Ir para conteúdo

Cidades históricas de Minas Gerais


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Gente quero conhecer as cidades históricas, vale a pena alugar um carro em Bh, sou do ne, pra fazer todas as cidades?

 

olá Pris,

 

tudo depende d qtos dias vc tem, d qtas cidades quer conhecer, etc.

Se tiver poucos dias e quiser passar por varias cidades, acho q o carro facilita bem, pois te dá flexibilidade e conforto.

Agora, por exemplo, se pretende conhecer apenas ouro preto, mariana e tiradentes, acho o carro dispensavel.

 

eu tenho 1 relato meio antigo (link na assinatura)

 

boa viagem!

 

Relatos 2014:

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Respostas 322
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá, pessoal!

 

Estou pensando em fazer o circuito das cidades históricas de Minas (a ideia é Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes e SJDR), em dezembro depois do Natal, e queria tirar umas dúvidas.

 

A primeira dúvida é sobre se os estragos em Mariana afetaram o turismo na região, se as estradas, os ônibus, os passeios, as atrações estão funcionando... Pelo que li, a tragédia não chegou ao centro histórico da cidade, então entendo que as coisas devam estar funcionando normalmente. Alguém tem alguma informação sobre isso?

 

Outra preocupação é com a chuva nessa época. Chove muito mesmo no final de dezembro? Isso impede de fazer os passeios?

 

Na minha programação, a visita à basílica de Congonhas cairia na segunda, dia 28/12, mas parece que ela não abre às segundas. Será que por ser final de ano, alta temporada, ela fica aberta? E nas outras cidades as atrações também ficam abertas na segunda?

 

E, por fim, a dúvida geral: como ir de OP a Tiradentes de ônibus. :roll:

Os trajetos da alternativa OP > OB > Congonhas > SJDR > Tiradentes são feitos por quais companhias? Não achei os trechos OB > Congonhas, nem Congonhas > SJDR...

Que complicadinho esse roteiro pra quem vai de ônibus, hein?!

 

Quem puder me ajudar, agradeço!!! ::otemo::

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi Paula.

Moro em Cons. Lafaiete e trabalho em Congonhas, algumas coisas posso te responder ::otemo::

 

A cidade de Mariana, centro histórico, está normal. O problema com a barragem foi a uns 20km do centro e a direção da lama correu sentido leste do estado, então a área urbana central de Mariana está normal, nada de problemas com rodovias ou transportes e até mesmo se a outra barragem se romper o sentido da destruição é de novo para o leste, ou seja, nenhum risco para Mariana nem Ouro Preto. ::cool:::'>

 

Dezembro é sim época de chuvas, mas ultimamente tem estado tão seco e esse ano ainda tem El Niño então fica ainda mais imprevisível, mas via de regra em dezembro faz sol de manhã, esquenta e caem aqueles pancadões de chuva tarde/noite. Acho q não atrapalha os passeios mas conte com ela.

 

Congonhas está fraquíssima para o turismo, acredito que nem em final de ano a Basílica funcione nas segundas. Como trabalho lá posso procurar me informar melhor mas não acredito que abra nas segundas não, pois o movimento turístico em Congonhas tá muito fraco. :(:(

 

Onibus:

Ouro Preto > Ouro Branco acho q é pela empresa Vale do Ouro, não achei site deles, o mais perto q consegui são esses aki: http://www.ourobranco.com/mmcob10.htm e http://www.ouropreto.mg.gov.br/portal_do_turismo_2014/horario-de-onibus/partida/3/linha-onibus/14 mas não confie totalmente ok

Ouro Branco > Congonhas é pela Comércio Lubrificantes e Peças, um ônibus tipo urbano, de roleta, meio sujinho, que minha colega q mora em Ouro Branco usa todos os dias pra vir trabalhar em Congonhas e fala maravilhas dele (sqn) ::lol4:: bom, é o q temos para o momento ::lol3:: seguem os horários: http://www.comerciolubrificantespecas.com.br/Horarios%20de%20viagens%20Congonhas%20-%20Ouro%20Branco%20Linha%203014.htm

E de Congonhas pra São João é pela Viação Sandra, um ônibus em trânsito que faz a linha BH>SJDR mas que entra na rodoviárias de Congas. Vc consulta os horários por aki: http://www.viacaosandra.com.br/site/consultahorarios.php

Espero ter ajudado :D

Consegui acessar bem todos os links? QQ coisa tamo ae ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros

Valeu, Rezzende!!! Suas informações foram muito úteis!

 

Pensando mais um pouco e tendo descoberto mais ou menos as opções de transporte público existentes na região, tenho 2 opções, saindo de Brasília, onde moro, no dia 25/12 e chegando a Araxá, onde passo o ano novo com a família, no dia 31/12:

 

1) Brasília > OP > Mariana > OP > OB > Congonhas > SJDR > Tiradentes > SJDR > Araxá:

Nessa opção, chego sábado de manhã a OP e já vou para Mariana de trem (ou então voltaria de trem), volto no meio da tarde e aproveito um pouco OP.

Passo domingo e segunda inteiros em OP. Aqui, tenho que ver se tem coisas o suficiente pra fazer na segunda, porque parece que as coisas fecham.

Na terça pegaria o primeiro ônibus para Ouro Branco, às 7h/7h15. Aqui, o primeiro problema: li um relato onde a menina diz que esse trajeto OP > OB demora 1h30!! Dessa forma, não teria como chegar a OB a tempo de pegar o ônibus das 8h25 para Congonhas, o que atrasaria tudo mais pra frente, já que eu teria só a tarde desse dia e a manhã do próximo para aproveitar Tiradentes. Enfim, na pior das hipóteses, posso pegar um táxi (acredito que daria entre 60 e 70 reais num trajeto de 30 min, será? Como vou com minha mãe, o valor não ficaria tão caro). Teria que parar na rodoviária para deixar as malas e de lá pegar um ônibus/táxi até a Basílica (que também li que demoraria 30 min esse trajeto de ônibus! Que trabalheira essa Basílica, viu!). Enfim, conseguindo chegar lá até umas 9h40, tenho 2h pra ver tudo (pretendo contratar um guia, pois dizem que vale a pena, apesar de achar meio caro...). Aí tenho de estar às 12h na rodoviária para pegar o ônibus que sai de BH às 11h (tenho que confirmar lá que horas ele chega normalmente em Congonhas, mas acho que é por volta de 12h15, né?). Chego em SJDR entre 14h e 14h30, se tudo der certo. Aí, pego o ônibus até Tiradentes e almoço finalmente, hehe... Aí tenho esse finalzinho de tarde pra passar lá...

Na quarta, passo a manhã em Tiradentes e lá pelas 13h vou pra SJDR, passeio lá até às 20h, quando sai o ônibus pra Araxá.

VANTAGENS: consigo fazer um passeio de trem (em OP), assisto uma missa dominical em OP e passo mais tempo em OP, que é a principal cidade do circuito.

DESVANTAGENS: grande probabilidade de perrengue, atrasos e stress na terça; pouco tempo em Tiradentes e SJDR, eu acho.

 

2) Brasília > BH > Congonhas > SJDR > Tiradentes > SJDR > OP > Mariana > OP > BH > Araxá

Aqui, chegaria no sábado às 7h30 na rodoviária de BH e pegaria um ônibus pra Congonhas, na pior das hipótestes, às 8h30, chegando lá às 9h45. Então, acredito que até 10h15 estaria na Basílica. Aí ou apertaria o passeio para estar às 12h na rodoviária para pegar o ônibus que sai de BH às 11h, ou então relaxaria, almoçaria e chegaria na rodoviária lás pelas 14h, para pegar o ônibus que sai de BH às 13h30. No primeiro caso, chego em Tiradentes lá pelas 15h e, no segundo, lá pelas 17h... Dá pra aproveitar o fim de tarde.

No domingo, fico o dia todo em Tiradentes, talvez dê pra fazer o passeio até Bichinhos.

Na segunda passo o dia em SJDR e de madrugada, pelo que vi, pego o ônibus da Útil até OP. Parece que esperar umas horinhas é inevitável! :roll:

Na terça passo o dia todo em OP.

Na quarta faço um bate e volta a Mariana, voltando até umas 14h, pra aproveitar o resto do dia em OP e, às 19h ou 20h, parto pra BH para pegar o ônibus das 22h30 ou 23h15 para Araxá.

VANTAGENS: o tempo é melhor distribuído entre as cidades (1,5 dia em OP, 1,5 dia em Tiradentes, 1 dia em SJDR, 0,5 dia em Mariana e Congonhas); não preciso passar por OB, economizando stress;

DESVANTAGENS: não consigo fazer o passeio de trem nem em OP nem em Tiradentes (a não ser que eu faça no domingo, volte pra Tiradentes e passe segunda lá, correndo grande risco de ter tudo fechado); ficar esperando na rodoviária de madrugada com minha mãe (nem sei se ela vai topar isso, coitada!) o ônibus da Útil; mais uma cidade pra procurar hospedagem (SJDR, até o ônibus chegar).

 

Enfim, as dúvidas:

Onde é melhor passar a segunda: em OP ou SJDR?

É melhor passar 2,5 dias em OP, 1 em Tira e 0,5 em SJDR ou 1,5 dia em OP, 1,5 dia em Tiradentes, 1 dia em SJDR?

Qual o melhor roteiro considerando que minha mãe de quase 60 anos vai estar comigo? Ela não tem nenhum problema de locomoção e bate muita perna, mas também não posso abusar da bichinha...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Em São João Del Rei falta um hostel, e as pousadas em temporada tem preços variados,estou para alugar uma casa em SJDR que tem quartos de sobra, será que teria procura para aluga-los em temporada como carnaval,semana Santa,festas Julinas entre outras?A casa é próximo da vila do exercito na 8 de dezembro.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal, alguém, recentemente, foi de São João Del Rei para Ouro Preto com a "Coletivos Cristo Rei"? Achei na internet a informação que esta empresa faz a ligação entre a duas cidades, mas a mesma não tem site e não consigo ligar em nenhum dos telefones que encontrei... Obrigada!!!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 10 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...