

 

 

 

Dia 1 (17/04): Chegando em Ibiti

Saimos do RJ umas 20h e chegamos em Ibitipoca por volta de 00h e fomos procurar a tal pousada. O cara tinha me dito que era próxima do bar do Firma (famoso bar que a cachaça cai do teto). Perguntamos aqui e ali... Ficamos rodando e rodando e rodando e nada, nem tínhamos conseguido achar o tal bar... Com tudo escuro então era pior ainda. Depois de perguntar milhões de vezes, conseguimos achar o bar do firma!!! MAS, ainda não sabiamos onde era a pousada... (que no site está escrito hostel)... Só sabiamos que o nome do cara era Abraão.

Fomos então ao Bar do Firma perguntar. O cara informou meio mais ou menos e seguimos.... Rodamos rodamos e nada.

Resolvemos voltar lá novamente para perguntar.... E aí sim que conseguimos encontrar o local. Tinha uma plaquiniha escrito "Chalés do Abraão", mas MUITO ESCONDIDO. É uma rampinha e logo depois vem os chalés, mas olhando rápido dá a impressão que é propriedade privada. Já tinhamos passado por ali, mas nem notamos a placa...

E outra questão que era bem longe do centro. Pra ficar ali sem carro não é vantagem. Dá uns 5/10min de carro até o centro!!!! Andando deve dar 20/30min...rss

O cara tinha deixado a chave na porta. Entramos e tinham mais duas beliches além da cama de casal, banheiro e um espelho grande ::cool:::'>

 

Gastos do dia:

- Pedagio = 9x3 = 27/2 = 13,5

- Lanche na estrada = 13,90

- Combustível - 54/2 = 27

 

 

Dia 2 (18/04): Circuito do Pião (11km)

Acordamos umas 8h, tomamos café e seguimos. Paramos na padaria para levar lanche para a trilha pois já sabíamos que essa era um pouco puxada (lemos 5h ida e volta).

Achei a trilha tranquila (na questão de que não tem muitos obstáculos, é só vc e seu condicionamento) mas o único ponto negativo é que é aberta (essa e as outras trilhas também), então se tiver muito sol é ruim.

Fizemos a ida em mais ou menos 1h30 (sem contar as paradas)...E voltamos mais rápido. Eu diria que são 3h30 ida e volta.

598dca844ae1e_ibitipoca(30).JPG.7faec31c00286f91430887ddb6237827.JPG

598dca847bc07_ibitipoca(32).JPG.db435c9126697959481e8db6e2437fbe.JPG

598dca84c63de_ibitipoca(33).JPG.b1edc289e84c43c3f43a0ee327d08d87.JPG

Durante o caminho tem uma cachoeira legalzinha. O nome é Gruta do Monjolinho, mas é tipo um lago na verdade e bem pequeno, mas deu pra gente dar um mergulho (e congelar, pois estava MUITO gelada)!!

598dca6d9ad65_ibitipoca(38).JPG.b524f7fb525681a4ec43b8f4b0feea22.JPG

Seguimos e chegamos na gruta do Pião... Não achei nada demais então nem tirei foto...kkkkkk

Andamos mais e chegamos na Gruta dos Viajantes, que já é beeem perto do topo do Pico do Pião. Temos que descer uma escadaria e chega-se à gruta. É bem grande e bem bonita!!!!!! Tem uma água caindo lá de cima que se fosse maior poderia chamar de cachoeira, mas é tão pouquinho que só dá pra molhar o chão...

Pena que o flash foi muito forte e a foto ficou ruim. Só vimos depois, mas vou colocar aqui mesmo assim!!

598dca6db79d3_ibitipoca(3).JPG.a8d7a4b1eea7278bd2336c369680513e.JPG

Depois de andar mais um pouco chegamos no tão esperado Pico do Pião (ufa!). A vista de lá é incrível!! Bem bonita mesmo!!! Dá pra ver 360º !! Tudo lindo! :)

Contudo tinha uma abelha GIGANTE lá e ela não parava de seguir a gente... Ela ficava em cima da gente (provavelmente por causa do sanduiche), então ficamos pouco tempo lá em cima. Acho que era tipo um zangão, sei lá. Mas com certeza aquele tipo de abelha não tem por aqui pois era bem grande mesmo. Tirei até uma foto da abelha (consegui) voando!! Vou postar aqui quando chegar em casa! Acreditem era bem grande! rsrsrs

Enfim, a vista é isso aí, lindona:

598dca6de8ba9_ibitipoca(41).JPG.de6117f5eec13523efd301dd38fa67c2.JPG

598dca6e44b65_ibitipoca(42).JPG.c4837de16da04c2629c1402a13c12cff.JPG

598dca6ff1cc7_ibitipoca(44).JPG.1b721aa4e1565f60331178ce26ca4b77.JPG

598dca6e8f984_ibitipoca(43).JPG.27bd53b8ea00be98772444b178804387.JPG

598dca7096873_ibitipoca(46).JPG.7f909fe8809f836defb30665c5dd3c2b.JPG

 

Quando chegamos da trilha, tomamos banho e fomos até o centro jantar tentar encontrar com uma galera show de bola que é um grupo que faz essas viagens para destinos mais alternativos. Vou tomar a liberdade de colocar o link da página deles aqui:

http://www.depalmasturismo.com.br

Nesse fds não conseguimos ir junto com grupo pois tinham acabado as vagas e também queríamos chegar em ibiti mais cedo pois eles chegariam sabado de manhã. Desse modo estaríamos mortos e não conseguiríamos fazer a trilha de manhã.

Bom, compramos duas cervejas importadas numa barraquinha (o legal é que cada dia era um cardápio diferente de cerveja). Nesse dia acho que tomamos uma de trigo e uma golden. Estava muito bom!!! Passeamos mais um pouco e fomos comer. Entramos num restaurante bem em frente à loja da Ibiti Beer, um restaurante bem grande por sinal. Comemos um caldo que estava muito gostoso e uma lasanha de provolone que estava MARAVILHOSA!!!!!!!!!!!!! Durante o jantar faltou luz e eles colocaram lampião a gás!!! Foi engraçado mas legal ao mesmo tempo pois comemos à luz de velas! ahahaha

logo depois voltou. Eu paguei no ticket de refeição do trabalho o jantar ::otemo::::otemo::::otemo::

Depois fomos curtir o show do Ivo Vargas (ele veio pela galera do DePalmas se não me engano) e foi muito legal!!! Curti bastante! A festa estava incrível e ele canta demais!

598dca83332c3_ibitipoca(29).JPG.c6942d72727796bc0abdcd40807624fb.JPG

 

Gastos do dia:

- misto+pao com mortadela+2aguas grandes+2paes de queijo = 17/2 - 8,5

- shampoo + pente = 12

- Entrada do parque (1/2) - 10

- 2 cervejas artesanais - 15/2 - 7,5

- Lasanha de provolone + caldo de mandioca com carne de boi + ibitipoca beer - 80/2 - 40

- Stella - 7,5

 

Dia 3 (19/04): Cachoeira do Sossego

Bom como no dia anterior nós fomos para o parque e estava bem vazio, nós pensamos que não teria necessidade de acordar super cedo... Nossa idéia era fazer o circuito das águas hoje e no último dia a Janela do céu e, como o circuito das águas é o mais rápido, não nos importamos em acordar super cedo. Acordamos então umas 9h30, tomamos café com calma, fomos na padaria, etc.... E quando eram umas 11h/11h30 estávamos chegando no parque, porém antes mesmo da metade do caminho tinha um carro de polícia retendo a passagem dizendo que o parque já tinha alcançado a lotação máxima e que não poderia mais entrar ninguém. Oi???? :o:o:o

Perguntamos se poderíamos voltar mais tarde, quem sabe algumas pessoas já não teriam saido e poderíamos entrar mas ele disse que a lotação é por dia, ou seja, se deu o número de pessoas, independente de quem saia, não se pode mais entrar ninguém!!!!!!

Ficamos arrasados pois teoricamente não tinha mais nada pra fazer ali, só as atrações do parque!!! Pensei em fazer a trilha da janela do céu por baixo pois ouvi que é fora do parque, mas teríamos que pagar guia (pois segundo o que o pessoal falou não dá pra fazer sem guia - MENTIRA, pois uma amiga minha fez e disse que dá, mas só fui saber isso depois) e estávamos sem dinheiro..... Voltamos e encontramos algumas pessoas do DePalmas que também não tinham conseguido entrar no parque (ficamos sabendo depois que até umas 10h30 deu pra entrar, um horário bem razoável na verdade!! Não precisa madrugar, rss)... Eles falaram que iam fazer um churrasco e ficar bebendo mesmo..hahahaha

Era uma ótima opção, mas queríamos ver lugares novos!!! Foi então que alguém comentou da cachoeira do Arco-Íris em Lima Duarte, porém demorava cerca de 2h pra chegar lá....Fiquei imediatamente bem animada e comecei a insistir para o Felippe pra irmos pra lá!!!! Ele estava super desanimado e disse que não ia sair de ibiti por que ia demorar muito e bla bla bla bla....

No fim das contas a namoradinha aqui conseguiu convence-lo e fomos em direção à Lima Duarte. Chegando lá pediríamos informações! Contudo quando estávamos bem próximos a Lima Duarte o sinal do 3G pegou e resolvi procurar na internet "cachoeiras em Lima Duarte" e encontrei uma lista que na verdade é quase que uma sequência que algumas pessoas fazem e a do arco íris é a última por ser a mais distante. Pesquisei várias e a mais próxima dali era a Cachoeira do Sossego.

O site que utilizei para pegar as informações das cachus foi esse aqui:

http://trilhados.blogspot.com.br/2011/06/cachoeiras-de-lima-duarte.html

 

Chegamos à um hotel com piscina e logo depois que vc anda um pouco chega na cachu... Não pediram nada $ pra gente na hora de entrar... acho que nem viram a gente na realidade.

Quando chegamos, eu olhei pra cima e pensei "nossa, só isso?"... Apesar de uma cachoeira ser sempre bonita, não parecia nada demais!! Tinha uma cachu maior pra cima e uma quedinha minuscula embaixo. Porém não dava pra ver a queda de cima toda dali de baixo.

598dca8603d8b_e(12).JPG.a8eb7158fb96ed98e59b8ba50ee1276d.JPG

Então resolvemos seguir uma trilha bem pequena (2min) que chegou até a queda maior! Aí siiiiiiiiiiiiiiiiiiim!!!!!!!!!!!!!!!!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

BEM BONITA!!!!!!!!!!!! E o mais incrível: tinha arco íris!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Um arco íris lindo e muito forte!!!!!!!!!! Ficamos maior tempão ali tirando fotos e amei o passeio!!!!!!!!!!!! A cachu é muito linda!!! Quando subimos em cima das pedras nós conseguimos ver o círculo completo do arco íris!!! Incrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas não consegui capturar por foto! Fiz um vídeo, depois vou tentar achá-lo pra postar! rs

598dca8023cf3_ibitipoca(8).JPG.f85324b4fe3dbf90e776787e0071e351.JPG

598dca8149f50_ibitipoca(16).JPG.230d9beb8b5abc10a19ce9b6a1af498b.JPG

598dca819ca40_ibitipoca(12).JPG.9320bcf1a6937057637d752c6442071c.JPG

598dca81d6889_ibitipoca(20).JPG.817b070922062577f1f68a9be2d348e6.JPG

 

Bom, saímos dali e perguntamos a um pessoal local qual a cachu que eles achavam melhor em questão de poço: a da garganta ou dos coelhos. Eles disseram que era a dos coelhos. Então saímos em direção à cachu dos coelhos mas antes paramos no bar do hotel e pedi um suco. Na hora de pagar o cara falou o preço do suco e disse que teríamos que pagar 10 reais pelo uso da cachu ::lol4::::lol4::::lol4::

Antes não tivéssemos parado pra tomar suco algum! kkkkkkkkk

Voltamos até perto do centro de Lima Duarte pra almoça e depois seguiríamos pra Cachoeira dos Coelhos. Paramos num restaurante a kilo - a comida estava boa mas nada demais - e enquanto comíamos o tempo fechou muito e começou a chover ::grr::::vapapu:: Droga!!!

Entao voltamos pra nossa pousada, dormimos um pouquinho e à noite fomos comer um crepe por ali pelo centro (depois que passa aquele centro de artesanato onde acontecem os shows, tem uma rua que desce, é descendo essa rua o crepe!)!!! Estava gostoso mas não curti tanto a massa (parecia ser integral sei lá, só sei que era meio dura..kkkk)...

Como só eu comi o crepe, voltamos para um restaurante que fica o lado da lojinha da Ibiti beer e tomamos duas cervejas artesanais e dois caldos!!!!!!!!! Não lembro os sabores agora, mas estavam deliciosos!!!! :)::otemo::

Voltamos pra praça e ficamos por ali assistindo novamente ao show do Ivo Vargas !!!! Muito bom sempre ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Gastos do dia:

- misto+pao com mortadela+2aguas pequenas+10paes de queijo+guaravita+2broas=12/2 = 6

- Repelente = 13

- Entrada cachu sossego=10

- Suco de manga = 4

- Almoço +mate+ sorvete = 25

- Crepe+2cervejas= 22

- Caldo+1/2cerveja ibitipoca = 30

 

Dia 4 (20/04): Janela do Céu

Bom, devido à lotação do parque no dia anterior, nós acordamos bem cedo (umas 7h) e fomos direto pra padaria (não quis tomar café no hotel esse dia, pois precisava de uma sustância já que a trilha de hoje prometia...rs). Umas 8h30 estávamos na entrada do parque para começar a trilha!!!

Como eu li na internet essa trilha tem dois locais de onde se pode iniciar a trilha. Um deles é logo no começo do parque, antes de passar pelo centro de visitantes (tem uma placa escrita "Janela do Céu") e outro modo é seguir uma parte da trilha do pico do pião até desviar o caminho e seguir normalmente.

A maioria das pessoas vai pelo primeiro caminho e na volta fazem o caminho do pico do pião, mas como já tínhamos feito esse caminho no primeiro dia, resolvemos ir e voltar pelo mesmo lugar. Durante a trilha tem várias paradas: grutas, mirantes, etc, mas resolvemos seguir diretão pra tentar chegar lá antes da galera na expectativa de ter pouca gente lá.

Eu diria que a trilha é mediana e o ponto negativo como já falei acima é o fato de ser tudo aberto. Quando está com aquele sol forte isso é horrível!!! Mas pelo menos não estava sol a pino!!! A trilha em si é bem bonita e o caminho é praticamente todo feito em pedras!!! Demoramos cerca de 1h40 pra fazer o percurso até a janela e quando chegamos lá: tcharaaaaaaaaaaaaan, TUDO LOTADO!

Sério, nós fomos BEM rápido (num ritmo mais acelerado que o normal) e passamos várias pessoas na tentativa de chegar lá e ter pouca gente, mas não adiantou. Estava super cheio ja´...as pessoas madrugaram! kkkkkkkkkkkk

Concluímos que teria sido melhor a gente fazer a trilha no primeiro dia que estava vazio pois a galera ainda não tinha chegado ainda (muita gente não gosta de dirigir a noite e vem no dia seguinte de manhã).

Demos mole, mas mesmo assim entrei na água que por sinal estava bem gelada, pra variar... e conseguimos tirar umas fotinhas. Aquele negócio de apreciar o visual e tal...não rola! rsrs É só disputar por uns segundinhos de foto!

Mas mesmo assim a vista é lindona!!!! Vale mt a pena e é como sempre digo: vale a pena ir num feriado, passar esse perrengue aí e depois ir num fds comum e rever os lugares que mais gostou!!!! acho que é valido! :)

598dca824629f_ibitipoca(21).JPG.b9cd8939319d20dfa8189beb05796d8e.JPG

598dca8280ff4_ibitipoca(23).JPG.d84aac11e9fd5ae0646e3ca19f636338.JPG

598dca82b519c_ibitipoca(25).JPG.773e13d39bfac6304cf044d45424ab80.JPG

Olhando para o outro lado da janela tem um Rio (Rio Vermelho) que Felippe tirou fotos. É bem bonito, mas não estou com as fotos agora. Depois posto aqui !

Dali fomos para a Cachoeirinha, que é bem pertinho e é linda também!!!! Adorei!!!! Bem bonita mesmo!!!! Vale a pena dar uma passada nela depois da janela!!!!

598dca85111af_ibitipoca(50).JPG.9312a87185e132c8312c431e7218cbba.JPG

598dca859222c_ibitipoca(53).JPG.a81b14d0d1330710fb4a2c30c2765aac.JPG

598dca85b3d7f_f(4).JPG.e3a6260002aafbb5fabbf7f8cbe0f4dc.JPG

598dca838a16b_ibitipoca(28).JPG.e15d3521fa4b8353796b59574683ef42.JPG

Na volta da trilha passamos por todas as grutas mas não tinha nada de tão incrível assim.. Então nem perdemos tanto tempo até pq já estávamos morrendo de fome.

598dca866ce6f_ibitipoca(55).JPG.091d3dc05f706af0ea7731b634b821ef.JPG

Vou deixar só a foto de uma das grutas que o felippe quis tirar foto:

598dca8412e1c_d(28).JPG.49209adda4003faf7972488bbd84fc58.JPG

Fizemos todas as paradas da volta mas não tiramos tantas fotos! Tem uma parada que vale a pena bater uma foto: são umas falésias bem bonitas.

598dca83bbf84_d(29).JPG.7c09f9bfa34632375b4db9ea8233ba34.JPG

No finalzinho da trilha começou a chuviscar mas já estávamos bem no final então nem deu pra se molhar muito!!!! Bem na entrada do parque, depois que sai, tem uma barraquinha que vende caldo de cana e água de coco!!!! Pra que né? Toda vez que voltávamos tomávamos um caldo ou uma água de coco, show de bola ::otemo::

Pegamos o carro e na volta para o centro passamos por um restaurante à quilo no meio do caminho e resolvemos parar pra almoçar pois já estávamos mortinhos de fome! kkkkkk

A comida estava uma delícia e no cartaz estava escrito "caldo de abóbora com gorgonzola e pastel de angu de carne" entre outras coisas. E me interessei muito por isso!!!! Perguntei a moça e ela disse que aqueles eram o cardápio da noite !!!!!! Nós adoramos a idéia e resolvemos voltar à noite, antes do show!!!!!!!!!!

Voltamos então para a pousada, dormimos um pouco e voltamos no mesmo lugar pra comer mais à noite.

Pedimos os pasteis de angu pra dividir e eu pedi a sopa de abóbora com gorgonzola e felippe pediu uma outra. Tenho que dizer que não curti tanto a sopa não, aliás não curti quase nada. Eu adoro abóbora e adoro gorgonzola, mas parece que não combinou, pelo menos do modo como fizeram: eles colocaram pedaços de abóbora e gorgonzola na sopa, sem contar que tinha uma quantidade bem grande do queijo, que é bem forte e não é pra ser usado dessa forma, então ficou super enjoativo e não gostei mesmo. ::bad::::bad::::putz::

Já os pasteis.....Gente, estavam MUITO BONS!!!!!!!! Uma delícia! Recomendo!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ::otemo::

Voltamos para o centro pra curtir o show do Ivo e não tínhamos ainda ido ao famoso Bar do Firma pra tomar a cachaça que desce do teto (eu odeio cachaça, mas queria dar só uma provadinha, rsrs)....

O pessoal do Depalmas combinou de ir lá depois do show, porém o show e a festa toda acabou mais ou menos 2h e ouvi alguém dizendo que tinha acabado de voltar do bar do firma e que nem cerveja tinha mais, daí desanimamos e voltamos pra pousada mesmo....Fiquei de perguntar pro pessoal se eles foram mesmo! rsss

 

Gastos do dia:

- 2mistos+toddynho+agua pequena = 12

- Entrada parque = 10

- Almoço = 18

- Caldo abobora c gorgonzola+pastel de angu de carne+cerveja original = 30

 

Dia 5 (21/04): Volta pra casa :(

Bom, eu implorei muito pro felippe pra acordarmos cediiinho e fazer o circuito das águas ou pelo menos uma parte dele, já que demorava em torno de 2h/3h tudo, super rápido!!!! Mas não teve jeito, ele não quis de jeito nenhum pq disse que não ia dar tempo de devolvermos o carro à tempo no rio e, como eu não dirijo (ainda) tive que engolir...

Nesse dia apenas fomos nas lojinhas da cidade comprar umas cervejas ::tchann::

Não estavam baratinhas não, mas queríamos levar mesmo assim, hehe

Voltamos com o carro praticamente só de cerveja na mala..hahahaha ::lol4::::lol4::

Nos gastos estão as minhas cervejas, mas tinha ainda as do felippe que não coloquei na conta! hahaha

Enfim, na volta paramos num restaurante no meio da estrada (tipo uma churrascaria) e almoçamos lá. Era a quilo e super caro, quase não coloquei comida! kkkkkkkkk

 

Bom, viagem acabou e com certeza voltaremos num fds comum pra curtir a vibe muito boa daquele lugar!!!!!!!!! ADORAMOS!!!!!!!!!! ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Valeu muito a pena !!!!!!!!!!!!!

 

Gastos do dia:

- Pedagio = 9/2 = 4,5

- Almoço + sorvete = 30

- Combustível = 90/2 = 45

- Pedagio = 9x2=4,5x2 = 9

- Lavagem = 14

- Combustível = 38

 

Compras:

- Cerveja ibit beer = 18

- Cerveja gülner+queijo = 45

- Pacote 3 cervejas ibitipoca beer = 50/2=25

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros
Bom dia,

Até agora o relato mais completo com roteiro dessa viagem a ibitipoca, parabéns!!!

 

Estou planejando ir nesse feriado agora 21 de abril, queria saber qual o gasto aproximado com combustível e pedágios, ida e volta saindo do RJ?

 

Serão 4 pessoas no carro.

 

Obrigado

 

 

Só vi sua mensagem hoje (desculpa), mas eu coloquei os valores de combustível e pedágios logo no início do relato !

O total seria 182(combustivel) + 54 (pedagios) = 236

Se forem 4 pessoas, dá 60 reais pra cada um !

 

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...