Ir para conteúdo

Rio de Janeiro no feriado: pocket dicas, gastos e fotos!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros!

Vim compartilhar algumas dicas sobre o Rio de Janeiro, que visitei no ferido de Corpus Christi (27 a 31/05). Diferentemente dos outros relatos, vou colocar apenas as principais dicas de locomoção, alimentação e passeios, sem detalhar a atividade de cada dia. Quanto à hospedagem, fico devendo a indicação dessa vez, já que fiquei na casa de um amigo, no bairro Leblon. Quaisquer dúvidas, só perguntar!

 

Demorei um tempo a visitar o Rio por conta da enxurrada de notícias sobre a violência na cidade, especialmente envolvendo turistas. Mesmo sabendo que há exagero pela mídia, confesso que estava bem receosa. Só indo para ver que não é bem assim, mas cuidado (redobrado) nunca é demais. Na parte do centro/arcos da Lapa eu não me senti segura e não consegui chegar à escadaria Selarón, pois haviam uns meninos que não paravam de olhar para mim no estilo “vou te assaltar moça”. Tirando isso, o Rio é lindo!

Pessoalmente, não achei tããão imperdível como me falaram, mas é inegável a sua beleza e merece uma visita pelo menos uma vez na vida.

 

O que fazer

Fiz o pacote turistão básico:

- Museu da República - imperdível para quem gosta de história! Adoro visitar palácios e o do Catete não deixou em nada a desejar. Fiquei tão entretida que esqueci de fotografar o seu interior. Foi o passeio que mais gostei de fazer! Entrada grátis aos domingos.

 

- Lagoa Rodrigo de Freitas - bonita para dar uma caminhada e praticar exercícios.

 

- Passeada pela orla, de Copacabana ao Leblon - Achei a praia de Copacabana mais bonita, movimentada e agradável. No Leblon as pessoas que alugam cadeiras chegaram a ser um pouco inconvenientes de tanto insistir no aluguel. Leve uma canga e relaxe!

 

- Pão de Açúcar - imperdível! A vista da cidade lá de cima é maravilhosa! Decidimos comprar o ingresso na hora por conta do tempo. A fila demorou um pouco, mas nada muito absurdo. É possível comprar antecipadamente pela internet. R$ 76,00

 

- Cristo Redentor - sente-se do lado direito do trem na ida para ter a melhor vista durante o trajeto. Pegamos um dia meio nublado e não vimos o Rio de cima hahaha pelo menos não estava encoberta a cabeça do Cristo! Eu achei dispensável, minha irmã adorou. Nessa época dizem que é legal tentar pegar o pôr do sol de lá de cima. R$ 68,00.

 

IMG_20160528_104409605_HDR.jpg.128b88fa7b9db49a2ff8839290bfa052.jpg

 

- Jardim Botânico - achei bem dispensável, apesar de bonito. Recomendo só se tiver uma agenda folgada na cidade. R$ 10,00

 

IMG_20160527_111741276.jpg.0ddb00320f04897a1d02faabb8ea1683.jpg

 

- Parque Lage - bom para dar uma descansada, tomar um café em seu interior. Achei a arquitetura bem bonita! Melhor ainda: entrada grátis.

 

IMG_20160531_125702.jpg.38c8df018385a73749af801994fc1df9.jpg

 

- Forte de Copacabana - outro lugar que gostei bastante! Se não tiver pressa em ficar na fila, uma boa pedida é tomar café nas confeitarias de seu interior. Dá para passar uma manhã por lá. R$ 6,00

 

IMG_20160529_110102720_HDR.jpg.b0c9dba6c453e02f4539858211b2bf78.jpg

IMG_20160529_113936307_HDR.jpg.81b60a7919841ebf9eb4c4808ab5b208.jpg

IMG_20160529_115426790_HDR.jpg.3a91f135665875b9610cb39c8573c342.jpg

 

Vindo de São Conrado, algo que me deixou boquiaberta foi ver a favela da Rocinha. Você vê na tv e parece ser grande.. imagina que moram milhares de pessoas lá, então deve ser grande.. mas, meu amigo, é um mega paredão! Mesmo assim, não tive vontade de fazer o favela tour (sim, existe isso também).

 

O que ficou para a próxima visita: Real Gabinete Português de Leitura e Biblioteca Nacional, Igreja da Candelária, Paço Imperial e CCBB, Ilha Fiscal, bate-volta para Petrópolis e escadaria Selarón (sou brasileira, não desisto nunca! haha). Se der coragem, pular de asa delta da Pedra da Gávea, e conhecer algumas praias para os lados da Barra da Tijuca. ~apenas~ isso ::tchann::

Link para o comentário
  • Membros

Adendo ao tópico anterior: faltou o Maracanããã!! Pode isso, Arnaldo? Estava fechado para as Olimpíadas ::vapapu::

 

Como se locomover

Dado o meu receio inicial do Rio, andei apenas de táxi e Uber. A qualidade do serviço (e preço!) do Uber é incomparável com a do táxi. Pegamos a maioria das vezes o Uber. Se não estiver sozinho, acho que já vale utilizar esses serviços, sai muito em conta.

 

Também havia baixado o app do Metrô do Rio (MetrôFácil), mas não cheguei a utilizar. Tem uma proposta bem funcional.

 

Onde comer

Confeitaria Colombo - Centro: tradicional confeitaria, fomos tomar o café da manhã lá. Os pratos são muito bem servidos e o ambiente, sem palavras! Prepare-se: você vai querer comer tudo o que tem na vitrine. Recomendo! Um misto quente e suco: R$ 34,00

 

IMG_20160530_105907654_HDR.jpg.8db82bab39e0697d0795d66493220587.jpg

 

Restaurante Graça da Vila - Catete: restaurante por quilo com muita variedade de pratos e todos bem preparados. Ou seja, bbb (bom, bonito e barato) ::otemo:: . Ótima pedida caso tenha visitado o Museu da República, pois fica a poucos passos de distância. Refeição e bebida: 27,00

 

Posto 6 - Copacabana: Tomamos café da manhã antes de visitar o Forte de Copacabana. Ambiente agradável, bastante movimentado (era domingo). Dá para passar um tempinho lá. Açaí com granola: 15,00

 

Boteco Belmonte - Ipanema: bem animado, ambiente agradável. Fomos assistir à final da Champions, portanto estava lotado! Alguns chopps: 32,00

 

Restaurante Gula Gula - Leblon: muito boa a comida e com um preço não tão abusivo se comparado com os outros restaurantes do Leblon. Refeição e bebida: R$ 53,00

 

Talho Capixaba - Leblon: bom para tomar um café, com preços não tão abusivos também. Lanches muito bem preparados e as pastinhas são boas para experimentar. Um sanduíche: 20,00

 

Resumo da ópera: o relato foi curto, pois a passagem pelo Rio foi curta também, hehe. A cidade me agradou e voltarei certamente! Violência e falta de segurança tem em qualquer lugar, então minha dica final é não deixar de visitar o Rio de Janeiro pelo que temos visto nos meios de comunicação :) vá com a mente aberta e tome os cuidados básicos. De resto, aproveite!!

 

IMG_20160528_120813520_HDR.jpg.90f4efab04715759a7af312509a1be43.jpg

 

ATUALIZAÇÃO – 06/05/2017

Tive a oportunidade de passar mais alguns dias no Rio e aproveito para complementar as dicas daqui :)

 

Agora tenho uma indicação ótima de hospedagem: Injoy Hostel. O maior diferencial dele foi a oferta de transfer aos aeroportos e rodoviária por um preço não muito abusivo. Localizado no bairro Botafogo em uma rua sem saída, com guarita e segurança, o que torna o local muito seguro. Fica a menos de duas quadras de uma estação de metrô e de uma rua com diversas opções de bares e restaurantes! À noite fica agitado por lá e não tive problemas de andar nas ruas. Estávamos eu e uma amiga e não nos sentimos inseguras!

 

Como tive apenas um dia livre na cidade e o tempo estava nublado optei por visitar mais alguns pontos turísticos ao invés de ir para a praia (continuação dos pontos turísticos imperdíveis para quem gosta de história, rs).

 

O que fazer

- Biblioteca Nacional - visita guiada gratuita às 10h e achei muito interessante! A estrutura do prédio é maravilhosa e sem a visita não se entende o valor que a biblioteca tem para o nosso país. Se não quiser fazer a visita guiada, uma entrada no saguão já vale a pena.

 

IMG_20170427_093207132.jpg.29a456de4b3fdfd94ebafe01ce01beeb.jpg

 

- Theatro Municipal - visita guiada em diversos horários a um custo de R$20,00. Sensacional, sem palavras! Achei que foi o passeio que mais valeu a pena! O Theatro é maravilhoso e ainda pegamos um ensaio de ópera. Recomendo.

 

IMG_20170427_155301.jpg.be91d9112fddbea3e493b907beba75a7.jpg

 

- Centro Cultural do STF - não tem muita coisa para ver, especialmente se você não for da área do direito. Era onde os ministros do STF julgavam os processos antes de mudarem para Brasília. Também foi construído em 1905 junto com o Theatro Municipal e a Biblioteca. Entrada franca.

 

Adendo: Botafogo Praia Shopping - parei para almoçar lá já que tinha que voltar ao hostel e pegar o transfer para o Galeão. No último andar do shopping há um terraço com uma vista maravilhosa para a cidade. Se estiver por perto, é um local legal para ficar um tempinho e tirar umas fotos.

 

IMG_20170427_125831778_HDR.jpg.91c1a69ec56941c93dc5808dc4b2870e.jpg

 

Onde comer

Balada Mix – Botafogo: restaurante muito conhecido na cidade, há em vários lugares. Preço bem razoável para o Rio (mesmo valor do que tem aqui em Curitiba) e comida bem servida e saborosa. Tem uma proposta saudável, mas há também opções menos saudáveis hihi. Hambúrguer com batata e suco: R$ 47,00

 

Boteco Colarinho- Botafogo: fica na rua com diversas opções de bares, um ao lado do outro. Gostei da atmosfera e bem agitado. Diversos televisores para passar jogos de futebol. Chopp 600ml e água: R$22,00

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá, Bárbara!

 

Novamente estou aproveitando seus relatos para me preparar para uma viagem. ::otemo::

 

Irei pela primeira vez ao RJ entre 9/04 e 15/04. Aproveitei o feriadão da semana santa (trabalho em instituição católica que para a semana inteira ::hahaha::) para me aplicar ao visto americano (entrevista foi agendada para o dia 12/04) e fazer uma tour pela cidade do Rio.

 

Vamos ver... Como muitos, tenho muito receio da tão "aclamada" violência na cidade. Não vou levar minha câmera DSRL. Levarei apenas minha GoPro 5, que é mais discreta.

 

Devo ficar perto do Arpoador. Certeza que irei na Confeitaria Colombo. Tomarei suas referências de bares e restaurantes.

 

Agora, uma coisa que estou cogitando seriamente é saltar de asa delta (ou parapente. Qual seria o melhor?). Espero tomar coragem, pois deve ser uma experiência fantástica (embora cara. Faixa de 400 temer pelas minhas pesquisas).

 

Enfim, obrigado pelo relato.

 

Abraço.

Link para o comentário
  • Membros

Olá, Bárbara!

 

Eu sei que previsão do tempo é algo complicado; eles não conseguem prever nem o clima do mesmo dia, quem dirá de semanas depois... Mas... Olhando pelo Accuweather, parece que justamente na semana santa o tempo poderá estar ruim em praticamente todos os dias.

 

Espero que a galera da previsão do tempo continue errando, como fazem na grande maioria das vezes... :lol:

 

Se der tudo certo, e o tempo estiver favorável, vou tentar agendar um salto de asa delta. Espero ter coragem na hora H! ::mmm: Já até peguei o contato de um instrutor muito experiente e famoso conhecido como "Mosquito".

 

Espero também que o tempo esteja bom para poder curtir as vistas do Pão de Açúcar e Cristo Redentor.

 

Novamente, muito obrigado!

 

Espero trazer boas notícias/relatos quando voltar. ::otemo::

 

Abraço!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...