Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Boa noite Mochileiro(a)s,

Gostei bastante das dicas e conteúdo da região da Serra da Canastra. Estou programando ir no carnaval.

Vou de carro baixo, então preferiria que tivesse algum tipo de transporte através de alguma agência ou guia que faz passeios para as cachoeiras. Em quais cidades tem esse tipo de turismo? Quantos eles geralmente cobram? O que vocês recomendam para o período de carnaval? Muita muvuca em todas as cachoeiras?

 

Abraços e desde já agradeço atenção.

 

De carro baixo ainda dá pra visitar um bocado de atrativos, como a parte baixa da Casca Danta, Cerradão, Chinela, Capão Forro e Capão da Mata. A não ser que esteja chovendo por dias sem parar na região, aí o máximo que um carro baixo vai é na parte baixa da Casca Danta.

 

Pelo que vi lá, a cidade com mais opções de agência é São Roque de Minas, pelo menos na região do Parque Nacional. Pelo que ouvi (não procurei saber), as agência$ cobram algo em torno de 100$/pessoa pra visitar a parte alta do Parque. Não sei quais atrativos estão incluídos, mas deve ser a parte alta da Casca Danta e a nascente do São Francisco (pelo menos).

 

Olha, fui pra lá no final do ano, o tempo não estava dos melhores (o que pode ter ajudado), mas grande parte dos locais estava vazio. Claro que as cachoeiras mais perto da cidade e de fácil acesso ficam cheias ou com bom movimento, o negócio é sair cedo e aproveitar o dia.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Queria muito conhecer esta região, sou de sampa e estou sozinha, se alguém topar posso ir com meu carro, que é um palio e com isto teremos limitações....mas gostaria de conhecer um pouco da região, gastronomia.....sou psicologa e ja passei dos 40...então tb não vão rolar grandes caminhadas ou escaladas..mas prometo bons papos.....rs....

bju

Link para o comentário
  • Membros

Estive no camping ontem, é o mais barato que vi pela internet, mas a única coisa boa, foi a atenção do porteiro da manhã, pois quando voltei das cachoeiras, o camping estava bem lotado, até então a grama alta não me atrapalhou, mas tem somente 2 banheiros femininos e 2 masculinos com duchas quentes e 2 com duchas naturais, fiquei quarenta minutos na fila do banho. A noite, pedi ao porteiro noturno que falasse com uns campistas que queriam fazer carnaval no camping com som automotivo alto, ele me disse que ia aguardar até a meia noite para falar com eles. Como assim?Este camping não tem lei do silêncio, pois eles ficaram com o som ligado até as 5 da manhã e ocasionou em briga no final. Recomendo a todos que não fiquem lá.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Vi (na vdd também neste forum) que é possivel fazer a travessia a pé desde Delfinopolis até a Casca d'Anta, e estamos olhando para fazer este caminho no feriado de Pascoa. Alguém sabe se é possivel fazer sem guia? Há tracklog? As descrições que eu li parecem tranquilos, mas estando lá, as coisas sempre são diferentes, e sendo só 3 dias não temos muito tempo para nos perder e ainda chegar no trabalho na segunda :lol:

 

O outro assunto é como sair: tem jeito de organizar taxi para ir de volta até o carro? Tem jeito de voltar desde a cachoeira para Delfinopolis sem 4x4?

 

Com guia é possibilidade tbm, e pode mandar mensagem.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Fiz essa caminhada em 2 dias, e achei mais ou menos tranquilo.. são 50 km

tem trechos com trilhos de boi, com estradas e alguns "atalhos" no meio do mato..

no geral a navegação é tranquila, dá pra fazer sem guia (eu fui sem guia, só com algumas referencias do Google Earth).. acampei no meio do mato. e mapeei tudo.

 

pra voltar da casca D'anta para Delfinópolis, tem 3 opções:

 

1) Combinar um resgate com alguém em Delfinópolis.. não conheço ninguém, mas não deve ser difícil.

2) Conseguir uma carona (C D'anta-Delfin direto). Nos feriados prolongados sempre tem muita gente fazendo esse trajeto, mas eu não confiaria tanto assim na carona.

3) pegar uma carona da Casca Danta pra Vargem Bonita.

de Vargem bonita, uma carona ou onibus para Piumhi

de Piumhi, um bus ou carona para Passos.

de passos um bus ou carona para Delfinópolis.

 

me manda uma mensagem com seu e-mail que eu te passo os mapas

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores
Vamos até São Roque de Minas em julho, em 2 carros. Um Palio e uma Tucson.

Como estão as condições das estradas? Um Palio vai de boa pelos caminhos do parque?

Obrigado. ::cool:::'>

 

É bem provável que o Palio raspe em muitos lugares, mas como não costuma chover em julho, dá pra andar tranquilo. O problema maior é quando cai uma chuva forte ou fica chovendo dois ou três dias sem parar, aí a estrada fica completamente sem aderência em alguns pontos, principalmente na subida para a portaria de São Roque.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa noite. É a primeira vez que acesso a página e achei muito interessante. Procurei saber se ja tinha essa pergunta mas não achei, ate mesmo por estar no celular e fica um pouco mais complicado, se caso ja tenha a pergunta me desculpe. Gostaria de saber se tem como conhecer a parte alta e a parte de baixa de bike em um só dia. Qual seria a melhor cidade para deixar o carro, sendo que vamos ir e voltar, se daria para conhecer mais algum lugar e qual melhor caminho para ir saindo de Patrocínio Mg em um carro pequeno.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Boa noite. É a primeira vez que acesso a página e achei muito interessante. Procurei saber se ja tinha essa pergunta mas não achei, ate mesmo por estar no celular e fica um pouco mais complicado, se caso ja tenha a pergunta me desculpe. Gostaria de saber se tem como conhecer a parte alta e a parte de baixa de bike em um só dia. Qual seria a melhor cidade para deixar o carro, sendo que vamos ir e voltar, se daria para conhecer mais algum lugar e qual melhor caminho para ir saindo de Patrocínio Mg em um carro pequeno.

 

Olha, imagino que vc esteja falando da parte alta e baixa do Parque Nacional, é isso? Se for, é possível sim fazer um circuito na região pra ser percorrido em um dia. Sobre os lugares a serem visitados, aí é complicado. Por exemplo: um pequeno circuito lá, saindo do povoado de São João Batista da Canastra e indo até São Roque de Minas pela estrada do Parque e voltando por fora, daria por volta de 115km, com muitas subidas e descidas. Porém, são poucos os atrativos que estão dentro deste circuito. Pra chegar em outros atrativos vc teria que fazer desvios consideráveis, de 10km ou mais (só ida!). No final das contas vc poderia até fazer esses desvios, mas aproveitaria pouco os lugares.

Sobre o melhor caminho, vai depender de onde você quer chegar. Use o GoogleMaps, a maioria das estradas de terra são tranquilas para carros de passeio no período da seca. Para chegar a São João Batista da Canastra, por exemplo, o caminho é esse: Patrocínio > Araxá > Tapira > SJB da Canastra (o último trecho é de terra), dá pouco mais de 200km.

 

Agora, se vc estiver falando da CASCA DANTA, como tinha pensado ao ler sua postagem pela primeira vez, a história é outra. O carro chega até a porta, mesmo sendo pequeno. Como você quer fazer o rolê de bike, tem várias opções. A mais puxada é deixar o carro naquele mesmo povoado de SJB da Canastra e ir de bike direto pra parte alta da cachoeira, depois fazer a trilha que desce pra parte baixa (acredito que esta trilha só dá pra ser feita a pé, pelo desnível). Uma opção mais light é deixar o carro em Vargem Bonita e fazer o resto de bike, que dá mais ou menos 50km (ida e volta) pedalando até a parte baixa. Mais light ainda é deixar o carro no povoado de São José do Barreiro, aí deve dar uns uns 20km de pedal no total.

 

Acredito que a 1ª opção (mais puxada) tenha o melhor visual, além do percurso de carro ser menor. No mais, acho que as 3 opções são bem puxadas pra fazer em um dia (bate-volta), mais pelo trajeto de carro do que pelo rolê de bike. A melhor alternativa seria dormir no dia anterior já na cidade de partida, pra dar contar de fazer o trajeto e voltar pra Patrocínio numa boa.

 

Google Maps é uma ótima ferramenta pra elaborar esses roteiros. No mais, deixo o link com meu roteiro de 8 dias pela região do Parque Nacional da Serra da Canastra, que pode te ajudar:

http://numamoto.blogspot.com/2016/02/ano-novo-serra-da-canastra-4x4.html

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...