Ir para conteúdo

VIagem de Joao pessoa-PB para Sao Jose dos Campos-SP de carro.


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia a todos os amigos do Mochileiros.com. Sou novo aqui e espero não estar postando minha pergunta na seção errada do site. Esse site é muito interessante e ao pesquisar sobre minha viagem, percebi que muitas das vezes era aqui que encontrava boa parte das respostas. Então, resolvi me cadastrar e pedir ajuda do pessoal experiênte que por ventura possa dar-me algumas dicas.

 

No dia 16 de agosto, às 02h00 da madrugada, estarei partindo de Joao pessoa-PB para São José dos Campos-SP de carro, Grand Livina, 1.8, com toda a família (Eu, esposa e 3 filhos adolescentes). Só estou indo de carro porque preciso trazer algo de lá que ficará muito carro trazer por transportadora. Então, não será nossa meta ir passeando e parando. Pararemos para fotos e, de repente, uma visita rápida a algum lugar que valha muito a pena, mas o objetivo principal é chegar o mais rápido possível, mas com toda segurança possível. Não pretendo por minha família em risco desnecessário tentando chegar mais rápido do que a segurança permite.

 

Então, galera, é aí que começam minhas dúvidas. A principal delas é qual rota seguir: BR-101 ou BR-116. qual é mais segura. Pelo que pesquisei no google mapas (toda minha rota foi preparada com ele), pela BR-101 após vitória da conquista é mais longe do que a BR-116.

Então, vamos às perguntas:

 

1ª - Qual rota é a mais segura em termos de risco de acidente: BR-101 ou BR-116?

2ª - Quantos KM acham que dá para dirigir por dia? Na minha programação, na primeira parte da viagem (joao pessoa - Vitória da Conquista, tentarei fazer os 1300km parando apenas para almoçar e as pausas normais a cada 2 ou 3 horas.

3ª - Alguém tem alguma dica de lugares para pernoite? Pretendo tentar economizar ao máximo. Não significa que pretendo por minha família em qualquer lugar. Pesquisei nos hoteis Conquista Palace Hotel, em Vitória da Conquista e no Solar Flat Hotel em Juiz de Fora o preço de R$250,00. Acho que mais barato do que isso para 5 pessoas será meio difícil.

4ª - Abaixo os colegas encontrarão a programação de rota completa com horários previstos de saída e de chegada em cada um dos pontos de parada até o destino final, inclusive com as coordenadas latitude/longitude de cada um dos pontos de cidades referências para facilitar a orientação. Basta colar as coordenadas no google mapas e ele traça a rota. Por favor, opinem. Principalmente na parte final, pois pretendo pernoitar em Juiz de Fora por causa do preço do hotel e dalí em diante acho melhor ir por dentro de Minas do que voltar para a BR-116 mas, se os colegas tiverem outras idéias, me ajudem, por favor.

5ª - Não estou preocupado com gasto com combustível pois estou reservando uma média de R$1500,00 para a ida incluindo pedágios e acho que não gastarei tudo isso. Mas gostaria de saber a opinião da galera.

 

Segue abaixo o roteiro da viagem.

O tempo da viagem eu calculei baseada em outras viagens que já fiz. Percebi que em viagens com distâncias de 400km, por exemplo, fiz a viagem 20% mais rápido do que o previsto pelo google mapas. Enão, apliquei a mesma regra a meu planejamento. Não significa que está correto. A média de velocidade eu obti de um colega que viajou recentemente para São Paulo. Ele me passou os tempos da sua viagem e eu usei para chegar à média presente em meu planejamento. E por último, os colegas vão observar que eu coloquei uma cidade referência para cada hora de viagem porque assim poderei saber com maior precisão se chegarei a cada um dos destinos na hora planejada ou não. A única coisa que não é negociável nessa viagem é dirigir a noite. Já está decidido que após as 18h eu paro o carro na primeira cidade que aparecer, independente do preço de pernoite. Por favor critiquem tudo.

Já agradeço com antecedência.

 

PRIMEIRA PARTE DA VIAGEM: JOAO PESSOA-PB para VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

 

Saída de casa às 02h00 da madrugada

Primeira parada: Alagoinhas, para almoçar. Chegada 11h00. Tempo de viagem: 9h12min. Distância percorrida: 830 km. Velocidade média: 90km/h

1ª hora: Igarassu-PE..............................................(7°50'02.9"S 34°54'48.0"W)

2ª hora: Escada-PE................................................(8°21'41.9"S 35°12'50.5"W)

3ª hora: Novo Lino-AL.........................................(8°53'10.9"S 35°37'55.5"W)

4º hora: Pilar (5 km antes de pilar)..................(9°30'06.8"S 35°54'31.1"W)

5ª hora: Teotônio Vilela-AL................................(9°54'20.4"S 36°21'12.2"W)

6ª hora: Cedro de São João-SE........................(10°16'22.6"S 36°52'14.3"W)

7ª hora: São Cristóvão-SE..................................(10°56'56.2"S 37°12'43.0"W)

8ª hora: Cristinápolis-SE....................................(11°28'28.4"S 37°45'07.7"W)

9ª hora: Após Tronco BR-101/BA-093............(11°59'40.0"S 38°14'52.0"W)

10ª hora: Alagoinhas-BA....................................(12°08'16.5"S 38°24'59.3"W)

 

 

Saída de alagoinhas às 13h00.

Segunda parada: Vitória da conquista (Conquista palace hotel) às 18h00. Tempo de viagem: 6h00min. Distância percorrida: 481 km. Velocidade média: 80km/h

1ª hora: Feira de Santana-BA (Já entrando na BR-116)...........(12°16'09.4"S 38°59'22.2"W)

2ª hora: Santa terezinha-BA.............................................................(12°38'33.8"S 39°36'11.8"W)

3ª hora: Umbuzeiro-BA......................................................................(13°09'55.7"S 39°59'55.2"W)

4º hora: Jequié-BA..............................................................................(13°50'42.7"S 40°06'42.2"W)

5ª hora: Pocões-BA..............................................................................(14°30'36.9"S 40°21'47.3"W)

6ª hora: Vitória da Conquista-BA....................................................(14°50'49.0"S 40°52'38.3"W)

Conquista Palace Hotel: Avenida Brumado, 3600 - Bateias, Vitória da Conquista - BA

 

 

SEGUNDA PARTE DA VIAGEM: VITÓRIA DA CONQUISTA-BA para JUIZ DE FORA-MG

 

Saída de vitória da conquista às 06h00.

Terceira parada: Juiz de fora (Solar Flat hotel) às 18h00. Tempo de viagem: 11h00min. Distância percorrida: 976 km. Velocidade média: 90km/h

 

1ª hora: Candido Sales-BA.....................................................(15°30'26.4"S 41°14'07.0"W)

2ª hora: Medina-MG.................................................................(16°13'33.3"S 41°28'16.1"W)

3ª hora: Padre Paraiso-MG (bloqueio na pista)...............(17°02'02.2"S 41°26'47.3"W)

4º hora: Teofilo Otonio-MG (13km para chegar).............(17°43'53.6"S 41°29'55.7"W)

5ª hora: Jampruca-MG (Sem cidade referência).............(18°23'39.9"S 41°49'06.8"W)

6ª hora: Eng. Caldas-MG.........................................................(19°04'51.1"S 41°59'58.4"W)

7ª hora: Caratinga-MG.............................................................(19°46'40.0"S 42°08'02.0"W)

8ª hora: Orizania-MG................................................................(20°30'42.2"S 42°11'39.0"W)

9ª hora: Muriaé-MG..................................................................(21°15'21.9"S 42°24'08.1"W)

10ª hora: Maripá de Minas-MG.............................................(21°41'47.2"S 42°57'39.0"W)

11ª hora: Juiz de Fora-MG.....................................................(21°45'39.0"S 43°20'44.3"W)

 

Solar Flat Hotel: Av. Getúlio Vargas, 353 – Centro, Juiz de Fora-MG R$150+R$110 = R$260

 

TERCEIRA PARTE DA VIAGEM: JUIZ DE FORA-MG para SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

 

Saída de Juiz de Fora às 06h00.

Chegada em São José dos Campos-SP às 10h00. Tempo de viagem: 4h30min. Distância percorrida: 391 km. Velocidade média: 90km/h

 

1ª hora: Olaria-MG (Referencia após passar a cidade)..........( 21°55'00.1"S 44°00'50.9"W)

2ª hora: Aiuruoca-MG (8 km após entrada da cidade)..........(21°55'59.4"S 44°43'00.1"W)

3ª hora: Passa-Quatro-MG..............................................................(22°23'21.2"S 44°57'46.1"W)

4ª hora: Pindamonhangaba-SP....................................................(22°55'30.0"S 45°21'03.6"W)

5ª hora: São José dos Campos-SP...............................................(23°16'03.9"S 45°53'36.2"W)

 

HOTEIS

• hotel oliver – tres rios-rj R$385,00 5 pessoas (24)2255-2966/2255-2962

• Cesar Palace Hotel – juiz de fora-mg R$320 5 pessoas. (32) 3215-6599

• Solar Flat Hotel – juiz de fora-mg R$150+R$110 = R$260 (Av. Getúlio Vargas, 353 - Centro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Amigo, vou dar alguns pitacos no seu planejamento.... fiz Maceió - SP três vezes o ano passado....

 

Fui uma vez de gol 1.6 novo e duas com a blazer 2.0 (2007), o fator carro e peso interferem muito na viagem, com o gol (vazio)a viagem rendeu mais (vel. média 100km/h), a primeira vez com a Blazer (vazia) a velocidade média era de 90km/h e a segunda lotada foi de apenas 70km/l.

 

Não se anime muito com a vel. média, pois tanto a 101 como a 116 tem várias lombadas e trechos urbanos, sem falar nos radares de 60 km/h e o trafego pesado de caminhões...Com o Gol tive liberdade de chegar aos 160 km/h em algumas retas, mas depois de quase atropelar um jumento e um cachorro, voltei a andar na casa dos 110 (velocidade ideal de cruzeiro nas BR's)

 

Pense também que o melhor é chegar bem do que enfrentar um acidente ou quebrar o carro com os buracos existentes na estrada....

 

Se vc não vai rodar a noite, não estabeleça um objetivo pesado, tente rodar entre 900 a 1000km. Andar mais que isso deixará você muito cansado de desatento para a estrada... Tente revesar com a sua esposa, nem que seja 100 km, pois 1 hora de descanso já renova boa parte de suas energias...

 

1º - você conhece o trecho da BR 101 até Penedo - AL? Se não conhece, digo para descansar mais e programar para trafegar nela de dia e descansado.... o ano passado trafeguei de Itamaracá até o REcife e percebi que a estrada estava muito ruim, com muitos buracos, de modo que a viagem não rendeu a velocidade média de 100km/h.... Lembre-se de evitar o horário de pico em Recife.

 

A BR 101 entre Recife e Maceió está em obras de duplicação e, portanto, há vários siga e pare, sem falar no trechos que a estrada do nada volta a ser mão única, tome cuidado, a sinalização é deficiente e há muitos acidentes.

 

De Maceió até Penedo, a estrada também está sendo duplicada, mas o trecho de Teotonio Vilela até Propriá é critico por conta dos buracos....

 

Sempre que sai daqui de Maceió (saída às 5hs) , coloquei como objetivo almoçar e abastecer em Estância, pois o posto tem mais infra e a gasolina é boa....Se vc conseguir estará andando bem...

 

Se for pela BR 116, vc consegue dormir em Vitória da Conquista... pela BR 110 tente dormir em Itabuna....

 

A respeito da BR 116, ela é mais carregada de caminhões, porém na BA ela é pedagiada e um tapete até Itatim (embora mão unica), tome cuidado com as lombadas, sempre que tiver um povoado haverá lombadas e radares de 60 km/h. O ponto favorável é que você não passa pelo RJ e o transito caótico e perigoso...Se for pela 116, pense em ir/dormir em Três Rios e siga para Volta Redonda, em Volta pegue a Dutra e seja feliz...

 

A BR 110 não destoa muito (lombadas e radares), a diferença é que uma rota que terá mais carros (turistas) do que caminhões, principalmente na BA... A partir do ES vc poderá andar tranquilamente a noite até chegar em SJC, as estradas são todas pedagiadas e bem sinalizadas....No ES tem vários PRF's com radares móveis, não pense em andar acima do limite, pois certamente vc tomará algumas multas e saberá somente quando a multa chegar na sua casa.... Cuidado no RJ, não trafegue a noite pela linha vermelha (risco de assalto) e evite horários de pico (retenções -- trânsito).... Na Dutra vá tranquilo, a estrada é perfeita e muito bem sinalizada...

 

Não deixe de registrar a sua viagem para que outros viajantes aproveitem as suas informações...

 

Boa viagem e conte comigo para outras dicas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marcelo Iranley, bom dia. Puxa, você está me dando uma contribuição valiosa. É minha primeira viagem para São Paulo e estou realmente desejando fazer a melhor programação possível, dentro do que as condições gerais de estrada, transito e tempo que tenho e, suas dicas são muito bem-vindas.

Se entendi bem, num resumo geral, você diz que:

1ª – Sei que o peso interfere no motor, mas não imaginei que seria tanto assim. 90km/h não me parece muito para uma blazer, mesmo cheia. Qual você acha que foi a causa de sua velocidade média ter caído para 70km/h com ela cheia?

2ª - BR-101, se eu sair de madrugada, não é uma boa opção no trecho João Pessoa – Vitória da Conquista. Portanto deveria ir pela BR-116. Mas se eu sair já ao amanhecer, BR-101 é viável. É isso? Não conheço o trecho da BR-101 até Penedo-AL.

Pelo que você descreveu, estou certo de ir pela BR-116 a partir de Vitória da Conquista. A grande dúvida agora é no trecho de João Pessoa até lá. Dizem que pela BR-101 é mais bonito. Mas, como eu disse, tempo de viagem será importante para mim, dentro das condições de segurança, sempre.

3ª – A velocidade média será um pouco menor do que a que eu previ. Portanto seria bom rever meu tempo de viagem e hora de chegada previstos.

4ª – Você citou que se eu for pela BR-116, consigo dormir em Vitória da Conquista, mas também sugeriu que eu não dirija mais do que 1000km/dia e, o trecho Joao Pessoa – Vitória da Conquista tem 1300km. Então, só para eu entender, você acha que se eu for pela BR-116 consigo rodar até Vitória da Conquista, mesmo sendo mais do que você considera ideal? E em qual ponto eu pegaria a BR-116? Revezar no volante não é uma opção pois somente eu dirijo.

5ª – Você sugeriu pernoite em Três Rios. É um pouco mais longe do que Juiz de Fora partindo de Vitória da Conquista, que é a cidade que estou usando como referência para a primeira etapa da viagem. Você tem alguma noção de preço de pernoite por lá? Eu também acho Juiz de Fora um pouco fora da rota. Mas nesse caso, fui mesmo pelo preço do pernoite.

6ª - As dicas sobre os radares, limites de velocidades, povoados e lombadas são uma contribuição imensa. Obrigado. Já peguei uma lombada sem pintura numa viagem para minas. A lombada era praticamente invisível. Quase tive que mandar desamassar o teto do “preminho” fiat “cor de burro quando foge”.

 

Muito obrigado pelas dicas Marcelo. Desde que postei aqui há alguns dias, tenho visitado o site várias vezes por dia na esperança de poder encontrar algo que pudesse me ajudar e, de repente encontro seu texto que vejo que escreveu com atenção no intuito de me ajudar.

Certamente registrarei muitas informações técnicas sobre a viagem. Mas não garanto que pararei muito para conhecer lugares e tirar muitas fotos. Mas, o que eu tiver, eu passo.

 

Muito agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Alex, o fato do carro estar carregado dificulta nas ultrapassagens, principalmente nas subidas, onde geralmente se forma filas de carretas.

 

Outro fato importante é a retomada de velocidade de cruzeiro após as lombadas e radares....Você deve ter em mente que se forçar o motor o consumo vai lá embaixo e a viagem acaba sendo muito onerosa....

 

2º vc deverá escolher entre a Br 101 e Br 116 quando estiver em Feira de Santana, até Feira vc deverá ir pela Br 101....Sobre a beleza da estrada, não vejo muita diferença, pois sempre fui com o foco na viagem e não na paisagem.... a BR 116 cruza uma parte do sertão da Bahia, enquanto a BR 101 vai pelo litoral (mas não dá para ver o Mar - 60 km para dentro)... Ambas são bem semelhantes, exceto o fato da Br 101 depois do ES ser pedagiada e ter mais infraestrutura...

 

3ª Sugiro que vc mantenha este plano que vc fez como sendo o melhor, crie um plano intermediário e um plano pessimista, assim você estará preparado para todos os cenários possíveis... (conte também com eventual falha do carro)

 

4ª No primeiro dia você conseguirá rodar mais, mas, de fato, vai ser muito dificil vc chegar em Vitória da Conquista, pense em pousar em Jequié ou até mesmo em Feira de Santana (lá tem Ibis e hoteis bons e baratos), Em Feira vc escolhe se vai pela 101 ou pela 116.

 

5ª A rota tradicional para lá é por Três Rios.... Penso que cidades maiores tem infra de hoteis melhores, sem falar que na estradas tem vários hotéis para pernoite... Nunca dormi em Três Rios, dormi em Gov. Valadares e em Vitória da Conquista...

 

Lombadas sem pintura terão muitas e sem placas algumas...mas se vc tiver eem velocidade segura não será pego de surpresa....

 

Cuidado nos postos que abastece, pois além da gasolina ruim vc corre o risco de ser assaltado no posto ou na estrada (os ladrões ficam observando no posto). Evite pagar em dinheiro, use o cartão. Prefira postos que há várias carretas, se possível troque informações com os caminhoneiros, eles sempre dão dicas de buracos e opções...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marcelo, boa tarde. Acho que fechou suas dicas com chave de ouro. Muito obrigado e procurarei reler todos os seus comentários novamente com a mente mais aberta para entender se devo e o que devo mudar do que já planejei. As informações que você forneceu são importantes e procurarei, sim, fazer planos B e C como você sujeriu, inclusive no que se refere à problemas no carro, que eu na verdade já estava considerando.

Obrigado. E quem sabe outros colegas aparecam para me dar algumas outras dicas. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Caro Alex, me permita alguns comentários também. viajei em Janeiro para São Paulo de carro com minha familia, partindo de Aracaju. Eu recomendaria a seguinte rota: BR 101 até próximo de Feira de Santana, de lá BR116 até a cidade de Além Paraiba em Minas Gerais, pegar a BR 393 até Volta Redonda e daí a Dutra até seu destino final. como foi dito tem muito transito mas é o caminho mais seguro. agora, dificilmente, você conseguirá manter a média de 90 kms por hora, tem muita área urbana, lombadas, radares e trafego. como foi dito o trecho entre Alagoas e parte de Sergipe ( Até Estância) está em obras eternas de duplicação, tenha cuidado e evite trafegar a noite. se realmente pretende ou conseguir chegar em Vitória da Coquista evite hotéis dentro da cidade pois perderá muito tempo . existem alguns na região dos anéis rodoviários norte e sul, mais uma vez, evite passar dentro da cidade! qualquer coisa estou a disposição. ah, rodei no máximo 1000 kms por dia, acho que isso é o recomendável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Adailton. Com certeza sua contribuição é muito apreciada. Uma das informações que mais estou procurando obter das várias pessoas com quem tenho conversado é quantos km/dia é possível fazer e se é possível ir de Joao Pessoa até Vitória da Conquista em um dia. Sei que é longa a distância mas estou me preparando para isso. Como eu já disse acima, não pretendo ir além do que a total segurança permite, então, estarei sempre pronto a parar onde for preciso para pernoitar, mesmo que isso signifique desembolsar mais num hotel mais caro. Mas quero, sim, tentar dar essa estilingada e ver onde chego. Um amigo meu conseguiu fazer Recife – Vitória da Conquista em 14 horas pela BR-116. Conversei com ele e também baseado em algumas dicas do Marcelo Iranley, mudei minha rota Joao Pessoa – Feira de Santana da BR-101 para a BR-116.

Você poderia, por favor, informar seus pontos de partida e destino em cada dia de viagem e o total de horas para cada dia, para eu poder fazer algumas estimativas? Eu agradeceria muito.

Sua sugestão de ir pela BR-393 pode ser uma boa idéia. Até o momento a rota que planejei prevê pernoite em Juiz de fora e termino da viagem por dentro de Minas Gerais. Talvez eu deva mudar e ir como você sugeriu. Isso implica em procurar hotéis nessa nova rota. Como eu já citei, não é mandatório mas se eu conseguir hotéis mais baratos, será melhor.

Aguardo seu retorno, Adailton. Tenho ainda um mês e 10 dias para planejar e rever minha rota e tudo. Então, idéias e sugestões serão muito bem-vindas. Vou fazer uma simulação no google mapas com esse novo trecho pela BR-393 enquanto aguardo você responder.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...