Ir para conteúdo

12 dias Chile - Santiago/Pucon/Puerto Varas/ Frutillar e Bariloche (Argentina)


Posts Recomendados

  • Membros

Oi Pessoal,

 

Estou deixando aqui o breve relato da minha última viagem pelo Chile. Foram 12 dias de aventura. Quero deixar aqui o meu relato, quem sabe ele possa contribuir caso alguém esteja planejando viajar por este maravilhoso país.

 

Passei alguns meses planejando e obtive muita ajuda deste forum. Deixo o meu registro em forma de agradecimento e contribuição para outros usuários.

 

Partida - dia 19/12 - BH/Santiago - escala RJ e Buenos Aires - voo TAM - madrugada no Aeroporto de Baires com direito a cochilar no chão. Mas para quem estava super ansioso para chegar, isso não foi problema

 

Santiago - dia 20/12 - saída do Aeroporto, tomamos um ônibus no aeroporto até a estação do metrô e de metrô até a estação Belas Artes, onde fica o ANDES Hostel. Aliás, o metrô de Santiago é excelente, tem várias linhas, se desloca por toda cidade e te leva a todos os pontos necessários. Quando viajo faço questão de usar o transporte público do país, sempre. Fica barato e assim, aproveito para conhecer como vive a população. Quanto ao Andes Hostel, reservei com antecedência pela internet, pois ele é muito procurado e sabia que não encontraria vaga, caso chegasse sem reserva. O Hostel é excelente, staff super bacana, limpo, organizado, excelente localização. Fica a três quadras da Plaza de Armas, a uma quadra do Cerro Santa Lucia e a estação de metrô é literalmente na porta, é só atravessar a rua.

Ficamos em Santiago dia 20/12 a tarde e 21/12 o dia todo. Conseguimos visitar: o Cerro San Cristobal, o Cerro Santa Lucia, a Plaza de Armas, o Mercado Central, o Shopping Arauco, o Museu Belas Artes, os parques na região central. Tudo isso a pé, utilizando o metrô e um mapa.

 

Dia 21/12 - Santiago/Pucon - 11 horas - viagem noturna - fomos de ônibus com a empresa TURBUS, excelente. As estradas do Chile são incomparáveis com as do Brasil. Excelentes. Os ônibus muito confortáveis. Semi leito. Então, sinceramente para gastar mais com avião para transitar dentro do país? São muitas linhas de ônibus e o que não falta são horários. Viajamos tranquilamente a noite toda. https://www.turbus.cl/wtbus/indexCompra.jsf. Tem ainda a Pulmann, JAC e outras. Todas excelentes.

 

Dia 22/12 - Pucon - Ahhhhh que maravilha… Quero voltar muitas vezes neste lugar. A cidade é muito pequena, encantadora. Tudo pode ser feito a pé ou bike. Do terminal de ônibus seguimos a pé até a Av Bernardo O Higgins… É a avenida principal. O restante são ruas transversais onde ficam os hoteis, Hostel, supermercados (tem vários), bares, restaurantes, etc.

Ficamos no Hostel Carmem Pucon - Excelente… Recomendo… É uma residência de uma senhora chamada Carmem, super simpática. O Hostel é limpíssimo, bem familiar, na Rua Arauco com Av Bernardo O Higgins, ou seja no centro da cidade. Super barato. Um sossego. Para turma que procura badalação em Hostel, sugiro outro lugar, porque este é bem familiar mesmo. Muito agradável. Inclusive, ela nos convidou para participarmos da Ceia de Natal no Hostel com toda família dela. Foi muito simpático e agradavel. Parecia que eu estava em casa. Ela permite que se use a cozinha. Os quartos são limpos. O banheiro impecável. Tudo simples e arrumado.

Em Pucon existem várias atividades. O foco é o Ecoturismo. O ápice e auge da cidade é a Ascensão ao Vulcão Villarica. Sonhava em fazer este passeio. Por sorte, contratamos o serviço de uma excelente agência: Pucon Aventura. Mas, o diferencial foram os guias: Erick Miranda e Ricardo Jory Vilberós. ATENÇÃO: quem se aventurar a fazer este passeio, prepare-se: é maravilhoso, mas difícil. Leiam sobre o assunto e pesquisem. Para quem é muito sedentário, eu não recomendo. São cinco horas de ascensão ao Vulcão, ou seja, não é trekking.. É subida, subida, subida na neve. Intensifique exercícios aeróbicos e de força muscular antes da viagem. Estou dizendo isto porque esta foi a minha experiência. Se eu não tivesse feito isso, talvez não chegasse ao topo, o que seria muito frustrante. É claro, que muitos sedentários conseguem, mas chegam mortos no final. Eu, cheguei muita viva, feliz da vida. Achei que a subida fosse mais perigosa. A descida é de skibunda. Nossa que legal! A dica é: não contrate agências muito baratas porque vc poderá se dar mal. Escolhi esta agência de cara porque a roupa e o material deles era novinho e senti segurança. Mas, sinceramente, o que conta é o guia. Se ele for bom, tudo dará certo. Se for ruim, poderá ser uma tragédia, literalmente, inclusive com riscos. Então, quando eu voltar a Pucon vou procurar a agência em que trabalhe os guias que eu citei. Espero encontrá-los por lá. Falo isso, porque percebi que eles trocam de agências. De tudo, que eu já fiz na vida nada se iguala a este passeio. É desafiante, um exercício de superação! Vale a pena! A descida é trash, mas desci agarrada no guia porque eu sou muito leve e senti um pouco de medo. Tenho muita força nas pernas, então para subir foi tranquilo. Para descer precisava dos braços para frear e diminuir a velocidade. Meus braços não são tão fortes. Não conseguia frear e achei que a velocidade estava além da minha coragem. Escorregar na neve é uma coisa deliciosa, mas precisa seguir as regras: frear, parar, usar a "picareta" de forma adequada, para evitar acidentes. DICA PARA A ASCENSÃO: compre uma meia de lã comprida em qualquer lojinha em PUCON (mercado de artesanato) porque a bota pode machucar e até sangrar seu pé. Não vá ao Thermas na noite que antecede a ascensão porque o Thermas é muito relaxante e no outro dia de manhã vc precisa de pernas fortes para subir o vulcão. Durma cedo, coma carboidratos na noite anterior. Leve uma bandeira do seu país para fotografia triunfal no topo do vulcão… rsrsrs…. uma máquina fotográfica pequena de preferência…. Sugiro filmar alguns trechos, se os guias deixarem…. a descida por exemplo… Então, tentem acoplá-la em algum lugar da sua roupa. Acho q vale a pena… Eles não deixam vc fotografar fora dos pontos de parada, porque é muito perigoso durante a subida. A concentração deve estar toda centrada na sua segurança, nos seus passos, na picareta que vc leva na mão e não pode soltar de jeito nenhum. Da próxima vez quero filmar a descida. Filmei nas paradas e valeu a pena. Siga as recomendações de lanche e água. Prefira frutas e carboidratos. Não leve nada a mais, pois a mochila que eles te fornecem com o material já é um pouco pesada. Óculos e protetor solar indispensável. Fomos no verão, estava com sol, céu limpo, vista maravilhosa.

Em Pucon ainda fizemos um rafting (sugiro o de maior velocidade), pois o de baixa é bem lento, leve, coisa pra família. Alugamos uma bike para passear pela cidade (uma tarde é o suficiente). Fiz Canopy. E sinceramente, faltou TERMAS e visitar OJOS DE CARBURGA, cavalgada, etc.. A dica é: não tenham pressa de sair desta cidade. Arrependi de não ter ficado mais tempo e curtido mais. Fiquei receosa de gastar todo dinheiro, já que pretendia descer para Puerto Varas.

25/12 - Puerto Varas - Novamente, de ônibus. 6 horas. Viagem durante o dia para variar e ver a paisagem.

Puerto Varas - Hostel Chimanga (ótimo). Vá a Saltos de Petrohue, Lago de Todos os Santos e Laguna Verde, tudo pertinho. Não contratem agência. É jogar dinheiro fora. Vá de microônibus. Se informe com qualquer pessoa da cidade. Existem vários que partem sempre do mesmo ponto (pertinho do Hostel) e peguem o que segue para Saltos de Petrohue. Desçam na Enseada e visitem a Laguna Verde, depois sigam para o Saltos de Petrohue. Lugar esplêndido, inigualável, natureza intocável. Depois mais 6 km (fomos de carona) até o Lago de Todos os Santos (aqui tem um passeio de Catamarã pelo Lago que parte todos os dias as 10 horas, nós não fomos, mas da próxima vez quero ir, parece muito bom). Depois andamos pela cidade as margens do Lago Lanquihue. Novamente pegamos outro microônibus e fomos até Frutillar.. Vale a pena.. É muito pertinho.. Vá a tarde porque o por do sol por lá é uma coisa divina, simplesmente as margens do Lago Lanquihue de frente para o vulcão Osorno. DICA: esta cidade fica bem ao sul, então preparem-se o que para eles é verão de camiseta para nós é casaquinho. Venta bastante. Um ar sempre friozinho. Choveu no dia da nossa chegada, então tive que comprar cachecol, gorro e luva.

28/12 - saída para Bariloche - 08 horas da manhã - de ônibus - 5 horas - alguns fazem este passeio de barco… a tal travessia dos Lagos Andinos…. não é barato, portanto mochileiro vai de ônibus. Sinceramente, lindo. De um lado da estrada a Cordilheira dos Andes, do outro lado o lago. Vista linda, lindíssima. Fotos lindas.

Sugiro o Hostel Penhouse… Fica num prédio, no 10 andar… isso mesmo…. inacreditável…. com uma sala maravilhosa… varanda imensa com vista para o famoso Lago de Nahuel Huapi . Não ficamos nele… rsrsrs.. não tinha vaga… esquecemos de reservar com antecedência.. Fomos para o Moving Hostel… bonito…mas desorganizado, limpeza razoavel.. Bom! o problema é que o outro era muito bom e ficamos um pouco frustrados… Como só dispunhamos de um dia em Bariloche resolvemos fazer o que todo mundo indicou… Um passeio de bike em volta do lago… São 27,5 km .. De novo… subida, descida no asfalto… mas não é fácil.. Mas, muito bacana… Faria de novo. http://circuitochicobikes.com…. Não se esqueçam: leve lanche, água, fruta… São mais ou menos umas três horas de passeio… Quanto a Bariloche ficam as minhas impressões: muito bonito, venta absurdamente, cidade grande. Não é muito meu estilo. Muita valorização de compras. Muitas lojas.. Estava com espírito de ecoturismo. Então, zarpamos de novo para Santiago, pois o nosso voo de retorno partia de lá. Para quem tiver mais tempo sugiro, fazer o passeio dos 7 lagos andinos.. Ou quem sabe, ir até Lago de La Angostura (maravilhoso) e San Martin de Los Andes (dizem q é lindo tbem) e daí retornar para Bariloche. A nossa grana tava escassa e neste dois lugares parecia ser um pouco mais caro.

30/12 - Bariloche/Santiago.. Novamente de ônibus - Não lembro mais quantas horas, mas depois pesquisem… Saímos 08:00 horas da manhã.. Pela Bus Norte. Tem a Andes Mar, tbem… Como sempre otimas empresas… Era alta temporada e não tivemos nenhum problema com passagem.

Ficamos dia 30/12 e 31/12 - aproveitamos para visitar um pouco mais de Santiago. Pátio Bela Vista, mercado de frutas, etc.

Dia 01/01 - voltamos para BH… E por sorte a empresa aérea nos brindou com volta pela setor executivo… me senti… nada como pagar econômica e voltar na classe A.

 

Resumo: O Chile é lindooooo… Lugar mais seguro não há… Os policiais estão por toda parte. São educadíssimos.. Não é permitido beber na rua.. Adorei esta parte porque estou cansada de ver gente bêbada pra todo lado… nada contra a bebida, mas por aqui estão banalizando e sempre acaba em vandalismo por nossas cidades… Mas cada um com sua cultura, né… Os homens não podem andar sem camisa por lá… Muito seguro… Inclusive o metrô… tudo… por todas as cidades vc sente segurança e a preocupação com a segurança das pessoas parece uma coisa cultural. Foi a minha percepção… Voltarei muitas vezes… SUGESTÃO: tente fazer seu próprio roteiro, informe-se no hostel os locais para visitar e o meio de transporte público para chegar… Não se prenda a agência para os passeios, isto pode custar caro e vc acaba gastando sem necessidade. Só contrate agência, quando for extremamente necessário o guia e o trajeto for longe e por aí vai.

Espero ter ajudado vocês.

Planejamento viagem CHILE.xls

SAM_1504.JPG.6204b5b08990545da5d26e241ea9b20f.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Clau! Tudo bem?

Seu relato ficou demais! Curti muito! E era exatamente o que eu estava procurando! ::cool:::'>

Pretendo viajar com minha noiva nas minhas férias do mestrado (fim de julho ou de dezembro). Pelo que você passeou e pesquisou, qual época você acha melhor para contemplar as paisagens da Patagônia? Minha noiva é a fim de esquiar em algum Cerro (eu não ligo muito, não... ainda mais depois dessa do Schumacher ::lol4:: )... Será que se consegue brincar de esqui no verão?

E eu li que você ficou 2-3 dias em Bariloche. Você achou o suficiente para conhecer os pontos turísticos? Ou, se pudesse, estenderia mais um dia para ir a La Angostura ou a um outro lugar onde você não pôde ir?

Bom..já te metralhei de perguntas (cara chato!)...chega! ::toma:: hahahaha

Parabéns pelo relato! Realmente, está muito bom! E obrigado por disponibilizar a sua planilha de planejamento! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá, Clau! Tudo bem?

Seu relato ficou demais! Curti muito! E era exatamente o que eu estava procurando! ::cool:::'>

Pretendo viajar com minha noiva nas minhas férias do mestrado (fim de julho ou de dezembro). Pelo que você passeou e pesquisou, qual época você acha melhor para contemplar as paisagens da Patagônia? Minha noiva é a fim de esquiar em algum Cerro (eu não ligo muito, não... ainda mais depois dessa do Schumacher ::lol4:: )... Será que se consegue brincar de esqui no verão?

E eu li que você ficou 2-3 dias em Bariloche. Você achou o suficiente para conhecer os pontos turísticos? Ou, se pudesse, estenderia mais um dia para ir a La Angostura ou a um outro lugar onde você não pôde ir?

Bom..já te metralhei de perguntas (cara chato!)...chega! ::toma:: hahahaha

Parabéns pelo relato! Realmente, está muito bom! E obrigado por disponibilizar a sua planilha de planejamento! ::otemo::

Olá Guizinhohr, não podes esquiar em nenhum lugar de America do Sul no verão.

Se você quer conhecer Bariloche e seus atrativos turísticos, assim como a Região (San Martin, Angostura, El Bolson, etc.) recomendo no mínimo uma semana.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então Guizinhohr, se vc não conhece vai adorar. Realmente não é possível esquiar no verão. Acho que os passeios do verão são muito diferentes do inverno. Aí depende do que vcs gostariam de fazer. Por isso, seu planejamento dependerá da epoca que vc irá, já que os meses que vc escolheu são em estações completamente diferentes. Eu gosto do verão, porque sinto mal com frio demais (apesar de ter vontade de passear por lá no inverno). Mas com certeza, se eu for no inverno ficarei por muito menos tempo, pois as atividades ficam mais restritas. No verão, os lagos ficam lindos, maravilhosos, exuberantes… E é possível ficar muito tempo perto deles sem ficar tão insuportável. Desta vez, tive a prova disso. Saí de Santiago com 30 graus e peguei uns 14 em Puerto Varas, no dia em que cheguei… No dia eu fiquei um pouco mais desanimada, porque não aguentava o vento, o frio.

Então, reforço que vc deve curti bastante PUCON. Conhecer tudo por lá. Puerto Varas e Frutillar também. Acho que uns três dias em Bariloche é suficiente. Se puder faça o passeio dos Lagos Andinos. Talvez dormir uma noite em Lago de La Angostura e outra noite em San Martin de Los Andes… Ficam próximos… E parece lindo. Convença sua noiva a trocar o esqui do inverno pela Ascensão ao vulcão Villarica em PUCON.. Ela vai pisar na neve, descer de esquibunda e talvez se sinta satisfeita.. srsrsr… No verão tem muitas atividades para fazer… A gente nem dá conta de tanta coisa linda… A propósito, sugiro o Hostel Penhouse em Bariloche. A vista é maravilhosaaaaa. Não gostei tanto assim de Bariloche, então na minha opinião no máximo 2 dias por lá e gaste o seu tempo em Lago de La Angostura e San Martin de Los Andes. Não sei se ajudei vcs, porque não sei quantos dias vcs reservaram para a viagem. Um abraço. Se quiser pode me adicionar no facebook.. porque postei um videozinho do vulcão…. Esse sim, adoreiii o passeio.. Claudiane Nicolau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Principe185, obrigado pelas dicas! ::otemo::

Pensei que, pela altitude e pelo clima, talvez fosse possível esquiar no verão. ::putz::

Você acha que vale a pena alugar um carro para passear por Bariloche e região? Ou é mais válido remises ou outras alternativas? ::prestessao::

Valeu pela ajuda, amigo! Um abraço!!

Guizinhohr, os remisses são baratos, e tem ônibus para todo lado, mas no Bariloche e Região as distancias são grandes e alugar um carro e uma excelente ideia e não ser caro.

Se curtes natureza tem muito para fazer, seja qual for a época do ano, pelo que insisto, não dediques menos de 7 dias. Por isso deves planejar bem a viagem que pretendes fazer, porque se for querer percorrer distancias muito grandes (de Santiago a Bariloche tem 1.150km) e ainda aproveitar o que tem de bom do caminho, iras precisar de muitos dias para poder aproveitar cada lugar e não passar correndo por cada um.

 

O verão e lindo, mas pense que o inverno da Patagônia e algo que você não tem como ver no Brasil, seja do lado Argentino ou Chileno.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Alguém sabe onde posso comprar as passagens para Pucon em Santiago? Chego em Santiago dia 28/10 e quero ir para Pucon dia 31/10, vou ter pouco tempo para comprar. Pelo site é impossivel, já tentei diversas vezes no site da Turbus e no da Pullman. Estou um pouco preocupada. :oops: Será que dá tempo e há disponibilidade?

E quanto a temperatura em novembro, alguém sabe a média? Não quero levar roupas desnecessárias, só os agasalhos que vou usar.

O que mais me preocupa é que já conheço Santiago e meu objetivo dessa vez é PUCON. Sou bastante organizada e esse lance de não conseguir comprar a passagem de ônibus está me deixando meio estressada. Já reservei o hostel em Pucon.

Obrigada. ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Clau Nicolau! Que relato maravilhoso! Farei um roteiro muito parecido com o teu em Junho, mas vou pular Pucon (tenho medo de nao conseguir subir o Villarica e essa ventura ta custando quase R$ 500,00) Chego em Santiago e to pensando em ir direto a Puerto Varas, depois Bariloche e deixar a capital Chilena por ultimo.

 

Seu relato foi muito bom, suas dicas me ajudaram muito! Obrigado!

 

Quando eu tiver um roteiro mais concreto venho aqui te pedir uma ajuda ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Até agora o que li, me identifiquei bastante com roteiro de vocês. Vou tentar explorar mais pucon pois todos falam muito bem. Pretendo ir esse mês ou Junho. Pretendo fazer um rafting tb. Sera que rola nesse periodo? Subir o vulcão todos que falaam que é uma missão mas é o mais irado de pucon. RS santiago tb tem uns museus, a igreja atrativo diferente. Acho que em pucon ou alguma outra área por ali tb rola uma tirolesa. Nem devo ir a Bariloche então. Devo voltar dali mesmo ::Cold:: kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...