Ir para conteúdo

Mochileiros.com no cume do ACONCÁGUA e do KILIMANJARO


Posts Recomendados

  • Membros

Luka,

Primeiramente parabens pela conquista. Tambem fiz o cume, em 16/jan, e sei exatamente o nivel de determinacao e preparacao necessarios para se chegar la.

Mas confesso que achei seu email um pouco irresponsavel, pretencioso e nada esclarecedor. Talvez um pouco de humildade lhe faria bem.

Certamente pagar menos pela expedicao é bem atraente, independentemente do seu orcamento, mas seguem algumas informacoes basicas e relevantes para aqueles que desejam escalar o Aconcagua:

1) A primeira equipe do Maximo chegou inteira ao cume em janeiro. Ja a seguda de fevereiro, nao, porque o clima (ventos fortes) nao permitiu. Concordo que a montanha é quem decide no final, mas talvez esse teria sido seu destino se tivesse atacado o cume no mesmo dia dele;

2) com ou sem guia, chegar ao cume depende de varios fatores, dentre os quais destaco: cabeca boa, determinacao, resiliencia, preparo fisico, alimentacao, aclimatacao e equipamentos adequados. Enfim, com ou sem guia voce so chega la com as proprias pernas, ainda sim se o clima permitir.

3) escalar montanha sem operador de turismo eu so recomendo para os mais experientes, mas NUNCA sozinho, NUNCA. Se algo desse errado (seja por desidratacao, mal da montanha, embolia, lesao, acidente, etc.) simplesmente quem iria te ajudar sem titubear numa eventual emergencia? Um colega do meu grupo sofreu uma queda devido ao "vento blanco" e lesionou seriamente o cotovelo a 4.800m. Sabe quem deu os primeiros socorros e levou-o ate o campo base e ainda carregando duas mochilas grandes nas costas e na raca? O proprio guia da nossa expedicao, cujo papel tambem é garantir a seguranca do cliente. Mas se voce é daqueles que prefere correr muitos riscos sozinho, ok.

4) prefiro viajar de grupo, principalmente numa expedicao longa. Voce faz novas amizades, troca experiencias, conhece pessoas e historias interessantes, mata o tempo e aprende muito com colegas e guias, enfim, rola muito companheirismo. Mas se voce prefere ser um lobo solitario da montanha na maior parte da expedicao, ok.

5) eu paguei USD 4k à [Editado por violar a regra 2 dos Termos de Serviço da comunidade Mochileiros.com] nessa expedicao e so tenho elogios. Excelente servico prestado por uma equipe de 4 guias.

No mais, desejo-lhe bons ventos nas proximas expedicoes.

Abraço.

Link para o comentário
  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Obrigado a todos pelas palavras de incentivo e apoio, mas tenho que me defender.

.

Ricardo Afonso,

talvez para a pessoa que tem grana para ir e vir toda hora, desta ou daquela montanha,

que pode desistir a qualquer momento, pagar tudo novamente (e muito caro) e voltar em outra oportunidade,

aquele que não vai preparado com instrumentos de orientação e comunicação, e que não tem o mínimo de instrução em ambientes inóspitos, Sim, o mais indicado é jamais ir sozinho e teria que pagar essa grana mesmo!

.

E quanto ao grupo que citei do Máximo, sei perfeitamente que se tivesse atacado o cume naquele dia eu também não teria conseguido. Na verdade foi exatamente isso que eu quis dizer, mas você não entendeu ou se fez de mal entendido, pois mantive a ele o título de maior montanhista do mundo. Quem sou eu, simples humilde para contrariar.

.

Quando a pessoa vai em grupo, existe toda uma logística envolvida PARA TODOS os integrantes e qualquer vento mais forte joga tudo abaixo e toda a grana paga vai para o ralo. Já se você vai em grupo particular, longe das agências, você consegue se mobilizar, esperar uma nova janela e fazer uma ou duas novas tentativas de cume.

.

Eu não não disse que ele é inexperiente, que não teve condições ou que as outras pessoas que estiveram com ele não tinham condições. Você entendeu errado ou 'fez de conta' que entendeu errado simplesmente para criticar esse meu comentário 'contra agências'.

.

Você é novo aqui no grupo (chegou ontem), nunca teve contato com meus posts, não me conhece e jamais teria condições de afirmar se sou ou não humilde ou irresponsável. Se me conhecesse melhor, saberia que minha luta sempre foi e sempre será contra aqueles que arrancam o fígado das pessoas, que estripam o bolso dos viajantes mais humildes, que muitas vezes deixam de visitar/conhecer/explorar algum lugar por conta dos altos valores cobrados. Como todos já sabem, as agências cobram, em média, 4 mil dólares "17 mil reais" para fornecer orientação/barraca/comida (isso sem roupas, equipamentos e permiso) "valores que passam fácil dos 25 mil reais)" e por fim, isso tudo NÃO COMPRA O CUME.

 

Foi esse o motivo que citei o exemplo do máximo, que tem agência que cobra esse valor em média e quem pagou dançou. Mas dançou por conta das condições do tempo e não técnicas do profissional. Sendo assim, provo por a + b que dá para se fazer tudo sozinho, sim, como você mesmo afirmou. "Se eu tivesse com o máximo eu não tinha conseguido, mas como não estava sozinho e pude esperar mais dois dias eu consegui".

 

Agora, se você ou outro colega que têm condições de desembolsar essa grana toda, quiser voltar todos os anos e pagar tudo isso novamente, que volte sempre e pague!! Minhas dicas são para as pessoas mais humildes, trabalhadores de bem que não nasceram com o 'rabo voltado para a lua', para pessoas aventureiras e corajosas como eu, que já desmamaram da mamãe e aprenderam a buscar informações e a se defenderem dos loteadores do bem público.

.

Tenho filhos para manter, tenho pessoas que eu amo e me jogar à própria sorte em um ambiente como o Aconcágua seria a última coisa que faria, bem por isso, irresponsável eu jamais seria. Essa não é a primeira vez que recebo críticas de pessoas abastadas, com bolso cheio para pagar guias ou de pessoas ligadas a agenciadores que enfiam a mão no bolso e exploram os menos informados. Se depender de mim, vou continuar indicando a todos que eu conhecer, fujam das agências... pois é possível fazer sozinho!!!

.

E mais, amigo, só a título de informação, eu já estou mais que calejado em qualquer tipo de ambiente,

Estava devidamente preparado para ambientes de altitudes, com gps, bússolas, cartas topográficas, com rádio comunicador em contato direto com a frequência do guarda parque. Já conheço a vida nas alturas faz tempo, explorei inúmeros vulcões da América Central, cursos diversos na Selva Amazônica, Alaska, Savana da África etc... Seu comentário até caberia muito bem para uma aventura envolvendo alguém como você, que não deve ter tido contato nenhum com instrução militar. Sou veterano do exército e fui muito bem instruído e consigo me virar bem em situações extremas. Fiz curso de guerra na selva (CIGS), paraquedismo, sobrevivência, pelopes e orientação sempre foi o meu forte. Se for relacionar, aqui, toda a minha experiência nessa linha, a única coisa certa e que se aproveitaria em seu comentário é que pode ter me faltado um pouco de humildade.

.

Mas agradeço sua preocupação, amigo, porém, irresponsável é algo que jamais vou ser em minhas expedições, que vão continuar sendo realizadas da maneira que aprendi com superiores e que muito ensinei a subordinados!

 

Obs:

Se em minha vida eu desse ouvidos a certos comentários eu jamais sairia do Brasil!!

Principalmente vindo de um cara que entrou aqui no grupo hoje (9 de março e tem apenas 1 post no grupo) só pra falar mal do meu post... é prá rir ou pra chorar?). É certo que os agenciadores estão bravossss e mobilizando seus exércitos!! Eles não podem deixar espalhar a onda de que é possível fazer o cume sem eles, pois querem perder a boquinha!!!

.

abçs.

 

::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Estou me restabelecendo e em breve posto o relato completo para os amigos, passo a passo em vídeo.

Quanto à homenagem, sou muito grato pelo reconhecimento, mas fiz por amor ao grupo e aos amigos de bem.

Agradeço a todos aqueles que sempre me ajudam nas dúvidas e também àqueles que eu possa ter ajudado.

Um grande, forte e sincero abraço!!!

Link para o comentário
  • Admin

Parabéns por ter feito na raça, pq foi assim que alguém um dia subiu pela 1ª vez no topo de uma montanha e assim fizeram durante muito tempo. Até começarem explorar comercialmente tudo demorou muito...

 

Esse usuário que entrou aqui pela primeira vez só pra cagar regra com esse prurido todo, tá com cara de ser de alguma agência. Afinal, se a moda pega nesses nossos dias de "Aventuras CVC" e a galera se reúne pra fazer por conta própria ao invés de desembolsar R$ 25.000, alguém vai tomar prejuízo... ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Do jeito que as coisas andam daqui a pouco as pessoas vão ter que pedir desculpas por viajar e fazer as coisas por conta própria: " Você não foi humilde! Você não gastou R$ 25.000 pra subir a montanha!" ::ahhhh::

 

A inversão de valores dominou tudo: Tempos estranhos....

 

 

OBS: Tirei dos tópicos Globais pq quando se coloca um tópico lá as pessoas ficam impossibilitadas de curtir as mensagens por conta de um bug da plataforma.

Link para o comentário
  • Membros

caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.......

 

PARABENS ::otemo:: (em maiusculo mesmo), grande conquista mochileiro.... ::cool:::'>

 

pretendo tentar na temporada 2016/2017, em fevereiro ::Cold:: ...e vou precisar de algumas dicas maneiras suas...hehehe...se não for pedir muito..hehehe...

 

concordo com vc a respeito das agencias, claro que temos uma maior segurança e tal utilizando estes serviços, mas como os primeiros chegaram no topo? nao conheciam o terreno mas mesmo assim chegaram...como Matthias chegou lá??? com certeza nao tinham agencias naquela epoca....e mesmo assim foi o primeiro a fazer cume....temos pernas, temos conhecimento, e mesmo que nao tenhamos conhecimento como o colega do ridiculo comentario acima, nós vamos atras, e tentamos....nos desafiamos e tentamos, é assim que acontece....e fora que nao tenho tantos dinares para pagar uma expedição, e mesmo que eu tivesse com certeza gostaria de tentar em solo....

mas enfim, grande feito guri, PARABENS ::otemo:: mais uma vez....

 

e como eu disse, vou precisar de umas dicas (correndo atras do conhecimento)....

um grande abraço e bora para o Killi.....

 

beavisento

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Izzo parabéns mais uma vez!

Compartilho das suas ideias sobre ir sem as agências e as fortunas cobradas, até porque, aventura que é aventura tem que ser com garra, esforço próprio e liberdade. E de forma alguma isso implica em ser irresponsável, talvez seja bem ao contrário, já que exige-se mais ainda assumir o controle possível dos riscos...

Esperando o seu relato ::otemo:: , e em dezembro tamos lá tbm! ::hahaha::

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...