Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite a todos.

 

Peço ajuda para entender algumas coisas sobre a Serra da Canastra.

Últimos dias tenho pesquisado bastante sobre o local, nesse forum achei bastante dicas, mas mais voltado a quem tem 4x4 (confesso que não li as 35 paginas, mas das que eu li achei uma colega que falou sobre seu carro, um march).

Bom, pretendo ir pra lá na primeira semana de julho, não tenho tempo apertado (estarei de férias), mas pra não ficar algo muito extenso, tenho em mente de 4 a 5 dias só na região (pretendo emendar com alguma outra viagem, ainda não sei).

Não pretendo fazer "aquela viagem", conhecendo "cada cantinho", mas conhecer o que for mais fácil e mais interessante dentro dos dias estimados. Até agora o que eu "fechei" que devo ir são as trilhas por cima e por baixo da casca d'anta. Quanto aos outros passeios adicionais, ainda não "fechei" nada. Não pretendo fazer trilhas muito puxadas (adoro trilhas, mas nem eu nem minha esposa somos mais garotos, e além disso levaremos uma criança de 8 anos, não é chata com esse tipo de passeio, mas não deixa de ser uma criança). Além disso, não tenho um 4x4 , meu carro é um sandero (tá, na trilha por cima já vi que terei que arrumar um 4x4 que nos leve).

 

Algumas perguntas:

Dentro das condições que apresentei (carro de passeio e trilhas de média para fácil), o que os colegas me sugerem?

Pra ir nas duas trilhas do PARNA, preciso ficar hospedado nas duas cidades, uma em cada dia (S. Roque e Barreiro), ou posso ficar numa única (quanto menos deslocamentos, sempre é melhor)? nesse caso qual das duas seria melhor?

Com meu po"ç"ante, o que é melhor para complementar a viagem, Gloria ou Delfinópolis?

Pretendo viajar em dias de semana, saindo de sp num domingo, ou seja, fugindo do final de semana, os colegas acham que preciso reservar pousadas ou consigo me virar por la (camping nem pensar, já doei minha barraca e também não tenho mais "costas", hehe, pra isso)?

Sobre o 4x4 pra trilha de cima, é facil de arrumar por lá? alguma sugestão de local (acho que preço deve ser tudo igual, ou estou errado?) Vi um site sobre fazer a trilha de caminhao, de 80 a 100 reais, o dia inteiro (trilha de cima e mais alguns lugares), alguem sabe a respeito ou é roubada? Infelizmente nesse passeio vou ter que "morrer" com alguns cascaios a mais, mas pelo menos já vou preparado para a facada!

 

Amigos, agradeço qualquer ajuda. Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Olha, quando eu fui (de moto), teve um corsa Wind que fez o mesmo trajeto que eu dentro do parque. Isso foi na parte alta, roteiro tradicional (Imagino que essa deve ser a "trilha por cima" citada, mas sinceramente eu acho uma estradinha de terra kkkkk) e tinha chovido só um pouco. Então depende do "dó" que vc tem do seu carro e das condições da estrada na época que for. Verão é certeza de aventura. Inverno mais tranquilo. Muitas vezes eles consertam as estradas, e até que chova novamente, elas ficam mais tranquilas de rodar. Não da pra prever muito não. rsrs. Se chover forte, sempre complica muito. Acho que rola mesmo é consultar a portaria do parque antes de sair.

Na pior das hipóteses, pague o tour nos carros apropriados e não vá no seu. Não é bicho de 7 cabeças arrumar um jeep desses. Em São Roque da pra arrumar na hora, sem problemas. Basta chegar cedo na cidade. Na época tinha um monte caçando o povo na rua pra lotar o 4x4.

Quanto a hospedagem, fiquei em Capitólio, fui até São Roque e depois entrei no parque (Isso tudo no mesmo dia). Então não vejo problema também. Só aconselho pular da cama cedo pra aproveitar o dia.

Ah, quanto a Cascadanta por baixo, da pra ir com qualquer carro. É estradão de terra. Mole mole. rsrsrs.

Link para o comentário
  • Colaboradores

LuisRegadas,

aconselho ficar em São Roque pra fazer o passeio da Casca Danta. A cidade tem mais infraestrutura e acredito que a oferta de passeios seja melhor.

No mais, como o Tiago falou, tudo depende da condição das estradas e se vc tem dó ou não do carro. Fui pra Canastra no Reveillon passado, chovendo bastante, estradas terríveis e encontrei com um Gol lá no alto da Casca Danta, sem falar em outros carros de passeio que vi pelo caminho.

 

Antes de ir pra Canastra ligue na administração do Parque Nacional e pergunte sobre as condições da estrada da parte alta, se um carro de passeio vai sem problemas pra Casca Danta, por exemplo.

Lá nas redondezas de São Roque tem muitos outras cachoeiras para serem vistas, como a da Chinela, Cerradão, Capão Forro e Capão da Mata, todas tranquilas para carro de passeio e praticamente sem trilhas.

Acho que não tem necessidade de reservar hospedagem.

O preço do transporte é mais ou menos isso aí, 100$ por cabeça. Dependendo dos lugares visitados, compensa fechar com eles. Agora, se for só parte alta da Casca Danta, "nascente" do S. Francisco, Garagem e Curral de Pedra, carro de passeio vai tranquilo.

 

A cachoeira dos Rolinhos fica na parte alta também, não sei como é o acesso pra carro de passeio pq estava armando uma tempestade quando passávamos por lá. Fica mais próxima de S. Roque que a Casca Danta, se não me engano. Pelas fotos é bem bonita. Mais um atrativo em potencial. A outra é a cachoeira do Fundão, imperdível na minha opinião. Pelas suas características, só dá pra ir nela se vc fechar com um 4x4 e o cara fizer esse passeio. Carro traçado te deixa a uns 10-15 minutos do poço.

Link para o comentário
  • Membros

Hélio e Tiago, antes de mais nada, obrigado pela ajuda. Com certeza contribuíram muito para sanar minhas dúvidas.

 

Dó não é propriamente o sentimento, e meu carro nem é tão baixo assim. É medo de ficar preso/encalhado/atolado e precisar de resgaste. De qualquer forma, farei o que vocês disseram, ligarei no parque antes de sair de SP pra saber das condições das estradinhas. Não custa perguntar...

Tô pensando então que três dias inteiros em São Roque daria para "brincar" bem e com tranquilidade.

Como o colega falou de Capitólio, minha intenção é, não ida ou na volta, passar por lá, até porque indo de SP pela Fernão Dias (saindo em Pouso Alegre), acaba sendo caminho. Mas só de passagem, não penso em pernoitar por lá.

Sobre Glória e Delfinópolis, alguma dica especial/recomendação, qual das duas seria mais indicada para minha situação?

 

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
  • Membros

marcelovisk, bom dia

 

Eu já tinha lido seu relato (ótimo) na pag. 7. Quando entrei nesse forum, pesquisando pelo google, ele me "jogou" direto na pagina 7!

Esses caminhos Gloria - São Roque, ou o Delfinopolis-São Roque, por dentro do parque, são "trafegáveis"? você acha que vale mais a pena que dar a volta por Pihui/Capitólio? Quer dizer, se eu entendi, o próprio caminho que liga as duas cidades já seria o passeio do dia em si, pois, pelo que vi no maps, tem pontos a visitar no seu trajeto, é isso? Se for, minha preocupação é só sobre a trafegabilidade para carros de passeio...

 

abraços e obrigado

Link para o comentário
  • Colaboradores

exato luis. os caminhos em si, ja são um passeio.

sobre a "trafegabilidade" ( ::dãã2::ãã2::'> ) varia muito no ano, pois pode chover e criar "valas" na estrada...

no geral, a prefeitura de são roque e de Delfinópolis cuidava bem das estradas rurais, antes da crise!! rsrs

 

A maioria das minha idas naquela região foram com um Renault Clio e eu nunca fiquei na mão.

é claro que não pode ter dó do carro... mas se vc tiver cuidado, você vai em todos os lugares sem estraga-lo.

 

eu acho que nao vale a pena fazer o caminho Delfinopolis-São Roque, via Piumhi/Passos/Cássia.

eu iria pela serra.. vá pela estrada do céu... se informe la em delfinópolis ou na Casca Danta.. é fácil..

me manda uma mp com seu e-mail que eu te envio uns mapas.

 

Abraço, e boa sorte.

Link para o comentário
  • Membros

marcelovisk, boa tarde

 

Se eu tiver falando besteira, ou confundindo as coisas, me desculpe, mas lendo mais algumas paginas do forum, vi varios relatos sobre uma tal serra branca que é punk pra carro devido a pedras, inclusive acho que alguem disse que não conseguiu atravessá-la com um versailles, tendo que retornar.

Esse caminho pela serra de S. Roque a Delfinopolis (me interessou) que você está me indicando não passa justamente por essa serra branca?

 

Daria tempo pra fazer essa travessia após visitar a parte baixa da casca danta, ou seria melhor reservar um dia inteiro só para ela e todos os seus atrativos?

 

Estou te enviando meu email, obrigado mais uma vez

Link para o comentário
  • Colaboradores

a Serra Branca realmente é um pouco puxada. tem época que está trafegável, tem época que não.

você terá que se informar sobre isso la na hora... pra desce-la todo santo ajuda!! pra subir que é pior..

mas como eu disse antes, ja subi lá varias vezes no meu Reneut Clio guerreiro, com 4 pessoas dentro...

 

mas nem tudo está perdido..

tem um caminho alternativo, via são José do Barreiro que também te leva a Delfinópolis..

é um pouco mais longe, mas chega no mesmo destino..

 

na parte baixa da casca Danta, você vai precisar de umas 2 horas pra visita-la...

e ai tem o resto do dia pra viajar..

 

pra quem conhece o caminho, o trecho Casca D´anta, Delfinópolis pode ser feito numas 3,5 horas ou ate menos..

Link para o comentário
  • Membros

No youtube tem vários videos "descida da serra branca"... sei lá, se esse for o pior trecho da estrada, como diria o grande filósofo carioca "tá tranquilo tá favorável". ::otemo:: pior seria realmente subir, com aquela cascalhada solta!!

Claro, tem que confirmar antes, pois os vídeos não são de agora...

No começo fiquei preocupado porque tinha um trecho bem voçorocado que o carro não passaria (já no final da descida). Depois notei que na verdade era um trecho variante preferido por motoqueiros, mas nos videos feitos por quem estava de carro, usavam um trecho paralelo a este em melhores condições... é só descer bem na manha para o carro não pegar embalo, porque uma curva mal feita... aqueles cotovelos são cruéis...

 

Abraços a todos

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...