Ir para conteúdo

Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada - Relato, dic


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi Evandro, tudo bom?

 

Iniciando em Paraisópolis e dependendo do seu ritmo, talvez dê para finalizar em 4 dias.

Mas lembre-se. Tem de sair bem cedo das pousadas para não terminar durante a noite na outra cidade.

Leve um lanterna por precaução.

 

Menos de 4 dias vc não consegue de jeito nenhum.

Em um ritmo normal, talvez entre 4 e 5 dias.

Vou te passar o roteiro para 4 dias, ok.

 

1º dia: Paraisópolis - Campista: vai ser bem puxado, mas como é o primeiro dia acho que dá para fazer

E se tiver algum problema, fique na Pousada em Luminosa.

2º dia: Campista - Campos do Jordão: é um pequeno trecho pelo asfalto e depois só por estradas de terra. Tranquilo.

3º dia: Campos do Jordão-Pindamonhangaba: Saia o mais cedo possível para conseguir chegar no centro de Pinda e se não der, fique em uma pousada entre o Bairro de Piracuama e o centro de Pinda.

4º dia: Pindamonhangaba - Santuário de Aparecida: Creio que é o trecho mais chato de todos. Só caminhada pelo asfalto, mas com a vantagem de ser todo no plano.

 

Espero que consiga.

E valeu pelo elogio e precisando de mais ajuda, é só perguntar.

 

 

Abcs

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra
Oi Mario.

 

Que bom que eu pude ajudar com esse relato. Ele tá aí p/ isso mesmo.

E parabéns. Vc é um dos poucos que postaram aqui, dando uma atualizada e comentando.

E que isso sirva de incentivo p/ que outros também façam essa caminhada.

Ela pode ser longa, cansativa, tanto fisica qto psicologica, mas mesmo assim é uma das melhores que eu já fiz até hoje.

Muitos criticam por ser uma caminhada só por estradas de terra, mas aí é que está o encanto dela.

Vc pode usufruir de uma paisagem sem impedimento nenhum.

 

Agora a próxima saida sua é de Tambaú, ou de São Carlos ou Cravinhos? ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Ou quem sabe até Mococa. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Eu pretendo refazê-la algum dia, mas de bike.

 

Sair bem cedo das pousadas. Essa é uma dica fundamental.

Por varios motivos: vc evita o Sol muito forte, caminha com mais disposição e chega mais cedo na outra pousada, podendo conhecer melhor o lugar.

Qdo chegamos na Pousada Barão Montes foi um alivio. Nunca tinha ficado tão cansado. Tivemos uns probelmas, mas que foram contornáveis.

O ruim é que a Pousada fica em lugar isolado. Longe de tudo.

Além do fato que o trecho é o mais dificil dessa caminhada.

 

Em Piracuama é complicado mesmo conseguir vaga nas pousadas. Ali é obrigatório reservar com antecedencia.

E ruim p/ caminhar porque o trecho é todo asfaltado até Pinda.

Nós também tivemos que ficar em uma pousada do centro.

Essa Pousada Fortaleza ainda não era cadastrada.

Por que vc não envia uma reclamação ao pessoal da Associação, através do site?

Pelo que eu fiquei sabendo, muitas pousadas já foram descredenciadas por causa de reclamações.

Ali em Pinda existe uma grande quantidade de pousadas que podem substitui-la.

 

100,00/pessoa na Pousada Jovimar????????

Estão enfiando a faca hein.

É querer lucrar demais.

 

E as fotos?

Tirou muitas?

 

E parabéns novamente.

 

 

 

Abcs

 

E aí Augusto!

 

Já se passaram 4 anos e cumpri minha promessa de fazer novamente o CF, mas dessa vez fizemos diferente: saímos de Aparecida dia 31.02.16 e caminhamos até São Carlos, terminamos ontem dia 19.02.2016.

Essa foi a terceira vez que fizemos o caminho ( duas normal e uma inverso).

 

Agora falta vc fazer de bike e postar seus excepcionais relato.

Muito obrigado pela estímulo.

Abs

 

Obs.: Como vc conseguiu fazer Paraisopolis x Barão Montês de uma vez e, ainda ajudando tua esposa.

Foi complicado pra mim fazer esse trecho ao contrário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Mario, tudo bom?

 

Tá na minha lista sim refazer esse Caminho de bike, mas eu tenho de encaixar nas férias.

Para o Caminho completo tem de ter no minimo 10 dias disponíveis. Não dá para fazer em um feriado prolongado qqer.

E não arriscaria fazer no verão. Muita chuva e Sol.

Só no inverno mesmo.

E as minhas últimas férias foram sempre no verão, então vou deixando o Caminho da Fé para qdo surgir uma oportunidade.

E parabéns a vcs por terem completado 3x esse Caminho.

 

Sobre o trecho Paraisopolis x Barão Montês, a gente achava que seria fácil. Nunca imaginávamos que seria daquela forma. Foi muito desgastante.

Talvez por não encontrar nenhum relato da época, a gente preferiu manter o roteiro que tinhamos planejado.

Mas não recomendamos para ninguém fazer esse trecho em 1 dia.

É preferivel ficar em uma das 2 pousadas de Luminosa.

 

Vcs que fizeram o Caminho recentemente, me tire uma dúvida:

Tem muita gente evitando passar por Pindamonhangaba?

Tá sabendo de alguma coisa relativa a isso?

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Augusto,

 

Eu não sabia que estava tento assaltos no trecho de pindamonhangaba, nós não tivemos nenhum problema.

 

Acho que devido aos assaltos, os administradores do CF, mudaram o percurso. Mas as setas estão lá pra quem for fazer via pinda.

 

Antes de Pinda(vindo de Campos do Jordão ) vira - se à esquerda e parece que pega estrada de terra(tem que confirmar). Neste trecho tem uma pousada (pousada e pesqueiro beira rio). Inclusive está no site do caminho essa pousada.

Abs

 

Obs.: demos muita sorte, pegamos somente alguns chuviscos

No CRER, que fizemos antes, pegamos muita chuva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Augusto

 

Agora são três caminhos para Aparecida :

 

. O tradicional campos do Jordão x Pinda x Aparecida

 

.o retificado : Campos do Jordão x virá -se antes de Pinda x APARECIDA

 

.o outro que saí de Campos do Jordão vai até o horto e desce por pedrinhas.

Segundo informações extra oficial em APARECIDA não estão considerando esse caminho como oficial, portanto não fornece o certificado do caminho (favor confirmar).

Abs

 

Obs.: ainda tem aquele que muita gente ainda faz: Paraisopolis x São bento do Sapucai......Aparecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Mario.

 

Parece que ultimamente os assaltos estão sendo frequentes nessa região de Pinda. Tanto antes como depois da cidade.

Lembro que nos alertaram também sobre os roubos a peregrinos pouco depois de Piracuama.

Mas parece que atualmente esses roubos aumentaram, infelizmente.

 

Olhei agora no mapa que tá no site oficial e ele continua o mesmo. Não mudaram o percurso.

O que eu sei é muita gente fazendo o Caminho via Gomeral. É uma alternativa para não passar por Pinda.

Saindo de Campos e em vez de seguir em direção a S. A. Pinhal, é só seguir na direção do Horto Florestal e depois pegar a estrada que desce a serra pelo Bairro do Gomeral.

É um Caminho só por estradas de terra e muito melhor do que pegar todo o asfalto e possíveis roubos a partir de Pinda.

 

Além desse Caminho pelo Gomeral, tem o do Frei Galvão. Que desce a serra em Guara evitando Pinda também.

Mas pode ter certeza que os Admns do Caminho da Fé não vão retirar Pinda do percurso oficial, já que é a cidade que mais contribui em dinheiro. Uma pena.

O Caminho pelo Gomeral e do Frei Galvão são tão lindos qto e sem os riscos de roubos.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Augusto,

 

Não tiraram Pinda do roteiro pois essa pousada Beira Rio fica num bairro afastado desta cidade.

E, ainda tem, antes de Pinda em outro bairro, outra pousada.

Depois vc confirma na relação.

 

Obs.: Como nós estávamos vindo de Aparecida não sabíamos que haviam mudado o percurso. Só observamos na relação das pousadas a beira rio.

Chegamos em Pinda e tentamos contato com essa pousada (que eh difícil eles atenderem) pra nossa surpresa fomos informados que ela ficava mais de 10 kms de Pinda.

Resolvemos dormir num hotel lá, até pq a pousada Fortaleza é uma merda, e foi descredenciada pela administração do caminho da fé.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mario, também não gostei nada de ter passado por Pinda.

Logo que vc termina a serra, vindo de Campos, surgem duas pousadas em Piracuama.

Qdo passamos por lá nenhuma delas quis oferecer hospedagem.

Uma dizia que havia um grupo na pousada e não havia mais vagas. Acho difícil isso ter acontecido porque o lugar é grande.

E a outra nem nos atendeu.

Foi uma frustração e tanto.

Por isso recomendo que passe direto por lá.

Pelo menos cadastraram uma quantidade grande de novas pousadas nessa cidade.

Na época só tinha as pousadas de Piracuama e a Jovimar, já chegando em Aparecida

 

E caminhar somente pelo asfalto e sem sombra nenhuma em todo o percurso dali em diante é desesperador.

Não foi fácil os últimos 50 Km.

Torço para que isso mude, mas não tenho esperanças.

Uma pena.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...