Ir para conteúdo

Peru Março 2016 - Lima, Huacachina, Nasca, Cusco e Titicaca


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal! Há poucos dias retornei da minha trip ao Peru e, como forma de agradecimento a todas as dicas e informações que consegui aqui, vou tentar deixar o meu relato da forma mais completa possível pra vocês.

 

Bem, como eu meio que larguei tudo e fui viajar estou com muita coisa pra pôr em dia, então vou postando na medida em que sobrar um tempinho livre entre a facul e o trabalho.

 

Então vamos lá, a começar pelo roteiro...

 

Viajei com meu irmão e mais duas amigas. Achamos uma promoção pelo decolar.com e compramos uma passagem da avianca que na ida seria Recife - Guarulhos - Lima, e na volta Juliaca - Lima - Guarulhos - Recife. Sim, foi cansativo. Porém não me arrependo. Assim, montamos nosso roteiro baseado nestas cidades de chegada e partida. Para quem não conhece, Juliaca é uma cidade que fica à uma hora de Puno. Daí lá eles têm um aeroporto que aparentemente só tem um voo que é para Lima ::lol4::

O que vou postar a seguir é a planilha do roteiro que foi de fato realizado, não o que planejamos. Até porque já estávamos preparados para imprevistos. Então acho que não é necessário postar o que não fizemos, os imprevistos vou explicando ao longo dos posts... Este foi o itinerário:

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ByhQyuo_rG2tSuAHfmIzC-ulFa2zxELNJT6MjnBldBY/edit?usp=sharing (este é um link compartilhável do google drive, não se preocupem, é seguro)

 

*gente, eu não estou certa quanto aos horários, a maioria foi algo estimado, depois eu olho nos recibos e atualizo o arquivo, mas isso não interfere muito não! :D

 

Este é o roteiro no google maps:

 

https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1Uoz6uw7QwbGKUIMYlYkKjJg-0XU&usp=sharing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que é muito válido postar algo aqui sobre o que levar na mala. Como fui em março vi previsão de chuva praticamente todos os dias, então fui preparada para isto. Mas na verdade só vi chuva na noite em que cheguei em Cusco e na que voltei de Machu Picchu. Todos os outros dias foram de muito sol por sorte nossa. ::otemo:: Até um guia em Puno comentou isso, explicou que isso aconteceu por influência do El Niño e que normalmente chove até os primeiros dias de abril. Então, pra quem não quiser arriscar a sorte como nós, o ideal é planejar a viagem para os meses mais secos mesmo.

 

Mas voltando... Tentei organizar minha mala da maneira mais funcional possível. Queria levar o mínimo, mas que não me faltasse nada. Acredito que consegui. Tudo o que levei me foi útil - tudo mesmo. Não teve peso morto. E me faltou realmente pouquíssima coisa, foram demandas ao longo da viagem que não me prejudicou em nada ter que comprar por lá.

 

A minha mochila ficou com 5,5kg mais ou menos. A de ataque era bem pequena, acredito que não passou dos 2kg em nenhum dia. Fiz isso porque conheço os meus limites, sabia muito bem que não conseguiria carregar muito peso por muito tempo e acho que isso é uma sacada fundamental. Estar com sobrepeso pode atrapalhar sua viagem. Ter uma mochila prática e leve vai te livrar de possíveis dores de cabeça que vi outras pessoas passarem. Isto foi tudo que levei:

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1U3Q-Ll7PiYyD4s95jQ6KZ0_Yt6m-8OcZyxTKs1S-miY/edit?usp=sharing

 

Obs 1) Uma coisa que ajudou no planejamento da minha viagem foi a SundayPlanner, é a planilha de planejamento de viagens do blog Sunday Cooks.

 

Obs 2) Hoje, se eu pudesse adicionar mais um item a esta lista, eu acrescentaria apenas mais um short leve. Tive que comprar em huacachina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

13035482_1008261932589949_2084115302_o.jpg.757bfa78444380d9b7a82875e0c1fff1.jpgSó para contextualizar e fazer um alerta, vou começar relatando o primeiro grande imprevisto da viagem. Éramos 4, mas quando chegamos ao aeroporto de Guarulhos, uma de minhas amigas foi impedida de embarcar pois não estava com passaporte nem identidade, apenas com a habilitação de motorista. Desespero total. Fomos na polícia federal tentar um passaporte de emergência, mas era de madrugada, o atendimento só começava às 8h da manhã. Outra opção, sugerida pelo funcionário da avianca, era ela voltar no primeiro voo pra Recife e tentar solucionar o problema, pois com certeza ela seria impedida de entrar em Lima sem a documentação certa. Sem querer ficar com a responsabilidade, este funcionário afirmou que o erro foi na operação de Recife, pois o procedimento é não deixar um passageiro de voo internacional embarcar sem passaporte ou RG. Então procuramos a supervisão da avianca e usamos este argumento até o fim. Infelizmente chegou a hora do nosso voo e tivemos que deixá-la por conta própria. Para resumir, no final ela conseguiu por intermédio da ANAC fazer um acordo judicial com a Avianca para que eles bancassem todos os custos dela (alimentação, noite que precisou dormir em são paulo e voos). Nisso, eu, meu irmão e minha outra amiga já estávamos em Lima apenas esperando ela chegar, porque a ideia não era ficar lá muitos dias. Então fica o alerta: não esqueçam os documentos necessários para viajar e qualquer problema procurem a ANAC para orientar e auxiliar nas negociações!!! :!:

 

Mas então... Chegamos ao aeroporto Jorge Chávez às 9h da manhã do dia 15/03. Levei 1000 dólares em espécie, foi todo o dinheiro da minha viagem. Lá mesmo troquei US$50, o que me rendeu S/.152,80 (cotação aeroporto né ::mmm: )

 

Não precisa nem sair da sala de desembarque que já começa o assédio de taxistas. Não pegamos um, nosso dinheiro era apertado, táxi no Peru é barato, mas saindo do aeroporto é um absurdo, como em todo lugar. Fomos no balcão de informações para saber uma forma de chegar ao centro, onde ficava nosso hostel, o 1900 Hostel. A moça não era muito simpática nem deu informações úteis. Tentamos perguntar aos funcionários do aeroporto e também sem sucesso. Eu já exausta de rodar ali com a mochila nas costas insisti para irmos logo para a rua e pedir informação lá mesmo. Foi o que fizemos, saímos e logo ao lado direito havia um ponto de ônibus. Perguntamos a uma moça da venda como chegávamos lá, ela disse para pegarmos um ônibus para Acho. Logo chegou um tipo de micro-ônibus com destino a Acho, entramos. Uma senhora que viu a movimentação disse para entrarmos no ônibus com ela, mas que não deveríamos descer em Acho e sim em Abancay, região do centro histórico. Resultado: deu tudo certo. Pagamos S/. 2 apenas, todos no ônibus nos ajudaram, disseram para ter cuidado com as bagagens, onde deveríamos descer. Descemos no Parque de la Exposición, que ficava em frente ao hostel. Nos sentimos vencedores ::otemo:: . Fizemos nosso check-in, demos uma volta no quarteirão, almoçamos ali por perto num lugar chamado Super Pollo, dividi com Carol e paguei S/.5 apenas. Vale salientar que os pratos individuais em Lima vêm muuuuita comida, sério. Voltamos para o 1900 para ter notícias de Clara e depois fomos ao parque aliem frente. É lindo e enorme, como todos os outros que vimos em Lima. Foi uma surpresa, ele não aparentava ser assim. Passamos a tarde lá deitados na grama conversando e tirando um cochilo (coisa que você vê as pessoas fazendo a qualquer hora do dia em todos os parques de Lima). De volta ao hostel conhecemos a Alice, a melhor pessoa de Lima hahahah. Era do staff do hostel, estava tentando aprender português, logo nos aproximamos muito dela. Ela sugeriu que fôssemos ao circuito mágico das águas à noite, era um programa tranquilo e bonito. Foi o que fizemos. Ficava a algumas quadras apenas, fomos andando. A entrada custou S/.4. Realmente é muito legal, foi ideal para nós que estávamos cansados e queríamos apenas dar uma volta e dormir. Depois fomos ao KFC para jantar e voltamos ao hostel.

 

Sobre o 1900 hostel: Gostei bastante. O único defeito que aponto é que no quarto não tem sequer ventilador e pouquíssimas janelas. Algo que pode incomodar alguns é que o banheiro é compartilhado, mas eu não vi problema algum. De resto achei que foi tudo bem, daria nota 9.

http://www.1900hostel.com/

13052687_1008261909256618_1212073107_o.jpg.b831dc729032202c1c943d608112c197.jpg

13000527_1008261899256619_114532879_o.jpg.51504132d379030dc324971025494e47.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...