Ir para conteúdo

RELATO DE VIAGEM 2015 – ESCANDINÁVIA - Pulpit Rock (Preikestolen) – Kjeragbolten – Trolltunga – Dicas das trilhas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala galera, segue relato fresquinho da viagem que acabei de chegar.

 

Cidades: Copenhague, Stavanger, Odda, Oslo, Estocolmo e Moscow)

 

Deslocamentos:

São Paulo – Copenhague – Voo British com conexão em Londres

Copenhague – Stavanger (Noruega) – Voo direto SAS.

Stavanger – Odda (Noruega) – Ônibus

Odda – Oslo – Ônibus

Oslo – Estocolmo – Voo direto SAS

Estocolmo – Moscow – Voo direto Aeroflot.

 

Hospedagens

Copenhague: Copenhagen Downtown Hostel, ótima localização, estrutura excelente, staff bacana, café da manhã não incluso (Valor: 65 dkk (9 euros aproximadamente)). De noite onde funciona a recepção vira um bar, muito bacana o ambiente, bom lugar para interagir e praticar inglês.

 

Stavanger: Stavanger Hostel Mosvangen, localização ruim, fica a 3 km do centro, percurso ruim de fazer andando pois inclui túneis sem calçadas, valor do ônibus para o centro 32 Coroas (3,80 euros aproximadamente). Estrutura bancana, staff bacana, café da manhã não incluso ( valor 70 coroas – 10 euros aproximadamente).

 

Odda: Trolltunga Hotel, fica a 2k do centro da cidade, o visual nesse percurso é bacana. Estrutura ruim, valor da diária não inclui café da manhã nem roupas de cama, tem que pagar a parte. Staff bacana.

 

Oslo: Oslo Hostel Central, localização excelente, estrutura excelente, café da manhã incluso na diária.

 

Estocolmo: Urban Hostel Gamia Stan, boa localização, estrutura bacana, café da manhã não incluso.

 

Moscow: Vagabunds Hostel: Excelente localização, estrutura simples, café da manhã incluso, staffi bacana.

 

Copenhague - Atrações:

 

Cidade pequena, facilmente percorrida a pé, a praça da prefeitura ao lado do Tivoli é um bom lugar para começa a percorrer a cidade.

O parque Tivoli é um parque de diversão fundado em 1843, como meu tempo era curto, não entrei. Dali, segue caminhando pela rua de compras (Stroget), rua bacana, bastante movimentada. No final desta rua cheguei ao canal de Nyhavn. Trata-se de canal criado no século XVI, atualmente é um conjunto de restaurantes, lugar bacana, vale a pena sentar pra tomar uma cerveja e observar o movimento.

 

Pequena Sereia: Uma das atrações mais visitadas de Copenhague, trata-se uma pequena sereia em cima de uma pedra, para chegar até lá, estando no Canal Nyhavn, tem umas placas indicando (São uns 2km aproximadamente.)

 

Christiania: Fundada em 1971, é uma espécie de cidade com leis próprias dentro da Dinamarca, quando estamos lá, nem parece que estamos na Dinamarca...rsrs. As pessoas lá vivem de um modo alternativo, até um tempo atrás tinham suas próprias regras, porém nos últimos anos devido tráfico de drogas pesadas no local a polícia interviu e fez valer as leis dinamarquesas. O local é diferente, vale a pena a visita, porém vá durante o dia e não se espante se ver pessoas fumando uma erva.

 

A cidade conta com diversos museus e castelos que conforme tempo, dinheiro e interesses devem ser visitados.

DSC06246.JPG.bbe587ea5d6d5a9e2a9f83adca4d7a06.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

NORUEGA

Esse foi um dos pontos altos da viagem, aqui passei por três cidades, e logo de cara comecei a tomar os sustos com os preços. ...kkkkkkkkkk

 

Stavanger: Cidade de aproximadamente 130 mil habitantes, cidade tranquila, o centro e a região do porto é bem legal, conta com diversos restaurantes e conta com um centro de informação turística bacana. Escolhi essa cidade como ponto base para conhecer o Pulpit Rock e Kjerag.

 

Pulpit Rock (Preikestolen em Noruegues).

 

Como Chegar:

Estando em Stavanger é só pegar uma balsa até a cidade de Tau (30 a 40 minutos), depois pegar um ônibus (30 minutos), o ônibus deixa a gente no inicio da trilha ( +02 horas de caminhada) e você chega lá em cima, onde se tem uma vista fantástica dos fiordes.

Valor: Na balsa você compra o ticket (balsa + ônibus) inda e volta por R$250 coroas (30 euros aproximadamente).

Distância da trilha: 8km (4km pra ir + 4km pra voltar)

Dicas: A trilha é super bem sinalizada com a letra “T” pintada em vermelho nas pedras. O ideal é utilizar calçados para trilhas não derrapante devido as pedras, ter uma jaqueta impermeável pois o clima muda muito durante o percurso, levar água e algo para comer é importante.

Distância: 8km (4km pra ir + 4km pra voltar)

 

A vista la de cima é fantástica, porém é preciso contar com a sorte pra pegar um dia bacana com sol e sem nuvens, quando fui o tempo estava nublado e quase não se enxergava o fiorde.

DSC00076.JPG.6073a0e23f871579ed091957a238f3e6.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Kjeragbolten

Como chegar:

Comprei o ticket do passeio no Centro de informação turística, o ônibus sai da rodoviária de Stavanger e leva 03hs até chegar no inicio da trilha, chegando lá são mais 02h30 de caminhada. É possível comprar o ticket na internet (Site da empresa Tide Reiser). O período de realização deste passeio é de 13/06 a 31/08. O visua durante a viagem até o inicio da trilha é bem bacana.

Valor:

O valor do passeio foi 490 coroas (58 euros aproximadamente).

Distância da trilha: 10km (5km pra ir + 5km pra voltar)

Dicas: Além das dicas citadas acima no Pulpit Rock, estive na montanha no dia 19/06 , e ai vai uma dica importante, montanha estava coberta de gelo, praticamente toda a trilha foi feita sobre o gelo, para quem nunca caminhou no gelo, já aviso, é terrível, torna a caminhada muito mais difícil, para quem for nesta época sugiro ir com aquelas botas impermeáveis. Acredito que em meados de julho e agosto o gelo já tenha derretido.

 

 

Aqui tive bastante sorte com o clima, o dia estava bacana, com muito sol, durante a caminhada da pra tirar várias fotos, cena rio simplesmente incrível...

 

Chegando la na pedra, não é diferente, lugar fantástico.

DSC00232.JPG.a0cfd5cab3f223913003cd076bdd1924.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Odda: Cidade pequena com visual de cartão postal, está rodeada por montanhas e está as margens do fiorde. Cida escolhida como base pra ir até Trolltunga.

 

Trolltunga

 

Como chegar:

Da rodoviária de Odda, basta pegar um ônibus e em 20 minutos chegamos no inicio da trilha.

Valor: 100 coroas (12 euros aproximadamente) só ida, na volta o valor é o mesmo.

Distância da trilha: 22km (11km pra ir + 11km pra voltar)

Dicas: Essa é a trilha mais difícil das três, observem pela distância, além das dicas citadas para as trilhas acima, no dia que for, tome um café de manhã reforçado e leve lanche e água.

 

No inicio da trilha tem uma loja que vende desde equipamentos (haquetas, toucas, etc), lembrancinhas e bebudas, mas tudo é muito caro, eu sei, estamos na Noruega, mas só para ter uma idéia, um isotônico power ade que nos mercados de lá custam 4 euros, la custava 10 euros.

A trilha é a mais complicada e lembra o que comentei do gelo? Pois é, ele estava presente em 10 dos 11 km de trilhas, ou seja, 20km caminhando sobreo gelo, na volta achei que meus pés iriam congelar...rsrsrs

 

Fui no meu ritmo, tranquilo e com breves paradas para comer algo, tomar água e tirar fotos, sou bem condicionado pois pratico corridas de rua, demorei 4 horas pra chegar, mas teve pessoas que iniciaram a trilha comigo e demoraram 6 horas, o fator gelo dificulta muito a trilha, mas durante a caminhada vi pessoas de todas as idades fazendo a trilha desde idosos até crianças.

Chegando lá, nem preciso dizer, pra variar, um belo visual.

DSC00373.JPG.52d0b1fc0ff0cf145ac4255a58f608aa.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oslo:

Depois de curtir cenários fantásticos cheguei na capital Oslo, cidade compacta que eu também percorri somente a pé, minhas dicas são:

Iniciar uma caminhada pela rua mais agitada da cidade Karl Johans Gate (principal rua de pedestre da cidade), que inicia em frente a estação central seguindo sentido Royal Palace, passei pela Catedral, parlamento, universidade, cheguei ao Royal Palace e de lá fui caminhando até o Vigelandsparken (Parque das esculturas), depois fiz o caminho voltando e fui até a Opera (local bacana).

 

Estocolmo

Na minha opinião, essa é a mais bonita das capitais escandinavas, pois uma arquitetura muito bonita.

Gamla Stan (Cidade Velha) é a principal atração da cidade, são ruas estreitas de pedestre com diversos café, lojinhas, bares e restaurantes, vale a pena se perder por essas ruas.

Além da principal atração acima, visitei o museu Vasa na ilha de Djurgarden, trata-se de um dos museus mais interessantes na cidade. Vasa é um navio sueco que afundou na sua viagem inaugural no ano de 1628 e foi resgatado do fundo do mar mais de 300 anos depois do naufrágio.

 

Moscow

Cheguei em Moscow pelo aeroporto sheremetyevo, muito bem sinalizado com placas em inglês indicando o trem expresso para o centro da cidade.

Aqui eu já imaginava que teria dificuldade para me comunicar, e realmente tive...kkkk...mas tudo bem, sem problemas, aqui acontecem várias situações engradas, mas os russos mesmo sem falar inglês tentam ajudar...

Tinha um grande interesse em conhecer a cidade, basicamente a Praça Vermelha, foi onde me concentrei.

Kremlim: Visita obrigatória para quem está na cidade, as atrações dentro do Kremlim possuem tickets e preços diferentes, visitei o Armoury Chamber,(Preço 700 rublos), trata-se de um museu com diversos objetos de ouro, ptatarias, armas armaduras, carruagens do século XVI e XVII, achei bem bacana.

Catedral de São Basilio: Imperdível e única, muito bonita externamente, a parte interna está sendo reformada, paga-se 350 rublos para visitar internamente.

 

Bom galera, resumidamente é isso, qualquer dúvida é só falar...

DSC00408.JPG.6b76ee5b3d823a2b0f873a945b3bc357.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Fala Nando.

Parabéns pela viagem e obrigado pelo relato.

 

Estou pensando em fazer um mochilão pela Escandinávia em Julho desse ano. Gostaria de saber quanto tempo você ficou em cada lugar.

Eu estou planejando 21 dias para toda a viagem. Como tenho familiares em Estocolmo, estou planejando ficar uns 7 dias na Suécia e quero fazer as 3 trilhas na Noruega que você falou (Pulpit Rock e Kjerag e Trolltunga) e conhecer Oslo. Além disso, queria também conhecer Copenhague e Helsinque.

 

Então seria algo assim: 7 dias Suécia; 6 dias Noruega; 6 dias Copenhague + Helsinque. (2 dias de viagens)

Você propõe alguma alteração? Algum lugar merece menos tempo ou mais tempo para aproveitar mais?

 

Desde já agradeço qualquer informação!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Olá Arturfer,

Valeu brother!

 

Sobre o tempo que fiquei em cada cidade, foram 02 dias em Copenhague, 08 dias na Noruega (03 em Stavanger, 03 em Odda e 02 em Oslo), 02 em Estocolmo e 03 em Moscow.

 

Então, você já comprou passagem? Caso negativo, vc pode começar sua trip por Copenhague, de lá pegue um voo para Stavanger (aqui é a base pra vc visitar Pulpit Rock e Kjerag), reserve um dia todo para cada lugar...depois vc pega um ônibus para Odda (Base pra visitar Trolltunga), não conte com o dia da chegada...fique duas noites aqui...depois pegue um ônibus para Oslo....depois continue pela Suécia e Finlândia que estão ali perto....

 

Qualquer dúvida que tiver é só falar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
NORUEGA

Esse foi um dos pontos altos da viagem, aqui passei por três cidades, e logo de cara comecei a tomar os sustos com os preços. ...kkkkkkkkkk

 

Stavanger: Cidade de aproximadamente 130 mil habitantes, cidade tranquila, o centro e a região do porto é bem legal, conta com diversos restaurantes e conta com um centro de informação turística bacana. Escolhi essa cidade como ponto base para conhecer o Pulpit Rock e Kjerag.

 

Pulpit Rock (Preikestolen em Noruegues).

 

Como Chegar:

Estando em Stavanger é só pegar uma balsa até a cidade de Tau (30 a 40 minutos), depois pegar um ônibus (30 minutos), o ônibus deixa a gente no inicio da trilha ( +02 horas de caminhada) e você chega lá em cima, onde se tem uma vista fantástica dos fiordes.

Valor: Na balsa você compra o ticket (balsa + ônibus) inda e volta por R$250 coroas (30 euros aproximadamente).

Distância da trilha: 8km (4km pra ir + 4km pra voltar)

Dicas: A trilha é super bem sinalizada com a letra “T” pintada em vermelho nas pedras. O ideal é utilizar calçados para trilhas não derrapante devido as pedras, ter uma jaqueta impermeável pois o clima muda muito durante o percurso, levar água e algo para comer é importante.

Distância: 8km (4km pra ir + 4km pra voltar)

 

A vista la de cima é fantástica, porém é preciso contar com a sorte pra pegar um dia bacana com sol e sem nuvens, quando fui o tempo estava nublado e quase não se enxergava o fiorde.

 

Ola Nando obrigada pelos posts! Estou indo na primeira semana de setembro pra fazer essas 3 trilhas na noruega, voce sabe se nesta epoca existe a mesma disponibilidade de onibus/balsa pra chegar nos pontos de partida das trilhas e se posso deixar pra comprar tudo na hora? E tambem estou indo sozinha, eh muito arriscado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...