Ir para conteúdo

Travessia Petrópolis-Teresópolis em julho


Posts Recomendados

  • Membros

Kun Yu e Juliana!

Obrigada pelas respostas!

 

Estou conversando com o Geovane, estou aguardando umas coisas antes de fechar.

 

Só estou receosa porque não aparece a opção de alugar barraca no site do PARNASO (deve ter acabado...) e não sei se aguento mais 2kg pra esse fim haha, mas vamo que vamo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 102
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Travessia sem perrengues não é travessia. O corpo cansa, mas a mente descança. Quem vai para a montanha e natureza, não pode querer o conforto de casa num lugar desses. Para ver as paisagens e curtir o ar da montanha, tem que encarar a pernada hardcore da trilha.

 

Se um dia vcs fizerem a travessia da Serra fina ou Marins x Itaguaré, ai vai ver o que é carregar peso.....são travessias classicas, mas bem mais puxadas que a Petrô x Terê, mas com a vantagem de não ser parque e nem ter que pagar taxas ou se sujeitar as frescuras e burocracias de parque nacional. A Serra fina é 4 dias, bem mais alto e bem mais bonito também.

 

O Guia e o transporte seria o unico custo para ambas as travessias, embora possa fazê-las sem guia mesmo, indo apenas com alguém que já fez e conhece bem. Eu por exemplo, procuro me encaixar em algum grupo que está organizando essas trilhas e assim, me livro do custo do guia, que é mais voltado para iniciantes.

 

Qto maior o perrengue, maior será a resistencia fisica e psicológica que ganhará....

 

Já fiz essa travessia 2 vezes, uma em um grupo e outra solo. E foi um ótimo treinamento para a Serra fina, essa sim, foi dureza mesmo, hehee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sem querer entrar em polêmica com vc Renato, mas cada um curti a trilha de uma forma única. Para alguns (muitos) basta as dificuldades que o local apresenta e o que puder fazer para amenizar o "sofrimento" é válido. Já para vc e muitos outros, quanto mais dificuldades melhor.

 

Boas trilhas e travessias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Renato, rapaz, bora lá!

Bom, assim que li o que você escreveu senti a necessidade de ler novamente porque a princípio achei que teve um certo tom arrogante...hehehee :shock: ! Fui procurar as coisas que você já havia escrito aqui nesse tópico e devo ter relido esse seu último umas quatro vezes (e não, não sou assim tão ruim de interpretação de texto, é porque quis ler cada vez com mais boa vontade e tentando ser prudente), daí vi que realmente você talvez não tenha tido a intenção de parecer rude (e não, não concordo que a primeira impressão é a que deve ficar...rs). É sério, eu não estou sendo irônica. Vi sim que você gosta de exaltar seu ritmo de caminhada, o quanto consegue fazer bem as trilhas, mas depois de ler tantas vezes e com tanto cuidado não acho que houve intenção de passar uma imagem desagradável. Mas mesmo assim acho bacana a gente falar sobre os pontos que você colocou.

Bom, primeiro é sobre o conforto na caminhada. Ninguém falou sobre conforto, e sim sobre achar que carregar mais peso vai comprometer seu andamento. Veja bem, as pessoas fazem trilhas por diferentes motivos, mas acho que o que há de comum não só entre trilheiros, mas entre qualquer pessoa que faça alguma atividade outdoor é justamente o contato com a natureza. E isso é lindo e ótimo, quanto mais pessoas gostando de estar em meio à natureza significa que há mais pessoas para protegê-la. Condicionamento físico é importante sim para aguentar "o tranco", mas condicionamento excelente só é imprescindível mesmo para atletas...concordo com você que é legal a gente se desafiar, e quando vamos fazendo mais trilhas vamos tendo mais vontade de desafiar o corpo, os medos, os limites...sim, isso é muito gostoso! Mas nem todas as pessoas têm as mesmas vontades ou não as têm ao mesmo tempo, na mesma velocidade. Por isso até os perrengues dos quais você fala podem ser diferentes de pessoa pra pessoa...pra um é vencer um desnível de uns 1000m no menor tempo possível, pra outro é subir o mesmo desnível parando pouco pra descansar e com bolhas nos pés e pra outro é simplesmente subir o desnível todo com o peso da mochila, descansando de tempo em tempo, mas sem pensar em desistir. E acredite, por mais que o nível de complexidade de se fazer uma trilha sem companhia seja indiscutivelmente bem maior, fazê-la em grupo e com guia pra quem não está tão acostumado também vai requerer esforço, físico e mental. Por isso, a mente, assim como o corpo, nunca vai estar tão descansada não... e outra, assim como na vida inteira, é bacana ser humilde e prudente pra reconhecer os limites do próprio corpo e dos seus conhecimentos. Tem relato direto de gente que se perde feio e acaba se dando mal...além de deixar os parentes e quem gosta tudo arrancando os cabelos, ainda tem que mobilizar Deus e o mundo às vezes por um resgate toooooooootalmente desnecessário, por pura imprudência. Tem que saber ser humilde e reconhecer que "se não pode com o pote, não pegue na rodilha"...heheheh.

Fazer trilhas sem guia é algo que quero também, sempre que for possível, mas é algo pra se fazer apenas se souber que pode "peitar" e dar conta....se não dá ainda, paciência, mas nem por isso alguém precisa deixar de fazer algo que lhe faz bem só porque não é "O(A) FODÃO(ONA) DAS TRILHAS".

Daí veio uma dica bacana que você deu, a de tentar se encaixar num grupo com pessoas experientes. Já deu certo pra mim algumas vezes, mas em outras não...hehehhe. Nem sempre é possível conciliar tempo, dinheiro e destinos...rs. Então, quando não dá pra juntar grupo, é o único período que se pode ir, não tem certeza se dá conta só e deu pra juntar algum (pesquisando exaustivamente os preços, assim faz gente lisa como eu), contrata um guia e vai ser feliz assim mesmo...kkk ::tchann::

Sobre a Serra Fina, ela já está na minha lista faz tempo e já é uma velha amiga, dez mil relatos foram lidos sobre, a logística começando a ser preparada e etc...mas terá que esperar outras duas que tenho em mente e aí também dependo de juntar o money e do tempo que terei disponível pra ir - vida adulta não perdoa, os compromissos são mil e um assim como as trilhas. ::essa:: Aí não é questão de SE, é questão de QUANDO! ::otemo::

Mas olhe, concordo com você quando diz que é com os perrengues que se aprende. Aí é como na vida mesmo, é tropeçando, perdendo o fôlego, tendo medo, errando e caindo que se aprende, que vai tomando gosto pela coisa e aprendendo como é gostoso trilhar a vida!

E caramba, desculpe pelo texto enorme, tá parecendo é um relato ::putz:: ! Mas é que não quis deixar de colocar nada, mas quis também ter o cuidado de colocar tudo com jeitinho, aí deu nisso....rsrsrs!

Abraço, Renato! E boas trilhas pra todos nós! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cada trilha tem seu sabor e encanto ..... Fiz a serra fina ano passado com amigos, sem guia e navegando com GPS. Farei de novo no fim de maio agora nas mesmas condições e acredito que a travessia de Petrópolis será tão bom ou melhor que a serra fina ... tudo dependerá da companhia, mas neste caso tenho certeza será o melhor possível ... Não vejo a hora de começar a travessia .... ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Faço parte de um grupo de Trekking que explora as trilhas da Chapada Diamantina há algum tempo, mas queremos conhecer outros lugares, a exemplo da Travessia Petropolis-Teresopolis. Quem já foi e puder dar umas dicas fico grato.

 

Quem quiser conhecer um pouco de nossas trips ou quiser dicas da Chapada Diamantina pode curtir nossa página:

 

https://www.facebook.com/pegadatrekking/?fref=ts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, gente! Olha, o guia é o Geovane Rento e a guiagem da travessia fica por R$ 290,00, conosco cozinhando. Ele tb falou que tem duas bem bacanas de um dia, pra quem quiser: Cobiçado-Ventania, por R$ 100,00 e Uricanal, por R$ 80,00. Abraço!

 

Olá Juliana, gostaria de me juntar ao grupo.

Estou querendo fazer essa travessia ja tem um tempo.

Se tiver algum grupo de whatsapp vcs podem me add? 21 970108914

 

Obrigada ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Renata! Ah, não temos grupo no whats, quem tá formando mesmo o grupo pra trilha é o Geovane (eu comecei desde o ano passado a combinar com ele e agora já somos um lindo grupo pra travessia !! ). Pode entrar em contato com ele e fazer a reserva no parque que dá certo! :D

Tô a disposição se vc tiver qq dúvida e eu puder ajudar, certo? Abraço e vamos sim! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...