Ir para conteúdo

Travessia Petrópolis - Teresópolis... 10 Dicas


Posts Recomendados

  • Membros

tem o 611 (Bonfim) e o 616 (Pinheiral) ambos saem do do Terminal Correa. Este último deixa mais próximo, perto da escola rural Bonfim. O primeiro deixa a 1km do parque.

Fonte: amontanhista.com.br

http://www.amontanhista.com.br/aventuras/travessia-petropolis-x-teresopolis-serra-dos-orgaos/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 74
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Chegando em Petrópolis, no terminal Bingen, tome o ônibus número 100, que vai te deixar no terminal Central, que é a antiga rodoviária de Petrópolis.

Tem vários passeios que dá para fazer a pé, a partir do Hostel. Casa de Santos Dumont, Museu Imperial, Fábrica da Bohemia, etc. Os caras te informam no Hostel.

No centro, perto do museu imperial tem um restaurante por quilo muito bom e barato, chamado Soberano, caso deseje ir.

Para pegar o busão para o parque, pegue o ônibus número 611 (Pinheiral). O 616 também ia até lá, informe-se no Hostel. Esse ônibus vai te deixar próximo da entrada do Parque. É só pedir para o Motorista que ele te informa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado pelas informações, pessoal! Essa questão dos ônibus eu já dava por perdida, já estava considerando a despesa com taxi na planilha da viagem. ::mmm:

 

E não esqueça de deixar relatos e dicas aqui também hein

Dia 22 serei eu que farei a travessia.

 

22 de que? Porque eu vou somente em JULHO, heheheheh. Estou perguntando agora pq preciso planejar com antecedência meu cronograma, já que terei outros destinos emendados na travessia. Mas com certeza vou postar tudo que puder aqui, afinal, foi daqui que eu retirei tudo que sei até então.

 

Uma informação que talvez seja útil: Ontem eu fiz minha reserva e pagamento das taxas do parque, e para o abrigo do Açu, além de só ter a opção de camping (já a um bom tempo), não está disponível o aluguel de barracas. Liguei para o parque e o rapaz disse que se está indisponível é pq talvez estejam trocando as barracas ou algo assim, mas que para JULHO, talvez o abrigo já deverá estar funcionando novamente (beliche, bivaque, banho e cozinha). Por via das dúvidas eu reservei o camping, e troco se liberarem o abrigo mais adiante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

kkkk pensei que era pra já... Mas isso que é se prevenir com antecedência.... Hoje vou fazer as minhas reservas.

Separar mapas, pegar tracks do pessoal que já foi, separar já o que irei precisar para travessia e SIMbora.

Se dia 25 eu não der notícias... chamem o resgate...kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Pessoal, Abrigo do Açu disponível para Julho, conferi no site ontem.

 

Quanto a aluguel de barracas, não está sendo mais disponibilizado no site, mas diretamente na portaria, e não há como reservar, é chegar e pagar, dependendo da disponibilidade. Vou levar a minha no carro, e chegando lá, se tiver disponível eu alugo, se não, jogo a minha na mochila. Acho que valem os R$40 pra não ter que carregar minha barraca de 3kg pela travessia toda, principalmente porque dormirei em camping somente na primeira noite, no Açu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bom dia!

 

Estou indo fazer a travessia esse fds e queria uma informação sobre onde é melhor deixar o carro. Em Petrópolis ou Teresópolis? Pelo que vi parece que só tem estacionamento do parque em Teresópolis, certo?

 

Estou indo sem guia e sem gps, corro muito risco de me perder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Bom dia!

 

Estou indo fazer a travessia esse fds e queria uma informação sobre onde é melhor deixar o carro. Em Petrópolis ou Teresópolis? Pelo que vi parece que só tem estacionamento do parque em Teresópolis, certo?

 

Não sei quanto a ter ou não estacionamento em Petrópolis. Farei a travessia este mês também e optei por deixar o carro em Teresópolis, mas por um motivo pessoal: Eu considero que, na ida, estarei mais inteiro e com tempo para deixar o carro em Teresópolis e subir para Petrópolis de ônibus. E ao fim da travessia, meu carro já estará me esperando, não sendo necessário fazer toda a logística de busca-lo em Petrópolis. Prefiro fazer a logística antes do que depois da travessia.

 

Estou indo sem guia e sem gps, corro muito risco de me perder?

 

Como ainda não fiz, não sei te precisar isso, mas pelas dezenas de conselhos que li aqui no fórum, é totalmente desaconselhável ir sem guia e sem GPS, sobretudo no trecho Açu-Sino - 2º dia de caminhada. Dê uma pesquisada e você vai se convencer disso. Você tem smartphone? Se tiver, baixe o WIKILOC, entre no site pt.wikiloc.com e baixe um tracklog da travessia, daí é só seguir pelo aplicativo, que funciona muito bem! Importante, claro, levar um power bank pois seu celular não aguentará 3 dias ligado. Na pior das hipóteses, na falta do power bank, acione o aplicativo somente quando tiver dúvidas. Independente disso, estude BEM a trilha, mas BEM MESMO! Eu utilizo o Google Earth, pois é em 3D e dá uma bela noção da trilha e das referências visuais.

 

Não sei seu nível de experiência, mas acredito que, independente disso, cautela é sempre necessário neste tipo de ambiente.

 

Boa travessia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em Petrópolis a sede é bem pequena, estrada apertada, e pelo que me lembro não tinha muita área pra estacionar. Já em Teresópolis é tudo amplo, inclusive o estacionamento.

Se você tiver um bom conhecimento de trilha dá pra fazer sem guia, o problema é pegar um nevoeiro e perder a referência visual. Aí tem que sentar e esperar a névoa se dissipar. Por isso o uso de GPS é indicado. E a trilha tem trechos em lajeados de pedra, aonde não tem sinalização, por isso tem que estudar a trilha pra saber pra onde ir. Além dos trechos críticos que podem gerar algum problema pra quem tem medo de altura.

Se não tiver uma sólida experiência em trilha de montanha pegue um guia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...