Ir para conteúdo

Curaçao - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!

Estive em Curaçao entre 19 e 26/04/2016 e, como as dicas daqui foram muito úteis, resolvi fazer um resumão de como foi a experiência. :P

Viajamos meu marido e eu. Moramos no Pará, então compramos uma passagem promocional (Suriname Airlines) saindo de Belém no dia 18/04, com conexão em Paramaribo (01h30 min aprox) e saída às 06h do dia 19 para Curaçao, com escala em Trinidad e Tobago (03h aprox). Essa conexão foi a parte ruim da viagem, porque como o aeroporto fica a 30 km da cidade e passaríamos apenas 13h em Paramaribo, além de ter lido que taxi é muito caro lá, tínhamos nos programado para dormir no aeroporto mesmo. Mas o que não sabíamos era que o aeroporto fecha e que não há nada nas proximidades.. então fomos obrigados a gastar U$$ 50 na ida e na volta, além de U$$ 40 em um hotel basicão, sugestões de um único taxista que arrastava o português (não falamos inglês, mal o portunhol). Após essas horas trágicas de prejuízo e irritação por não termos nos planejado melhor, vou pular para Curaçao que foi o melhor. Sim, é lindo! Nossa impressão do país foi ótima, fomos atendidos em todos os lugares por pessoas muito simpáticas (com exceção dos chineses donos de minimercados) e pacientes com o fato de sermos turistas e não falarmos fluentemente a língua. O papiamento é tranquilo de entender na escrita, mas na fala é bem complicado. De modo geral, conseguimos nos virar bem no portunhol, mas voltamos com o compromisso de aprender o inglês básico esse ano. Alugamos um carro, o que é essencial. A diária, em reais, saiu em torno de R$ 105 para um modelo mini com ar, direção e sem limite de km.. uma pechincha. O hotel ficou em torno de R$ 130, simples e sem café. O dono é super gente boa e solícito. Não somos da linha de hotel requintado, então a opção nos atendeu muito bem: uma espécie de kit net com acesso particular, com cozinha, serviço de quarto sempre que precisássemos, máquina de lavar, internet e TV com os melhores canais fechados. A localização para nós foi excelente, mas estávamos de carro. As instalações são simples, mas tudo muito limpo e organizado.Conseguimos economizar bastante no hotel e no aluguel de carros, ambos serviços pesquisados e reservados pela internet, nos sites comuns que todos conhecemos. A alimentação foi praticamente toda feita no hotel: comprávamos coisas no supermercado e preparávamos por conta própria. Meu marido não gosta de comer fora, ainda mais em outro país. Fizemos um teste no primeiro dia e ele não gostou da ideia. Mas há muuuuita variedade na cidade, de comida chinesa a churrasco argentino, além dos fast foods comuns e restaurantes de alto nível. O trânsito é muito rápido, tanto que não tem placa de limite de km, o povo corre mesmo em qualquer viela, então é bom ficar atento, mas não tivemos problemas, fora algumas caras feias quando fazíamos um retorno torto ou andávamos a 80 km. Ah, o gps é essencial mesmo. Baixamos o Maps.me e é excelente, reconhece todas as praias e ainda nos proporcionou conhecer lugares que nem estava no nosso roteiro, porque ele tem opções de "pontos de observação" e "prédios históricos" (parafraseando), que vão aparecendo na rota. A versão tem tradução para o inglês e pode ser usada em qualquer lugar. Curaçao está como "Países Baixos Caribenhos", é só chegar e atualizar que você já sai do aeroporto dirigindo (como nós). E agora as praias: lindas, a água é impecável, mas só se tiver sol, pois com o tempo nublado a água fica escura, normal. Visitamos todas as mais comentadas e algumas outras que não vi em nenhum roteiro. As do norte realmente são as mais bonitas e tem pra todo gosto: quase deserta, badalada, rústica, sofisticada, etc. Das privadas visitamos três: Cas Abao (deslumbrante, sem tanta intervenção, mar lindo), Port Marie (muito bonita, sem tanta intervenção) e Mambo Beach (muito pequena, totalmente modificada pelo homem, fica ao lado de vários hotéis, oferece muitos serviços e tem baladas). Com exceção de Mambo, que fomos só para conhecer mesmo, levamos nosso kit lanche para todas e não fomos recriminados em nenhum lugar. Aliás, em alguns lugares é necessário, porque não tem estrutura nenhuma. O snorkel é essencial para uma experiência completa, porque o fundo do mar é lindo. Infelizmente deixamos pra comprar faltando três dias pra voltar e perdemos a oportunidade de mergulhar em muitas praias. Compramos no centro a U$$ 20, uma marca alternativa, mas de qualidade. Também não resistimos e compramos uma GoPro a U$$ 300, pois estava mais em conta que aqui. Por falar em compras, com esse dólar altíssimo poucas coisas compensam. Há muitas lojas de marcas importadas de roupas e perfumes, mas na hora de converter não vale muito a pena. Também tem muita loja com coisa made in china, então é bom ficar atento. As lembrancinhas de viagem me decepcionaram porque tudo tem cara de quinquilharia chinesa, a diferença é que é em dólar. O país passa uma sensação de muita segurança, então nos últimos dias relaxamos um pouco em deixar as coisas na praia e andar com câmeras nas ruas. Vimos alguns brasileiros, mas a maioria é gringo, principalmente da Europa... muitos. O clima é de calor e altas temperaturas, nós, um paraense e uma amapaense, já estamos acostumados com isso, então quem não está é bom não esquecer de abusar do protetor. Na volta, separamos U$$ 100 pra dita taxa a ser paga no aeroporto, mas, para nossa surpresa, a taxa já estava inclusa, acredito que porque viemos do Suriname, então quem vier de outros destinos é bom confirmar se tem que pagar mesmo. Sobre dinheiro, compramos dólares ainda no Brasil e fomos usando, ora florim (1 NFL vale mais ou menos R$2), ora dólar mesmo (1 NFL vale U$$ 1,75). Em todo lugar você pode pagar com as duas moedas, mas na grande maioria te devolvem o troco em florim, ainda voltamos com umas moedinhas de lembrança. Para sacar, o banco te dá a opção em florim ou dólar, mas acabamos sacando em dólar mesmo. Tem uma taxa de U$$ 4 para cada saque, então é bom se planejar e sacar só de uma vez o que precisar. Usamos cartão de crédito sem problema. Os preços em florim são muito próximos ao real, como uma cerveja em lata custar 2 NFL. E para quem gosta de bebida importada, os preços surpreendem: no supermercado Centrum, uma vodka Absolut sai por 23 NFL, preço similar ao Red Label, Old Par, Cavalo Branco, etc. Agora deixem para tomar a 51 aqui, porque uma garrafa é quase 50 NFL. Engraçado, né?

Bom, acho que de mais relevante era isso. Curaçao é muito interessante, o mar é lindo e sem dúvida voltaremos um dia, porque tem tanto lugar lindo para conhecer no Brasil e no mundo que fica difícil voltar todo ano. Qualquer detalhe que interessar, é só perguntar.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • Colaboradores

Tulio,

 

Ter acesso ao Maps com certeza vai facilitar bastante sua viagem por lá. Eu usei o tempo inteiro... As ruas são muito parecidas e é fácil errar o caminho.

 

Eu usei o meu próprio celular, então não sei te dizer se é mais barato usar a franquia diária que a sua operadora oferece ou o chip deles.

 

Abraço,

 

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Para ter acesso a aplicativos de mapas não precisa necessariamente de internet. O App Maps with Me funciona muito bem offline e até mesmo o Waze pode te levar pra qualquer lugar se carregar o mapa antes no wi-fi (e depois ele te leva offline pra esse destino quantas vezes quiser). Foi assim que fiz quando fui, pois minha operadora sequer tinha convenio pra funcionar lá hehe Sobrevivemos numa boa com wi-fi do studio que alugamos!

PS = hoje tenho um chip internacional, mas uso para viagens na Europa, que realmente faz diferença. Particularmente acho que no Caribe pode ser dispensado...tirar férias do 3G de vez em quando faz bem rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros
Em 07/01/2020 em 17:29, cris_unb disse:

Alguém fez o passeio a Klein Curaçao? Vale a pena?

Fui a Curacao em janeiro de 2015

Também estava nessa dúvida de ir a Klein Curacao ou não, e como bom brasileiro, deixei pra decidir lá

Problema que parece que existe um número limite de barcos/pessoas que podem ir a ilha por dia, e eles se esgotam com uma certa antecedência

Moral da história, que quando já estava lá decidir que queria fazer esse passeio, liguei para várias agências mas ai não consegui vaga em nenhum dos dias que estaria na ilha

Então caso decida ir, já vá com a reserva pronta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Agora, FCRO disse:

Fui a Curacao em janeiro de 2015

Também estava nessa dúvida de ir a Klein Curacao ou não, e como bom brasileiro, deixei pra decidir lá

Problema que parece que existe um número limite de barcos/pessoas que podem ir a ilha por dia, e eles se esgotam com uma certa antecedência

Moral da história, que quando já estava lá decidir que queria fazer esse passeio, liguei para várias agências mas ai não consegui vaga em nenhum dos dias que estaria na ilha

Então caso decida ir, já vá com a reserva pronta!

Sim, já está reservado. Não há necessidade de pagar antecipado, então achei melhor garantir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...