Ir para conteúdo

Patagônia de carro - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia pessoal,

 

Acompanho os relatos da viagem de carro até a Ushuaia a muito tempo e pela primeira vez decidi escrever solicitando dicas pois enfim creio que chegou a hora de realizar este sonho.

Minha previsão de partida é no dia 01.04, sei que está bem em cima, mas eu e minha esposa acabamos de ficar desempregados e já temos compromissos a partir de Maio e por este motivo penso que é agora ou nunca.

Já comecei todos os preparativos com o carro, um Sandero 1.6 2013, tais como, exigências de equipamentos nos outros países, revisão e afins.

Também comecei a correr com a papelada, seguro carta verde e outros exigidos nos países.

Tenho um roteiro pré estabelecido e é ai onde gostaria da opinião dos amigos, tais como dicas de passeios imperdiveis, quantos dias em cada lugar, o que acham dispensavel no roteiro e tal.

 

* São Paulo à Florianopolis - 700 km

* Floripa à Chui - 900 km

* Chui à Montevideo - 340 km (Não conheço Montevideo, por este motivo inclui no roteiro)

* Montevideo à Buenos Aires - Via Buquebus - 200 km

* Buenos Aires à Bahia Blanca - 650 km

* Bahia Blanca à Puerto Madryn - 660 km

* Puerto Madryn à Comodoro Rivadavia - 500 km

* Comodoro Rivadavia à Rio Gallegos - 800 km

* Rio Gallegos à Ushuaia - 660 km

* Ushuaia à Puerto Natales - 800 km

* Puerto Natales à El Calafate - 400 km

* El Calafate à El Chalten - 220 km

* El Chalten à Perito Moreno - 600 km

* Perito Moreno à Bariloche - 800 km

* Bariloche à Pucon - 500 km

* Pucon à Santiago - 800 km

E se o tempo de viagem permitir subir até San Pedro do Atacama e voltar por Foz do Iguaçu.

 

Agradeço antecipadamente os amigos que puderem auxiliar com o roteiro.

 

Algumas outras dúvidas.

 

Alguém já fez essa viagem em Abril e sabe me informar a duração do dia e se já posso pegar gelo na estrada?

Neste traçado eu fujo da policia corrupta na Argentina?

Devo levar um galão extra para gasolina ou esse problema de abastecimento já não preocupa?

Compensa comprar barraca para tentar economizar com hospedagem? Não ligamos muito onde dormir, preferimos economizar para os passeios.

 

Ah, gosto muito de dirigir em estradas (boas..rs), já fiz uma trip descendo do Piaui até São Paulo pela costa durante 30 dias.

 

Valeu antecipadamente galera.

 

Abraços e boas trips.

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Ricardo,

Já fui para Ushuaia duas vezes, uma vez para a Região dos Lagos e outra para o Atacama. Provavelmente em junho/2016 irei para o noroeste da Argentina e Bolívia.

Em vista da sua pretensão, eu coloco as seguintes dicas/sugestões:

- Eu sempre fiz o trajeto P. Madryn /Rio Gallegos de uma só vez. São 1.300 km que as características da Ruta 3 permitem fazer no mesmo dia. Já fiz este caminho 3x.

- Em janeiro/2016 fiz Ushuaia/Estância Doraike e depois Estância Doraike/Puerto Madryn. Fiz assim porque se hospedar em Rio Gallegos é caro e ruim (na maioria das vezes). E Rio Gallegos não tem nada de turístico. Procure por Estancia Doraike para pernoite. No Booking tem esta Estancia/Pousada para reservas. A Vivian (dona) é super gente boa e prepara jantas deliciosas hehe.

- Vi que vc colocou passagem por Perito Moreno. Sei que é a escolha mais lógica porque está no meio da Ruta 40. Porém, eu sempre dormi em Los Antiguos (uma volta de +- 120km somando ida e volta até R40 em estrada de excelente asfalto). Los Antiguos é sensacional e tem mais opções de hospedagem e restaurantes do que Perito Moreno. E é muito mais bonita!

- Abastecimento: em geral, você não terá problemas de falta de postos. Entre no site da YPF que lá tem todos os postos no mapa. Cuidado apenas com El Chalten, pois apenas existe lá um posto móvel de abastecimento. Em janeiro/2016 tive dificuldades para abastecer em Chalten, mas tinha combustível para chegar até Calafate. Em Calafate tive que ficar numa fila por mais de 2 horas para encher o tanque. Fique de olho, pois ainda há problemas políticos do governo com os petroleiros na região.

- Polícia corrupta: desde 2010, já fui cinco vezes para a Argentina e nunca aconteceu de ser parado por policiais corruptos. Estando tudo em ordem, vá sem preocupações. Apenas, sempre, respeite orientação de diminuir bastante a velocidade ao passar por postos de controle policial. Eles sempre perguntam de que cidade está vindo e para que cidade está indo. Puro controle vial normal.

- Sobre duração do dia, previsão do tempo em geral: no celular, eu sempre uso dois apps. O do Yahoo Tempo que mostra o horário do nascer e por do sol e o do Servicio Meteorologico Nacional da Argentina. Consulte também o site "www.sunrise-and-sunset.com" para maiores detalhes.

Outra observação devido a ser tema sempre debatido aqui. Eu sempre fui para lá de carro baixo (Golf e um 408) e nunca tive problemas (sem pneu furado e sem parabrisa trincado).

El Chalten e Pucon são sensacionais! Vc vai até Torres del Paine tbm??

Abraços e boa viagem!

 

Bom dia pessoal,

 

Acompanho os relatos da viagem de carro até a Ushuaia a muito tempo e pela primeira vez decidi escrever solicitando dicas pois enfim creio que chegou a hora de realizar este sonho.

Minha previsão de partida é no dia 01.04, sei que está bem em cima, mas eu e minha esposa acabamos de ficar desempregados e já temos compromissos a partir de Maio e por este motivo penso que é agora ou nunca.

Já comecei todos os preparativos com o carro, um Sandero 1.6 2013, tais como, exigências de equipamentos nos outros países, revisão e afins.

Também comecei a correr com a papelada, seguro carta verde e outros exigidos nos países.

Tenho um roteiro pré estabelecido e é ai onde gostaria da opinião dos amigos, tais como dicas de passeios imperdiveis, quantos dias em cada lugar, o que acham dispensavel no roteiro e tal.

 

* São Paulo à Florianopolis - 700 km

* Floripa à Chui - 900 km

* Chui à Montevideo - 340 km (Não conheço Montevideo, por este motivo inclui no roteiro)

* Montevideo à Buenos Aires - Via Buquebus - 200 km

* Buenos Aires à Bahia Blanca - 650 km

* Bahia Blanca à Puerto Madryn - 660 km

* Puerto Madryn à Comodoro Rivadavia - 500 km

* Comodoro Rivadavia à Rio Gallegos - 800 km

* Rio Gallegos à Ushuaia - 660 km

* Ushuaia à Puerto Natales - 800 km

* Puerto Natales à El Calafate - 400 km

* El Calafate à El Chalten - 220 km

* El Chalten à Perito Moreno - 600 km

* Perito Moreno à Bariloche - 800 km

* Bariloche à Pucon - 500 km

* Pucon à Santiago - 800 km

E se o tempo de viagem permitir subir até San Pedro do Atacama e voltar por Foz do Iguaçu.

 

Agradeço antecipadamente os amigos que puderem auxiliar com o roteiro.

 

Algumas outras dúvidas.

 

Alguém já fez essa viagem em Abril e sabe me informar a duração do dia e se já posso pegar gelo na estrada?

Neste traçado eu fujo da policia corrupta na Argentina?

Devo levar um galão extra para gasolina ou esse problema de abastecimento já não preocupa?

Compensa comprar barraca para tentar economizar com hospedagem? Não ligamos muito onde dormir, preferimos economizar para os passeios.

 

Ah, gosto muito de dirigir em estradas (boas..rs), já fiz uma trip descendo do Piaui até São Paulo pela costa durante 30 dias.

 

Valeu antecipadamente galera.

 

Abraços e boas trips.

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Renato Araujo,

 

Muito obrigado, já alterei o roteiro com conforme as dicas fornecidas.

Estamos ansiosos e nos últimos preparativos com partida programada para dia 05.

Se você tiver alguma planilha que possa compartilhar conosco seria interessante.

Não tenho pré reservas em nenhum local, você geralmente também viaja desta maneira?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigo

Tb já fui para a patagônia, e recomendo fortemente a carretera austral. Vi que não está em seu roteiro.

Um lado da cordilheira é uma coisa, do outro é completamente diferente. Diria que o melhor está entre Cochrane e Villa O' Higgins, se achar demais, ao menos até caleta Tortel.

 

Apesar de não dar a real dimensão das coisas :-o ,está tudo no street view.

Pretende viajar quantos dias?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Aos amigos e aos interessados, MOCHILÃO PARA PATAGÔNIA, DE VARIANTE ATÉ O FIM...

 

Nós da @Mochilão Brasil vamos embarcar junto com Gil Pereira na expedição @Patagonia de Variant, serão 10.000 km do litoral norte do RS a Ushuaia na terra do fogo. Vai rolar muito surf, trekking em Torres del Paine, migração de animais e uma baita trilha sonora! Curtam com agente através da página no facebook! Teremos postagens diárias, com vídeos e fotos. Hasta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Bom dia Ricardo!!! Você fez a viagem?

Pode dar dicas de como foi???

Estou pensando em ir em fevereiro para lá de carro também.

 

Desde já, obrigado!!!

 

Bom dia pessoal,

Acompanho os relatos da viagem de carro até a Ushuaia a muito tempo e pela primeira vez decidi escrever solicitando dicas pois enfim creio que chegou a hora de realizar este sonho.

Minha previsão de partida é no dia 01.04, sei que está bem em cima, mas eu e minha esposa acabamos de ficar desempregados e já temos compromissos a partir de Maio e por este motivo penso que é agora ou nunca.

Já comecei todos os preparativos com o carro, um Sandero 1.6 2013, tais como, exigências de equipamentos nos outros países, revisão e afins.

Também comecei a correr com a papelada, seguro carta verde e outros exigidos nos países.

Tenho um roteiro pré estabelecido e é ai onde gostaria da opinião dos amigos, tais como dicas de passeios imperdiveis, quantos dias em cada lugar, o que acham dispensavel no roteiro e tal.

 

* São Paulo à Florianopolis - 700 km

* Floripa à Chui - 900 km

* Chui à Montevideo - 340 km (Não conheço Montevideo, por este motivo inclui no roteiro)

* Montevideo à Buenos Aires - Via Buquebus - 200 km

* Buenos Aires à Bahia Blanca - 650 km

* Bahia Blanca à Puerto Madryn - 660 km

* Puerto Madryn à Comodoro Rivadavia - 500 km

* Comodoro Rivadavia à Rio Gallegos - 800 km

* Rio Gallegos à Ushuaia - 660 km

* Ushuaia à Puerto Natales - 800 km

* Puerto Natales à El Calafate - 400 km

* El Calafate à El Chalten - 220 km

* El Chalten à Perito Moreno - 600 km

* Perito Moreno à Bariloche - 800 km

* Bariloche à Pucon - 500 km

* Pucon à Santiago - 800 km

E se o tempo de viagem permitir subir até San Pedro do Atacama e voltar por Foz do Iguaçu.

 

Agradeço antecipadamente os amigos que puderem auxiliar com o roteiro.

 

Algumas outras dúvidas.

 

Alguém já fez essa viagem em Abril e sabe me informar a duração do dia e se já posso pegar gelo na estrada?

Neste traçado eu fujo da policia corrupta na Argentina?

Devo levar um galão extra para gasolina ou esse problema de abastecimento já não preocupa?

Compensa comprar barraca para tentar economizar com hospedagem? Não ligamos muito onde dormir, preferimos economizar para os passeios.

 

Ah, gosto muito de dirigir em estradas (boas..rs), já fiz uma trip descendo do Piaui até São Paulo pela costa durante 30 dias.

 

Valeu antecipadamente galera.

 

Abraços e boas trips.

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...